Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

sté 23/12/2023

Motivos
Pequenos motivos. Grandes motivos. O que justificaria uma decisão desse tipo? Quantos pequenos motivos são necessários para criar um grande motivo?

Cheguei ao fim do livro e, exatamente como todas as outras vezes, não sei o que achar. Mas eu percebi uma coisa: uma parte de mim se sente como a Hanna. Não a parte que deseja se suicidar, calma. Mas a parte que está cansada de se decepcionar com pessoas. A parte que acordou consigo mesma em não se submeter mais a isso. Não me lembro exatamente quando isso aconteceu, mas eu fechei as minhas portas e não consigo mais abrir. Ao menor sinal de que alguém pode se aproximar e bagunçar as coisas pra mim, eu me fecho novamente.

dafuna 22/12/2023

"Sua carteira vazia. O fato de que você não voltaria mais. "
Sem palavras pra esse livro. É tão incrível a forma em que a Hannah consegue ser tão confusa e tão completa ao mesmo tempo, tão vazia mas tão cheia de tudo.

Acho que esse livro pesou um pouco demais pra mim, talvez pelos meus históricos depressivos ou talvez por me ver nos dois personagens principais: Clay, que sente medo de agir, e Hannah, que "não aceita" ajuda dos outros. E eu sempre vou amar esse livro por isso.

Depois desse desabafo, vou deixar algumas das minhas citações favoritas aqui, para eu nunca me esquecer delas.

"Eu queria morrer.
Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério. "

"Será que conseguirei, alguma vez, assumir o controle da minha vida? Será que sempre serei empurrada e maltratada pelas pessoas em que confio?"

"Será que a minha vida alguma vez tomará o rumo que eu quero?"

"Vocês não sabem o que eu estava se passando no resto da minha vida. Em casa. Nem mesmo na escola. Não sabem o que se passou na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam uma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga parte da vida de alguém, você estraga a vida toda dessa pessoa.
Tudo? é afetado."

"Suicídio. Tenho pensado nisso. Não muito a sério, mas tenho pensado nisso.?

Joao366 18/12/2023

Os 13 Porquês
Assisti as duas primeiras temporadas dessa série e apesar de ter gostado, eu dei uma pausa porque achava pesadíssima, cheia de gatilhos pra mim, me impactou real mesmo.
Já tinha o livro há um bom tempo e resolvi dar uma lida nele pra ver se era tão pesado quanta a série.
Apesar do conteúdo ser basicamente o mesmo da série, o livro não me impactou tanto quanto, talvez por não ser tão gráfico...
Não foi uma leitura ruim e nem extraordinária, foi rápida, fluída, mas bem morna.
Cada um sabe onde onde dói, longe de mim julgar os motivos da dor de alguém, mas eu acho que o autor poderia ter colocado motivos melhores pra protagonista hein, um dos exemplos que posso dar é a lista de gostosas/não gostosas, isso não me desce manos ksksksk aliás, esse livro é um prato cheio de motivos por eu odiar histórias com adolescente...
Eu acho que o autor deveria ter abordado melhor o tema do livro, a depressão e o suicídio. Na minha opinião foi bem pobre e fútil (claro, nem tudo foi fútil, não posso citar por ser spoiler dos grandes), mas enfim...imagino adolescentes lendo esse livro que talvez estejam passando por problemas parecidos...
raiennes 18/12/2023minha estante
tive a mesma opinião com esse livro!
não que todos os motivos fossem fúteis, mas a boa maioria é algo que acontece com todo adolescente e o perigo de ligar essas situações ao suicídio me deixou enjoada?

Joao366 18/12/2023minha estante
@raiennes, eu fico pensando um adolescente passando pelos mesmos problemas pequenos da protagonista e achando que vai resolver se suicidando... pesado isso, muito mal abordado nesse livro

raiennes 19/12/2023minha estante
sim!!! eu penso o mesmo, associar pequenos conflitos a algo tão permanente como suicidio!
mas vendo a série e livro, acho a série muito mais gráfica e apelativa, então ela é ainda mais perigosa do que o livro

- Gii - 08/12/2023

?????
Esse livro é uma conversar com a depressão.
Abordar a difícil vivência, na adolescência, não é fácil ler esse livro.

Nati.Maganhin 07/12/2023

A série
Achei a série bem superior ao livro, mesmo com as temporadas a mais que ninguém gosta. A história é melhor contada e faz mais sentido lá, apesar de ela ser bem similar ao livro, aqui há algumas pontas soltas que me agoniaram.

BangoBook 01/12/2023

Não sei oque é pior o Livro ou a Série
Para piorar toda a situação que, aparentemente, pelo oque o livro demonstrou, Hanna nao passava de uma adolescente que precisava chamar a atenção mesmo depois de sua morte. Nao acho que o livro tratou de temas sensíveis com a devido relevancia e digo o mesmo da série, oque foi até pior pois mudou a forma como a personagem tirou sua vida apenas para chocar.
Temas assim tem que ser tratados de maneira mais séria.
O livro te prende apenas para saber oque o Clay fez e quando chega nessa parte é ridículo, o livro deixou parecer que Hanna apenas colocou Clay para tortura-lo psicologicamente, fazendo parecer, mais uma vez, que a personagem só queria chamar a atenção.

juderezende 28/11/2023

Foi uma leitura interessante, mas esse é um dos casos que a adaptação é melhor.
Não sei se foi pelo fato de que o livro é muito corrido, a gente não tem ligação emocional com os personagens, os motivos da Hannah são narrados de forma tão superficial.
Não foi um livro que me marcou, mas valeu para passar o tempo. Talvez eu tenha uma melhor concepção dele numa segunda leitura.

