MSP 50 Artistas

Vitor Cafaggi

Resenhas - MSP 50

oariellucas 09/07/2023

50 incríveis anos de carreira
Maurício de Souza é excepcional e acertou muito na ideia desse projeto MSP que surgiu por uma comemoração e acabou de transformando em algo enorme que inclusive já existe há mais de uma década e com muito sucesso.

ViniGomesPersonal 28/02/2023

Visões diferentes de uma mesma coisa!
Quem leu / ler a MSP por 50 artistas, vai entender o título dessa resenha! Histórias desenhadas e contadas pelos próprios traços de outros artistas brasileiros. Desta coletânea saíram mais 2 coletâneas (50 novos artistas e Mais 50 artistas). E foi daqui inclusive, que iniciou o projeto de dar visibilidade a outros quadrinistas, desenhistas, e até roteiristas brasileiros através do selo GraphicMSP.

Eu só voltei a ler HQs quando retornei a SP depois de 8 anos morando no litoral enfiado no mundo acadêmico e profissional da minha área. E dessa coletânea que surgiu a GraphicMSP que foi tão importante pra mim, que me fez conhecer, acompanhar e gostar muito de diversos outros artistas brasileiros, tanto é que minha primeira CCXP, foi a a WORLDS, a on-line em 2020. Mal fiquei no artist valley. Porém, em 2022 no presencial, eu já conhecia diversos outros artistas, e passei um tempão vendo o trabalho deles, muito por conta dessa coletânea e do selo GraphicMSP.

No mais, essa coletânea é maravilhosa! Traz traços próprios dos autores e as histórias passam entre CrossOvers dos personagens de outros autores, comemorações do Maurício 50 anos de carreira, histórias próprias dos personagens da Turma da Mônica pela visão dos autores convidados, algumas histórias aprofundam nos personagem do Maurício sem mencionar os 50 anos de carreira na história, outras exaltam a qualidade de cada personagem.

Bem diverso e gostoso de ler! Se você quer conhecer mais sobre HQ nacional, é uma boa pedida. Vale a pena a leitura de cada autor no final do livro, é enriquecedor. Inclusive, acho a HQ nacional muito mais fácil de causar representatividade, já que a histórias se assemelham e muito com a nossa cultura, diferente de muitas HQs estrangeiras.

Ricardo.Barroso 01/01/2023

Uma homenagem que daria frutos
Esse edição foi feita para comemorar os 50 anos de carreira só Maurício, mas ficou conhecida por dar o pontapé inicial na linha das graphics MSP com outros artistas desenhando a turminha. Aqui temos apenas artistas já conhecidos, que têm seu estilo próprio, em histórias curtas. Algumas soam sem pé nem cabeça, outras conseguem pegar as referências principais e desenvolver uma piada. Vale mais pelo inusitado, para acompanhar como aquele autor que você já conhece de outras publicações desenharam a turma, ainda sem as amarras editoriais das graphics.

Dudu 07/01/2021

Bela homenagem
Quando Sidney Gusman teve a ideia de chamar quadrinistas de todo o Brasil pra prestarem essa linda homenagem mal sabia no que surgiria dali.
São histórias despretensiosas e simples, mas que mostram como a influência de Maurício impactou em cada um destes.
Podemos ver vários traços e estilos que conseguiram, mesmo assim, dar um novo significado pra tantos personagem que acompanham o mercado brasileiro já há mais de 50 anos.
Com destaque pra Vitor Cafaggi, Daniel Brandão, Ivan Reis, Lellis, Antônio Eder, Orlandeli, Fábio Tabu, Jean Galvão que ou na história ou pelo traço conseguiram impactar a obra.

Esse exemplar era pra ser obrigatório na coleção de qualquer colecionador de quadrinhos e nas bibliotecas do país.

Ana 26/02/2020

Lindas homenagens
Muito emocionante e linda essa publicação que reúne homenagens de vários artistas brasileiros ao Maurício e aos seus personagens! Gostei particularmente da participação do Jurupari! Ah, e vibrei com a historinha onde uma mulher acha uma loja de antiguidades onde vendem uma bonequinha da Mônica, e também gostei da história onde o Cebolinha, casado com a já citada dona da rua, faz uma festa surpresa para ela, etc... enfim, são tantas histórias lindas e singelas, que se você passou sua infância lendo a Turma da Mônica e não se emocionou com esse quadrinho em homenagem aos 50 anos do Maurício, sinto muito em dizer, mas você não tem coração.

Carina 10/09/2013

Turma da Mônica redesenhada
A releitura da Turma da Mônica por artistas distintos é de qualidade tão diversa quanto o número de seus autores. Difícil julgar o alcance da obra, que incorpora tantos traçados e concepções distintas sobre os tão clássicos Cebolinha, Magali, Cascão...

Pude perceber, no entanto, que grande parte dos cartunistas tem uma queda pelos solitários personagens Horácio e Astronauta. Engana-se quem for atrás do livro em busca de histórias da Mônica: aqui, os personagens principais são coadjuvantes. E vice-versa.

Vale a leitura? Depende da história. No entanto, cumpre assinalar que alguns enredos/ traçados são realmente surpreendentes e compensam imensamente outros mais medianos. Se eu fosse você, arriscaria.

Matheus 12/12/2011

Aniversário pra lá... Aniversário pra cá.
Apesar do livro ser em homenagem ao Mauricio de Sousa (adoro os livros dele)eu esperava mais...
Os artistas escolhidos para homenagear ele foram ótimos, porém, o que não gostei foi das histórias.
Elas estão muito repetitivas, uma parecida com a outra.
Uma ou outra que não tem o tema "Festa", "Parabéns".
Mas também, o que podia se esperar de um livro em homenagem aos 50 anos de carreira?

Lucas Pereira 12/12/2011minha estante
Gostei, Matheus!
Você escreve muito bem e, eu espero ver mais resenhas suas.
Abç, Lucas.