Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Ginger 19/01/2011

De longe o melhor.
A história é FANTÁSTICA, me apeguei a muitos poucos personagens da forma que me apeguei a Hannah, eu tinha sempre que estar me lembrando que ela ja tinha morrido e que não tinha mais jeito, tentei até me convencer diversas vezes de que ela ainda estava viva e que tudo não passava de uma brincadeira... Escrito de forma fascinante, consegue passar TUDO o que Hannah sentia, te faz sentir como se ela estivesse ali, meio que dentro de você...

Eu geralmente engulo os livros que eu gosto, mas não consegui com esse, eu tinha que digerí-lo e isso demorou algum tempo... Terminei de lê-lo de meia noite de um dia e só consegui dormir as duas da manhã chorando (ele não é um livro chorável, mas me sensibilizou), o fato do mapa estar no livro também te traz um pouco mais pra dentro e cara... INEXPLICÁVEL!

Mas, eu não gostei do epílogo, acho que ele poderia ter sido melhor... E essa é minha única reclamação...

INDICO A TODOS!
Ginger 09/02/2011minha estante
ACABA DE SER ANUNCIADA UMA ADAPTAÇÃO PRO CINEMA COM SELENA GOMEZ! PQP!

Thelukas007 13/06/2011minha estante
Senti exatamente as mesmas coisas que vc lendo esse livro rsrs

Elena P. 19/07/2011minha estante
Adaptação com Selena Gomez??!! Vão acabar com o livro, vai ser uma porcaria...

Cami 05/08/2011minha estante
Como assim adaptação pro cinema com Selena Gomes????? Nada a ver!

Carla 03/06/2012minha estante
Concordo com você! A história é fascinante, só fiquei revoltada com a quantidade de páginas e do pequeno tempo que ela passou/teve com Clay. Resumindo: recomendo!

Fran 11/09/2012minha estante
eu amei o livro ^^

João Vitor 23/09/2012minha estante
eu tbm uahauah eu pensava: ''no final ela vai apaecer e dar um beijo nele'' ;-;

Jéssica 01/06/2013minha estante
Comecei a ler o livro recentemente e já me apaguei a história, espero gostar do livro todo. Acho que a Selena Gomez tem tudo a ver com o papel, eu não julgo pelos trabalhos dela da Disney, ela se revelou uma ótima atriz em Spring Breakers, espero que ela faça um ótimo trabalho como Hannah Baker.

Renata 02/07/2013minha estante
Nossa! Você me descreveu em relação ao sentimento pelo livro, ele é muito impactante, você não consegue desencanar dele logo. E eu também precisava sempre me lembrar que ela tinha morrido e ainda assim, esperava que a qualquer instante ela fosse aparecer viva. Nunca senti isso por livro nenhum.

Pam 18/10/2013minha estante
Também chorei mt com o livro, confesso que me identifiquei muito com a Hannah. É interessante como ele [o livro] mostra que o que algumas pessoas consideram "drama adolescente" ou "besteira" realmente pode mudar uma vida: pra melhor ou pior.

Amandha 21/01/2014minha estante
Que que tem que vai ser interpretado pela Selena Gomez? Ela é uma ótima atriz! E quando se é atriz de VERDADE que nem ela, que sente o papel, pode ser tornar qualquer personagem. Só por que ela era da Disney talvez? Por favor né gente.. Sem pré-conceitos.

lau 17/04/2014minha estante
Eu achava que ela estava escondida em algum lugar, na verdade, eu tinha a esperança que ela estaria escondida e esperando a fita passar na mão de todos... Enfim, Clay precisava de mais tempo com ela, ele tinha que ter, mas ela não aparece e quando eu vejo que acabou eu fico exatamente com esse sentimento que você descreveu, acho o que resumiria esse sentimento é inconformada, devastada... Super recomendo esse livro :)

Nat 03/05/2014minha estante
Estou lendo desde ontem em PDF, estou muito presa a essa leitura... ansiosa pela proxima fita, e quando será que o Clay será citado nela... Passei por situações semelhantes na escola, mas nada que me deprimisse.

Well 30/08/2016minha estante
Cara me senti do mesmo jeito que vc lendo esse livro, chorei, senti raiva e quase sempre com a esperança de que ela poderia estar viva. Achei sensacional!

patty 02/09/2016minha estante
Recomendo

Tirzzia 20/02/2017minha estante
Eu acho que fui a unica pessoa que não gostou do livro kkk

jesse 02/04/2017minha estante
Senti exatamente o mesmo que voce!! tb não gostei muito das ultimas paginas, teria sido MUITO melhor se tivesse acabado com a Hannah falando!!!!!!

Cibelly.Mariana 29/04/2020minha estante
Oi sou nova aqui e queria ler este livro os 13 porquê mas não consigo

Lari_Dortz 13/05/2020minha estante
alguém tem esse livro em PDF?

Rayca 25/05/2020minha estante
Se alguém tiver PDF me envia porfavor!!!!

Giovana.Barreto 04/07/2020minha estante
Como faz para ler?tem q pagar?

Josimar Almeida 13/07/2020minha estante
alguém mais diga como faço para lê! pq tipo marquei 2 para lê e não estou conseguindo enfim quem pode me ajudar?

Sthefany.Vitoria 23/07/2020minha estante
Como q lê?

Jefferson.Lucas 06/09/2020minha estante
Achei que o app fosse 0800

Garcia 14/10/2020minha estante
Vi a série a algum tempo é uma história bastante interessante... pelo ponte de vista que tenho se n viram a série vao imaginar os personagens e espaço, por isso aconselho a verem pelo menos os personagens para conseguirem ter uma boa ideia de como são fisicamente...

Thais Evelyn 26/12/2020minha estante
Gente tem que pagar pra ler???

Thais Evelyn 26/12/2020minha estante
Eu não tô conseguindo ler

Carolina.Carvalho 26/12/2020minha estante
Tem como ler sem pagar ? Sou nova aquu

raiszaf 18/01/2021minha estante
gente esse app nao eh pra ler especificamente apenas serve como um organizador digamos, das suas leituras, os livros ou vocês possuem físicos virtuais ou baixam gratis via epub pdf etc.. um bom site eh o lelivros eh um bom leitor que uso e recomendo eh o EBOOK :) podem me chamar se nao entenderem

Jefte.Smith 02/04/2021minha estante
Tem que pagar pra ler??

Mateus.Lucas 02/06/2021minha estante
Já assistiram a série ??????

Joelma.Silva 14/09/2021minha estante
Como é que ler livro aqui?

Jaquelina.Abel 14/09/2021minha estante
Até agora não consigo ler. Alguém me ajude! Por favor

Estefany.Sousa 05/10/2021minha estante
Um livro que deixa você em busca de mais. Em busca de esperança de que aquilo seja apenas um blefe, e qua ao final Hannah está lá apenas contando o que poderia ter acontecido. Empolgante, doloroso, realista e avassalador.

Silva Costa 08/02/2022minha estante
Já viste a série?

biancarbis 21/07/2022minha estante
Eu particularmente não gostei, achei a história chata, e a leitura é cansativa, não recomendaria a ninguém.

Gilmarclara 02/08/2022minha estante
Estou tentando abrir o livro para ler e não consigo o que eu faço?

raiszaf 02/08/2022minha estante
esse aplicativo nao é um leitor de livros, é um organizador!!! nao da pra ler nele, so organizar suas leituras

raiszaf 02/08/2022minha estante

EmAlio.Homen 11/08/2022minha estante
Não estou conseguindo ler ?

Andreia.Manuel 09/12/2022minha estante
Preciso de ajuda, já baixei tantos libros nessa app e não estou conseguindo abrir para ler

VitAria 27/12/2022minha estante
Como faço para ler?

VitAria 27/12/2022minha estante
Como faço para ler?

Pijaminha 10/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito

Micaele.Menegardo 10/05/2023minha estante
Gente, alguém pode me ajudar? Eu estou a um tempo tentando achar, mas não consigo achar onde eu tenho que apertar pra ler, alguém pode me ajudar?

Silvana219 17/08/2023minha estante
Como que lê sou nova né encima pfvr

Jacqueline.Mazzier 07/04/2024minha estante
Eu queroooooo alguém me dá? Kkkk surto pra ler, assisti a série mas, o livro com certeza deve ser muito mais interessante.

