Prometeu Acorrentado Ésquilo

Resenhas - Prometeu Acorrentado

1 | 2 | 3 | 4

Ysa 09/11/2022

Prometeu acorrentados
Achei a leitura muito difícil, tem muitas palavras em que não sabia o significado.
Mas a história é interessante, recomendo para quem gosta de mitologia grega, mas quem não gosta não vai gostar desse livro.
esrtwhille 09/11/2022minha estante
lendo com o dicionário do lado kkk

Reccanello 18/04/2023

Prometeu e cumpriu!
Por amor à humanidade, Prometeu ensinou aos humanos o uso do fogo, e com isso, angariou a ira de Zeus, que temia que os homens sobrepujassem o poder dos deuses. Como castigo, foi acorrentado a uma montanha para, eternamente, sofrer o castigo de ter o fígado comido todos os dias por uma águia. Mesmo ameaçado de horrores ainda piores, o rebelde Prometeu se recusa a contar ao emissário do cruel e tirânico Zeus o nome daquele que, no futuro, usurpará seu trono, e sela seu destino! E é isso!

Isa 03/04/2020

Prometeu Acorrentado
A tragédia grega de Ésquilo conta a história de Prometeu, um deus que foi condenado por Zeus a passar a eternidade acorrentado em uma montanha por ter apreço aos humanos e, o que agravou sua pena, te-lós dado o fogo.
Prometeu tem o poder de prever o futuro, e por não revelar a Zeus quem o destronaria, seguindo seus próprios conceitos e ideais morais, vive em tormento. O que muitos consideram orgulho, Prometeu, mais obstinado que tudo, segue imutável e perseverante no que acredita ser o certo. Nem mesmo o coro de ninfas ou Hermes conseguem convencê-lo do contrário, não se subjugando ao poder de Zeus.
É uma narrativa poética, como outras tragédias gregas, fluida e rápida que se lê em poucas horas, mas isso não diminui sua magnificência.

Stephany 24/07/2021

Resumo e minha opinião
Prometeu e seu irmão criou a humanidade, ver os queria matar todo mundo então prometeu roubou o fogo do Olímpio e deu para os humanos. Zeus ficou puto foi lá e pegou o fogo de volta. Prometeu roubou o fogo mais uma vez e devolveu aos humanos. Então Zeus decidiu mandar o dilúvio para acabar com todo mundo mas como prometeu já sabia o que ele ia fazer ele instruiu seu filho a construir uma arca entrar deucalião e pirra seus filhos e um casal de animais de cada espécie. No final Zeus castiga é prometeu a viver eternamente preso em um monte ele ficou séculos no inferno e quando voltou para terra um pássaro vinha todo dia rasgava sua carne e comi um pedaço do seu fígado. Ele era amigo das oceanides que sempre faziam companhia e elas ajudaram a chamar o Hércules libertador de prometeu.

A história é muito interessante, mas o livro em si é bem chato de ler, talvez é porque eu tava esperando muito acabar esse livro mas além desse físico eu também lhe uma versão ebook. Então eu acho que realmente a contagem da história é um pouco chata e repetitiva. No final vale a pena porque a história é incrível.

tiagonbraz 22/04/2021

Prometeu Acorrentado, de Ésquilo
"Desconfiar até de amigos é sem dúvida um mal inerente ao poder ilimitado"

Em Prometeu Acorrentado, uma das sete peças conservadas do autor, Prometeu é castigado por ter entregado o fogo aos humanos, o que dá certa independência destes em relação aos deuses. Com isso, Zeus ordena a Hefesto acorrentá-lo aos rochedos do deserto da Cítia por toda a eternidade. Prometeu é caracterizado na peça como um benfeitor da humanidade, pois entregou o fogo e introduziu as artes e as ciências; por outro lado, é um rebelde, sempre com desconfiança e rancor contra as divindades.

É necessário ter uma ideia do mito de Io, antes de ler o livro - ela é punida por ter sido amada por Zeus. Io chega ao local onde Prometeu está acorrentado em forma de novilho, fugindo de Hera, e do moscardo que a pica. Pode-se notar sua situação deplorável, em sofrimento, além de sofrer de delírios e alucinações. O vocabulário médico é presente na peça, caracterizando Prometeu como “louco, doentio” e Io com os sintomas psicóticos anteriormente citados.

