Fernanflor

Fernanflor Sidney Rocha

Resenhas - Fernanflor

Caio380 09/05/2016

Sensivelmente pesado
Acabei de ler ao livro de Sidney Rocha. Foi uma leitura rápida, intensa, sensível e pesado.
Fernanflor é existencial, não linear, atemporal e suave. Tenho como quase convicção que foi esse livro que me escolheu numa amanhã de domingo singular quando a vida me concedeu a oportunidade de ler a entrevista do autor ao Jornal Rascunho intitulada de “O cadáver na porta do quarto” – a identificação foi imediata. Prometi a mim mesmo que deveria ler o livro.
A cada pagina virada uma lágrima caía. Ora de alegria, ora de tristeza. Não é fácil lidar com os demônios que habitam a consciência. Fernanflor alimentou o demônio da dúvida e da negação, da esperança e o do humanismo. Meu coração ficou em festa, minha consciência num limpo.
Ainda não consegui digerir as reflexões presentes na história de Jeroni Fernanflor. O que faz o livro merecer uma segunda, terceira e quarta releitura.
Fernanflor é um livro fácil de ser lido devido à estrutura da narrativa e a qualidade da edição.
Prometo rele-lo e em breve edito essa breve resenha.

"A vida é sonho. Como pode sofrer tanto por algo que só foi talvez?"

Biblioteca Álvaro Guerra 19/09/2022

O romance de Sidney Rocha passeia pela existência deste artista que, desde jovem, ousa perscrutar os caminhos do próprio destino. Sem se ater aos detalhes reais, transcende os significados do literário e do não literário. Atribui capítulos às cores, significados a lugares, sensações a pessoas retratadas em telas e, finalmente, o romance se compõe de ondas que, indo e vindo, demonstram um mimetismo do que seria um artista plástico em seu processo de inspiração para a vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573214840

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573214840