Helder 20/03/2017

Vale a pena ler os 13 porquês?
Resolvi ler este livro ao ver que virou um seriado que estreia este mês no Netflix, mas não foi uma boa experiência e tenho dúvidas se verei o seriado. Muitos acham o livro difícil por considerarem o tema pesado. Eu o achei quase superficial. Existem livros cujo público alvo possuem idade definida. Este é um exemplo. Além disso, o livro não é nenhuma grande obra literária. A redação era para ser original, mas é bem confusa, e para piorar a versão digital que li é péssima, cheia de erros ortográficos e com erros na mudança da fonte, essenciais para o entendimento do livro, já que às vezes eu não sabia se quem estava falando algo era Clay ou Hanna.
Mas o problema aqui não é a “qualidade” da literatura ou da edição, mas simplesmente a história não me pegou e isso acendeu um ponto de alerta em mim, pois querendo ou não, o tema do livro é algo muito relevante: Suicídio na adolescência.
Já passei dos 40, então eu só consegui enxergar Hanna como uma rebelde sem causa, chata e sem amor próprio. Os 13 motivos citados são extremamente simplórios. O amadurecimento trazido pelo tempo e com a idade, faz a gente perceber que tem coisa muito mais importante na vida, boas ou ruins, do que o que alguém pensa sobre nós. Deixamos de precisar tanto de autoafirmação e aprovação a todo momento. O tempo nos ensina a ligar o Foda-se! Ai, ao me deparar com uma jovem precisando tanto disso a ponto de me irritar, penso: Como uma pessoa pode ser tão fraca?
Mas então paro e penso: Será que quando adolescente eu não fui assim? O tempo passa e certas lembranças vão se apagando de nossas cabeças, e no fim isto é ruim, pois o melhor que o tempo nos traz, é a experiência de vida adquirida com sucessos e tombos e devemos lutar para não as apagar e sermos sempre capazes de calçar o sapato de outro e relembrar como ele se encaixou em nosso pé quando convivíamos com uma realidade como aquela que hoje nos parece tão absurda. A vida é um ciclo, e com certeza já passamos por algo parecido algum dia.
O livro tem dois narradores: Clay, um bom menino que recebe uma caixa com 7 fitas cassete de Hanna, garota por quem ele tinha uma grande queda. E Hanna, que se matou e agora conta o motivo através destas 7 fitas, com 13 partes, onde conta o que e quem a levou a tomar esta decisão tão dura. Diferente de outros livros onde os autores intercalam capítulos, aqui Clay e Hanna vão contando a história simultaneamente, sendo diferenciados pelo autor somente na fonte do texto.
Desta maneira, é como se ouvíssemos as fitas junto com Clay e ainda tivéssemos o seu ponto de vista do que realmente aconteceu em cada um dos supostos 13 motivos que levaram Hanna a acabar com sua vida.
Ao fim do livro, eu, em meus 44 anos não encontrei nenhum “porquê” para ela ter se matado. Desculpem minha insensibilidade, mas como disse, isso me trouxe um sinal de alerta, já que este livro apresenta uma alta avaliação aqui no skoob e vejo resenhas que realmente se envolveram com a personagem. Serei um ET insensível?
Acho que não. O ensinamento que este livro me trouxe é que preciso estar de olhos abertos e perceber o que falta para meus filhos, e que isso não é fácil. O ser humano julga rápido e assume que sabe o que é certo e errado, e quanto mais velhos ficamos, mais fazemos estes pré-julgamentos, que na verdade só nos cegam em nossas certezas. O que é difícil para mim, pode ser tranquilo para meu vizinho. O que pesa no ombro de uma criança, pode ter o peso de uma pena para um adulto.
Liguemos nosso radar e estejamos atentos à pedidos de socorro, e saibamos que “existem razoes que a própria razão desconhece”.
Que possamos diminuir nossos pré-julgamentos e aumentar nossa ligação com aqueles que nos cercam.
Vou dar uma chance ao seriado, mas com baixa expectativa. E se você já passou dos 30, recomendo que faça o mesmo e leia outros livros mais interessantes.
Claudia Cordeiro 20/03/2017minha estante
Concordo com sua resenha.

Helder 20/03/2017minha estante
Como eu escrevi, o livro me fez perceber que estou bem distante da adolescência. O livro chega a ser chato as vezes. Mas agora tenho filhos, e eles passarão por isso, então precisamos estar atentos.

Kezia 23/03/2017minha estante
Nossa eu tenho 25, e me identifiquei muito com o seu texto. Todos os que eu li adoravam o livro e apesar de reconhecer que o tema é super importante, achei o livro bem besta. Fiquei me achando bem insensível também.

Helder 23/03/2017minha estante
Késia, Hanna e Clay tem 16 anos. Talvez seja esta a idade pra ler este livro. Pelo jeito, quem passa dos 20 já tem coisa mais complexa com que se preocupar. Legal ver que seu ponto de vista bate com o meu. Bem-vinda ao grupo dos insensíveis.

Vania Luciana 24/03/2017minha estante
Concordo em Tudo!
Sua resenha foi muito mais interessante do que o livro.

Claudia Cordeiro 24/03/2017minha estante
Entrando para o grupo dos insensíveis. Tenho 46.

Helder 25/03/2017minha estante
Grupo dos insensiveis aumentando. Se dependesse de nós este livro nunca teria virado um filme.

Claudia Cordeiro 25/03/2017minha estante
Acharam que valia virar filme??? Gzuisssss tanto livro melhor, para isso!.... o Bloodman daria um filme pesado... enfim....

Helder 25/03/2017minha estante
É tipo um seriado. Estreia este mês no Netflix. Deve ter 13 episódios.

Kezia 25/03/2017minha estante
É uma minissérie.

Claudia Cordeiro 25/03/2017minha estante
Tô fora.

MILA 28/03/2017minha estante
Peguei este livro para ler justamente porque curti o trailer do seriado, mas não consegui avançar a leitura, acabei parando e hoje tentei novamente, mas a leitura não fluiu. Pensei que eu poderia não estar num momento bom para leitura, então resolvi ler umas resenhas, eis que me deparo com a sua e foi perfeito, porque justamente o que estava prejudicando a minha leitura vc citou aqui como o que te prejudicou. A narrativa do e-book que comprei também está de difícil entendimento, fiquei confusa diversas vezes sem saber onde estava, e sem contar que o enredo não me instigou.
Achei que seu comentário quando a idade perfeito e acho que tem razão, eu tenho 37 e não funcionou para mim, vou deixar de lado e tentar outra leitura.
Obrigada

Naty__ 29/03/2017minha estante
Preciso ler logo e saber se vou entrar para o grupo dos insensíveis hahaha. Adorei essa, Claudia rs

Claudia Cordeiro 29/03/2017minha estante
Brigadinha :))))

Rodrigo.Brandao 30/03/2017minha estante
Seu comentário resume exatamente tudo que pensei (exceto o lance da idade). Parece que temos um Sensate aqui, não é mesmo?

Ingrid 31/03/2017minha estante
Acho que também sou insensível, concordo com tudo o que vc escreveu.
Cheguei ao final do livro e fiquei com a sensação de que a personagem só queria um pouco mais de atenção das pessoas com ela se relacionou. Tirando a parte do estupro, que eu achei que o rapaz fosse ser denunciado e preso, o resto só me pareceu que ela queria um pouco mais de atenção.

Noturninha 31/03/2017minha estante
Concordo com tudo. Na verdade, me senti ofendida com o livro por estar lutando contra a depressão e já ter passado por momentos difíceis. Além disso, uma colega perdeu essa luta recentemente.
Isso me deixou com raiva, pq os motivos dela são bem superficiais. E a sensação que tive é que ela não se suicidou para acabar com a dor, mas sim, por vingança. E isso é bem doentio e psicopata.
Acredito que se o autor tivesse colocado as fitas como uma espécie de diário e alguém tivesse encontrado essas fitas, o livro me convenceria mais e não me traria tanta raiva. Mas a menina gravou as fitas especialmente para dar um grand finale à sua vida/morte.

Paula 04/04/2017minha estante
Inicialmente, tive a mesma sensação. Os motivos da Hanna eram irreais para mim, porém, há algo que não considerei no inicio. Somos todos seres singulares, possuímos as nossas próprias percepções baseadas em nossas crenças, valores e o meio que vivemos. Os motivos da Hanna faziam sentido para ela e é justamente ai que está , na minha opinião, o sentido do livro. Os sentimentos da Hanna, quando viva, eram vistos como dramas juvenis e não foi dado a devida importância. Eis que surge a oportunidade para o desfecho abordado no livro. Na verdade, acredito que as razões apresentadas eram apenas o contexto de um único fator:a Indiferença. Somos por muitas vezes apáticos para aquilo que não entendemos, pois bem, são apenas " problemas infantis" é o que dizemos. A protagonista do livro, passou por situações que hoje, entendemos como fatores superáveis, julgamos precipitadamente o comportamento do outro. Hanna queria ser escutada e compreendida, necessidade humano básica. Não foquemos no problema , mas sim na causa raiz: PRECISAMOS CONVERSAR, MAIS EMPATIA , POR FAVOR!