Tanto a personagem Prometeu quanto Io exemplificam os desmandos e a crueldade de Zeus. Na tragédia, é notável a representação de Zeus como tirano; vale-se mais da força do que da diplomacia para consolidar sua autoridade.

No entanto, nota-se também a desmedida e a arrogância de Prometeu (temas muito recorrentes nas obras gregas), pois é totalmente inflexível às tentativas conciliatórias de Oceano, Hermes e suas filhas, estas componentes do Coro.

Outro ponto é a ser admirado é o tamanho da mitologia grega. Prometeu prevê que um descendente de Io (que não é revelado na peça, mas sabemos tratar-se de Héracles) o libertaria séculos mais tarde. Apesar de muitas contradições e ser impossível montar uma árvore genealógica sem erros (o que, afinal, não existe na mitologia grega), pode-se passar por 7-8 gerações, de Io a Héracles, passando por vários personagens importantíssimos da mitologia, cada qual com seus mitos complexos.

É uma obra incompleta, sim; as outras duas obras da trilogia (Prometeu portador do fogo e Prometeu liberto), infelizmente perdidas no tempo, provavelmente dariam um sentido completo à obra. Porém, Prometeu Acorrentado não é considerada uma das melhores tragédias gregas por acaso: os temas que aborda e a história são excelentes. Após a trilogia Oresteia, é minha segunda obra favorita (até o momento).

Steph.Mostav 25/03/2021

Uma reflexão sobre o exercício do poder
Prometeu acorrentado faz parte de uma trilogia que infelizmente não chegou inteira até nós. E, ao contrário da trilogia Tebana, cada parte depende muito das outras para compreender o sentido total da história. Então, ainda que saibamos o que levou os personagens àquela condição e parte do que aconteceria no futuro, já que Prometeu tem o dom da clarividência, foi impossível impedir a sensação de incompletude. A trama é simples, já que em resumo Prometeu é preso por opor-se à autoridade de Zeus (oferecendo o fogo e as artes aos mortais) e recebe a visita de outros personagens. O foco é o sofrimento de Prometeu - e também de Io - pelas mãos de Zeus e eles expressam muito bem as dores pelas quais passam. Também é interessante o fato de que o protagonista também é imortal, ao contrário de outras tragédias.

"Verdade que os deuses são importantes na tragédia grega, fazendo-se presentes em várias peças, mas é inegável que o fenômeno trágico está concentrado no homem, cuja fragilidade o torna presa de circunstâncias inelutáveis."

Talvez por isso o castigo de Prometeu seja tão severo, ainda que ele não faça nada para chegar à conciliação com Zeus, mesmo a pedido de vários personagens. Ele nunca aceita os castigos e reconhece Zeus como soberano, e um só se torna mais rigoroso conforme o outro age com mais teimosia. A impressão é que a resistência de Prometeu é uma denúncia ao autoritarismo de Zeus e que o tema da peça é a rivalidade entre esse deus tirano e o rebelde astuto que ama a humanidade o bastante para sacrificar-se por ela e pelos ideais de justiça e democracia. Nesse sentido, Prometeu acorrentado também pode ser lido como uma reflexão sobre o exercício do poder e é uma pena que o restante da história tenha se perdido.
Kat 25/03/2021minha estante
Eu também li essa peça hoje e a sensação de incompletude foi muito triste; ótima resenha!

Steph.Mostav 26/03/2021minha estante
É uma pena, né? Obrigada pelo elogio!

Kat 27/03/2021minha estante
De nada!

Luciano Luíz 15/04/2014

Da trilogia PROMETEU, de ÉSQUILO, apenas PROMETEU ACORRENTADO chegou inteiro até até nós.
PROMETEU LIBERTO e PROMETEU PORTADOR DO FOGO foram perdidos no tempo, apesar de existirem raríssimos fragmentos.

Não se sabe exatamente qual seria a sequência correta desta tragédia impecável, onde o semideus titã Prometeu, ousou roubar o fogo do céu, onde Júpiter senhor de todos os deuses vive.

Este fogo trata-se do conhecimento, que Prometeu deu aos mortais, para que descobrissem a agricultura, a escrita, ter poder sobre os animais e tudo o mais que possa se pensar. Aliás, o pensar.

