Maestro!

Maestro! Ricardo Carvalho

Resenhas - Maestro!

Miireexs 18/06/2020

Superação
Não é somente uma biografia do maestro, e um livro sobre superações e renascimento. Com esse livro aprendi que a força de vontade, dedicação e o amor por algo supera qualquer empecilho (seja ele qual for ) no caminho. O maestro brasileiro venceu a dor e as dificuldades pelo sonho.

Less 29/12/2022

Linda história!
Muito emocionante! Obrigado por nos inspirar a ser músicos melhores! Sua superação inspira a não desistir do meu sonho: A Música!!!

Claudia.Marcia 21/06/2023

Uma leitura que você fica admirada com o amor, dedicação, superação, disciplina...
Uma biográfica que a cada página você sente a emoção e o amor pela música são combustíveis para a  vida do maestro.
O livro vai contar sobre sua carreira,saúde, bullying, apresentações, família, perdas... Uma leitura que recomendo. Foi uma leitura que me emocionei, fiquei admirada pela força e amor pela música e o seu talento. Só temos que agradecer por esse talento tão mágico é por nos representa pelo mundo! Orgulho!

paulo_Wt 12/02/2016

Bravo!
Não podiam ter dado outro nome pra esse livro, ele realmente foi maestro, desde a primeira apresentação de piano até o dia que começou a reger, cada dificuldade que esse Maestro enfrentou me mostrou que se existir um motivo pelo qual lutar, não importa as barreiras que são colocadas a nossa frente, pois, força de vontade, determinação e principalmente amor nos faz passar pelo que for, aprendi que quando se ama, se luta e se conquista o direito de vencer, se esse livro pudesse ter outro título, seria, "VENCEDOR - ULTRAPASSANDO OS LIMITES POR AMOR," enfim, Bravo, Bravo!

ritita 21/02/2016

Podia ser melhor
Que raio de título foi este? O cara é um dos dois maiores pianistas do mundo e o título é MAESTRO? João Carlos nasceu pianista! O autor é muito feliz ao descrever, em detalhes, o talento nato, a extrema dedicação ao estudo, a persistência de João, brigando sempre com as limitações que sua saúde impunha ao desenvolver sua inigualável carreira, oa ascensão no mundo erudito da música, mas...... pela ótica de Ricardo Carvalho João Carlos é Deus! Não é bem assim; como pessoa, e o livro só dá uma pincelada, João é comum, cheio de manias, erros e até com caráter duvidoso e tudo isto o autor doura, Já para o final do livro é que enfoca a nova carreira de João no meio musical. Já que não mais podia tocar piano - sua vida, que continuasse com música. João Carlos Martins é, sem dúvida alguma, dos maiores e melhores músicos do séc XX e o livro emociona muito enquanto fala do pianista. No mais.... sem mais.

Nah 06/04/2016

Um livro emocionante!
A alguns anos atrás eu descobri o João Carlos, depois que conheci o trabalho dele a vontade que eu tinha na infância de tocar piano voltou. E ao descobrir todos os pesares que ele já passou e quanto ele teve que lutar para não ser vencido pelo infortúnio da doença. E desde então ele se tornou uma das inspirações nas quais eu penso quando o desanimo bate sabe? Eu amo biografias e ler esse livro foi uma experiencia incrível.
A biografia é super bem feita, tem fotos e varias historias sobre o João Carlos, conta sobre a infância, família, carreira e etc. Gosto muito de quando tem parte do acervo pessoal na biografia e esse é o caso desse livro, te faz ficar mais próximo do Maestro e entender a sua historia.
Se alguém me pedisse um livro sobre superação de alguém real, esse seria um dos quais eu indicaria. sofrendo bullyng desde a infância, tendo inúmeras doenças e mesmo com os movimentos das mãos prejudicados João Carlos não desistiu de continuar de uma forma ou outra envolvida com sua paixão.
O livro aborda a historia de uma maneira bem legal e fácil de ler, confesso que eu alguns pontos achei repetitivo e um pouco cansativo. Mas no geral a escrita tenta ser direta e de fácil entendimento.
Se você gosta de pianos, musica clássica, artes e uma boa historia sobre um cara que te dá uma lição de superação, força e perseverança esse livro é feito para você!