O livro traz um significado profundo nas entrelinhas.

Não há problema maior ou menor do que de outra pessoa, o que realmente os diferencia é a forma que lidamos com ele e a forma que o tratamos é baseado em nossa percepção.

Sansanshow 06/04/2017minha estante
Nossa Helder Perfeita sua resenha . Acho que entrei para o grupo de ETs insensiveis rsrs. De tanto falarem desse livro e seriado, comecei a ler por curiosidade e não estou achando tudo isso. Já passei da metade do livro e não consegui me surpreender. A unica coisa que achei interessante foram as fitas deixadas gravadas. Como não gosto de abandonar uma leitura vou terminar. E quem sabe me de coragem pra assisti ao seriado .

Priscilla 11/04/2017minha estante
Olha que coisa: tenho 27 anos e tenho depressão desde criança. Sou muito sensível a este tema e geralmente muito empática também. No final do livto me peguei me perguntando se estava tudo bem comigo, pq não consegui me conectar em nada vccom a dor dela. Mesmo me esforçando pra lembrar de todo o bullying que sofri na adolescência e como aquilo me afetava.
O que me preocupa é que o livro possa passar a mensagem pro jovem de hoje que lê e se enxerga nele que eles tem motivos suficientes pra suicídio, que não precisam pedir ajuda, que as pessoas, os adultos não o entendem, que eles não precisam aprender a ser resilientes, que todos à sua volta devem estar à postos com suas melhores qualidades prontos pra ajudá-lo e conforta-lo mesmo que você seja um mimado egoísta e que além disso, quando vc resolve desistir de tudo ainda pode culpar uma dúzia de pessoas diferentes por motivos, digamos, banais.
Não dá pra defender este livro.

Claudia Cordeiro 12/04/2017minha estante
Nossa, vdd! Vc fez uma resenha e colocou tudo isso? devia, viu!....

Priscilla 12/04/2017minha estante
Acabei não conseguindo expor tudo isso lá rsrs. As idéias vem em fluxo e nem sempre consigo colocar tudo do jeito que quero.

Helder 17/04/2017minha estante
Priscilla, este é um ponto de vista interessante. Não acho que o livro seja assim tão "perigoso", mas é mais uma característica pra se prestar atenção.

Renato 19/04/2017minha estante
Helder, você retratou exatamente o que eu senti ao ler o livro, apesar de que você foi mais crítico, rsrsrs. Mas eu precisava me lembrar a todo momento que Hannah era pré-adolescente e por isso ela era "fraca" pra muita coisa. Inclusive, na minha resenha eu coloquei exatamente isso, que as sensações que teríamos ao ler o livro ia depender da idade nossa. Porém, eu vi que você está na dúvida quanto ao seriado, mas preciso dizer: foi muito mais real e intenso que o livro, o que dificilmente acontece em adaptação. Sinceramente, depois que assistir ao seriado achei o livro um resumo muito leve do tema abordado. O seriado vai muito mais além, explora os relacionamentos entre os personagens e ilustra o tema de uma maneira muito mais real, de forma que impacta bastante o telespectador. A atuação de Katherine (Hannah) e Dylan (Clay) contribuem muito pra isso também, eles ilustraram perfeitamente os personagens. Quando terminei o último episódio eu fiquei de certa forma abalado com tudo que vi, foi bem impactante e me fez refletir muito mais que o livro. Por isso, eu recomendo demais que assista, eu tenho certeza que vai curtir mais que o livro. Depois me conte o que achou.

Helder 20/04/2017minha estante
Renato, estou vendo o seriado. Ainda acho meio devagar e acho os dilemas de Hanna meio banais, mas com certeza é MUITO melhor do que o livro, exatamente pela ampliação que fizeram da história. Já me emocionei em diversas cenas , principalmente as com os pais de Hanna e as de Clay com seus pais. Foi uma ótima sacada mostrar estes pontos de vista. Tb curti a mudança do Toni, que na serie é muito mais importante e o clima de perseguição dos "culpados" em cima de Clay.

Renato 21/04/2017minha estante
É isso aí, rsrs. A história é mais devagar mesmo no começo, mas geralmente os seriados da netflix são desse jeito. O ritmo fica mais interessante da metade pra lá.

Renato 21/04/2017minha estante
E também gostei das ampliações, colocou mais assuntos em discussão.

Matheus 16/06/2017minha estante
Eu vi o seriado e gostei. Agora comecei a ler o livro com boa expectativa.

Matheus 18/06/2017minha estante
Gostei do livro, mas gostei mais ainda do seriado.

Helder 26/07/2017minha estante
Como disse na resenha. Se você tem mais de 30, vá ler outra coisa, mas em qualquer idade vale a pena ver o seriado. É muito melhor do que o livro.

Rodrigo.Oliveira 05/06/2019minha estante
Concordo em parte com você! Para mim a Hannah Baker era uma pessoa problemática! isso é fato! ela tinha uma visão muito surreal da vida! ela necessitava de atenção! ela precisava ser vista! Ela não tinha propósito nenhum! como você mesmo disse parafraseando você, você não se importa muito com que os outros dizem porquê você se autoafirma sem precisar da opinião dos outros! vc faz coisas que gosta ou tem algum propósito! a Hannah busca propósito nos outros para se afirmar. Ela é a vítima, ela não tem culpa das coisas que acontecem com ela, segundo ela. E já que você busca compreender o que acontece com seus filhos, aconselho a conversar com eles e entendê-los, saber o que eles buscam da vida. Um erro que todos cometemos na vida, inclusive eu cometo ocasionalmente é buscar tudo nos outros sendo que as pessoas são falhas e a minha expectativa nelas pode não ser correspondida e eu tenho que aceitar isso. Com relação as suas afirmações, é isso que define quem você é, então não há problema nenhum em sermos convictos e temos nossas convicções, porém, no caso dos seus filhos são eles que vão ter que lidar com as escolhas que você vai impor a ele, e isso é um pouco injusto. Como filho queria fazer algumas coisas como por exemplo: colocar um brinco, cortar o cabelo de uma maneira diferente, praticar um esporte diferente, tocar um instrumento...enfim poder escolher o que eu queria para mim e minha mãe não deixava. Esse é meu conselho! aconselhe, cuide e dê apoio a eles, mas deixe eles fazerem as próprias escolhas uma vez que eles que vão ter que lidar com as consequências.

Lucas 27/06/2012

13 motivos e eu ainda acho que foi porque ela quis.
Quando eu quis começar a ler Os 13 Porquês, foi porque ouvi falar muito bem dele, mas não posso negar que depois de ler me decepcionei um pouco.

Um pouco, veja bem, a história, que vocês já devem saber, é sobre Clay receber as fitas com 13 porquês de Hannah ter se suicidado, a regra é simples, "escute sua fita, saiba qual o motivo que te envolve, e passe a fita pra frente." ok, a história do livro é interessante, muito interessante, mas acho que não foi aplicada de uma forma boa o suficiente, os motivos NÃO são tudo isso, não são.

Há sim, aquela ponta de raiva e rancor pelo bullying, mas parece que Hannah apenas não aceitou o fato de ser deslocada e se matou.
O livro é bom sim, dou 3 estrelas, mas não é um "must-read", porque, é meio decepcionante como a história não é aplicada de uma forma melhor, faltou um "que" pra incrementar o livro, mas a ideia é boa.

Uma coisa boa a se notar neste livro, é a narrativa, Jay realmente soube como fazer como se nós mesmos estivéssemos escutando as fitas, e isso foi bem interessante, isso também faz com que nos apeguemos a Hannah, e, vendo a mesma sofrer pensemos "Não faça isso Hannah, não se mate", como Clay comenta diversas vezes, mas não adianta, já havia sido feito.
Uma grande forma de fazer nos apegar a um personagem, mesmo sabendo que não há mais jeito.

Infelizmente, quando terminei o livro, a conclusão que cheguei é que ela se matou porque ela quis, e que, os 13 motivos eram apenas um acréscimo. Pode soar "rude" pra muitos que vão dizer que não compreendi Hannah, e se for isso, eu não compreendi mesmo.

Eu recomendo apesar de tudo, e principalmente: leiam, e tirem suas próprias conclusões.
Denise 01/03/2014minha estante
Concordo. Quando peguei esse livro, achei que ele fosse me emocionar, mas isso não aconteceu. Também acho que ela simplesmente queria se matar.

