Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Ale 01/08/2023

Em muitas partes do livro, eu não reconheci da serie. A historia me deixou acabada, como a Hannah foi esperta e inteligente para escrever essas coisas, e infelizmente não conseguiu escrever a tempo. Achei que ela fazendo o Clay ouvir isso, foi de uma maldade sem tamanho, pois como da pra perceber ao ler as fitas, ele não merecia carregar esse peso, principalmente por ele ser sensível.

Neide22 31/07/2023

O livro me prendeu muito no início, mas a medida que eu avançava com a leitura, eu fui perdendo um pouco do entusiasmo pela história.
É uma história bem escrita. Espero conseguir me conectar mais com a série da TV que é baseada no livro.

Nathalia1007 31/07/2023

Nhe
Só li porque estava em um momento de depressão mas hoje em dia eu passo.
Escolho a caixa misteriosa.

Giovanni66 22/07/2023

É nos na fita?
Talvez hoje os treze porquês pareça uma série bem careta que pelo menos tenta falar sobre saúde mental dos jovens no ensino médio, mas na época em que foi lançada essa série fez um grande rebuliço na Internet, isso por que tratou de temas que até então não haviam sido nem pensando em ser me tratados pela mídia ou pela comunidade escolar e falando desses assuntos de maneira extremamente crua e pesada. Essa maneira crua e pesada foi muito importante para mim na fase em que estava, eu precisava ver tudo aquilo da maneira em que foi exposto pra desenvolver (de maneira talvez traumática) empatia pelo próximo, isso mesmo essa série problemática me ajudou na construção de empatia pelo próximo, eu não nego que ela fale de alguns assuntos de maneira bem irresponsável mas também não nego que ela me ajudou a entender que os sentimentos das pessoas, entender a maneira que devem ser tratadas e como tentar ajudar elas. Gostei muito da série então descobri que existia um livro, entretanto ficou na minha lista de quero ler até hoje quando decidir ler e agora não vou focar em alguns aspectos técnicos do livro, mas sim em uma coisa que achei muito interessante: em algumas fitas, pensamos quase inconscientemente que Hannah está fazendo drama isso por que parecem problemas extremamente pequenos e que ela faz por vezes furacão em copo de água, mas é exatamente neste ponto que caímos na armadilha de Jay asher, estamos invalidando a dor do próximo, diminuindo os seus sentimentos e o que essa pessoa está passando. Mesmo que o livro já tivesse passado por esse ponto, o de diminuir a dor do próximo, no meio de determinadas fitas é inevitável que se você se pegue pensando que tudo não passa de drama, isto me fez pensar como, na verdade, eu não tenho o direito algum de tentar menosprezar a dor de alguém afinal só sente quem é dono da dor. Enfim, depois desta dissertação longa que tenho certeza que quase ninguém vai ler, eu recomendo a leitura, ela é bem fluida e você vai devorar este livro muito rápido sem nem perceber, alguns personagens não foram aprofundados ficando superficiais, mas é uma ótima leitura para tirar algumas reflexões.

Eubiancasv 21/07/2023

A vida importa...
Esse livro fala sobre assuntos muito sérios. E me causaram alguns gatilhos. Mas achei importante ter lido. Porque eu me lembro das vezes em que pensei besteira e me passou pela cabeça: "e as pessoas que eu amo como vão ficar? Será que eles vão ficar bem?". Esse livro me mostrou o quanto a dor mental dói mais que a física. Minha citação favorita: "Eu queria morrer. Pensei nessa palavra muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério."