E como os deuses deveriam ser os seres dominantes, dessa forma os homens poderiam se tornar uma ameaça.

Então, Júpiter ordena que Prometeu seja acorrentado a uma rocha a beira-mar e dessa forma sofra a eternidade.

Ainda há um gavião (em algumas versões é um abutre) que devora seu fígado que de forma cíclica renova-se para mais uma vez servir de alimento a ave.

O livro não é apenas o "exílio" de Prometeu, mas também um pouco da história que outros deuses acabam por revelar.
Prometeu pode ver o futuro e dessa forma, sabe que um dia, Júpiter há de ser destronado.
Mas não revela o nome do herói que nisso há de obter sucesso.

Os diálogos mostram toda a coragem de alguém que independente de ser privado de sua "vida", não teme de modo algum de que possa (e é) ser ainda mais castigado por ter cometido terrível ato.

Além de "zombar" do senhor dos deuses, Prometeu ainda recebe a visita de outros mais que o tentam convencer a pedir perdão...

Um clássico que faz a gente pensar no quanto é importante lutar mesmo com o risco de perder a vida em prol de outrem.
E como já foi dito, Prometeu sabia que ia assim ser sacrificado...

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Mary Maia 05/01/2023

Leitura cansativa mas é um clássico
Como toda tragédia a gente precisa ler mais vezes para se apropriar de algumas palavras e torná-las orgânicas (no exercício do ator principalmente). Mas é claro que a tragédia de Prometeu é um clássico que merece ser lido e compartilhado.

Você 06/09/2021

Prometeu Acorrentado
Acabei de ler esse livro para um trabalho da escola e ele me fez relembrar o meu amor e curiosidade pelas histórias gregas, algo que eu nã lia nada sobre havia um tempo.
Acredito que essa tenha sido a primeira peça de teatro grega que li e foi uma experiência interessante e que me faz querer ler outras.
Por último, a peça é ótima não apenas para entender o mito de Prometeu, mas também para entender o que estava acontecendo no mundo dos deuses gregos pouco depois de Zeus tomar o poder de Urano.

gabrieus 15/07/2023

Um símbolo
Carpeaux conta em História da Literatura Ocidental que quando uma personagem de Ésquilo está falando, não é um indivíduo, e sim céus e infernos, raças e eras. Após essa apresentação, é impossível não sentir um desejo ardente de ler uma das peças do autor que eu nunca tinha lido antes e que o mesmo Carpeaux denomina como o grande autor do teatro grego.
Na minha leitura eu pude ver uma personagem punida por algo que não se arrepende, por um Deus tirânico que tinha ajudado no passado, revoltado com a sua impotência e com seu castigo injusto, utilizando a minha única arma a disposição: as palavras. E é gritando, amaldiçoando e fazendo vaticínios sobre o dia em que esse mesmo Deus poderoso e inclemente será destronado, que Prometeu revida e consegue ter sucesso.
Corajoso (até insensato), Prometeu simboliza a raça humano sob as maldições de Zeus, dos deuses ou dos males do destino, como preferir. Ele é alguém que se recusa subjugar-se ou bajular o poderoso, a confortar-se com seu destino, com sua punição. Prometeu é um espírito independente, criativo e bondoso, sabendo encontrar empatia para IO - mais uma vítima dos caprichos dos deuses - até nos seus momentos mais dolorosos.
É impressionante que Ésquilo tenha tido a audácia de escrever um texto assim. Equiparável à Divina Comédia de Dante, Prometeu Acorrentado apresenta-se como uma das obras mais icônicas de Ésquilo e do Teatro Grego.

Lucas.Batista 05/05/2021

Um novo senhor é sempre severo.
Clássico absoluto da tragédia grega, Esquilo mudou o teatro antigo ao dar ênfase nos atores ao invés doCoro. Em Prometeu acorrentado, vemos isso de maneira clara, ao notarmos que prometeu e os outros deuses possuem aa linhas principais enquanto o coral serve para elucidar melhor os diálogos.
A peça trata principalmente de orgulho e obstinação, sendo um marco avsoluto da cultura ocidental.

EduardoCDias 30/03/2021

Procure outra edição.
Um grande mito grego numa edição pobre. Uma brochura com desenhos feios e texto ruim.

1 | 2 | 3 | 4