Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Eduarda 26/11/2023

Interessante
é um livro bom que até te intriga para continuar para saber, confesso quesó não abandonei o livro apenas para saber o que o clay tinha feito

Https_absch 18/11/2023

"Você não pode interromper o futuro,nem modificar o passado"
"Muitos de vocês se importaram comigo, mas não o bastante. E isso... isso é o que eu precisava descobrir"
Muitas vezes você está cercada de pessoas que estão do seu lado, mas não para te dar aquele suporte que precisa, acabando por cair aos poucos na ansiedade e depressão, te levando a não confiar nas pessoas pois tantas que te magoaram no passado.

"O que precisa parar? Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida."
Essa frase diz muita coisa sobre como é se sentir como a Hannah se sentiu e o que a levou a fazer isso com a vida dela.
Achei o livro razoavelmente bom, pó da a uma ideia inicial do que foi abordado na série baseada nele, chamada 13 reasons why da netflix, onde está presente muitos problemas físicos e mentais abordados durante as suas 4 temporadas, porém com assuntos que podem ser gatilhos para pessoas que passam por isso.

Roberta142 11/11/2023

Polêmico
Reler "Os 13 porquês" me fez pensar muito sobre a minha adolescência. A primeira vez que li, ele impactou demais e acabou trazendo sentimentos bem desconfortáveis. O que piorou quando assisti a adaptação. Mas hoje em dia, apesar de achar o assunto ainda muito delicado, outros aspectos me chamaram mais atenção e que acendeu o sinal de alerta.

Claro que ele é polêmico pelo assunto que aborda, mas o que me deixou ainda mais desconfortável é que foi escrita por um homem... Não sei bem o que dizer, mas um homem escreveu cenas pesadíssimas contra mulheres e esse desconforto foi imenso quando me dei conta disso nessa releitura.

Posso estar soando confusa, mas se você já leu, sabe o que encontramos nessa narrativa. Então sim, eu me senti incomodada demais ao saber que um homem tinha escrito sobre aquilo e narrando como se fosse uma adolescente. Não sei se consegui me explicar bem, mas se fosse uma mulher que tivesse escrito seria menos desconfortável.

JAlia 06/11/2023

13 razões
A primeira vez que ouvi falar da série foi no seu auge, quando eu ainda estava no colégio. Lembro de ter enjoado dela sem nem ter assistido, pelo simples fato de todo mundo só focar e falar nisso. Acredito que os professores também estavam saturados de corrigir redações com a série mencionada na alusão histórica kkkk. Ainda assim decidi ler o livro por acaso e não me arrependo. Até o momento não assisti a série (planejo iniciar nos próximos dias) e acredito que deve-se a ela essa média de 3 estrelas dada ao livro. Na minha opinião, não achei que o livro romantizou o suicídio como ouvi muitas pessoas falarem. O livro foi muito bem construído, abordado de forma criativa também (quem iria imaginar o uso das fitas para relatar as razões. Achei uma ideia bem criativa). O que acontece é que muitas pessoas botam expectativas demasiadas e acabam não encontrando o esperado, uma história de cair o queixo ou chocar o leitor. O livro aborda um tema muito importante, pouco debatido atualmente e principalmente na época do seu lançamento, mas não é algo fora do comum. São razões pelas quais acabaram com uma vida. Razões que podemos considerar insignificantes, mas para o outro não é. Percebemos com isso que as pessoas que causam dor a outra estão mais doentes do que a própria vítima. Esta estória deveria ser uma leitura obrigatória, deveria causar desconforto o suficiente para ser mais debatido na Internet, em salas de aula, entre amigos, em vários espaços. Ainda existe muito preconceito com o tema, apesar do espaço que ele ganhou pós pandemia. O livro mostra que não é um único fato que leva uma pessoa a cometer suicídio. Aquele fato foi a gota necessária para transbordar o copo, é uma bola de neve, uma sucessão de acontecimentos que levam uma pessoa a cometer tal ato contra si mesma. Hanna pede ajuda de diferentes formas. Os sinais muitas vezes estão ali e escolhemos ignorá-los por achar que o problema do outro não é nosso. Muitas vezes não é, muitas vezes é algo pessoal, mas uma palavra de conforto muda uma decisão. Hanna buscou até sua última fita uma palavra de conforto, o suficiente para fazê-la desistir. E pq? Pq ela queria acabar com a dor e não com a sua vida. A ficção nos faz refletir muito sobre as pessoas que estão próximas à nós, sobre como a Internet está doente, sobre o que leva uma pessoa que está do outro lado da tela ir em uma postagem para criticar e falar mal do outro. Precisamos refletir sobre os nossos atos, falar mais sobre o suicídio, sobre a depressão, sobre a ansiedade. Uma obra maravilhosa, que me fez refletir bastante e indico muito.