Jamilly.Genuino 18/07/2023

Amei o livro, a leitura é bem fluida.
A história é extremamente pesada e repleta de gatilhos!
Porém, fizeram um trabalho tão incrível com a série q me decepcionei um pouco com o livro

emymy 18/07/2023

Superficial, vago e decepcionante
Fazia um tempo que eu tinha visto o primeiro episódio da série, mas nunca segui adiante, na verdade nem sabia que era uma adaptação.
O começo é super cativante, e intrigante, você quer descobrir o que levou Hannah Baker a acabar com a própria vida.
E minha sincera opinião, eu detestei cada página, cada palavra, não que seja ruim, longe disso. A escrita é boa e fluida, só que é MUITA ENROLAÇÃO, quanto mais eu lia, mais parecia que não chegava a lugar nenhum. Os personagens são superficiais, o enredo é vago e cansativo, terminei cansada como se tivesse corrido 20 km.
Os temas são pesados mas sem fundamento e profundidade no desenrolar da história e desenvolvimento dos personagens é porco. Simplesmente o autor quis de toda maneira colocar a culpa em qualquer um. Péssimo, perda de tempo total.

Lobata:) 15/07/2023

Então....
Nossa nem lembro ao certo a data que eu li esse livro ,pois me recordo que peguei esse livro emprestado da biblioteca da escola ,então eu li ele no finalzinho do meu fundamental e eu tava tão entretida nesse livro que lembro até agora que demorei apenas 4 dias pra terminar ele e justo eu que enrolo pra caramba pra terminar qualquer livro, isso pra mim foi praticamente uma vitória,kkkkk
Mais em fim,esse livros é muito bom apesar de relembrar bastantes gatilhos ao decorrer da história.
E eu gostei tanto que logo em seguida foi assistir a série que passa na Netflix,kkkk

Jhennifer55 12/07/2023

?O livro foi escrito por Jay Asher e os leitores conhecem a história quando Clay Jensen recebe as fitas e começa a escutar e saber tudo o que vinha passando pela cabeça da Hannah e o que ela vinha sentindo nos últimos anos, quando se mudou para a cidade. E assim entender como tudo começou e porque teve aquele fim.?

thalita gouveia 10/07/2023

Gostei do livro, mas prefiro a série
A maioria das pessoas preferem o livro por achar ele mil vezes melhor do que a série. Entretanto, eu, particularmente, gostei muito mais da série, porque ela conseguiu me cativar mais do que o livro.

Apesar disso, o livro não deixa de ser bom. Ambos são bons, mas com finais diferentes.

Vale ressaltar que o tema abordado é de extrema importância e o autor conseguiu abordar isso no livro com grande responsabilidade.
Jamilly.Genuino 15/07/2023minha estante
Nossa, eu pensei a mesma coisa!
O livro a gnt vê somente a relação Clay e as fitas, mas na série eles conseguiram expandir muito esse mundo! Ver como as fitas afetaram a vida de todos eles é incrivelmente doloroso.

Maria1691 09/07/2023

Os treze porquês
🤬 #$%!& que livro doido! Não vou mentir, comecei o livro com 0 expectativas mas eu literalmente surtei com esse livro agora. terminei de ler ele literalmente agora e to em total choque, a história me cativou muito
só falo que recomendo muito esse livro

mykt7 04/07/2023

"E me senti entristecida por minhas próprias palavras"
Acho que a maioria aqui conhece o livro pela série então não irei aprofundar tanto.

Bem, Hannah Baker se mata tomando comprimidos, mas deixa 7 fitas contendo 13 razões pelas quais se matou, a narrativa flui entre Hannah (fitas) e Clay Jensen, e conforme lemos descobrimos os motivos e sabemos o que cada uma daquelas pessoas presentes na fita fez pra ajudar a afundar a reputação e vida de Hannah.

Não é um livro ruim, todo mundo que começa a ler ele sabe que a história gira em torno dos motivos que ajudaram Hannah a se su1c1dar, eu particularmente achei um livro razoável, não gostei tanto e com certeza não entra nem pro meu top 20, mas é uma história... é, é uma história.

gatilhos: - Menção a suicídio;
- Assédio e violência;

Entre outros, é um livro que vc lê com um certo peso sabendo que ele gira em torno de histórias tristes, que muitas vezes vc percebe que sem querer teve pensamentos como o de Hannah ou algo relacionado a isso, as vezes passou por algo parecido e eu te dou meu abraço virtual.

É isso, para mim não foi um livro bom e foi uma leitura maçante, não me conectei nem 5% com a história, enfim cuide da sua saúde mental.