Conversando sobre economia com minha filha

Conversando sobre economia com minha filha Yanis Varoufakis

Resenhas - Conversando sobre economia com minha filha

jmouramachado 21/01/2021

Perfeito
Esse livro entrega a pílula vermelha para reconhecermos a Matrix em que vivemos.
Recentemente eu tenho tomado uma pílula vermelha por dia pra cair na real sobre tudo que me rodeia. E tem dado certo.
Agora consigo identificar as explorações absurdas em que um ser humano coloca outro para conseguir poder, poder e mais poder.
O livro consegue abordar um assunto que facilmente seria chato, de uma forma muito didática e descontraída.
Recomendo muito!
Guilherme Tonon 21/01/2021minha estante
Comentário perfeito ??

Ivan 30/12/2023

Economia de forma simples e didática
Bom livro, que apresenta de maneira simples e didática os conceitos básicos sobre economia, como se fosse uma conversa no dia a dia, usando histórias e analogias.

Um ponto que deve ser considerado é que o autor desenvolve alguns raciocínios sem o devido embasamento em premissas racionais, usando como base suas próprias ideologias.

Marcelo 06/09/2023

Conversando sobre economia com minha filha
Excelente livro para entender os conceitos básicos sobre economia e como funciona a economia de mercado.

Luzinho 29/11/2016

Longe do lugar comum
Em primeiro lugar, o autor de desafia a uma árdua missão: explicar economia com facilidade. Consegue fazer a contento. Passa Por conceitos complexos como inflação e desemprego com exemplos magníficos. Isso traduz um bom pensamento, ou seja, quando um assunto árido se torna simples.
O segundo ponto mais relevante é: um livro que se propõe a tirar o pensamento econômico do lugar comum e fazer uma reflexão critica dos limites da economia, se é que ele tem. Na composição da obra, uma pessoa com espírito desarmado e liberdade de pensamento no mínimo será obrigado a questionar alguma dogmas que tomam o lugar comum do debate econômico.
Por fim, não posso deixar de destacar uma frase que resume, sem sombra de dúvidas uma questão importante que é abordada com maestria: "... Todos os bebês nascem nus, no entanto, alguns já nascem predestinados a vestir roupas caríssimas, enquanto outros já nascem para passar fome".

Leonardo.Marques 19/04/2022

Esclarecer e provocativo
O livro traz em uma linguagem simples e próxima temas que a princípio são sempre tratados de forma extremamente técnica e complexas. Esclarecendo e levando a um fácil entendimento sobre as percepções do autor sobre nossa sociedade e economia.

Thirodrigues recomenda 15/05/2023

Uma boa transposição de conhecimentos econômicos
A proposta do livro na verdade é uma palestra pra filha, que deve ser pelo menos do ensino médio. Trás alguns temas de economia com exemplos bem didáticos. Fica nítido pela fala que ele vê a economia pelo olhar da sua função anterior, ministro de finanças da Grécia.

Luiza 19/04/2021

Adorei esse livro! Muito bom para aprender conceitos básicos econômicos!! Recomendo para quem quer iniciar estudos nessa área

Nati 02/11/2022

A nossa pílula vermelha
Yanis escreve este livro para sua filha em que busca entender conceitos de economia (e consequentemente política) de forma simples e acessível com analogias do seu contexto.
Este livro é atual e traz a tona pensamentos de ambas vertentes políticas no mundo hoje e como se baseiam para explicar seu ponto de vista. Ex: qual política monetária faz mais sentido em momentos de crise e pq. De fato a leitura é acessível e os exemplos ainda que não sejam da realidade brasileira se encontra diversas semelhanças.
Demorei pra engrenar no livro pois alguns momentos os exemplos baseados na realidade europeia ou de filmes me deixam um pouco confusa rsrs. Recomendo para quem acha difícil entender conceitos chaves para minimamente começar a ter senso crítico sobre economia.

GABRIELinHELL 08/06/2023

Uma Obra Brilhante!
Com uma escrita habilidosa e perspicaz, Varoufakis desmistifica a economia, tornando-a fascinante para leitores de todos os níveis de conhecimento. É uma leitura obrigatória!