Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Ginger 19/01/2011

De longe o melhor.
A história é FANTÁSTICA, me apeguei a muitos poucos personagens da forma que me apeguei a Hannah, eu tinha sempre que estar me lembrando que ela ja tinha morrido e que não tinha mais jeito, tentei até me convencer diversas vezes de que ela ainda estava viva e que tudo não passava de uma brincadeira... Escrito de forma fascinante, consegue passar TUDO o que Hannah sentia, te faz sentir como se ela estivesse ali, meio que dentro de você...

Eu geralmente engulo os livros que eu gosto, mas não consegui com esse, eu tinha que digerí-lo e isso demorou algum tempo... Terminei de lê-lo de meia noite de um dia e só consegui dormir as duas da manhã chorando (ele não é um livro chorável, mas me sensibilizou), o fato do mapa estar no livro também te traz um pouco mais pra dentro e cara... INEXPLICÁVEL!

Mas, eu não gostei do epílogo, acho que ele poderia ter sido melhor... E essa é minha única reclamação...

INDICO A TODOS!
Ginger 09/02/2011minha estante
ACABA DE SER ANUNCIADA UMA ADAPTAÇÃO PRO CINEMA COM SELENA GOMEZ! PQP!

Thelukas007 13/06/2011minha estante
Senti exatamente as mesmas coisas que vc lendo esse livro rsrs

Elena P. 19/07/2011minha estante
Adaptação com Selena Gomez??!! Vão acabar com o livro, vai ser uma porcaria...

Cami 05/08/2011minha estante
Como assim adaptação pro cinema com Selena Gomes????? Nada a ver!

Carla 03/06/2012minha estante
Concordo com você! A história é fascinante, só fiquei revoltada com a quantidade de páginas e do pequeno tempo que ela passou/teve com Clay. Resumindo: recomendo!

Fran 11/09/2012minha estante
eu amei o livro ^^

João Vitor 23/09/2012minha estante
eu tbm uahauah eu pensava: ''no final ela vai apaecer e dar um beijo nele'' ;-;

Jéssica 01/06/2013minha estante
Comecei a ler o livro recentemente e já me apaguei a história, espero gostar do livro todo. Acho que a Selena Gomez tem tudo a ver com o papel, eu não julgo pelos trabalhos dela da Disney, ela se revelou uma ótima atriz em Spring Breakers, espero que ela faça um ótimo trabalho como Hannah Baker.

Renata 02/07/2013minha estante
Nossa! Você me descreveu em relação ao sentimento pelo livro, ele é muito impactante, você não consegue desencanar dele logo. E eu também precisava sempre me lembrar que ela tinha morrido e ainda assim, esperava que a qualquer instante ela fosse aparecer viva. Nunca senti isso por livro nenhum.

Pam 18/10/2013minha estante
Também chorei mt com o livro, confesso que me identifiquei muito com a Hannah. É interessante como ele [o livro] mostra que o que algumas pessoas consideram "drama adolescente" ou "besteira" realmente pode mudar uma vida: pra melhor ou pior.

Amandha 21/01/2014minha estante
Que que tem que vai ser interpretado pela Selena Gomez? Ela é uma ótima atriz! E quando se é atriz de VERDADE que nem ela, que sente o papel, pode ser tornar qualquer personagem. Só por que ela era da Disney talvez? Por favor né gente.. Sem pré-conceitos.

lau 17/04/2014minha estante
Eu achava que ela estava escondida em algum lugar, na verdade, eu tinha a esperança que ela estaria escondida e esperando a fita passar na mão de todos... Enfim, Clay precisava de mais tempo com ela, ele tinha que ter, mas ela não aparece e quando eu vejo que acabou eu fico exatamente com esse sentimento que você descreveu, acho o que resumiria esse sentimento é inconformada, devastada... Super recomendo esse livro :)

Nat 03/05/2014minha estante
Estou lendo desde ontem em PDF, estou muito presa a essa leitura... ansiosa pela proxima fita, e quando será que o Clay será citado nela... Passei por situações semelhantes na escola, mas nada que me deprimisse.