Bia Medeiros 30/07/2014minha estante
Eu tava muito ansiosa para lê-lo e a sua resenha foi a que mais me identifiquei. Eu esperava mais, bem mais, pelo tanto de comentário bom que eu ouvi dele. Mas quando terminei o livro só fiquei mesmo com uma cara de paisagem :|

Grazielly Rodrigues 05/01/2015minha estante
Acabei de ler, mas acho que ficou faltando alguma fita.Porque só o conteúdo dessas treze fitas é muito fraco. A proposta da historia é boa, fiquei bem animada no começo, mas no decorrer do livro, foi só decepção.

Alice 03/05/2015minha estante
Acho seu comentário ignorante. Uma pessoa que quer se matar não precisa de um bom motivo para isso, e o livro aborda isso com muita clareza. Muitas vezes Clay mesmo diz que não é culpa de quem ela estava falando. Quem pensa em suicídio está deprimido, e depressão e doença. Ninguém se mata porque quer. Para quem está deprimido, qualquer motivo e um motivo. E eu sei disso muito bem, por vivência, pois uma pessoa muito próxima de mim arranjava "motivos" para se matar que as vezes nem faziam sentido. Então, mesmo sendo um livro, não diga que è possível se matar por querer se matar.

Ana Clara 03/05/2015minha estante
Concordo com a Alice, mas, pois bem, eu achei sim, os motivos TUDO isso. Achei q foram coisas mt serias, e juntando com a depressão que ela já estava, foi só piorando! Tentei entender, era um lugar novo, e já começou mal, e foi piorando cada vez mais, me botei muito na historia e foi horrível.

Teka 23/01/2016minha estante
Lucas! Super concordo com você! Só Deus sabe como eu odiei esse livro.

1) Paguei caro porque tá na modinha.

2) Depois tive que aturar uma adolescente que não tem maturidade alguma pra enfrentar seus problemas sozinhas e só se envolve com as pessoas erradas. O mundo é dos espertos, isso é um FATO! Se não aguenta pede pra sair e foi o que ela fez.

3) O livro não agregou nada em minha vida, não tirei nenhuma lição que eu possa aplicar em minha vida;

4) A protagonista sofre de mania de perseguição.

Foi decepção em cima de decepção.... Me desculpe s esoou como grosseria para quem ama esse livro, mas eu detestei e não indico para ninguém!!

Quel Ratajczyk 10/07/2016minha estante
Sobre seu terceiro ponto, Teka, pra mim foi o contrário. Se ela havia ou não motivos para se matar é de conclusão pessoal, mas se houve uma coisa para a qual esse livro me abriu os olhos e deu um novo significado foi a importância das pequenas ações: pude notar as consequências de atos que para mim podem ser banais, mas que para os outros, dilaceram.

Alane Queiroz 09/04/2017minha estante
Acho que o ponto do livro é justamente mostrar que não precisa de um enorme motivo para se matar. Hannah estava deprimida, sozinha e perdida. O que parece pouco pra você ou pra mim, pra ela foi muito. Não podemos usar a nossa régua pra medir os problemas e as emoções de outrem. Quem já sofreu bullying sabe que os motivos não são banais, especialmente numa época onde tudo toma uma proporção drástica, como a adolescência. Em todo caso, a grande lição do livro é aquele clichê de ser gentil sempre, pois você não sabe o que o outro está passando.

Verônica 20/04/2017minha estante
Concordo com vc Alane Queiroz. Quando lí o livro, achei os motivos fracos para se levar a um suicídio, mas porque lí com 28 anos, já passei ha muito tempo pela adolescência e minha cabeça de hoje é completamente diferente dessa época. Não consegui me colocar no lugar da Hanna por esse motivo, talvez se eu fosse uma adolescente lendo teria gostado e me identificado em alguns momentos. Então p mim, hoje lendo esse livro, é fraco, mas como vc disse, oq parece pouco p mim pode ser muito p outra pessoa. A série foi muito bem feita, eu gostei muito mais que do livro.

Deza Farias 06/05/2017

Só eu fiquei com muita pena do Clay Jensen ?
Gostei bastante da leitura , fluiu muito rápido e olhe que eu estava lendo ebook e não é o meu forte , em alguns pontos eu me sentia perdida e voltava a página relia e tentava entende , mas eu acho que isso acontece bastante quando o livro tem muitos personagem e principalmente quando os nomes são muito difícil né ! Porém em um contexto geral eu gostei dos assuntos abordados e principalmente a forma com o autor apresentou o problema , porque não foi tipo nossa aquele garoto terminou comigo vou me matar , meus pais não ligam para mim , então vou me matar. Não foi assim o autor pegou pequenas coisas corriqueiras e as transformou em porções de neve ( kkkkkkk olha a referência ai gente ) e a personagem principal ( Hannah Baker) foi juntando essas coisas consideradas cotidianas e as transformou em uma enorme bola de neve que atingiu a todos .
Por mim esse livro seria um dos quais eu poria como leitura obrigatória em escolas ( principalmente no ensino fundamental ) para mostra para os adolescentes que as pequenas coisas incomodam , que os boatos nem sempre são verdadeiros , que as consequências podem ser destrosas. Ah também tou assistindo a série na netflix e tou amando ( episódio 4) e até agora a série está bem fiel ao livro e os autores escolhidos para interpreta os personagem é cada um mais gato que o outro.

Christian Navarro ( Tony ) mamãe te ama ?
Zeca 06/05/2017minha estante
A série tem o mesmo nome?

Deza Farias 06/05/2017minha estante
Não amore o nome da série é " 13 reasons why "

Ramon. 06/05/2017minha estante
Parabéns pela resenha. Também acho que é uma leitura obrigatória também.

Deza Farias 06/05/2017minha estante
Obrigada coração :)

Ronilson 08/06/2017minha estante
Ótima resenha, em todo meu ensino fundamental só me pediram pra ler um livro, um romance sem muito o que acrescentar, como eu queria que fosse os 13 Porquês, teria abrido minha mente, um bom dia ou uma gentileza pode mudar a vida de alguém.

Deza Farias 08/06/2017minha estante
Infelizmente muitas pessoas só vem pegar gosto na leitura quando estão adultas :/
Eu Começei a ler aos meus 5 anos , e desde então nunca parei , só que as minhas leituras eram bem diferentes das de hoje .

Rooh , que vc possa ler muitos livros ainda , e se apaixone por muitas leituras.

Ronilson 10/06/2017minha estante
Te desejo o mesmo :), eu leio desde meus 16 foi quando me apaixonei pela leitura.

Deza Farias 10/06/2017minha estante
E creio eu que você ainda ira ler muitos livros bons

Lola.dedos 12/03/2024

Ganhei esse livro da minha irmã, tava guardado a muito tempo mas não queria ler, decidi tentar ler e amei tanto.

o livro te prende porque você quer saber oque aconteceu, dá uma triste em certos momentos, mas é maravilhoso. E mesmo sendo um livro pesado, algumas falas do clay sobre a hannah acabam sendo fofas e muito angustiantes. Tem uma série tbm que eu não vi e acredito que o livro seja melhor.

super indico é um livro maravilhoso!!!
gabriellywsc 12/03/2024minha estante
só vi a série e quero muito ler o livro ? o livro conta até que parte da história?

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
@gabrielly eu nao vi a série meu bem, mas o livro termina dps do clay ouvir as 13 fitas, e no final tem indícios que as pessoas que abusaram da hannah vão ser punidas, falando assim parece que um final aberto, mas pra mim deu a sensação de resoluçao, que tá tudo certo!

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
acho que vc deveria ler!! eu amei demais e soube que a série aumenta bastante a história, tipo no livro não mostra tribunal e na série mostra
( desculpa o textão n sabia explicar isso resumidamente)

gabriellywsc 10/04/2024minha estante
nossa então a série realmente aumentou muito a história, pq infelizmente essa parte de ter ficado tudo resolvido não foi muito assim na série não. Eles lidaram ainda com tanta coisa e ainda sofreram com mais perdas ?

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
isso foi oque eu achei, pode ser que eu tenha entendido errado nao sei, acho q é de cada um

gabriellywsc 10/04/2024minha estante
provavelmente o autor do livro quis expressar mesmo que tudo havia se resolvido. Confesso que tem umas partes da série que eu achei meio desnecessário eles acrescentarem sendo que já dava pra acabar a história ali, oq iria com certeza me poupar muito choro KKKKKKKKK

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
me falaram a msm coisaKKKKKK

Fernando Lafaiete 08/06/2017

Os 13 Porquês: Devemos indicar esse livro para os jovens?

Eu resolvi ler esse livro por dois motivos. Primeiro: Eu estava extremamente curioso para assistir a série e queria muito ler o livro primeiro. E segundo: Fui convidado juntamente com alguns amigos para participar de um debate sobre o livro com alunos de algumas escolas estaduais. E a minha primeira impressão ao começar a leitura, foi que esse livro era perfeito para o público alvo da história. Ou seja, era uma leitura mais do que recomendada para os adolescentes. Mas pasmem... Eu estava totalmente errado.

