Silenciadas

Silenciadas Kristina Ohlsson

Resenhas - Silenciadas

Andressa1296 07/11/2022

????
Gostei bastante de como a história se desenvolve... Queria mais alguns detalhes que pra mim ficaram perdidos ou mau explicados porém tem mais 1 livro da série então tenho ler pra saber... Mais foi um suspense até o final... Gostei muito da trama e do desenrolar do mistério...

Mi Rubin 21/10/2023

Apesar de ter gostado mais do primeiro livro, esse também é muito bom.

Só me incomodou como a situação do Alex aconteceu ?
Merecia mais destaque na trama.
Visto que eles eram tão importantes.

A investigação em si, achei bem interessante, e apesar de cansativo em algumas partes, a escrita prende e a gente não percebe o tempo passar.

Recomendo!

patriciagguimaraes 22/04/2022

Bom livro
Gostei da história, acho o mote da vingança um gancho mt bom. O final ficou meio esquisito, mas é um livro que vale a leitura
Ana Lucia F. Silva 22/04/2022minha estante
A escritora é ótima e gosto muito da evolução da personagem principal.

Livrendo 23/07/2023

ESPERAVA MAIS DO FINAL
Esqueça o que você sabe sobre mocinhos e bandidos. Em Silenciadas, os primeiros bandidos apresentados são mais vítimas do que agentes da violência. Os mocinhos estão escondidos em algum lugar da trama que você talvez demore um pouco a descobrir e seu cérebro vai trabalhar bastante para que você perceba quem é quem nessa história. Os eventos de morte culminam em uma organização que trafica pessoas de países em guerra para a Suécia. Eles são embarcados clandestinamente com a promessa de uma vida melhor e às vezes sofrem as consequências se por acaso falarem demais.
O debate sobre refugiados é lançado em cima de cenas e diálogos altamente inflamáveis, considerando o contexto europeu, e acho um tema fantástico para usar de base para um livro como esse. Ohlsson é muito competente conduzindo as cenas no ritmo certo enquanto expõe a vida pessoal dos policiais, que são personagens com dramas e problemas como qualquer um. As estrelas são Fedrika e Alex, uma investigadora não formada, grávida de um homem casado, e seu chefe, em constante reflexão sobre seu próprio casamento. E até mesmo os outros policiais da equipe são mostrados em cenas não tão profissionais, como um lembrete de que por trás de uma investigação como aquela há gente de carne e osso.
No mais, minha única ressalva é com relação ao final do livro, que acaba em uma resolução que achei não proporcional a uma narrativa que permaneceu o tempo todo no topo. É um tema forte e complexo para uma motivação, eu diria, pouco coerente.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Maria Vitória 30/06/2020

Para mim, essa foi uma leitura intensa, intrigante e fascinante devido à capacidade da autora de me envolver do início ao fim da narrativa.

Senti que nessa obra é mais fácil se conectar com os investigadores que já haviam sido apresentados no livro anterior (cujo título é Indesejadas).
Suas histórias, que são retratadas paralelamente à investigação, também se tornam mais intensas e complexas. E, para mim, foi como se tivesse tido a oportunidade de me aproximar mais da vida de cada um deles, e realmente criar uma relação.

Estou reservando as cinco estrelas para o próximo livro: Desaparecidas. Tenho expectativas de que a autora me surpreenda ainda mais.

Sumotinho 13/02/2023

Eu não acredito?
Não acredito que perdi tempo da minha vida lendo isso kkkkk
Eu apostei muito nesse livro, a premissa dele é muito boa. Mas não gostei, é enrolado demais, tão mirabolante que se tornou chato.
Infelizmente não rolou pra mim?

Jaque - Achei o Livro 08/09/2022

Uma adolescente foi agredida e estuprada há quinze anos atrás.
No presente um homem é morto em um atropelamento. Ele não tem nenhuma identificação com ele e não é dado como desaparecido.
No mesmo dia, um pastor e sua esposa são encontrados mortos em um aparente suicídio.
Fredrika Bergman e seus colegas são designados para todos os três casos aparentemente não relacionados. Qual é o fio do mal que conecta todos eles?
No segundo livro da trilogia, a equipe liderada por Alex vai conduzir um dos casos mais complicados da carreira deles. Mortes com pistas difíceis de desvendar, muitos becos sem saída, muitos segredos escondidos.
Prestes a ter seu bebê, Fredrika está trabalhando menos horas mas não vai descansar enquanto não solucionar esses crimes. Enquanto isso, ela ainda precisa lidar com as dificuldades do seu relacionamento.
Ao lado de Alex, Peder e Joar eles serão levados a descobertas ainda maiores e mais sinistras envolvendo imigração ilegal.
Eu adorei o livro! Além de ser muito bem escrito, tem muitas cenas que empolga a continuar lendo, muitas descobertas e quando você pensa que a estória está caminhando para um lado, a autora te leva pra outro lugar.
Eu desconfiei da pessoa mas errei suas motivações.
O final foi muito triste mas me motivou a ler com urgência o último livro.
Super recomendo, mas leiam na ordem para entender os personagens.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/09/silenciadas-kristina-ohlsson-fredrika.html

