O Mundo é Bárbaro

O Mundo é Bárbaro Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Mundo é Bárbaro

Thalita R. 18/02/2017

O mundo é bárbaro. Se você lê algumas notícias nos jornais ou vai se dar ao trabalho de ler comentários em matérias sobre preconceito/desigualdade social/violência e etc, isso já não é novidade,
Neste livro com textos tão pequenos (1 página cana!) é possível ponderar sobre a barbaridade do homem. O livro é muito interessante por causa do tom cômico dado em alguns casos. Dei três estrelas pois os textos são diversos e por isso tem muitos que pra mim passou batido.
Se alguém ficou interessado em ler, indico aqui 5 das minhas crônicas favoritas:
The Queen
Sem Vacina
A tirania do qualquer um *(muuuuito bom)*
Os meios e os fins
Humilhação

E pra fechar com chave de ouro. Um pequeno quote de "O lado bom da situação":
"A longo prazo estaremos todos mortos, e se você consegue manter a cabeça no lugar enquanto todos à sua volta estão perdendo a sua, você provavelmente está mal informado."

Sil 12/01/2017

Cheio de opiniões
Um livro com muitos assuntos referente a aqueles anos. Alguns textos bons, outros nem tanto.

Maitê 31/12/2015

Chato
Crônicas cheias de opiniões, sobre tudo e todos, mas de alguma forma, extremamente repetitivas, ao ponto de tornar a leitura lenta e entediante. Só algumas crônicas foram realmente interessantes, por isso fui generosa e classifiquei como duas estrelas.

Malice 09/02/2014

Bárbaro!
Há tempos não lia Veríssimo e portanto o livro me pareceu um agradável reencontro com seu humor simples e mas bem coordenado. Há momentos, no entanto, em que ele sai do humor e faz comentários muitíssimo procedentes sobre o mundo "bárbaro" que vivemos. Nem sempre um humorista precisa ser engraçado para ser marcante.

Rita 31/05/2013

Veríssimo - O Mundo é Barbaro
Concordo com Zuenir Ventura quando diz: “Verissimo é bárbaro” , no livro “O Mundo é Bárbaro” o autor escreve de maneira simples,gostosa e divertida sobre assuntos de politica, economia, cotidiano, catástrofes, ascensão chinesa, a guerra contra ao terror, entre outras. As falas que mais me divertiram foram as que comentam sobre o Brasil, seu povo e seus costumes.

Clio 08/01/2013

Sagacidade e ironia são as duas ferramentas que Luis Fernando Verissimo utiliza para analisar, e debochar, do mundo atual.

Essa compilação é mais centrada nos aspectos políticos, sociais e ecônomicos do mundo, ao invés da bem conhecida crônica de costumes pelo qual o autor famoso.

Mas não descarte tão rápido o impulso de ler esse livro se você não gosta do tema, dê uma olhada primeiro, pois a prosa do escritor continua ágil e cortante... bem longe do lirismo que parece acometer cronistas "com mais de dois terços de vida".

Não há histórias, contos ou conversas aqui, apenas análises de cerca de página e meia. Todas são leitura rápida e abarcam, em sua maioria, os últimos quinze anos.

Boa leitura para quem vai prestar vestibular, é fan do autor ou apenas precisa de um livro pra pegar de vez em quando.

Cristiano 31/10/2012

Divertido, inteligente e saudável
Divertido, inteligente e saudável são as palavras que acho para descrever esse livro que lhe propõe uma leitura divertida, pois o autor trata dos assuntos de forma irônica e até cética às vezes. Inteligente, pois te faz pensar bastante nos assuntos citados. Saudável, a leitura é muito tranquila, nada maçante ou chato.

Ricardo 06/03/2011

Tudo
Um livro com crônicas excepcionais sobre todos os temas que envolvem o mundo atual. Veríssimo discute racismo, aquecimento global, a comemoração dos 60 anos do Dia D, a eleição de Barack Obama e outros temas polêmicos que fazem o leitor pensar e filosofar sobre estes temas e criar uma opinião própria quanto a questão.

Digão Livros 15/08/2010

Pense sobre qualquer coisa da vida, e se disponha a escrever a respeito em duas páginas, conseguindo dar importância vital ao assunto, e sempre com um gran finale... Esse é o livro de Luis Fernando Verissimo. Sua ótica para os acontecimentos é envolvente, sádica, cinica, acida. Não é possível ser indiferente. Bárbaro!

Simone 28/04/2010

Em o mundo é bárbaro, enquanto sorrimos com seu humor inteligente, Luís Fernando Veríssimo, ao mesmo tempo nos faz refletir sobre questões sérias a respeito do comportamento do ser humano em relação ao planeta em que vive assim como também suas relações sociais e políticas. É fantástico, como tudo que ele escreve. Recomendadíssimo.

Rhay 06/03/2010

e o que nós temos a ver com isso? TUDO
Não tão bom quanto imaginei. Mas possui críticas muito ricas e com muito senso de humor acerca de assuntos polêmicos, principalmente quando trata de política no Brasil. Enfim, o nome do livro já diz tudo. ;D

Mih Del Debbio 02/03/2010

Decepção Total
Eu adoro o Luis Fernando Verissímo!
Adoro seus textos e crônicas, inclusive usei um de seus textos num trabalho da faculdade. Mas esse livro foi uma decepção imensa.

Totalmente político, chato e cansativo. O único texto que gostei foi "FORA POVO" (pagina 29), de resto apenas algumas frases perdidas em uns poucos textos. Só consegui terminar de ler porque o livro tem poucas páginas e bastante espaço sobrando entre elas.

Uma pena realmente, mas eu não desisto... pq eu ADORO o autor.
Tata Araujo 17/11/2013minha estante
Concordo plenamente com vc.

Tuca. 04/02/2010

Meio repetitivo. Mas bom.

Lodir 22/01/2010

O mais diferente dos livros de Verissímo
Depois de me decepcionar com "Orgias", eis que leio este livro que salva a imagem arranhada que eu tinha do autor. Ao contrário do outro livro, que não acrescentou nada, este é um livro diferente do autor, onde lemos seus pensamentos e idéias sobre temas da atualidade que ronda o mundo. Tudo quanto é tema é abordado, desde o crescimento econômico da China, a eleição de Obama, o racismo, o aquecimento global, o lugar do Brasil no mundo, entre muitas outras coisas interessantes. Tudo, é claro, com o humor de Verissímo, que nos consegue fazer rir lendo. Pena que este seja o único livro de crônicas dele nesse estilo, sendo que todos os outros são de pequenos contos, e não abordam o tema da atualidade. Talves o único problema do livro seja ser mesmo curto. E também o preço, já que todos os livros do autor tem menos de 200 páginas e custam mais que 30 reais nas livrarias físicas. O quê é isso, editora Objetiva? Assim vai ser difícil o autor entrar na lista dos mais vendidos, que é o seu lugar. No entanto, apesar do preço, recomendo a leitura, que segue rápida e prazerosa.