Para que vocês entendam o que eu quero dizer, vou dividir essa "resenha" em 2 partes. E é importante que vocês leiam as 2 partes para que fique claro o que eu quero dizer quando afirmo que este livro não é tão indicável assim.

O que achei do livro?

Este livro tem sua relevância, principalmente porque ele levanta temas extremamente importantes que precisam e devem ser debatidos. Jay Asher, vai nos apresentar a história de uma adolescente que sofre bullying e decepções na escola e por este motivo resolve gravar 7 fitas expondo 13 razões que a levaram a cometer suicídio. Ela envia estas fitas para as pessoas que colaboraram para que ela se sentisse deprimida e resolvesse se matar. Estas pessoas vão ouvindo as fitas e depois de terminar devem enviar para a próxima pessoa. O livro é cheio de problemas. A escrita do autor é bem objetiva e acessível, o que torna um ponto positivo quando analisamos qual é o seu público alvo. Porém, o autor nos entrega uma narrativa que além de objetiva também é rasa. Os assuntos abordados são tratados de maneira negligente e esta superficialidade me preocupa bastante, principalmente quando eu paro para pensar que muitos jovens acabarão absorvendo algumas questões de maneira distorcida.

A superficialidade da história prejudica muito também quando a protagonista começa a expor os motivos dela ter decidido se matar. Por quê? Simplesmente porque tudo soa muito bobo e é muito difícil acreditarmos que ela se matou por razões tão "idiotas". Estes motivos são trabalhados de maneira que fica difícil acreditarmos na personagem central. Não nos é apresentado um background onde vemos o real impacto que as atitudes de algumas pessoas causaram na vida dela. As coisas que são "descritas" são apenas pinceladas e em nenhum momento o autor se aprofunda.

É claro que os 13 porquês apresentados no livro, são sim capazes de deixar um adolescente deprimido. Sei que muitos adultos leram e acharam que tudo não passou de frescura por parte da personagem central. Mas temos que entender que a adolescência é a fase da aceitação. Os jovens vivem em uma redoma que eles mesmos constroem por puro medo de enfrentarem a vida. Isso faz com que muitas situações tida por nós (adultos) como irrelevantes, causem um impacto tremendo na vida desses adolescentes. Quando lemos um livro desse, temos que ter empatia e não sair julgando sem tentarmos entender os personagens. Portanto, quando eu disse que as razões são idiotas, eu quis dizer que isso acontece porque Jay Asher não nos apresenta alicerces sólidos que façam com que as coisas soem críveis.

As relações entre os personagens são fracas e o autor nem se dá ao trabalho de nos apresentar as consequências que a morte dessa adolescente causou nas pessoas que ficaram. Além do livro ser cheio de personagens irresponsáveis. E não me refiro somente em relação ao bullying que eles praticam. Afinal de contas, muitos cometem esses atos sem se preocupar com as consequencias. Pelo menos nisso o autor acerta e nos apresenta personagens que nada mais são do que o reflexo da realidade. Eu digo irresponsáveis, porque acontece uma situação bem grave na história, e ninguém toma uma atitude em relação ao que se passa. Eles escutam as fitas e passam para o próximo e ninguém é punido por isso. Na verdade, existe um personagem que na minha opinião é o mais irresponsável de todos. Pois ele não se relaciona com nenhum dos porquês e mesmo assim não toma uma atitude sobre as coisas que ele fica sabendo depois de ouvir as fitas.

Na minha opinião, o autor abordou o bullying e o suicídio de maneira muito preocupante. Primeiro que ele tratou tais questões como sendo normais e não apresentou nenhuma alternativa para que a jovem não cometesse tal ato (o de se matar). E segundo que ele trata o suicídio como um ato de vingança por parte da protagonista. Isso é mais do preocupante se pararmos para pensar que muitos jovens não refletem sobre o que leem. Então a pergunta que faço é a seguinte: Será que esse livro deve de fato ser considerado uma leitura recomendável para os adolescentes?

Outra coisa que me incomodou e muito, é o fato tanto do e-book quanto da edição física terem sido muito mal revisadas. Vocês encontrarão todo tipo de erro e muitos deles atrapalharão o entendimento da história.

Sobre a série eu devo dizer que é bem superior ao livro, apesar dela estar bem longe de ser perfeita. A Netflix nos entrega uma história melhor estruturada, com relações mais sólidas e com pontos de vistas necessários. A série tem cenas bem pesadas (destaque para o final) e que diferente de muitas pessoas, eu achei necessárias. Eu acho que com um tema tão pesado e importante, não devemos ficar pisando em ovos. Acredito que temos sim que mostrar a realidade nua e crua para os jovens, para que eles comecem a pensar antes de agir. Pois nossas atitudes poderão prejudicar e muito a vida de outras pessoas; tanto fisicamente quanto psicologicamente. Não acho que a Netflix ou qualquer outra empresa televisiva deva pegar leve. Estamos falando de uma série que aborda suicídio na adolescência. Querem coisa leve, então assistam filme da Disney.

O que os jovens acham do livro / Série?

Durante a minha conversa com adolescentes que leram e assistiram a série (ou que fizeram apenas uma das coisas), fiquei um pouco preocupado com algumas interpretações que eles fizeram. Essas "interpretações" só reforça o que eu disse no começo dessa resenha. Eu não sei até que ponto eu indico esse livro.

A primeira coisa que eu ouvi foi em relação a protagonista. Muitos se identificam com ela e a consideram uma personagem forte e corajosa. Eles não enxergam o ato dela de se matar como algo ruim. Jovens entre 13 até os 15 anos, depois de terem lido o livro, acabaram absorvendo a questão do suicídio como uma válvula de escape. Onde a mensagem que fica é: se nada der certo, basta nos matarmos que nos veremos livre de nossos problemas e ainda nos "vingamos" de quem nos fez mal (voltamos para a questão que eu abordei anteriormente).

O suicídio está sendo glamorizado pelos jovens e após o sucesso do livro, graças a série, esse assunto voltou em voga, e como eu disse, se matar não está sendo visto com um problema, mas sim como uma solução e como algo "irado"... como eu ouvi um adolescente dizer.

E para algumas pessoas que acharam a protagonista mimada e os motivos apresentados por ela como insuficientes, eu afirmo para vocês, eles são mais do que suficientes. Tanto eu quanto os meus amigos, ficamos chocados e preocupados quando ouvimos um jovem de 14 anos dizer que já pensou em se se matar só porque as garotas da escola não o cumprimentavam. Ele achava que tentando se matar ele ficaria popular e passaria a ser o centro das atenções. Só aqui você já pode ver que os motivos da protagonista não são bobos. Eles apenas soam assim porque como adultos temos uma outra visão de mundo. Os jovens precisam se sentir aceitos pelos colegas, e por isso muitos praticam bullying, espalham boatos sobre os outros e assim como a protagonista, se preocupam com o que os outros pensam sobre eles. A aceitação não é vista como algo besta, mas sim como algo de suma importância.

A questão que eu quero reforçar, é que se você que está lendo esta minha resenha, tem filhos ou conhece algum jovem que está lendo ou assistindo a série, por favor, sente e converse com ele sem fazer julgamentos. Procure saber o que ele está absorvendo da história. Pois se suicidar não deve ser visto como um ato de coragem e a protagonista nem deve ser vista como um exemplo a ser seguido. Se matar é um ato de egoísmo. Pense no mal que você causará nas pessoas que ficarão. São estas coisas que devemos lutar para que os jovens entendam.

E antes de terminar, quero deixar claro que não estou generalizando, existem muitos adolescentes conscientes, mas infelizmente ainda existe uma grande parcela que não possui maturidade suficiente para entender que a nossa vida vale muito mais do que a opinião dos outros.

Um ato de coragem é enfrentar o mundo de cabeça erguida e não nos abatermos diante das adversidades.
Aline 08/06/2017minha estante
Olá, Fernando. Concordo com todos os seus apontamentos. Acabei de ler o livro (ainda não assisti à série) e estou embasbacada com a mensagem simplista que pode passar. É preocupante! Acredito que o livro pode ser utilizado apenas como ponto de partida para discussões sérias que o assunto merece.

Alessandra.Andrade 08/06/2017minha estante
Parabén pela resenha. O livro pode não ter alcançado o objetivo a que foi proposto, mas você alcançou. Muito boas as suas palavras.