Naty__ 13/03/2020

Quando finalizei a leitura de Silenciadas, precisei de uma longa pausa para fazer esta resenha. Estava me preparando psicologicamente para escrever sobre a história. Posso dizer que, até agora, desde que concluí essa leitura, nenhum livro conseguiu passar pelas minhas mãos por tanto tempo até largar e começar outro, outro, outro... E não sei mais quantos começarei até sair dessa ressaca literária.

Quase tudo começa em 2008 – tirando o prólogo que não revela a real data, mas, fazendo as contas, é por volta de 1993. Quinze anos atrás, uma adolescente é surpreendida enquanto colhia flores para a celebração do solstício de verão e é brutalmente violentada. O tempo passa e aquela garota poderia ter sido apenas uma jovem comum, feliz e sem marcas – se não fosse esse passado que a tormenta dia após dia. Já em 2008, um homem é morto em um atropelamento e não possui nenhuma identificação. Ao mesmo tempo, um sacerdote e sua esposa são encontrados mortos em um aparente duplo suicídio. Fredrika Bergman, juntamente com a equipe de investigação de Alex Recht, é encarregada de casos aparentemente desconexos.

Tudo parece fios soltos, com histórias desconexas, mas é aí que o leitor é surpreendido, pois nada, absolutamente nada dessa história, fica sem ligação. A autora não deixa pontas soltas e o que queremos apenas é entender para onde cada uma vai nos levar. Quando descobrimos, o susto é grande.

Silenciadas consegue ser uma história forte e nos transmitir sentimentos intensos. O leitor se desespera, pois não sabe se aquele é o mocinho, se aquela é a vilã ou se é mocinha também. Não importa, a gente torce, quer defender, quer invadir as páginas e resgatar aquela que está em perigo, aquele que está perdido nas drogas, o casal que está prestes a morrer. E parecemos um salva-vidas fora d’água – e daí, não é mesmo? A gente só quer proteger para que nada de ruim aconteça. Porém, não estamos lá, não podemos oferecer ajuda, então, coisas ruins acontecem. Com isso, o leitor chora, fica com o coração apertado e não quer saber de mais nada além do final.

O final... Ah! Mas que final, senhora Kristina Ohlsson. Você poderia ter maltratado menos o nosso pequeno e frágil coração. O leitor quer um saudosismo fim, mas acontece que nem todas as histórias possuem finais felizes e Ohlsson nos prepara para isso. Com Ohlsson a gente aprende a perder, a sofrer, aprendemos que nem tudo pode ser como queremos. Afinal, o que seríamos de nós se pudéssemos fazer de tudo e de todos como marionetes? Ela nos ensina como um autor de verdade deve fazer para conquistar um leitor e ganhar um novo fã.

Ohlsson nos mostra que as aparências enganam, que as dúvidas corroem, mas as certezas... Essas nos destroem por completo. Podemos olhar sorrisos, no entanto, eles não significam felicidade; podemos ver lágrimas deslizar sobre diversos rostos, porém, eles não significam apenas que alguém está sofrendo. A autora nos conduz a um mundo onde tudo pode ser como imaginamos, mas também pode não ser. Afinal, quem entende o interior da outra pessoa? Só ela mesma.

É difícil resenhar esse livro sem divagar por tantas lições contidas na obra. Fiquei dias alimentando a ideia de escrever, contudo, sabia que não conseguiria transmitir o que esse livro proporcionou para mim. É delicioso saber que o segundo livro da autora conseguiu me ganhar de forma intensa e não poderia dar menos do que cinco estrelas. Não poderia deixá-la na estante e, com certeza, em meu coração.

A única coisa que tenho a reclamar ou que poderia ter sido melhor trabalhada foi a sinopse. Ela mostra pontos bons, mas outros são questões que poderiam ser silenciadas, afinal, não é bom deixar partes que possibilitam spoilers. Agora que li o livro eu enxergo, enquanto lia eu desconfiava, então seria bom evitar. No entanto, isso não compromete a leitura, pois o leitor não imagina que é aquilo mesmo; imagina que pode ser algo diferente, pensa que está sendo enganado. E, no final das contas, é isso mesmo.