Well 30/08/2016minha estante
Cara me senti do mesmo jeito que vc lendo esse livro, chorei, senti raiva e quase sempre com a esperança de que ela poderia estar viva. Achei sensacional!

patty 02/09/2016minha estante
Recomendo

Tirzzia 20/02/2017minha estante
Eu acho que fui a unica pessoa que não gostou do livro kkk

jesse 02/04/2017minha estante
Senti exatamente o mesmo que voce!! tb não gostei muito das ultimas paginas, teria sido MUITO melhor se tivesse acabado com a Hannah falando!!!!!!

Cibelly.Mariana 29/04/2020minha estante
Oi sou nova aqui e queria ler este livro os 13 porquê mas não consigo

Lari_Dortz 13/05/2020minha estante
alguém tem esse livro em PDF?

Rayca 25/05/2020minha estante
Se alguém tiver PDF me envia porfavor!!!!

Giovana.Barreto 04/07/2020minha estante
Como faz para ler?tem q pagar?

Josimar Almeida 13/07/2020minha estante
alguém mais diga como faço para lê! pq tipo marquei 2 para lê e não estou conseguindo enfim quem pode me ajudar?

Sthefany.Vitoria 23/07/2020minha estante
Como q lê?

Jefferson.Lucas 06/09/2020minha estante
Achei que o app fosse 0800

Garcia 14/10/2020minha estante
Vi a série a algum tempo é uma história bastante interessante... pelo ponte de vista que tenho se n viram a série vao imaginar os personagens e espaço, por isso aconselho a verem pelo menos os personagens para conseguirem ter uma boa ideia de como são fisicamente...

Thais Evelyn 26/12/2020minha estante
Gente tem que pagar pra ler???

Thais Evelyn 26/12/2020minha estante
Eu não tô conseguindo ler

Carolina.Carvalho 26/12/2020minha estante
Tem como ler sem pagar ? Sou nova aquu

raiszaf 18/01/2021minha estante
gente esse app nao eh pra ler especificamente apenas serve como um organizador digamos, das suas leituras, os livros ou vocês possuem físicos virtuais ou baixam gratis via epub pdf etc.. um bom site eh o lelivros eh um bom leitor que uso e recomendo eh o EBOOK :) podem me chamar se nao entenderem

Jefte.Smith 02/04/2021minha estante
Tem que pagar pra ler??

Mateus.Lucas 02/06/2021minha estante
Já assistiram a série ??????

Joelma.Silva 14/09/2021minha estante
Como é que ler livro aqui?

Jaquelina.Abel 14/09/2021minha estante
Até agora não consigo ler. Alguém me ajude! Por favor

Estefany.Sousa 05/10/2021minha estante
Um livro que deixa você em busca de mais. Em busca de esperança de que aquilo seja apenas um blefe, e qua ao final Hannah está lá apenas contando o que poderia ter acontecido. Empolgante, doloroso, realista e avassalador.

Silva Costa 08/02/2022minha estante
Já viste a série?

biancarbis 21/07/2022minha estante
Eu particularmente não gostei, achei a história chata, e a leitura é cansativa, não recomendaria a ninguém.

Gilmarclara 02/08/2022minha estante
Estou tentando abrir o livro para ler e não consigo o que eu faço?

raiszaf 02/08/2022minha estante
esse aplicativo nao é um leitor de livros, é um organizador!!! nao da pra ler nele, so organizar suas leituras

raiszaf 02/08/2022minha estante

EmAlio.Homen 11/08/2022minha estante
Não estou conseguindo ler ?

Andreia.Manuel 09/12/2022minha estante
Preciso de ajuda, já baixei tantos libros nessa app e não estou conseguindo abrir para ler

VitAria 27/12/2022minha estante
Como faço para ler?