Eduarda 26/11/2023

Interessante
é um livro bom que até te intriga para continuar para saber, confesso quesó não abandonei o livro apenas para saber o que o clay tinha feito

Https_absch 18/11/2023

"Você não pode interromper o futuro,nem modificar o passado"
"Muitos de vocês se importaram comigo, mas não o bastante. E isso... isso é o que eu precisava descobrir"
Muitas vezes você está cercada de pessoas que estão do seu lado, mas não para te dar aquele suporte que precisa, acabando por cair aos poucos na ansiedade e depressão, te levando a não confiar nas pessoas pois tantas que te magoaram no passado.

"O que precisa parar? Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida."
Essa frase diz muita coisa sobre como é se sentir como a Hannah se sentiu e o que a levou a fazer isso com a vida dela.
Achei o livro razoavelmente bom, pó da a uma ideia inicial do que foi abordado na série baseada nele, chamada 13 reasons why da netflix, onde está presente muitos problemas físicos e mentais abordados durante as suas 4 temporadas, porém com assuntos que podem ser gatilhos para pessoas que passam por isso.

Roberta142 11/11/2023

Polêmico
Reler "Os 13 porquês" me fez pensar muito sobre a minha adolescência. A primeira vez que li, ele impactou demais e acabou trazendo sentimentos bem desconfortáveis. O que piorou quando assisti a adaptação. Mas hoje em dia, apesar de achar o assunto ainda muito delicado, outros aspectos me chamaram mais atenção e que acendeu o sinal de alerta.

Claro que ele é polêmico pelo assunto que aborda, mas o que me deixou ainda mais desconfortável é que foi escrita por um homem... Não sei bem o que dizer, mas um homem escreveu cenas pesadíssimas contra mulheres e esse desconforto foi imenso quando me dei conta disso nessa releitura.

Posso estar soando confusa, mas se você já leu, sabe o que encontramos nessa narrativa. Então sim, eu me senti incomodada demais ao saber que um homem tinha escrito sobre aquilo e narrando como se fosse uma adolescente. Não sei se consegui me explicar bem, mas se fosse uma mulher que tivesse escrito seria menos desconfortável.

JAlia 06/11/2023

13 razões
A primeira vez que ouvi falar da série foi no seu auge, quando eu ainda estava no colégio. Lembro de ter enjoado dela sem nem ter assistido, pelo simples fato de todo mundo só focar e falar nisso. Acredito que os professores também estavam saturados de corrigir redações com a série mencionada na alusão histórica kkkk. Ainda assim decidi ler o livro por acaso e não me arrependo. Até o momento não assisti a série (planejo iniciar nos próximos dias) e acredito que deve-se a ela essa média de 3 estrelas dada ao livro. Na minha opinião, não achei que o livro romantizou o suicídio como ouvi muitas pessoas falarem. O livro foi muito bem construído, abordado de forma criativa também (quem iria imaginar o uso das fitas para relatar as razões. Achei uma ideia bem criativa). O que acontece é que muitas pessoas botam expectativas demasiadas e acabam não encontrando o esperado, uma história de cair o queixo ou chocar o leitor. O livro aborda um tema muito importante, pouco debatido atualmente e principalmente na época do seu lançamento, mas não é algo fora do comum. São razões pelas quais acabaram com uma vida. Razões que podemos considerar insignificantes, mas para o outro não é. Percebemos com isso que as pessoas que causam dor a outra estão mais doentes do que a própria vítima. Esta estória deveria ser uma leitura obrigatória, deveria causar desconforto o suficiente para ser mais debatido na Internet, em salas de aula, entre amigos, em vários espaços. Ainda existe muito preconceito com o tema, apesar do espaço que ele ganhou pós pandemia. O livro mostra que não é um único fato que leva uma pessoa a cometer suicídio. Aquele fato foi a gota necessária para transbordar o copo, é uma bola de neve, uma sucessão de acontecimentos que levam uma pessoa a cometer tal ato contra si mesma. Hanna pede ajuda de diferentes formas. Os sinais muitas vezes estão ali e escolhemos ignorá-los por achar que o problema do outro não é nosso. Muitas vezes não é, muitas vezes é algo pessoal, mas uma palavra de conforto muda uma decisão. Hanna buscou até sua última fita uma palavra de conforto, o suficiente para fazê-la desistir. E pq? Pq ela queria acabar com a dor e não com a sua vida. A ficção nos faz refletir muito sobre as pessoas que estão próximas à nós, sobre como a Internet está doente, sobre o que leva uma pessoa que está do outro lado da tela ir em uma postagem para criticar e falar mal do outro. Precisamos refletir sobre os nossos atos, falar mais sobre o suicídio, sobre a depressão, sobre a ansiedade. Uma obra maravilhosa, que me fez refletir bastante e indico muito.

Joycediles 03/11/2023

Os 13 porquês é um livro pesado, mas a curiosidade que me despertou me fez não conseguir parar de lê-lo.

Juliaa13 30/10/2023

O livro não aprofunda em um caso, são vários e variados, não há foco.
A atenção do leitor fica dividida e o desfecho de cada capítulo não causa tanta emoção quanto deveria causar.