A história pode não significar nada para um leitor, pode até não ter a surpresa que você tanto espera. Confesso que comigo ocorreu o contrário (embora o final fosse duvidoso e nem tão inesperado assim). O que gostei não foi apenas do conteúdo, da criação da história, do enredo e dos personagens. O que gostei foi do conjunto. O ensinamento que Ohlsson nos transmite perpassa o trabalho das entrelinhas. Obra indicadíssima!

Quotes:
“Ali suspirou e fechou os olhos. É claro que não sairia do apartamento – afinal de contas, estava trancado. Seus olhos se encheram de lágrimas, embora não chorasse desde pequeno. Não havia telefonado no apartamento, e o celular que recebera da mulher parecia não funcionar. A TV só exibia canais que ele não entendia; o AI Jaseera não estava na grade. Também não havia computador. As janelas não abriam e o exaustor da cozinha não funcionada. Já havia fumado alguns maços de cigarro e não fazia a menor ideia do que faria quando acabassem” (p. 48).

“As palavras impulsionaram sua corrida como se fossem uma chicotada. Era o bebê que eles queriam, era o bebê que tentavam pegar. Viu que um dos homens segurava uma faca comprida e brilhante. Quando a alcançassem, arrancariam o bebê de sua barriga e a deixariam morrer na floresta. Assim como fizeram com todas as mulheres que encontrou largadas entre as árvores” (p. 70).

“Filhos são algo que a gente toma emprestado. E a gente sabe disso desde o início. Eles não foram feitos para ficar com a gente em casa eternamente. O objetivo da minha presença na vida deles é prepará-los para cuidarem da própria vida. Com Lena não é assim. Ela é “minha” de um modo totalmente diferente. E eu sou dela. Vamos estar sempre juntos” (p. 164).

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/09/resenha-silenciadas.html
Angela Cunha 24/03/2020minha estante
Ando adorando poder vir aqui e descobrir títulos que eu nem fazia ideia que existiam. Taí um livro que eu não conhecia, mas com um enredo que já me ganhou de cara.
Adoro um bom suspense e esse parece um quebra cabeças daqueles bem complicados!
Mesmo já sendo mais antigo, quero muito a oportunidade de conferir.
Beijo

Michelle 11/07/2020minha estante
Só de ler a resenha já me deu angústia e mil teorias forma se criando na minha cabeça

evy. 30/10/2022

FINALMEMTE
de início a história nao me prendeu tanto, mas do meio do final eu praticamente devorei o livro. suei o tempo inteiro tentando descobrir o que tinha acontecido e o final, mesmo sendo meio óbvio?(#*×" ainda chocou bastante. fazia MUITO tempo que eu não lia tão rápido e ficava tao ansiosa pra descobrir o desfecho de um livro. acho que a escrita da autora foi o que mais cativou a continuar a ler sem ficar no tédio, esse jeito de ir deixando as informações aos poucos. quero muito ler os outros livros dela, recomebd mto!

Ca Agulhari @literario_universo 28/06/2016

Que final PÍFIO!
Fiquei por mais de 280 páginas recebendo informações de todos os lados, de muitas pessoas 'sem nome' esperando ansiosamente para que tudo se encaixasse. Encaixou até certo ponto mas o final ficou totalmente sem conclusão! Me decepcionou muito porque não deixou margem pra uma sequência mas também não deu desfecho pra questão central do livro nem para o destino de alguns personagens importantes que nos cativaram inevitavelmente no decorrer do livro. Minha decepção se dá por isso: a história é boa, mas o final não finaliza absolutamente nada, deixa tudo em aberto, como se dependesse do leitor ficar imaginando o desfecho. Infelizmente não sou esse tipo de leitor.
Silvia AC/DC 01/10/2019minha estante
Super concordo!

Angélica Patriano 07/07/2020

Senhor livro.
Que livro meus colegas.
Um tapa na cara quando se trata da questão dos refugiadas, do tráfico de pessoas, de pessoas que, sem terem quaisquer perspectivas de uma vida melhor para si e suas famílias, tentam sair de seu país buscando algo melhor à qualquer custo.
Acompanhamos aqui o desenrolar da investigação de, inicialmente, duas cenas de crimes: um homem não identificado na travessia da universidade e o casal Ahlbin em sua ?aparente? casa.
A equipe de Alex é acionada e temos novamente a presença de Peder, Fredrika, Ellen e um novo integrante, Joar.
Sem mais delongas, encontramos no livro o desenvolvimento e amadurecimento nas relações pessoais e dos próprios personagens, mágoas e rancores, assuntos pendentes que devem ser resolvidos e grandes reviravoltas. Também conhecemos esquemas, redes de tráfico de pessoas, abordagens de cobrança, meio que o cárcere ao qual alguns são submetidos, favores cobrados, motivos de ação, ganância, vingança e o chamado ?apagar alguém? do mapa.
Devemos ser gratos pelo o que temos, aprender que o mundo não gira ao nosso redor, não adiar a resolução de pendências, afinal, protelar não auxilia em nada, e a seguirmos em frente.
A escrita de Ohlsson é magnífica. A teia de forma e se dissolve completamente. Não há ponto sem nó.