VitAria 27/12/2022minha estante
Como faço para ler?

Pijaminha 10/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito

Micaele.Menegardo 10/05/2023minha estante
Gente, alguém pode me ajudar? Eu estou a um tempo tentando achar, mas não consigo achar onde eu tenho que apertar pra ler, alguém pode me ajudar?

Silvana219 17/08/2023minha estante
Como que lê sou nova né encima pfvr

Jacqueline.Mazzier 07/04/2024minha estante
Eu queroooooo alguém me dá? Kkkk surto pra ler, assisti a série mas, o livro com certeza deve ser muito mais interessante.

thai :D 16/01/2024

Infelizmente fui negativamente surpreendida, achei uma leitura entediante, assim como a adaptação da Netflix se tornou após a primeira temporada.
Lulubiis 16/01/2024minha estante
acho q esse livro tem um público alvo mmmt específico em relação a idade, não que pessoas mais velhas não possam gostar, mas eh mais difícil!! fica meio raso demais, quando li com uns 12 anos eu curti, mas hoje em dia sei SEM DÚVIDAS q não me pegaria.

Tiago 16/01/2024minha estante
Li faz anos e lembro que gostei, não é uma boa escrita, mas é fluida. Sobre a série: realmente se perdeu.

Thay Soares 16/01/2024minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião que a minha. Só hype, livro horrível

Amanda Azevedo 08/03/2012

O mundo é pesado demais para algumas pessoas.
[...]

Desiludida a ponto de tentar tudo apagar de uma só vez
Buscando ainda
Dignidade e respeito
Uma saída
Para um momento de desespero
Com as mãos vazias
E a mente atormentada a ponto de tudo arriscar

[...]

Atordoado — CPM 22

Às vezes, somente estar presente quando a pessoa busca por você não é o suficiente. Você tem que se fazer presente, demonstrar interesse por ela e por sua vida mesmo que ela não peça. Interesse verdadeiro. Pessoas se sentem solitárias sem estarem realmente. Por falta de afeto, carinho e atenção daqueles que a rodeiam. Então, eu digo: preste atenção nas pessoas de sua convivência, preste atenção ao seu redor e deixe que o mundo preste atenção em você também. Cuidar... Isso é raro atualmente, cuidar de nós, cuidar do outro.

Esse livro conta a história de Hannah. Quando o livro começa ela já se matou. É um fato, decisão tomada. Então, só nos resta saber os seus motivos. E é assim que a história se desenrola. Ficamos conhecendo os 13 porquês — e as 13 pessoas — que levaram Hannah a tomar essa atitude extrema.

Conhecemos a história através do Clay, que é uma das pessoas que aparentemente tem “culpa” e contribuiu para que Hannah fizesse o que fez. Funciona assim: antes de se matar ela deixou 7 fitas gravadas — sendo que cada fita tem o lado A e o lado B, em cada lado, Hannah explica 1 motivo e cita a pessoa ‘responsável’ — ela envia as fitas para a primeira pessoa da lista e essa pessoa, após escutá-las, manda as fitas para a próxima pessoa da lista.

Algumas pessoas podem achar que os motivos explicados por Hannah no decorrer da história sejam banais. Mas, se leva uma pessoa a cometer suicídio, acho um erro gravíssimo dizer que isso ou aquilo não eram motivos suficientes. Cada um sabe de si. E cada um tem o seu limite do que pode e/ou aguenta suportar.

"Mas você foi a pessoa que tirou tudo isso de mim. Bom... nem tudo. — A voz dela treme — Mas tirou o que havia sobrado." — Página 78

Suicídio sempre é um assunto complicado. Há aqueles que julgam, condenam que chamam de fracos quem toma tal decisão. Há quem reconhece essa fraqueza no outro e não faz nada pra impedir... Bem, não sou ninguém pra dizer como você deve se portar diante de tal situação. Só digo: fique atento. A você e às pessoas de sua convivência. Pessoas precisam de atenção, pessoas podem ser ajudadas por maneiras incontáveis. Cada um tem sua “carência”. E um dos pontos mais importantes — pra mim — nunca... Jamais! Intitule por covarde aquele que viu no suicídio sua liberdade.

"Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem... Mais uma vez."

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Kau 30/08/2013minha estante
Gostei da resenha, falou do livro com respeito, respeitando o assunto que em si é sério, vou ler!

Larissa 08/01/2014minha estante
Como publico minha resenha?

Lizia.Yohanna 03/09/2022

Aqui quem fala é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo.
O livro gira em torno da tarde e madrugada em que Clay recebe essas fitas e, chocado, passa a ouvir tudo muito rápido, desesperado para entender melhor a decisão de Hannah e como o seu nome se encaixa em tudo, já que ele não se lembra de ter feito nada de relevante para a menina.
É um romance rápido de ler e os capítulos são divididos de acordo com cada lado das fitas. A leitura é quase um diálogo onde Hannah fala e Clay responde do modo como ele tinha entendido a história.
O livro trata muito sobre assuntos que principalmente os adolescentes precisam ouvir. Temas como bullying, machismo, fofocas, exclusão social e abuso são presentes em toda a narrativa, o que faz com
que ela se torne um pouco pesada.
Apesar do livro gritar em torno da morte de Hannah achei que todas as histórias foram muito bem contadas e conseguimos compreender o porquê dela chegar ao suicídio.
Enfim foi um bom livro mais um que bode precisa esta com o psicológico em dia pra ler.

Lucas 27/06/2012

13 motivos e eu ainda acho que foi porque ela quis.
Quando eu quis começar a ler Os 13 Porquês, foi porque ouvi falar muito bem dele, mas não posso negar que depois de ler me decepcionei um pouco.

Um pouco, veja bem, a história, que vocês já devem saber, é sobre Clay receber as fitas com 13 porquês de Hannah ter se suicidado, a regra é simples, "escute sua fita, saiba qual o motivo que te envolve, e passe a fita pra frente." ok, a história do livro é interessante, muito interessante, mas acho que não foi aplicada de uma forma boa o suficiente, os motivos NÃO são tudo isso, não são.

Há sim, aquela ponta de raiva e rancor pelo bullying, mas parece que Hannah apenas não aceitou o fato de ser deslocada e se matou.
O livro é bom sim, dou 3 estrelas, mas não é um "must-read", porque, é meio decepcionante como a história não é aplicada de uma forma melhor, faltou um "que" pra incrementar o livro, mas a ideia é boa.

Uma coisa boa a se notar neste livro, é a narrativa, Jay realmente soube como fazer como se nós mesmos estivéssemos escutando as fitas, e isso foi bem interessante, isso também faz com que nos apeguemos a Hannah, e, vendo a mesma sofrer pensemos "Não faça isso Hannah, não se mate", como Clay comenta diversas vezes, mas não adianta, já havia sido feito.
Uma grande forma de fazer nos apegar a um personagem, mesmo sabendo que não há mais jeito.

Infelizmente, quando terminei o livro, a conclusão que cheguei é que ela se matou porque ela quis, e que, os 13 motivos eram apenas um acréscimo. Pode soar "rude" pra muitos que vão dizer que não compreendi Hannah, e se for isso, eu não compreendi mesmo.

Eu recomendo apesar de tudo, e principalmente: leiam, e tirem suas próprias conclusões.
Denise 01/03/2014minha estante
Concordo. Quando peguei esse livro, achei que ele fosse me emocionar, mas isso não aconteceu. Também acho que ela simplesmente queria se matar.

