Lidere sua Mente

Lidere sua Mente Augusto Cury

Resenhas - Lidere sua mente

Liliane 23/03/2024

O psiquiatra mais lido no mundo, Augusto Cury, enfatiza o quanto é importante conduzir os pensamentos de forma positiva de maneira que o homem torne-se líder da própria mente.
Ele exemplifica como mentes poderosas podem influenciar para o bem ou para o mal, citando respectivamente Jesus e Hitler, entre outros.

otsbituca 21/08/2023

*Algum Título Legal*
Um livro curto que me fez refletir sobre algumas coisas e despertou muito o meu interesse por livros do mesmo gênero, com uma pegada mais para psicologia e tudo mais...

Davi.Paiva 06/12/2022

Muito bom para começar a conhecer a escrita do autor.
Link Amazon: https://amzn.to/3VDp0O9

Conheci este livro por acaso graças a uma amiga do trabalho que queria se desfazer de algumas obras e eu resolvi fazer a leitura desta antes de fazer a doação a uma simpática passageira que conheci no transporte público na data em que terminei a leitura (eu tenho essa habilidade de conhecer gente aleatoriamente). Algum tempo depois, aproveitei que ela estava de graça na Amazon e adquiri o e-book para Kindle.

Confesso que a subestimei por conta de seu tamanho. A escrita de A. Cury é um pouco complexa para mim porque lida com termos familiares a quem estude a área de atuação dele ou esteja ciente das pequisas no ramo, como as janelas traumáticas ou o duplo P. Na versão impressa eu tive que voltar para reler os significados enquanto no Kindle eu destaquei o trecho e depois era só voltar para ter uma plena compreensão. 1 a 0 para quem gosta de ler e-books...

Tive pouco a absorver do livro porque não sou tão público alvo do mesmo. Sei como drogas afetam a tomada de decisões tanto por pesquisas quanto por convívio com viciados (tenho um pai alcoólatra). Todavia, como não consumo bebida alcoólica nem socialmente, este foi um dos trechos que li por cima.

"Lidere sua Mente" ainda tem um capítulo inteiro a usar Jesus como referência da liderança da própria mente e como liderava a de outros. Não podemos esperar menos de um autor que dedicou tantos livros a examinar a personalidade de Cristo.

Apesar de tudo, "Lidere sua Mente" não é um livro ruim. Pelo contrário. Eu até o indico a quem seja de tal área ou queira começar a conhecer a autoajuda de A. Cury.

Recomendo!

E para quem curte os meus resumos, lá vamos nós!

Logo de cara o autor já começa fazendo uma crítica ao sistema educacional que nos ensina várias coisas, mas não a nos reconhecermos e nem a identificarmos o nosso Eu (não tiro a razão dele, embora também não ignore que o sistema público só forma pessoas com conhecimentos mínimos para o mercado de trabalho enquanto o sistema privado preza pela entrada de alunos nas faculdades) e ensina significado dos termos que mencionei: as janelas traumáticas (o que entendi como um TEPT) e o duplo P (duplo poder: poder de encarceramento do Eu e da expansão da janela doentia. Algo como "trancar dentro de si a sua personalidade/essência e ainda se deixar levar pelo trauma que sofre).

Nos capítulos seguintes temos o reforço de como as drogas e as fobias exigem tratamento porque tiram toda a capacidade de decisão da pessoa e a transformam, respectivamente, em um zumbi e uma pessoa que se isola de eventos por conta de um trauma.

Depois é preciso ver como a liderança da própria mente exige assumir um protagonismo da própria vida e da importância de seus próprios atos. O autor exemplifica isso afirmando como construímos um argumento recorrendo a várias informações que possuímos em poucos segundos tal qual um artista precisa de pouco tempo para realizar uma arte em determinadas situações.

Não se inferiorizar e nem se elevar, reconhecendo a si mesmo como um igual a qualquer outro, gerir pensamentos e emoções, evitar discriminações e não ser autopunitivo (isso é ser um carrasco de si mesmo, como define o autor) são formas de se autoliderar e alcançar uma grandeza.

Vih braz 26/05/2022

Eu nunca tinha lido um livro meio q de auto ajuda, mas enfim esse até q eu li só por ler msm
Mas é um livro rápido e que mostra como você pode entender a si próprio

NatAlia.Sousa 24/01/2022

Uma das áreas mais complexas da psicologia é entender que a construção de pensamentos é multifocal, e não unifocal. De acordo com a teoria da Inteligência Multifocal, desenvolvida por Augusto Cury, isso significa que construímos pensamentos e não apenas porque queremos construí-los conscientemente, enfim, pela decisão do eu.

robertals 16/10/2020

Revigorante. Leitura rápida e prazerosa.
O livro é de rápida leitura e Augusto Cury cita nele maneiras de controlar a própria mente, além de mostrar que uma mente liderada é capaz de controlar as emoções, entender os próprios conflitos e agir somente depois de pensar. Em outras palavras, Augusto diz que cada um é protagonista do teatro mental e que somos responsáveis de como reagimos diante dos desafios da vida. Muitas pessoas não se tornam agentes de su própria história pelo fato de se renderem às desilusões da vida e se entregarem a traumas e decepções. Foi muito gratificante ver a citação do Augusto a respeito de Jesus Cristo, que é o principal a nós ensinar a sermos autores se nossa própria história.

Ana 28/08/2019

Surpreendente.
Uma obra curta e rápida de ler. Ela te leva a pensar e repensar sobre si mesmo. Ela te choca e te acalma ao mesmo tempo. É algo que vai ficar ecoando na sua mente por horas e horas.

Carolini 13/05/2018

Ótimo, aborda aspectos sobre liderança e determinação....

Nathalia Almeida 10/01/2017

Auto conhecimento
Deve -se aprender a gerir seus pensamentos e emoções. Ninguém pode ser um grande líder no teatro social se primeiramente não o for no teatro psíquico.