Gentidades

Gentidades Darcy Ribeiro

Resenhas - Gentidades

Marcelo 25/12/2012

Conhecendo Darcy Ribeiro
O Brasil ainda mantém um costume perigoso, sobretudo em relação a sua intelectualada que acuso o povo de perda de memória. Na verdade não pertence ao povão essa pecha. Nós acadêmicos e ditos seres superiores esquecemos tão facilmente dos legados criativos e fundantes dos nossos pensamentos, teorias... É preciso um pouco mais de ternura, de leveza e compaixão para com os nossos velhinhos, os nossos exilados, os nossos ancestrais...Mesmo já sucumbidos pelo tempo, pelas novas descobertas...é preciso olhar para seus espíritos e ver o quão importantes foram.
Em "gentidades, três textos compõem esta obra: "Gilberto Freyre - Uma introdução à Casa Grande & Senzala", "Uirá vai ao encontro de Maíra" e "Salvador Allende e a Esquerda Desvairada".

Em todos os textos é perpassado aquela mensagem de Jorge Amando, "que só vivendo se pode aprender a ciência dos livros". Por outro lado, uma outra mensagem de fundo se faz forte: a de que é importante nos inventar, nos assumir... Veja a sua crítica aos intelectuais:
"Aliás, não seria justo esquecer, nesta altura, que nenhuma das obras clássicas das ciências sociais é explicável por suas virtudes metodológicas. Muito ao contrário. Tudo que se produziu com extremo rigor metodológico, fazendo corresponder a cada afirmação a base empírica a que se assenta, e tudo quantificado e comprovado estatisticamente, resultou medíocre. O cientista, aparentemente, só necessita aprender métodos e estudar metodologia, para esquecê-los depois".

Eis aqui o velho e bom Darcy com três curtos textos nos mostrando pitadas de sua genialidade e possibilitando conhecer um pouquinho mais nosso país, nossa cultura, nossa história, nossa gente, nós mesmos. Afinal, ainda aquela pergunta mítica nos funda: quem somos nós?

Américo 03/09/2014

Três ótimos ensaios do grande Darcy Ribeiro.