site: www.hurricanestars.com

Paulina 11/04/2016

MAESTRO! A VOLTA POR CIMA DE JOÃO CARLOS MARTINS
Sempre tive uma certa vontade de conhecer melhor a vida de pessoas que são exemplos de vida. Biografias de gente como a gente, que são exemplos de superação e que nos mostram que a vida vale a pena apesar de todas adversidades, trazem um estímulo a mais para conhecer o universo dessas pessoas. A biografia "Maestro! A volta por cima de João Carlos Martins" foi justamente o escolhido. Não conhecia o artista muito bem, mas pelo pouco que ouvia e lia sobre ele, foi despertada uma certa curiosidade que busquei saciar com o livro. João Carlos Gandra da Silva Martins é reconhecido por ser um dos maiores pianistas do mundo e visto como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach.

O início do livro traz uma contextualização sobre quem é o biografado. João Carlos Martins começou a tocar piano aos 8 anos por indicação do pai, que inicialmente via no piano uma maneira de livrar o filho da solidão que sofria pelo bullying em decorrência de problemas de saúde. Problemas de saúde que vieram juntamente com ele desde seu nascimento, sendo esse um milagre, segundo os médicos.

Os primeiros capítulos narram a infância do grande pianista, suas brincadeiras, seus amigos, o bullying, a familia. Era uma criança diferente das demais, passou boa parte da infância em casa, consultórios médicos e no claustro das salas de estudo e de recitais. Mas esse "diferente" não foi em um sentido ruim, mas de uma criança que já tocava em grandes recitais e concertos como gente grande.

Os eventos em que o grande pianista participava são retratados de forma que mostra seu desempenho, os locais em que se apresentava, as críticas nos jornais locais e até mesmo como foi convidado para participar. Algumas vezes, você acaba se sentindo parte da plateia. Falando nisso, essa biografia é repleta de fotografias, recortes de jornais, partituras, o que ajuda muito a entender e fazer parte do universo do biografado. Entretanto nem tudo são flores. Os problemas de saúde de João Carlos Martins sempre estiveram presente nos mais diversos momentos. Sua carreira foi marcada por glórias, mas também por algumas pedras no meio do caminho.

Perdeu o movimento da mão em uma pelada contra os jogadores da portuguesa (seu time de coração), adquiriu a Lesão de esforço repetitivo (LER), reagiu a um assalto e acabou levando uma pancada na cabeça com uma barra de ferro, sem contar que por seis vezes se viu obrigado a abandonar a carreira, chegando a fazer mais de vinte cirurgias para recuperar o movimento das mãos. Em decorrência de tantos acontecimentos trágicos, em 1996 João Carlos Martins entrou no Carnegie Hall pela última vez como pianista. Vendo-se incapacitado de tocar piano profissionalmente, decidiu continuar no mundo da música seguindo a carreira de maestro.

Um ponto que achei negativo no livro, foi o da pouca aparição dos filhos na biografia e, principalmente, o fato do biografado se recusar a falar sobre seus cinco casamentos. Não que isso fosse de extrema importância, já que a carreira do artista é o foco principal do livro, no entanto, senti uma espécie de lacuna na vida dele, como se a vida amorosa fosse uma parte que João Carlos quisesse esquecer ou preservar. Prefiro acreditar que seja somente para dar enfoque ao seu grande amor: o piano.

Em contrapartida, um ponto muito positivo foram as fotografias que estão presentes no livro, essas que são belíssimas e verdadeiros aparatos. Retiradas do arquivo pessoal de João Carlos, de alguns jornalistas, de arquivos de jornais e revistas, elas são a prova e a recordação do que um dia marcou a vida do biografado. No rodapé de algumas páginas existem também os links que dão acesso online para ver apresentações do maestro, links que trazem reportagens, apresentações na TV, dentre tantas coisas que servem de amparo para que as pessoas possam se sentir ainda mais presentes na história de superação do maestro.