Fernando Lafaiete 08/06/2017minha estante
Aline e Alessandra... muito obrigado pelos comentários. Como eu disse, esta leitura é muito perigosa. Depois de ler e debater com alguns adolescentes, já avisei alguns amigos que possuem filhos sobre o perigo da má interpretação, já que os jovens estão assistindo e pirando por causa da série. Temos que ficar atentos e nos assegurarmos que eles irão de fato entender a mensagem da história. Como você disse Aline, este livro deve ser visto apenas como ponto de partida para discutirmos tais assuntos com os adolescentes.

Aline 08/06/2017minha estante
Concordo! =)

Esdras 08/06/2017minha estante
Excelente resenha, Fernando. Já faz um tempo que eu tinha desistido de ler o livro e depoisa que lançou a série e criou toda essa hype eu desisti de vez.rs.
Sua resenha, juntamente com uma que vi da Tati Feltrim, são completas e bastante esclarecedoras a respeito do livro/série e diante disso eu confirmo que eu não vou gostar.rs.
(Não tô desvalorizando o "assunto", pelamor!!!!)

Fernando Lafaiete 09/06/2017minha estante
Então Esdras... você não perde muita coisa não lendo. Mas a série eu achei bem bacana e indico. Depois de escrever a minha resenha, fui assistir alguns vídeos resenhas (em especial o da Tati e o do Paulo Ratz) e concordei mais com a Tati, mas indico o vídeo do Paulo também. ;)

Esdras 09/06/2017minha estante
Vou ver o do Paulo assim que puder. ;)

Ana Clara 24/06/2017

Os 13 porquês
É, definitivamente um assunto delicado de se lidar... Eu não sei se as minhas palavras vão soar certas aqui, mas eu queria meio que justificar a minha nota relativamente baixa para um livro que está tão em alta.

Enfim, vamos lá. Acho que todo mundo já conhece pelo menos a premissa dessa história: Hannah Baker está no no ensino médio, comete suicídio. Porém antes disso ela grava sete fitas e manda para as 13 pessoas, os 13 porquês. Aliás, ela manda para a primeira pessoa e faz essa pessoa ouvir tudo e depois repassar para o próximo da fila e assim sucessivamente.

O personagem que está ouvindoas fitas e quem é os nossos ouvidos no livro éo Clay.
Não sei se todo mundo notou isso, mas enquanto ele ouvia as fitas sempre tinha uma interrupção, ele sempre estava fazendo alguma coisa paralelamente enquanto ouvia. O que me fez pensar: "nem depois de morta, ela não iria ser ouvida?"

Muita gente pode achar que os problemas que Hannah enfrentou são muito bobos e que não éo suficiente para chegar a esse ponto. Eu mesma julguei alguns motivos superficiais. Porém não cabe a ninguém julgar os motivos porque ninguém estava na pele dela pra saber e só a gente sabe o que sente.

Foi exatamente isso o que eu achei de problemático no livro. O fato de só Hannah saber o que ela sentia. Ela não procurou ajuda, não explicitamente.

Eu entendo o quanto deve ser difícil pedir ajuda e colocar pra fora tudo o que ela passou. Mas também não acho certo responsabilizar treze pessoas por uma atitude tão extrema.

Mais para o final do livro o Clay fala algo do tipo "estava claro o tempo todo. Nós é que não quisemos enxergar".
Não, não estava claro. Em momento algum ela deixou claro para alguém o que ela estava sentindo.

Isso que eu acho errado no livro (lembrando que não vi a série); mostrar que não tem solução. Que a personagem principal não pede ajuda, se mata e no fim resta um punhado de gente com remorso.

Tudo isso só para dizer que o bullying e o machismo são coisas horríveis. Não estou dizendo que não são mas acho que existem outras formas de retratar isso sem precisar passar a ideia de que não vale mais a pena viver por conta disso.
Paulo Xavier 24/06/2017minha estante
Concordo com você, Aninha..

Ly Moura 24/06/2017minha estante
Eu geral concordo com vc, mas acho que se vermos de um outro ângulo vemos também como coisas que não devem ser feitas. Exemplo: não abusar do próximo, mas também não se retrair como ela, e procurar ajuda pq no fim das contas, não mudou em nada pra ela

Ly Moura 24/06/2017minha estante
null

Tânia (@ritmoliterario) 24/06/2017minha estante
Concordo com seu ponto de vista. Primeiro: achei sim esses 13 motivos relativamente bobos, mas não dá da pra julgar. Segundo: ela nunca deixou transparecer, então não achei certo apontar o dedo e responsabilizar os outros.

Renata 24/06/2017minha estante
Posso dizer com propriedade que não é fácil para quem tem depressão ou pensa em tentar suicídio conversar com familiares, porque assim como já estive no lugar de alguns porquês, eu também já estive por muito tempo no lugar da Hannah. Existem sinais que podem parecer bobos é simplesmente passam despercebidos mas são sinais e muitas vezes são só o que podemos dizer ou demonstrar, Hannah faz muito isso na série e no livro, mas as pessoas ao redor dela não se importam o suficiente para escuta-la e buscar saber mais a fundo o que aqueles sinais de fato significam. Se alguém tivesse se importado de fato, não era certeza que o final seria diferente, mas poderia ser e essa possibilidade é o que poderia salvar a vida da Hannah e de muitas outras pessoas hoje em dia. :(

Renata 24/06/2017minha estante
Posso dizer com propriedade que não é fácil para quem tem depressão ou pensa em tentar suicídio conversar com amigos ou familiares, porque assim como já estive no lugar de alguns porquês, eu também já estive por muito tempo no lugar da Hannah. Existem sinais que podem parecer bobos e simplesmente passam despercebidos mas são sinais e muitas vezes são só o que podemos dizer ou demonstrar. Hannah faz muito isso na série e no livro, mas as pessoas ao redor dela não se importam o suficiente para escuta-la e buscar saber mais a fundo o que aqueles sinais de fato significam. Se alguém tivesse se importado, não era certeza que o final seria diferente porque os impactos das doenças da mente são diferentes para cada pessoa, mas poderia ser e essa possibilidade é o que poderia salvar a vida de Hannah Baker e de muitas outras pessoas da realidade hoje em dia. :(

thais.moore 14/04/2017

Mediano
Não se pode dizer que é uma história boa de ser ler , pq e uma história triste. Mas , não podemos deixar de confessar que é uma realidade que abate a muitas pessoas . Achei o livro mediano , pq como vi a série achei que ele poderia ter abordado a perspectiva pelo olhar dos outros personagens, não só do Clay e a Hannah. Achei também meio que um manual de suicídio, onde é mostrado uma pessoa que teve êxito em se matar e com isso fazer as pessoas ao redor sofrer com sua vingança. E uma leitura boa pra quem tem uma cabeça tranquila, porém é perturbadora pra quem tem alguns tipos de problemas. Li , porém não leria novamente .
Ca Agulhari @literario_universo 15/04/2017minha estante
Tb achei o cúmulo? a vingança.

Julia.Maria 20/04/2017minha estante
Simm, é como se a vingança dela fosse descontar nela mesma.. Senti falta de mensagens como "Ei, essa não é a melhor escolha!"... Não teve isso, o quê foi triste. Faz realmente parecer um manual de suicídio. O quê foi bacana nele é como ele mostra como nossas ações podem alterar a vida de uma pessoa.

thais.moore 20/04/2017minha estante
Vdd... o livro ainda é mais ameno , mas a série não tem nenhum apelo pro não suicídio. Mostra que ela foi bem sucedida ao se matar e fazer as pessoas que ela queria sofrer

Dih Schaberle 20/04/2017minha estante
Ah eu concordo com vc, a ideia é boa, mas o modo como é descrito parece q a intenção é se vingar de quem ficou e deixar todo mundo com a consciencia pesada, ñ um alerta dos passos dela..

Dih Schaberle 20/04/2017minha estante
to feliz de achar gnt q concorda cmg hahaha nao achei ninguem pra falar sobre q pensasse dessa forma ..

Bruna 22/04/2017minha estante
Eu acredito que o livro é mais para não existir os porquês, para quem ler pensar mais nas atitudes e em o que essas atitudes podem causar em alguém, já que cada pessoa lida de um jeito, e aí previnir os suicídios.

