O mundo é bárbaro

O mundo é bárbaro Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Mundo é Bárbaro

Fernandohorse 11/07/2023

Veríssimo é sempre perspicaz na observação do mundo. Relendo esse livro agora, em 2023, é super interessante ver como algumas observações e críticas de veríssimo de 15 anos atrás se concretizaram. Cada vez mais atual e próximo da nossa realidade.

Anderson 20/10/2022

naturalmente, como é comum do gênero crônica, os textos ficaram datados, mas o humor ácido e a ironia cortante de LFV é sempre atual. Só foi uma pena que tenham reunidos tão poucos textos sobre a política nacional e uma pena maior ainda não terem deixado claro a data de cada crônica, ajudaria bastante.

Antonio Maluco 19/02/2022

Crônicas
O livro conta com crônicas do escritor sobre assuntos mas a maioria é sobre a política nacional e pouco sobre a política mundial e futebol e assuntos do cotidiano

Jhaze 30/12/2021

Passou a época
Como os trabalhos em geral de LFV, esse não foge à regra e faz rir. Tem humor, como só ele sabe fazer.
Mas numa certa altura parece q a inspiração se foi e as situações cômicas somem fazendo a leitura se arrastar.
Também algumas das crônicas apresentadas ficaram para trás, como se houvesse passado o período em que faziam sentido.
Não é como o clássico O Analista de Bagé, mas se tiver um tempo sobrando e puder ler, leia e assim poderá tirar suas próprias conclusões.

Letícia 11/03/2021

Não achei o melhor livro do autor, mas provavelmente por ser um livro sobre atualidades um tanto antigo.

Esteyse 24/09/2020

Pra pensar
Coletânea de crônicas pra pensar, dotadas de humor delicado, de crítica social, com diversão e reflexão em poucas linhas.

Renato Paniagua 11/08/2020

Bom, esse é um livro que pertencia ao meu pai e foi boa parte da minha vida ignorado por mim. Publicado em 2008, com 164 páginas, esse é um livro que reúne reúne curtos textos de Veríssimo sobre os mais variados assuntos: ascensão da china, atentado terrorista de 11 de setembro, conflitos no oriente médio, e por aí vai.
É um bom livro, faz jus ao bom humor do autor, porém confesso que eu deveria ter lido bem antes. É bem evidente perceber lendo este livro o quanto o mundo mudou, o quanto de histórias novas surgiram de 2008 até aqui.
Recomendo que leiam nos dias de hoje? Não.
Contudo, reconheço que minha leitura foi fora de época e que meu entendimento sobre a maioria dos textos estarem vencidos não tira o mérito do autor, nem arranha o bom humor pelo qual é nacionalmente reconhecido.

Joara 11/05/2020

O humor ácido de Veríssimo continua completamente atual, ainda mais no contexto pandemico que nos encontramos e pra quem gosta das ironias da vida é uma ótima recomendação

Luciana 30/04/2020

Crítica leve e bem humorada
Apesar das crônicas retratarem acontecimentos de alguns anos atrás, o livro continua atualizadíssimo, com toda a questão política e de pandemia que estamos passando. Aliado com o humor e a leveza que só o Luís Fernando Veríssimo consegue trazer.

Carolina CM 28/01/2020

Tem que rir pra não chorar!!
Nesse livro são reunidas crônicas de Luís Fernando Veríssimo sobre o mundo e, é lógico, o mundo é bárbaro. Porém, para além de todo o absurdo e tristeza, muita reflexão simples e dura sobre a geopolítica atual (de uns 10 anos atrás), e história em geral, temos o humor ácido do escritor. O tema é duro, a reflexão é forte, mas a risada no final acontece. Como é possível ser tão inteligente!! Ele acaba com a gente em crônicas incríveis como "Esquerda e Direita", onde mistura política com manipulação genética e evolução e termina com a seguinte frase: "Feliz é a mosca, que tem mais ou menos a nossa estrutura genética, mas absolutamente nenhum interesse nas suas implicações." Ele desarma a gente. O riso sai até tímido, do conteúdo sério que foi lido, mas sai...só que a reflexão embutida na crônica fica...Como a sorte dos EUA não terem um EUA na vida deles enquanto estavam em desenvolvimento...e por aí vamos. O mundo de fato é bárbaro, mas eu acredito que um grande consolo é saber que existem pessoas como o Luís Fernando Veríssimo nele, com essa capacidade de análise, inteligência e humor.

Fernando 17/12/2017

Leve
Verissimo é sempre bom de ser lido, poderia ser caracterizado como uma leitura de banheiro. É facilmente digerido, não por ser raso, mas sim por ter uma leveza típica dos escritores gaúchos (Moacyr Scliar e Sérgio Faraco, por exemplo), nO Mundo é Bárbaro ele traz a paz e a aceitação da impotência de quem está vendo de frente um prédio pegando fogo.

Thalita R. 18/02/2017

O mundo é bárbaro. Se você lê algumas notícias nos jornais ou vai se dar ao trabalho de ler comentários em matérias sobre preconceito/desigualdade social/violência e etc, isso já não é novidade,
Neste livro com textos tão pequenos (1 página cana!) é possível ponderar sobre a barbaridade do homem. O livro é muito interessante por causa do tom cômico dado em alguns casos. Dei três estrelas pois os textos são diversos e por isso tem muitos que pra mim passou batido.
Se alguém ficou interessado em ler, indico aqui 5 das minhas crônicas favoritas:
The Queen
Sem Vacina
A tirania do qualquer um *(muuuuito bom)*
Os meios e os fins
Humilhação

E pra fechar com chave de ouro. Um pequeno quote de "O lado bom da situação":
"A longo prazo estaremos todos mortos, e se você consegue manter a cabeça no lugar enquanto todos à sua volta estão perdendo a sua, você provavelmente está mal informado."

Sil 12/01/2017

Cheio de opiniões
Um livro com muitos assuntos referente a aqueles anos. Alguns textos bons, outros nem tanto.

Maitê 31/12/2015

Chato
Crônicas cheias de opiniões, sobre tudo e todos, mas de alguma forma, extremamente repetitivas, ao ponto de tornar a leitura lenta e entediante. Só algumas crônicas foram realmente interessantes, por isso fui generosa e classifiquei como duas estrelas.