Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

applenewton 12/02/2024

é bom, só não tantobquanto a série
é a primeira vez que eu prefiro a adaptação de uma obra do que a obra mesmo em si. a série, pelo menos na primeira temporada, detalha muito mais os motivos e as situações ruins da hannah. inclusive eu tive mais empatia com a personagem da série do que a do livro. mas levando em conta as polêmicas que o livro teria se fosse o contrário, faz sentido o autor ter dado uma amenizada na escrita desses eventos. é bom, prende a atenção.

nicookie 05/02/2024

Simples, coerente, suficiente.
Embora usa de um mecanismo antiquado para dar vida a sua história (fitas cassete), Asher consegue aqui, reunir fatos interessantes - e muito reais - da vida de jovens, principalmente, nos dias atuais.

Falar sobre su1cid10 é sim uma tarefa difícil e pesada, é um tema sombrio e muita das vezes, brusco, mas o autor faz isso de maneira tão simples, que torna leve (não no sentido de ser aceitável, e sim de ser entendido).

Asher consegue contar uma história e ao mesmo tempo conscientizar a gente sobre algo tão real e atual, é incrível! Até os motivos que por muitas das vezes são banalizados, aqui são tidos como coisas que verdadeiramente importam e tem seu impacto. Narrar isso de uma maneira adolescente sendo ouvida/vista por uma perspectiva também adolescente fez toda a diferença, não tem julgamentos e tudo é coerente e faz sentido, é uma história boa, tem personagens bons e a conscientização vem de maneira explícita, mesmo que seja ?apenas? ficção.

Eu gostei bastante do livro.

(Se por acaso, precisarem de ajuda e quiserem desabafar sobre qualquer coisa, procurem o projeto Help da sua cidade)

tjcarvalho 01/02/2024

13 porquês..
O LIVRO QUE INSPIROU A SÉRIE
O que eu imaginei? Depressão, lógico.
Tem? Claro que tem, mas é muuito razo.
Achei que nunca diria isso, mas a série é melhor do que o livro

abstratei 29/01/2024

Não é um livro fácil de terminar, e quando você termina, você não sabe nem o que dizer (estou assim agora). Apesar disso, ele traz um tabu muito importante a tona, o suicídio, através da personagem Hannah. Ele mostra a visão de alguém que implora por ajuda de forma discreta, nos faz perceber que a verdade está presente nos pequenos detalhes. Por ter duas narrativas ao mesmo tempo, podemos ter acesso à mente de Clay, o personagem no qual ouve as fitas faladas de Hannah, desabafando e explicando os 13 motivos principais para chegar a escolha de acabar com sua vida. Compartilhamos junto com Clay a dúvida, a raiva, a dor, a incompreensão, o arrependimento de não ter percebido tudo antes. Ler esse livro são várias emoções, e é uma experiência única em que todos deveriam passar para entender que, às vezes, um pequeno motivo pode ser o estopim de algo para alguém.

Sofia136 24/01/2024

Esse eu diria que esse livro é de emoções. Emoções que você sente em cada página. Emoções que você vê na Hannah e no Clay. Emoções que você simplesmente sente o livro inteiro.

Esse foi o primeiro livro que fez eu "sentir" des da primeira página até a última, oque para mim foi diferente. Também por retratar um tema real que eu nunca cheguei a prestar tanta atenção assim esse livro tenha me feito pensar, pensar muito. Pensar na vida. Pensar em mentiras. E pensar em como uma bola de neve tão pequena se tornou grande e brutal com coisas que poderiam não ter acontecido e como ela poderia ter sido facilmente evitada e diminuída por coisas tão bestas.

André 24/01/2024

Necessário
Um livro com temas que é muito necessário nas escolas e no meio da sociedade, muitas pessoas passam por tudo que a Hannah passou algumas tentam pedir ajuda, só que o povo não vê e muitas vezes acha que é uma brincadeira e não leva a sério. Muitas pessoas deveria ler e prestar atenção ao redor para estar disposto ajudar com alguma palavra.

Clara.gianna 17/01/2024

Prefiro a série mas ainda assim é impactante
Assisti a série primeiro e depois li o livro, claro que a série é bem mais forte, mais impactante pelas imagens. Há algumas pequenas diferenças mas segue a história sem pular nenhuma parte. O livro achei mais corrido, enquanto a série foi bem pontuada.

E um livro envolvente , fluído e com uma mensagem triste, porém válida. E que pode ajudar muita gente na mesma situação.

O final do livro mesmo sendo previsível traz a sensação de que vivemos de maneira errada, digo isso no sentido de estarmos acostumados a normalizar tudo,achar comum atitudes que muitas vezes fazem mal a outras pessoas.Vivemos em uma sociedade que prefere sempre tapar os olhos diante de situações e problemas que requerem um pouco mais de esforço para resolver.

Os 13 porquês é um livro que nos faz refletir sobre nossas atitudes, contribui para que pensemos mais sobre o tema e isso acaba nos ajudando a observar pequenos detalhes que antes passavam despercebidos.

Muitas vezes pessoas ao nosso redor estão precisando de ajuda e não nos damos conta disso. Além disso enfatiza o tempo todo o quanto somos capazes de afetar a vida de outras pessoas e na maioria das vezes de forma negativa.

Portanto é um livro que nos faz pensar em como podemos ser melhores, como podemos ajudar quem precisa e até mesmo como podemos nos ajudar caso esse seja o caso.
Suicídio não é a solução, porque a cada comentário ruim ou fase ruim da vida não define tudo o que e a vida realmente, a vida vale a pena! Requer paciência e dedicação.

Isadora958 17/01/2024

Um desserviço pra humanidade
Se me pedissem pra recomendar um livro, eu simplesmente não lembraria de citar esse. Sinceramente, eu prefiro fingir que não li. Por mais que tenha me impactado e me feito chorar horrores, hoje, anos depois de ter lido, não recomendaria e, ouso dizer, é uma patacuada sem tamanho que só existe pra dar ideias de como ir de arrasta pra cima.

thai :D 16/01/2024

Infelizmente fui negativamente surpreendida, achei uma leitura entediante, assim como a adaptação da Netflix se tornou após a primeira temporada.
Lulubiis 16/01/2024minha estante
acho q esse livro tem um público alvo mmmt específico em relação a idade, não que pessoas mais velhas não possam gostar, mas eh mais difícil!! fica meio raso demais, quando li com uns 12 anos eu curti, mas hoje em dia sei SEM DÚVIDAS q não me pegaria.

Tiago 16/01/2024minha estante
Li faz anos e lembro que gostei, não é uma boa escrita, mas é fluida. Sobre a série: realmente se perdeu.

Thay Soares 16/01/2024minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião que a minha. Só hype, livro horrível

hamster de pompom 15/01/2024

Tinha preconceito por causa da série, mas o livro na verdade é bem bom. Me prendeu e dava aquela angustia de "podia ser diferente" mas aí vc lembra que nao tem mais volta sabe.

Jeandela 08/01/2024minha estante
minha idola ela

Beatriz 04/01/2024

Impactante
Li esse livro quando estava na adolescência. Me deixou impactada e me senti muito envolvida na história... Acho que até vale uma releitura!