Kemillyzinha 23/04/2023

Entediante...
Li muitos comentários positivos e, honestamente, o livro não é de todo ruim, porém o tema não é abordado profundamente, a história tem muitos furos, os personagens não são abordados profundamente e tem as fitas tb, sério, que chatice. Ela sofreu tanto e no fim, ao jogar na cara dos outros o q eles fizeram e literalmente falar "me mtei por sua culpa", ela se igualou a todos eles. Talvez se eu tivesse lido a uns aninhos atrás eu teria gostado, mas dependendo da sua preferência literária, isso vai ser um saco. Adolescentes extremamente problemáticos e tóxicos, amores platônicos e essas coisas se tornam meio insuportáveis com o tempo.
emymy 18/07/2023minha estante
ja li a metade e to quase abandonando juro

Kemillyzinha 18/07/2023minha estante
amg é tenso msm, qnd acabou eu dei aleluia kkkk ????

emymy 18/07/2023minha estante
eu também kakksksksksks terrível de ruim

Kemillyzinha 19/07/2023minha estante
o pior q eu tava com uma expectativa, acho q um livro nunca me frustrou tanto kkkkkk

emymy 19/07/2023minha estante
simmm meu deus, achei q ia ser um livro super reflexivo e profundo, uma perda de tempo

Kemillyzinha 20/07/2023minha estante
o tal do leitor sofre viu ??

Karolina 04/09/2013minha estante
Gostei do livro, mas tenho que concordar que o que você diz é verdade.

Kaire 29/11/2013minha estante
Concordo com o que você escreveu e ainda acrescento que fiquei p da vida por ela ter abandonado o Clay (ela mesmo diz que se sentia abandonando alguns). E acho que a fraqueza dita aí não significa que a pessoa era uma lixo, ou burra, mas a omissão de várias coisas impediram que ela se ligasse na vida - que ela achava tão ruim - onde havia um pouco de luz; ela meio que deixou toda a vibe ruim levar ela embora. Em suma:resolveu adormecer.

Nat ☆ 03/01/2014minha estante
exatamente, Hanna só queria uma "desculpa" pra se matar. enquanto lia cada fita e via as besteiras eu pensava "ah deve ter algo mais grave na frente" mas n tinha NADA. as coisas graves foram com os outros (como no caso do estupro ou do acidente).
sinceramente? a unica coisa q gostei msm foi no fim qd o clay ajuda a skye (na vdd demorei a entender kk).

parabéns pela resenha, bjos xx

Kat35 22/10/2015minha estante
Ela não morreu virgem, fica claro quando o Bryce toca ela que ele não faz só isso, ela diz "chega de detalhes, mas quando ele terminou, fui pra casa.." algo assim. Enfim, ela também foi meio que estuprada. A última coisa que ela tinha. Eu sei que ela deixou, pq não via mais motivos pra lutar, mas só pra esclarecer, pois foi assim que interpretei essa cena.

Iury 01/05/2018minha estante
Você disse tudo, não tenho nem o que acrescentar.

Rodrigo.Oliveira 05/06/2019minha estante
Acabei de escrever uma resenha! está muito parecida com a sua! eu também concordo! a personagem é muito problemática! não tem propósito! se mata! e ainda deixa fitas gravadas culpando outras pessoas pelo seu suicídio! é bizarro! Ela se vê como uma pessoa intocável! a vítima!

Ana 17/03/2021

Não é bem uma resenha e sim um desabafo
Sinto que comecei a ler esse livro no melhor momento possível para minha saúde mental. Tive uma adolescência conturbada, passei por uma depressão pesada, perdi muito peso, sofri bullying durante meu ensino médio e me vi sozinha em vários destes momentos ruins. Hoje eu olho pra trás e vejo que sou outra pessoa, graças a terapia, os remédios e novas amizades. E talvez, se eu tivesse lido esse livro quando estava no hype uns anos atrás (mesmo período que eu estava no auge da minha depressão) poderia ter sido um enorme gatilho destrutivo pra mim, eu teria me visto impressa na Hanna Backer, muito do que ela relata eu me lembro de ter sentido ou vivido naquele momento ruim. Se você está se sentindo mal, sem vontade de viver, o que eu posso te falar é; busque ajuda, sei que dói, sei que quem está te fazendo mal está vivendo a vida plenamente e pouco se importa se você esta mal, mas vai por mim, nenhuma dessas pessoas ruins merecem nem um pingo de sentimento da sua parte, não merecem seu ódio muito menos seu medo ou tristeza, essas pessoas são vazias e querem que você se torne uma pessoa vazia assim como elas são. Diante de tudo isso, hoje lendo o livro com outros olhos eu posso falar que suicídio é apenas uma resposta pra cessar a dor, mas não é a única resposta, a melhor resposta é a vida, sim a vida, a depressão faz com que a gente se sinta um corpo morto que vaga sem rumo, mas se sentir vivo é a libertação desse corpo, é como uma borboleta que se liberta do casulo, é se lembrar que você tem sonhos pra conquistar, pessoas e animais para amar, viver ainda que seja doloroso as vezes, é gratificante se você se permitir.
Flávia Menezes 17/03/2021minha estante
Obrigada por compartilhar sua história ????????

Mary 17/03/2021minha estante
Sua história vai servir pra muitas vidas! ????

Jess 17/03/2021minha estante
Adorei ler seu relato ??

Ricardo Tavares 17/03/2021minha estante
Depoimento corajoso. Realmente, a vida é o mais importante. É um bem precioso demais para ser desperdiçado. A melhor coisa a fazer em um momento de depressão é procurar ajuda e não ter vergonha de falar. Depressão tem tratamento e a vida merece ser preservada para superar os obstáculos e conquistar momentos de júbilo e até redenção. Ler é viver. Vamos ler bastante e viver plenamente conquistando pessoas e viajando no rico universo literário.

Isa 17/03/2021minha estante
Obrigada pelo seu relato??

Israel.Godoy 28/06/2017minha estante
Como o próprio livro fala, ninguém sabe o que se passa na vida de outra pessoa!! Se para você os motivos foram "pequenos" para outra pessoa pode ser devastador...

Elys Carla 28/06/2017minha estante
Não disse em nenhum momento que os motivos eram pequenos e sim mal elaborados pela autora achei que pela repercussão do livro foi uma chance perdida de mostrar o sofrimento que muitos alunos sofrem, ela deixou a desejar lhe faltou interpretação da minha opinião deixei bem claro que não queria minimizar o que ninguém passa e sim deixar claro que o livro não soube trazer isso de fato a tona, detalhe "essa é minha opinião" e como todos devem estar cientes cada um tem a sua e deve ser respeitada

Israel.Godoy 28/06/2017minha estante
Entendi!! Só quis comentar isso ... respeito sua opinião !!

Monique.Araujo 02/01/2018minha estante
Eu concordo. Pra mim foi a pior coisa q eu li em 2017. Penso o mesmo. Odiei com todas as minhas forças. Ainda mais pq a idéia foi genial e o autor nem soube desenvolver.

skuser02844 15/05/2016

Precisamos mudar urgentemente.
A história começa quando Hannah se muda pra uma cidade vizinha de onde ela morava e se torna caloura na escola da cidade onde está morando. Algum tempo depois de entrar para a escola, Hannah começa a fazer parte de uma lista bosta, dessas que só babacas conseguem pensar. Uma lista de "Quem é gostosa/Quem não é". Como eu disse, só babacas conseguem pensar. O fato de estar nessa lista, faz com que Hannah comece a ficar visada no meio de seu grupo de colegas de classe.
Tudo começa em meio a criação dessa lista. Quando eu digo tudo, é tudo mesmo. Estereotipada como "Gostosa", ela começa a ser procurada pelos meninos da escola, os meninos babacas. Se não bastasse a fama de "Gostosa" cair sobre ela, alguns desses meninos que começaram a procurar por ela começam a inventar certas situações, que ao ver de todos faz com que ela se transforme em uma safada. Fama essa que afasta o único menino que realmente estava interessado nela.
Graças a fama de safada, a vida de Hannah começa a desandar de forma devastadora o que acarreta diretamente ao seu suicídio. Logo começa a parte mais desoladora do livro. Embora a trama principal seja o suicídio de Hannah, podemos afirmar que o Clau divide o papel de protagonista com ela. Isso vocês vão entender melhor no decorrer do livro.
Logo de cara podemos ver uma escrita totalmente diferente neste livro. Podemos perceber isso quando o fator principal do livro, o suicídio de Hannah, já tenha se passado e o livro começa na aparição das fitas na casa do Clay. Isso é genial. Também no fato de que o livro tem dois pontos de vista e são colocados no mesmo capítulo, não é necessário esperar o capítulo acabar para sabermos quais são as reações do Clay. Como eu disse, isso é genial.
O livro já está no meu top 5 favoritos do ano, mesmo que estamos no meio do mês de Maio. A forma como o autor nos introduziu em uma história pesada de suicídio na vida de jovens, como também em assuntos como estupro me deixou satisfeito por reconhecer que assuntos como esses são de suma importância e precisam ser levados muito a sério. Será que sabemos mesmo o que se passa na cabeça das pessoas que sofrem de alguma forma nas escolas? Será que sabemos mesmo a importância de uma "brincadeira" que fazemos a uma outra pessoa? São valores que precisamos ter muito cuidado na hora de julgarmos nossos atos.
Aqui nós vemos como uma "brincadeira" pode ser tornar algo a mais na vida do seu "colega de classe".
Eu esperava demais desse livro. Esperava que ele mudasse meus conceitos e que me fizesse sofrer por não ser uma pessoa melhor. Isso aconteceu. Isso me deixou feliz. Um livro dessa magnitude precisa deixar de ser ignorado por ser apenas um "Romancezinho Juvenil" por algumas pessoas. Estereótipos são uma das piores coisas que podemos deixar nos consumir.
Eric 15/05/2016minha estante
Um dos melhores livros que li ano passado. Fiquei chocado, não considero esse livro como Young Adult, achei extremamente pesado e complexo, porém são livros assim que mudam cabeça de jovens

skuser02844 15/05/2016minha estante
exatamente... é o que eu penso

Hugo 21/05/2016minha estante
Esse livro é bom como dizem? Desde a primeira vez que ouvi falar sobre ele, fiquei curioso para ler. O nome, a capa, e o tema me atraíram de imediato, mas ainda não tive a oportunidade de ler...

