Wendy Darling

Wendy Darling Colleen Oakes

Resenhas - Wendy Darling

Ivy (De repente, no último livro) 15/11/2017

Amei de paixão...
Stars é um retelling de um dos maiores clássicos da literatura infantil, a história de Peter Pan, da fada Sininho, o Capitão Gancho e os meninos perdidos de um mundo mágico de piratas e crianças que se recusam a crescer. Tudo narrado em terceira pessoa, maiormente centrado na protagonista desta história, a famosa Wendy Darling.

Não conhecia muito bem a história original de Wendy e de seus dois irmãos Michael e John. Não sabia exatamente como a única menina do bando de Peter Pan havia chegado à Terra do Nunca mas conhecia algo da história de Peter. Quando criança assisti inúmeras aventuras de Peter e dos meninos perdidos. Tive a oportunidade de conferir no cinema o ótimo "Hook, a volta do Capitão Gancho" com o talentoso Robin Williams e claro conferi a versão mais antiga e original da Disney. Embora sempre tenha nutrido um carinho especial por Peter Pan, ele não chegou a ser meu herói favorito da infancia. Ainda assim, na minha memória continuava a ser o menino valente e destemido que enfrentava aos malvados piratas. Isso tudo até terminar de ler a versão de Colleen Oakes.

Confesso: não estava preparada para encontrar a um Peter Pan prepotente, obsessivo, psicótico, mimado e cruel. Já sabia que Peter é o vilão da trilogia porém os requintes de crueldade e insanidade que o personagem transborda ao longo da trama foram uma total surpresa (e um choque de 220 volts) para mim. Foi estranho mas também bastante viciante conhecer esse lado obscuro da Terra do Nunca, onde meninos perdidos se divertem promovendo um banho de sangue e se vangloriam de guerras e bebedeiras com o vinho roubado das adegas de Gancho. Uma Terra do Nunca com uma Sininho possessiva e vingativa, tomada por um ciúmes doentio e um Peter Pan que dá medo, de verdade.
Colleen conseguiu trazer-nos personagens realmente assustadores, com personalidades tão bem perfiladas que é impossivel deixar de ler. Todos são surpreendentes, cheios de facetas. Terminei essa leitura fascinada, horrorizada e desesperada para ler mais dessa incrível história. Justamente eu, que não gosto de narrativas em terceira pessoa devo dizer que me senti tragada pelas palavras da autora e enquanto as maravilhas da Terra do Nunca me eram relatadas não conseguia deixar de me surpreender com a originalidade da autora e com o toque obscuro e terrorifico que ela conseguiu trazer ao clássico de Pan.

O final, oh Deus que final, me deixou extremamente tensa e angustiada, pois não poderia ser diferente. A história vai caminhando para um final imprevisível e impactante, que deixa o leitor ansioso pela segunda parte, onde a chance de conhecer melhor os segredos da Terra do Nunca se fazem ainda mais evidentes.

Esse primeiro livro foi inteiramente centrada na ida de Wendy e seus irmãos à Terra do Nunca. Em como eles são visitados por Peter em sua casa na cinzenta cidade de Londres, enquanto os pais se divertiam em um baile de gala. Aceitando o convite de Pan para se unir à uma aventura em uma terra mágica onde crianças são reis, os irmãos Darling não hesitam por nenhum momento. Aos poucos, aspectos da Terra do Nunca são apresentandos ao leitor. Primeiramente, a beleza, a magia e o encanto, a tentação de ser eternamente jovem e eternamente livre parecem vibrar nos coraçoes de cada menino perdido e também de Wendy. No entanto, ao passo dos capitulos, a magia vai se tornando mais amarga, e a escuridão por detrás do sonho vai se fazendo presente.
É com surpresa que o leitor vai percebendo as mudanças ocorridas. Não apenas Peter se caracteriza por ser um enigma, mas cada um dos personagens desse nova versão parece ser um total mistério.
Se Peter é o grande vilão, que poderemos esperar do Gancho? Alguém ainda mais malvado ou um herói? E os meninos perdidos, cheios de história, serão eles vitimas ou delinquentes insensiveis?

Termino essa resenha apenas pra dizer que estou profundamente apaixonada por essa história. Stars não só me prendeu, mas praticamente me transportou à um novo mundo com personagens que me cativaram, me fizeram sorrir e deixaram meu coração apertado por muitos momentos. Histórias carregadas de magia, de momentos selvagens e de um brilho que nos faz entender de uma vez porque a Terra do Nunca é um sonho de infancia sempre gostoso de ser lembrado e revivido.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2017/11/review-162-stars-wendy-darling-1.html