A imagem de João Carlos Martins ficou consolidada na busca permanente da própria superação calcada na inabalável disposição de sempre acreditar e nunca desistir. O jornalista Ricardo Carvalho soube retratar muito bem o amor que João Carlos Martins tinha pelo piano, os problemas de saúde enfrentados pelo biografado e toda a volta por cima, que fazem dessa biografia, uma coisa linda de se ler e ouvir com todo o coração

site: http://naoseavexe.blogspot.com.br/2016/04/livro-maestro-volta-por-cima-de-joao.html

Dressa Oficial 04/07/2016

Maestro
Olá, tudo bem com você?

Fazia tempo que eu não me envolvia com uma leitura tão prazerosa como essa e não largava o livro por nada, passei metade do feriado de Tiradentes lendo este livro e com uma sensação de querer fazer mais pela vida.

João Carlos Martins é a Superação em pessoa, já tinha ouvido falar dele algumas vezes na televisão mas nunca li nada mais afundo sobre sua vida, e esse livro foi uma total surpresa para mim.

Apesar de se tratar de uma biografia o autor escreve de uma maneira muito leve e parece que estamos batendo um papo com João Carlos Martins de tão bom que é o livro.

João Carlos Martins cresceu no meio da música seu pai sempre foi fã de músicas clássicas e seus irmãos também gostavam muito, inclusive outro irmão dele já foi pianista.

João Carlos Martins sofreu desde pequeno, aos sete anos foi diagnosticado com um cisto no pescoço que ao fazer a cirurgia para a retirada a recuperação não foi muito boa e acabou ficando com um ferida aberta durante dois anos.

Toda vez que ia para a escola era zoado pelos amigos e resolveu se isolar em casa e treinar piano, o piano foi a sua válvula de escape e ele quis se tornar o melhor de todos.

Sempre se dedicando com afinco ao seu objetivo que virou paixão nitidamente nas primeiras páginas, ele treinava mais de dez horas para tocar com perfeição cada partitura.

Aos 21 anos ganhou o prêmio mais importante da categoria, porém já sofria de dores na mão direita, sofria de espasmos, que são contrações involuntárias dos músculos acompanhadas de fortes dores localizadas. Tanto que teria que voltar para tocar o bis, porém de tanta dor ele recusou voltar aos palcos pois não admitia tocar com nenhuma imperfeição.

Aos poucos o jovem pianista foi alcançando cada vez mais sucesso e conquistando cada vez mais prêmios, foi inclusive morar fora do Brasil.

As dores na mão direita foram aumentando já que ele passava quase dez horas treinando mais duas de apresentação, os horários para dormir teve que ser alterados de acordo com o horário dos concertos, pois quando ele acordava o músculo da mão estava relaxado e então ele conseguia tocar com maior perfeição e sentia menos dor.

Um dia em Nova York, João Carlos depois de um concerto, foi jogar bola com uns amigos jogadores profissionais aqui do Brasil, a princípio ele ia apenas assistir ao jogo mas acabou sendo convidado para jogar bola, e resolveu jogar com os trajes de pianista mesmo inclusive os sapatos, porém um trombada derrubou João Carlos ao chão e uma pedra entrou no seu cotovelo.

A pedra fez um mega estrago pois esmagou o nervo ulnar que é o nervo mais importante para movimentar as mãos e afeta os pequenos movimentos como escrever desenhar ou no caso de João Carlos tocar piano.

Imagine você recebendo uma notícia dessas no auge do seu sucesso e trabalhando com o que mais gosta na vida? Triste não é mesmo ? Mas no caso de João Carlos ele sempre dá a volta por cima,

Fez uma cirurgia, voltou ao Brasil começou a fazer fisioterapia e aos poucos conseguiu voltar a tocar piano com apenas três dedos da mão direita ele começou a usar dedeiras de aço para proteger.

Porém o mesmo relata " O uso dessas dedeiras acabou prejudicando seriamente minha mão. Depois de usá-las, a mão ficava estraçalhada, sangrando e muito dolorida."

O crítico Paul Hume - naquele dia , mais repórter do que crítico - descobriu que, no intervalo de 20 minutos do concerto, João tirou as dedeiras e, até retornar ao palco, ficou com a mão direita mergulhada num recipiente cheio de água quente para tentar relaxar a musculatura. Na verdade, João Carlos fez essas imersões milhares de vezes, em todos os intervalos e também após o encerramento dos dois mil concertos que ele acredita ter feito entre 1966 e 1998, apesar das pausas na carreira.

