Ditadura e Serviço Social

José Paulo Netto

Resenhas - Ditadura e Serviço Social

Judy_m81 11/11/2022

Importância inegável
No início foi complicado, mas depois da página 100 começa realmente a falar sobre o processo de renovação do serviço social. Esse assunto não é tão difícil, porém a linguagem que José Paulo Netto usou acaba complicando demais a leitura, teria gostado mais do livro se fosse com uma linguagem mais interessante, acaba deixando um assunto bom tedioso e maçante. Mas no fim valeu a pena, apesar de ter lido várias partes diversas vezes pra entender algo simples de ser explicado.

Queila.Assis 08/10/2021

Amor X Ódio
Não é uma leitura de fácil entendimento é bem complicado e teve horas em que eu odiei o autor é um livro para os estudantes de serviço social.

Thereza 01/10/2021

Leitura Fundamental para entender a evolução do Serviço Social no Brasil
Uma análise minuciosa, e densa, de como o Serviço Social se transformou no país a partir do período ditatorial. Antes uma profissão marcada pelo conservadorismo, que depois assume a linha de frente no debate pela emancipação humana durante a democratização. Paulo Netto explica, nessa obra que já se tornou clássica, como se deu esse processo.

Lu 23/05/2021

Indispensável
Sem dúvidas esse livro é essencial para graduação.
Porém, vou ter que refazer essa leitura umas 3 vezes.
Netto tem uma escrita muito complexa, e fica muito difícil ler sem o apoio de um dicionário.
Mas, é necessário e irei reler em breve.

Nai 06/06/2020

RESENHA: DITADURA E SERVIÇO SOCIAL - Parte I
Rica em conteúdo, compartilharei a resenha em duas postagens. Lá no meu instagram: @estanteservicosocial

Sobre a obra:

Escrita sob o olhar do período ditatorial no Brasil, a obra consta de uma análise do Serviço Social à partir do golpe em 1º de abril de 1964.

José paulo Netto inicia a primeira parte do livro fazendo uma definição do termo "autocracia burguesa" utilizado pelo socialista Florestan Fernandes.

Netto afirma que "Os três lustros que demarcaram no Brasil a forma aberta da autocracia burguesa constituindo mesmo, no curso de seu desdobramento, um regime político ditatorial-terrorista - assinalaram, para a totalidade da sociedade brasileira, uma funda inflexão: afirmaram uma tendência de desenvolvimento econômico social e político que acabou por modelar um país novo."

Nesse contexto, o autor discorre sobre os processos engendrados pela ditadura de maneira detalhada e crítica. Analisa os moldes do período e afirma que o Estado pós-64 é antinacional e antidemocrático.

Dentre as várias facetas da ditadura nesta primeira parte da obra, o autor exibe com detalhes as modificações no mundo da cultura onde ressalta os anos do vazio cultural e as modificações no sistema de ensino. Quanto à universidade, é feito um tópico chamado "O enquadramento do sistema educacional."

Sem dúvidas a ditadura militar deixou um legado e incontáveis consequências para os dias de hoje.
Esta obra é de essencial importância para nós estudantes e profissionais de Serviço Social. Contém informações muito pertinentes e conteúdo rebuscado.
Black Flower 20/01/2021minha estante
Ele faz uma abordagem bem conteudista e histórica do serviço social, principalmente no período ditatorial e pós ditadura. A leitura é de média complexidade.

Nai 15/02/2021minha estante
Para alguns, motivo de ódio. Kkkk

Black Flower 16/02/2021minha estante
Nai, Sim!!! Eu ficava com tédio as vezes, pois o Netto da muitas voltas para dizer algo simples. Kkkk