O beijo de Rudra

O beijo de Rudra Ana Lúcia Merege

Resenhas - O beijo de Rudra

mara sop 16/09/2021

Trevas versus luz
Aqui nós temos uma misteriosa mulher das trevas que encontra um dos homens mais iluminados de todos os tempos, Sidarta Gautama, o Buda, e lhe conta sua história.

Gauri é apenas a filha de um mercador que acaba dando de encontro com Rudra na estrada, quando ele lhe dá uma missão. Contar a todos que a cidade está condenada, que devem fugir levando apenas o que conseguem carregar pois os filhos do carneiro estão chegando trazendo a morte.

Como ela é apenas uma menina, ninguém acredita nela, até que seu irmão mais velho volta de uma viagem dizendo que os filhos do carneiro haviam tomado outra cidade e estavam a caminha de lá. O caso é levado às autoridades, e parte deles desconfiam que Gauri é [*****]mplice do exército inimigo, então ela e o irmão são obrigados a seguir junto com o grupo para fazer oferendas ao deuses e encontrar Rudra, que esclarecerá a questão. Mas sabe como são os homens, não é mesmo? É claro que isso daria a maior confusão.

Eu estava bem motivada para ler algo sobre a Índia, já que nos últimos dois dias eu estava pesquisando um pouco sobre a história indiana da Idade do Bronze (tenho uma verdadeira predileção por esse período), e esse conto casou direitinho com o momento histórico que eu estava descobrindo.

Acontece que durante o período védico, um povo ariano (atuais iranianos) conquistaram a Índia, que na época era mais tribal do que propriamente formada por reinos maiores e poderosos, impondo o sistema de castas que dura até hoje. E os povos arianos tinham a pele muito mais clara do que os nativos, o que casa super bem com a descrição do povo da cidade de Gauri e o do exército inimigo. E eu simplesmente amei isso!

Outra coisa muito bacana que descobri é que Rudra, séculos depois acabou se tornando Shiva, e que uma das esposas desse deus se chamava mesmo Gauri, e eu achei simplesmente genial! Excelente ideia da Ana Lúcia!

Preciso dizer que só abriu meu apetite por mais histórias da autora? Sim ou com certeza? Rsrsrs

A dúvida agora é se leio primeiro O ouro de Tartessos ou A caverna de Zakhintos... Ó dúvida cruel!

alinepickles 21/04/2020

null
Senti saudade dos imortais e resolvi visitar Gauri. Descobri sua história e conheci Rudra, mais um dos deuses que conseguiu transformar um humano em imortal, mostrando que cada um desses deuses, transforma os seus de uma maneira diferente, porém, sua conexão com ele se mantém forte

Marcos Antonio 26/07/2017

O beijo de Rudra
Tempos de Sangue e eu pensei que era de Eduardo Kasse, mais foi muito bom, é uma mortal da cidade de Kukkutarma que se encontra com o deus guerreiro Rudra que lhe dá o beijo da imortalidade, e Gauri que é a mulher transformada se encontra com Gautama (buda) e os dois aprendemjuntos uma grande lição.

Marcos Pinto 05/01/2017

Merege traz uma contribuição muito interessante para a série de Eduardo Kasse, principalmente no aspecto da diversidade. Isso porque a autora aborda a mitologia hindu, algo que acontece com menos frequência na literatura nacional. Ou seja, o texto ganha um ar de novidade, algo raríssimo atualmente.
O ponto forte da obra é a protagonista bem construída, forte e que, apesar de certas dúvidas e hesitações, mostra-se altamente guerreira. Também deve ser salientado o bom trabalho com os aspectos culturais e a ousadia de trazer um ícone religioso como um personagem. Isso apenas confirma mais uma vez a Ana Lucia Merege como uma autora de talento e personalidade.
O Beijo de Rudra é um conto que precisa ser conferido, não apenas por fãs da série, mas por todos. Sem dúvidas, você vai gostar.

Uma citação: “Apavorados, os sacerdotes se atiraram ao solo, rezando feito loucos em meio aos gritos dos guerreiros, o tinir de armas e o cacarejar agudo das aves. Rudra estava de pé sobre um monte de terra e empunhava seu arco, o rosto vermelho sob a cinza, iluminado pelos raios que cruzavam o céu.”

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2017/01/resenha-contos-da-serie-tempos-de-sangue.html