Depois de se adaptar as dores constantes na mão direita ele voltou aos palcos mas passou por um susto, novamente ausentando ele de suas atividades, primeiro teve uma crise de apêndice depois de ter desmaiado no final de uma apresentação, e quando ia receber alta foi surpreendido com uma embolia pulmonar que o deixou quinze dias entre a vida e a morte e ficou internado durante sessenta longos dias.

Página 91"O destino continuava causando terremotos diários na minha vida e pensei em cortar os pulsos e terminar com aquilo tudo de uma vez por todas. Por mais que tentava, não conseguia atingir nem 50% da eficiência anterior. E isso, para mim, era pior que a morte."

Depois de muito resistir João Carlos teve que abandonar os pianos e voltar a sua vida normalmente, porém hiperativo que é ,não consegue ficar parado, teve que arrumar algo para fazer e recebeu um convite de um amigo para trabalhar em um banco, ele aceitou, de lá foi para a área de turismo do banco se deu muito bem porém não era o que ele gostava.

Decidiu novamente voltar aos palcos, porém não gostou do resultado e parou novamente, voltou de novo e continuou não gostando do resultado final parou por mais de um ano.

Já que desistir não era seu forte ele então resolveu voltar a tocar novamente, ele estava na Bulgária, e sofreu um assalto reagiu e levou uma pancada na cabeça afetando todo o lado direito do corpo.

Quando pensamos que nada mais vai acontecer com ele, a vida vai lá e dá uma rasteira nele novamente, porém João Carlos é persistência, é superação e a cada nova rasteira que a vida lhe dava ele fazia um degrau para subir cada vez mais alto.

Página 145

"Não deixo uma tragédia me consumir. Minha regra é superar a tragédia e retornar a Sófia representa mais uma batalha vencida."

João Carlos voltou aos palcos novamente, passou por programas de TV inclusive no livro tem várias referências com vídeos para acessar online e poder conferir de perto o que o autor narra, e uma delas é muito emocionante que foi quando ele foi no programa do Jô Soares que o apresentador chora de emoção vendo o artista tocar sua maior paixão da vida que é o piano.

Aos 64 anos se tornou maestro pois é da música que sempre gostou, nesta nova jornada ele descobriu diversos talentos, ajudou várias crianças carentes a ter acesso a música clássica , a tocar algum instrumento e com toda certeza deu um futuro melhor para muitas dessas pessoas que passou em sua vida.

Hoje ele continua como maestro, dá palestras motivacionais e mantém uma ONG na bairro de Paraisópolis em São Paulo onde ensina música para crianças carentes.

Se depois de tudo isso que ele passou e conseguiu vencer cada obstáculo em sua vida, o que você está esperando para correr atrás dos seus sonhos?

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2016/04/resenha-maestro.html

Guy 12/10/2016

Dedilhando o sucesso e a superação
Há muitos fatos importantes e interessantes, do pianista e maestro João Carlos Martins e que mostra o quão é fundamental a determinação em superar os reveses e como o prazer de tocar piano enaltece a alma do ser humano. Há algumas repetições dos acontecimentos sem ficar claro a ordem cronológica e em algumas partes do livro principalmente no final, parece mais como uma leitura de manchete de jornal do que um livro de biografia.

João Victor 26/03/2018

Biografia de um dos maiores pianistas e intérpretes de Bach que o mundo já viu, a história de João Carlos Martins emociona e é um exemplo de superação e dedicação. Imperdível para quem gosta de música clássica ou simplesmente admira casos de pessoas que foram referências em suas áreas de atuação.
Minha crítica vai para o estilo da biografia. Acho perfeitamente aceitável biografias escritas por pessoas próximas a pessoa retratada, mas o Ricardo Carvalho utiliza um estilo que não me agrada. Coloca-se em alguns momentos mais como torcedor do que como biógrafo, o que acaba atrapalhando uma história que quase se conta por si só. Mas como disse, é estilo. A algumas pessoas agrada.

Lidiane.Casagrande 08/03/2022

Perfeito
Sou apaixonada pela história do maestro João Carlos, desconheço tal perseverança em algum outro homem. Sem dúvidas a melhor leitura que já fiz. Sem dúvida um maravilhoso exemplo de vida, de superação, de amor e caráter.