A ditadura é assim

A ditadura é assim Mikel Casal...

Resenhas - A ditadura é assim

ceed 02/04/2020

Queremos liberdade
Um livro muito legal para inserir crianças e pequenos jovens em um principio de debate político. Minha única crítica é que talvez o livro devesse dar mais exemplos do que uma ditadura pode fazer com uma população, mas de novo, é um livro para pequenos leitores. As ilustrações são muito lindas. Um bom livro

Douglas.Moreira 19/10/2022

Básico
Para crianças e para marmanjos que acham que sabem de tudo. Uma forma simples de explicar o mais temível dos sistemas de governo.

Wallace17 19/12/2021

Crianças conscientes
Como funciona uma ditadura? Quais são seus perigos? Como o povo vive em um regime ditatorial? Existe liberdade? Justiça? Quem foi os ditadores do Brasil e do mundo?

Por meio de um livro didático, transparente e com ilustrações belíssimas de Mike Casal, as crianças poderão ter uma noção de como é viver os abusos autoritários de um ditador. Um mesmo personagem está em todos lugares, ocupando todos os espaços e profissões. O livro explica como ele faz para manter poder e quais são as consequências para as pessoas que pensam diferente dele.

É extremamente importante que as próximas gerações conheçam a história, para evitar a alienação e discursos replicadores de retrocessos democráticos. É uma obra para ser lida e discutida com as crianças, jovens, adultos e idosos.

A ascensão bolsonarista possibilitou que segmentos obscuros da sociedade emergissem para a superfície pedindo a volta da ditadura. Essa gente asquerosa nem fica com vergonha de mostrar a cara. Sabem que no Brasil os agentes da ditadura não foram para o julgamento, se sustentam em revisionismo histórico criminoso que compara ditadores à heróis nacionais e sobretudo, o desinteresse do Estado de lançar um programa de ensino de base que proporcione analisar com profundidade os horrores dos regimes ditatoriais.

A ditadura é assim, é mais uma publicação da coleção 'Livros para o Amanhã' publicados no Brasil pelo magnífico selo infantil Boitatá da editora Boitempo, numa parceria com a editora espanhola Media Vaca.

Érica 05/01/2016

Uma leitura para todas as idades
Passeando pela Livraria Cultura (como sempre), me deparei com os dois livros lançados recentemente pela Boitatá, o selo infantil da Editora Boitempo. Eu já sabia, pelo Instagram, que a Boitempo estava lançando um novo selo voltado ao público infantil, em comemoração aos seus 20 anos, mas o que eu não sabia era a graça que esses livros seriam!!

Pois bem, a coleção se chama Livros para o Amanhã e é composta por quatro livros que foram elaborados por uma equipe de educadores e pesquisadores espanhóis. O projeto original foi desenvolvido pela extinta editora catalã La Gaya Ciencia após a queda do regime Franco, que aterrorizou a Espanha entre 1936 e 1976.

Os livros explicam, de um modo muito simples, conceitos básicos de política. Os dois primeiros lançados: A Ditadura é Assim e A Democracia Pode ser Assim, trazem conceitos básicos sobre como as pessoas se relacionam em sociedade (ou como deveriam se relacionar), já inserindo nos pequenos cidadãos, com faixa etária entre 8 e 10 anos, noções que andam um pouco perdidas em nossos dias. E eu acho isso genial! precisamos politizar as próximas gerações, precisamos de adultos menos alienados e menos replicadores daquilo que leem, precisamos de mais pensadores, precisamos de um futuro.

Confesso que, na livraria, inverti um pouco a ordem dos livros e acabei lendo A Ditadura é Assim (Boitempo, 2015, 52p.), que é o segundo volume da série, antes, mas isso não atrapalha em absolutamente nada.

Esse livro mostra como funciona e quais os perigos de uma ditadura, através de imagens de um Ditador com cara de quem chupou limão. Através da leitura deste livro, as crianças poderão ter uma noção do que é a sociedade em um regime autoritário: há liberdade? há justiça? se sim, para quem?

"A ditadura é como um ditado:
Alguém diz o que é para fazer, e todo mundo faz.
Porque tem que ser assim e pronto".

O diferencial dessa edição é que, somadas às ilustrações de ditadores ao redor do mundo, o ilustrador da edição espanhola Mikel Casal acrescentou dois ditadores brasileiros: General Emílio Garrastazu Médici (presidente do Brasil de 30/10/1969 a 15/03/1974 - auge da ditadura militar) e General Ernesto Beckmann Geisel (presidente do Brasil de 15/03/1974 a 15/03/1979).

Os outros dois volumes da série (O que são classes sociais? e As Mulheres e os Homens) estão previstos para serem lançados em 2016. Mal posso esperar para também os ler. E mal posso esperar para que meus sobrinhos tenham idade suficiente para também os lerem.

De acordo com a própria Boitempo, o selo infantil "não subestima a inteligência de seus pequenos leitores e procura promover o aprendizado, o questionamento e a construção de um senso de justiça social através dos livros". O que mais uma tia pode desejar aos seus pequenos? Só amor por essa editora

site: www.serleitora.com.br

Kamila Thuane 22/11/2020

Esse livro faz parte de uma série de quatro volumes que foi publicada originalmente há MAIS DE 40 ANOS e é absolutamente atual (infelizmente). Leitura super válida para adultos, mas ótima para os jovens entrarem no universo da política.

Dedela :)) 28/03/2024

Adoreiiiiii
Achei um ótimo livro infantil! Achei na escola que to fazendo estágio, parei pra ler e adorei!!!!!!!!!

Gláucia 09/12/2018

A Ditadura é Assim - Mikel Casal e Equipo Plantel
Esse livro faz parte de um total de 4 e foi publicado em 1977 na Espanha no período de transição entre a ditadura franquista e o processo democrático e tem como objetivo instruir o pequeno leitor. Reeditado pelo selo Boitatá percebemos como permanece atualíssimo!
As ilustrações são lindas e muito explicativas, o texto é mínimo mas altamente didático e contundente, límpido e transparente. Para ser lido e discutido com as crianças, a História pode ser assimilada desde cedo.