Joycediles 03/11/2023

Os 13 porquês é um livro pesado, mas a curiosidade que me despertou me fez não conseguir parar de lê-lo.

Juliaa13 30/10/2023

O livro não aprofunda em um caso, são vários e variados, não há foco.
A atenção do leitor fica dividida e o desfecho de cada capítulo não causa tanta emoção quanto deveria causar.

Lara74 27/10/2023

O livro em si é bom, e o modo como vai decorrendo a história é o que prende a pessoa a continuar lendo. Retrata um assunto delicado, então não é muito bom para quem não são acostumados. Eu gostei da leitura, mas não é minha favorita. É o livro de uma tarde.

manuella215 21/10/2023

Meh
Eu não sei o que achar do livro, ele é bom mas não é ?o livro da minha vida?, acho que criei expectativas demais pra ele, por causa da série (que por sinal, eu adorei) e acho incrível esse livro ter originado uma série muito boa, queria que tivesse mais interação com os personagens culpados, mas acho que o livro teria mais de 400 páginas se fosse assim. enfim, 3??

Ruan277 21/10/2023

Uma porcaria
O livro é td horrivel, só consegui sentir alguma profundidade no capitulo 9 e no 13 apenas, me arrastei durante td esse livro só p dizer q terminei. Talvez algm mais jovem consiga gostar mais do livro, porém n é um tema q pessoas jovens devem ler, ent acaba q o livro n é p quase ngm. Vi mt gnt dando nota positiva e a unica coisa q me vem em mente é q tanto o autor quanto essas pessoas nunca devem ter passado por depressão ou ao menos por um episódio depressivo ou algum transtorno de saúde mental.

ToniGuilher 19/10/2023

Zzzzzzzzzzzz
Livro chato da 🤬 #$%!& , nmrl, só n é pior q a série, mas krlho, nunca tinha desejado tanto para algo acabar tão rápido na minha vida.
Ruan277 20/10/2023minha estante
Pqp to em 60% disso e to achando uma merda tbm. Cada cap q passa eu fico mais indignado com td. "Me matei pq fulano e n sei mais quem sao falsos", "me matei pq fulano roubou meus bilhetinhos", "me matei pq fulana n quis ser minha amg". Fala serio, nunca vi um livro banalizar tanto o suicídio assim, só to lendo essa porcaria pq me recuso a ter dedicado horas a ele sem terminar

Capita3 19/10/2023

"Por favor, escute." ?
Sem palavras para descrever esse livro. Estou me sentindo despedaçada. Com certeza não vou supera-lo tão cedo. E francamente, espero que não.

Me deixou reflexiva do início ao fim, incontáveis as vezes em que eu parei de ler para olhar para o nada e só pensar, imaginar ou se colocar no lugar do personagem. Esse livro me fez exercitar muito da minha empatia, tal que espero por em prática no meu cotidiano. As vezes a nossa rotina é tão "corrida" e repetitiva, que nós simplesmente não paramos pra escutar e deixamos passar sinais ou pedidos de ajuda.

? Ps: Citações que me tocaram:

"As palavras dela não estão mais calorosas. Talvez ela quisesse que eu escutasse dessa forma, mas, em vez disso, elas estão clamando. Na minha mente. No meu coração."

"Tudo o que a gente realmente possui? é o agora."

"Nós caminhamos por essas ruas juntos, Hannah. Trajetos diferentes mas paralelos."

"Tem que melhorar, a maneira que tratamos uns aos outros e olhamos uns pelos outros, de alguma forma temos que melhorar. "

"Você deve ter se questionado várias vezes se tem sido uma boa pessoa... preciso que pare de se perguntar e comece a ser."

"Sem promessa de retorno."

"Por favor, escute."

LaAs165 12/10/2023

Li anos atrás e de fato gostei do livro. Essa ideia das fitas chegando aos poucos vai prendendo o leitor porque consequentemente queremos saber mais. No todo achei um bom livro, mas não um dos melhores