skuser02844 21/05/2016minha estante
leia! agr msm! pare de respirar e leia esse livro! ahsuahs favoritos da minha vida, com certeza *----*

Fox11 19/08/2016

É bom, mas...
Clay chega em casa da aula e se depara com um pacote em sua calçada e o que ele encontra dentro dele é realmente estranho. A caixa contém 7 fitas cassetes e um mapa. Ao escutar a primeira fita, Clay se arrepende amargamente, pois o que ele escuta não é nada agradável. É doloroso!

Ele ouve a voz de sua antiga crush, Hanna Backer, contando que se ele recebeu aquela fita é porque ele está na lista e que depois de escutar todas elas ele deveria passá-las ao próximo ou uma segunda caixa com todas as cópias seriam divulgadas.

E qual seria o conteúdo dessas fitas, você deve estar se perguntando, pois bem, nessas fitas a Hanna vai contar os motivos que a levaram a tirar sua própria vida. Sim, a Hanna se suicidou. Ela vai contar fita a fita o que as pessoas que estão na lista fizeram para tornar a vida dela insuportável a ponto de ela se matar.

E, é aí que está! O Clay fica apavorado, pois ele não consegue imaginar algo que possa ter feito para machucar tanto a Hanna a ponto de ela culpá-lo. Por um momento ele se questiona se não deveria apenas passar as fitas adiante e seguir sua vida, mas sua curiosidade para saber o que aconteceu com sua querida Hanna, o faz sair andando pelos lugares onde ela passou enquanto descobre tudo o que fizeram com ela.

Fita após fita a gente vai descobrindo tudo que a Hanna passou e que consequentemente virou uma bola de neve a partir de uma determinada ação. Nesse livro a gente vai aprender que uma ação impensada pode causar um impacto muito grande na vida de uma pessoa a ponto até de destruí-la.

Deixa-nos também uma lição sobre não nos colocarmos na condição de vítima. Sobre procurarmos ajuda, sobre não procurarmos justificativas para acabar com a nossa vida, porque não importa o quanto as pessoas possam ser cruéis, NADA, NUNCA, vai justificar a morte!

Bem, agora eu vou contar pra vocês sobre o que eu não gostei nesse livro e se quiserem continuar lendo, senta que lá vem textão!

Gente, tanta gente falava bem desse livro que eu não acreditei que eu não havia gostado dele quando o abandonei pela primeira vez. Achei a narrativa lenta e não fluía de modo algum. A cada página o que eu sentia era sono ou tédio, então resolvi abandonar o livro.

Contudo, ainda ficou martelando na minha cabeça “Mia, todo mundo fala bem desse livro, você precisa ir até o final, tente!”, então eu resolvi tentar e quase abandonei de novo. Decidi ler aos poucos, uma ou duas páginas por dia e quando cheguei à página 30 a narrativa começou a melhorar.Então se assim como eu você não sentiu apatia por essa leitura no começo, não desista! Ele melhora.

Eu precisava ler esse livro porque eu não conseguia conceber que um livro que traz como tema bullying e suicídio poderia ser ruim. Porém quando eu terminei o livro eu não sabia o que pensar sobre ele. A leitura é pesada, a temática é pesada, muita coisa que acontece nesse livro é pesada, todavia, o que eu consegui pensar foi: Isso está errado da forma como foi colocada!

Minha avaliação sobre essa obra é “O livro é bom”, mas eu não concordo com ele. Não consigo concordar que nenhum motivo, por mais cruel que seja, é suficiente para se tirar a própria vida. Mas aí você talvez me diga, “Mas, Mia, esse livro fala sobre as consequências do bullying” e eu te direi, “Sim, mas essas consequências não deveriam resultar numa morte justificada pelo bullying e crueldade das pessoas.

Eu realmente compreendo que cada cabeça é um mundo e cada um lida com os problemas de uma forma, mas a personagem não fez nada para realmente para buscar ajuda e eu não gosto dessa condição de vítima. Talvez algumas pessoas que estejam passando por algo parecido com a Hanna pensem ” Ah, farei algo, eu não quero acabar assim!” e isso é realmente o que eu espero que a pessoa faça, mas há também a possibilidade de uma pessoa que tem os mesmos problemas pensar em fazer o mesmo que a Hanna.

O que discordo desse livro é que a lição que ele passa é incompleta. Gente, a personagem não buscou ajuda o suficiente, porque passou a maior parte do tempo esperando que alguém percebesse o que ela estava passando. Esse foi o ponto do livro que eu odiei. Não gosto de personagens que se vitimizam.

Fico me perguntando por que o autor não poderia ter seguido outro caminho. A Hanna não precisava ter acabado morta. Sei que a intenção é alertar para o que muitas vezes acontece nesses casos, mas por que não escrever um livro onde a protagonista sai da aba de vítimas e toma controle de sua vida e vai atrás de ajuda?! PRECISAMOS DE MAIS LIVROS ASSIM!

O meu medo é que muitas pessoas não procurem problematizar a temática abordada e achem que acabar com a própria vida é justificável. Talvez, muitos não irão entender que o que a Hanna realmente necessitava era ser sincera sobre o que estava passando. Não importa se os pais estavam ausentes, ainda são pais, se você gritar (e digo figurativamente) eles iriam escutar. O que ela necessitava era parar de esperar que alguém percebesse e perceber que tinha sim gente ali disposta a ajudá-la.

Eu realmente peço perdão por esse textão, mas esse livro mexeu muito comigo pelo medo das diferentes reações negativas que ele pode causar em quem ler. Eu quero pedir a todos vocês que estão lendo esse texto agora que se em algum momento você estiver passando por uma fase difícil na sua vida, não faça como a Hanna, por favor!

Cada pessoa está envolvida com sua vida e na sociedade em que vivemos hoje, as pessoas tendem a ter cada vez menos atenção para com o outro por vários motivos, então se você está sendo vítima de algo, não aceite essa condição. Peça ajuda! Fale! Grite! Não espere que as pessoas percebam! Nada, NUNCA, irá justificar tirar a própria vida!

Beijinhos, amores, e se você leu esse livro e concorda ou não com a minha opinião, por favor discuta comigo no chat. Talvez eu não esteja vendo algo ou esteja vendo algo a mais!

Até a próxima.

site: https://miaestanteliteraria.wordpress.com
Sophia 02/09/2016minha estante
Eu gostei do livro, mas concordo com você. Ela deveria ter pedido mais ajuda antes de fazer tal ato.
O próprio escritor disse que se alguém se identificasse com ela pedisse ajuda imediatamente.

Fox11 04/09/2016minha estante
Pois é sophia, isso realmente é o ideal! Eu sei perfeitamente que com tudo que a Hanna passou a cabeça dela devia estar um inferno, mas me irritou o fato de ela esperar que as pessoas percebessem. Não pode ser assim! É preciso pedir ajuda!

Annie 25/01/2017minha estante
Acho que não nos cabe julgar. Muita gente na vida real se suicidou por motivos semelhantes. Eu durante minha vida toda fui vítima de abuso emocional. E eu já considerei suicídio. Minha sorte que tenho uma pessoa que me fez ir atrás de tratamento. Mas eu mesma não via que estava mal, eu achava que era o lixo que todos diziam. Cada um tem uma maneira de pedir ajuda. A minha era chorar todo dia.

Fox11 25/01/2017minha estante
Então, acontece que eu não estou julgando, jamais faria isso, pois assim como você também entendo do assunto e sei bem como é ter o inferno dentro de si. Acontece que o que eu quero é que se escrevam mais livro como Meu coração e outros buracos negros, para que pessoas que passaram pelo que passamos possam enxergar quem sabe uma luz.