Finalizo com: Pobres margaridas.

JuhFigueiredo 21/02/2023

Um bom suspense policial
"Silenciadas" (?Tusenskönor?, Editora Gutenberg, Nova Edição, 07/2019) é um thriller policial escrito pela autora sueca Kristina Ohlsson. O livro é o segundo de uma série de mistério que apresenta a detetive investigadora Frederika Bergman como protagonista, sendo antecedido por ?Indesejadas? e precedido por ?Desaparecidas?. Embora possa ser lido separadamente, creio que o leitor se beneficiará se tiver lido o primeiro, já que ele traz informações e possíveis spoilers do primeiro livro.

A trama inicia com um atropelamento de um imigrante e, paralelamente, o assassinato de um casal idoso em casa. A polícia é chamada para investigar o caso, e Frederika Bergman se junta à equipe para tentar solucionar os mistérios. A investigação revela que o caso do assassinato está relacionado à morte de uma das filhas do casal e ao desaparecimento de outra.

Conforme a equipe de investigação aprofunda a investigação, surgem diversas pistas, incluindo a participação de vários membros de uma igreja que trabalha com imigrantes podem estar envolvidos nos crimes. Ao mesmo tempo, a detetive Bergman também precisa lidar com conflitos internos na equipe policial e com a sua própria história pessoal, que a leva a questionar se está no lugar certo para lidar com esse tipo de investigação.

Ao longo do livro, a autora constrói uma trama complexa e cheia de reviravoltas, que mantém o leitor preso até o final. "Silenciadas" é um livro bem escrito e muito bem construído, que apresenta personagens interessantes e uma trama envolvente. Além disso, aborda temas como estupro, imigração, machismo e psicologia criminal, que acrescentam profundidade à história.

No geral, "Silenciadas" é uma ótima escolha para quem gosta de romances policiais e thrillers psicológicos. A autora cria uma atmosfera sombria e envolvente que mantém o leitor interessado do começo ao fim, e a detetive Bergman é uma personagem cativante que deixa os leitores ansiosos para saber o que vai acontecer a seguir.

Literatura Policial 29/05/2016

“Silenciadas” me convenceu fácil a querer ler o primeiro volume da série
Mesmo com diversas situações paralelas, o desenrolar da história justifica o sucesso que a autora anda fazendo. A trama segue coesa todo o tempo e Kristina sabe como ir soltando informações cruciais aos poucos, mantendo o suspense sem perder o ritmo em momento algum. Usando como pano de fundo a imigração ilegal, ela nos faz sentir como se estivéssemos investigando junto com a equipe de polícia uma quadrilha de contrabando internacional de pessoas, jogando com o leitor ao variar a narrativa sob a perspectiva de cada personagem, nos confundindo até o final sobre culpados e inocentes e o destino de cada um deles.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: https://literaturapolicial.com/2016/05/26/silenciadas-de-kristina-ohlsson/

Natália 08/06/2022

Bom!
Ainda estou tentando formular uma opinião concreta sobre esse livro. Ao mesmo tempo que é ótimo, um plot muito bom, instigante, fascinante e um tapa na cara, fiquei um pouco confusa com o excesso de informações. A autora quis dar muitas voltas, entregou muitas informações (esclarecidas no decorrer do livro) mas que deixou a leitura um pouco confusa com todo esse excesso. Em contrapartida, tudo foi se encaixando nas páginas finais e a compreensão da história como um todo ficou bem nítida.
Além disso, consegui me conectar mais com os personagens principais do que no primeiro livro da série, o que foi um ponto positivo à história. Apesar de achar que alguns fatos da vida pessoal dos policiais foram meio "desnecessários". Fredika está mais "humana" nessa história, o que me agradou bastante. O único personagem que ainda não me conquistou foi o Peder, apesar do desfecho final do livro.
Dei 4 estrelas apenas por conta da confusão no excesso de informações, caso contrário, seria facilmente 5 estrelas e um dos meus livros favoritos. Mas vale muito a leitura!

Elizabeth 30/03/2024

Thriller policial com forte protagonismo feminino. Dois casos a serem investigados q se conectam ao que aconteceu a 15 anos. Bom desfecho.