Bia Medeiros 30/07/2014minha estante
Eu tava muito ansiosa para lê-lo e a sua resenha foi a que mais me identifiquei. Eu esperava mais, bem mais, pelo tanto de comentário bom que eu ouvi dele. Mas quando terminei o livro só fiquei mesmo com uma cara de paisagem :|

Grazielly Rodrigues 05/01/2015minha estante
Acabei de ler, mas acho que ficou faltando alguma fita.Porque só o conteúdo dessas treze fitas é muito fraco. A proposta da historia é boa, fiquei bem animada no começo, mas no decorrer do livro, foi só decepção.

Alice 03/05/2015minha estante
Acho seu comentário ignorante. Uma pessoa que quer se matar não precisa de um bom motivo para isso, e o livro aborda isso com muita clareza. Muitas vezes Clay mesmo diz que não é culpa de quem ela estava falando. Quem pensa em suicídio está deprimido, e depressão e doença. Ninguém se mata porque quer. Para quem está deprimido, qualquer motivo e um motivo. E eu sei disso muito bem, por vivência, pois uma pessoa muito próxima de mim arranjava "motivos" para se matar que as vezes nem faziam sentido. Então, mesmo sendo um livro, não diga que è possível se matar por querer se matar.

Ana Clara 03/05/2015minha estante
Concordo com a Alice, mas, pois bem, eu achei sim, os motivos TUDO isso. Achei q foram coisas mt serias, e juntando com a depressão que ela já estava, foi só piorando! Tentei entender, era um lugar novo, e já começou mal, e foi piorando cada vez mais, me botei muito na historia e foi horrível.

Teka 23/01/2016minha estante
Lucas! Super concordo com você! Só Deus sabe como eu odiei esse livro.

1) Paguei caro porque tá na modinha.

2) Depois tive que aturar uma adolescente que não tem maturidade alguma pra enfrentar seus problemas sozinhas e só se envolve com as pessoas erradas. O mundo é dos espertos, isso é um FATO! Se não aguenta pede pra sair e foi o que ela fez.

3) O livro não agregou nada em minha vida, não tirei nenhuma lição que eu possa aplicar em minha vida;

4) A protagonista sofre de mania de perseguição.

Foi decepção em cima de decepção.... Me desculpe s esoou como grosseria para quem ama esse livro, mas eu detestei e não indico para ninguém!!

Quel Ratajczyk 10/07/2016minha estante
Sobre seu terceiro ponto, Teka, pra mim foi o contrário. Se ela havia ou não motivos para se matar é de conclusão pessoal, mas se houve uma coisa para a qual esse livro me abriu os olhos e deu um novo significado foi a importância das pequenas ações: pude notar as consequências de atos que para mim podem ser banais, mas que para os outros, dilaceram.

Alane Queiroz 09/04/2017minha estante
Acho que o ponto do livro é justamente mostrar que não precisa de um enorme motivo para se matar. Hannah estava deprimida, sozinha e perdida. O que parece pouco pra você ou pra mim, pra ela foi muito. Não podemos usar a nossa régua pra medir os problemas e as emoções de outrem. Quem já sofreu bullying sabe que os motivos não são banais, especialmente numa época onde tudo toma uma proporção drástica, como a adolescência. Em todo caso, a grande lição do livro é aquele clichê de ser gentil sempre, pois você não sabe o que o outro está passando.

Verônica 20/04/2017minha estante
Concordo com vc Alane Queiroz. Quando lí o livro, achei os motivos fracos para se levar a um suicídio, mas porque lí com 28 anos, já passei ha muito tempo pela adolescência e minha cabeça de hoje é completamente diferente dessa época. Não consegui me colocar no lugar da Hanna por esse motivo, talvez se eu fosse uma adolescente lendo teria gostado e me identificado em alguns momentos. Então p mim, hoje lendo esse livro, é fraco, mas como vc disse, oq parece pouco p mim pode ser muito p outra pessoa. A série foi muito bem feita, eu gostei muito mais que do livro.

Gabs 03/11/2021

Ele é necessário
Eu acho que TODAS as pessoas deveriam ler esse livro. Principalmente adolescentes.
Ele nos faz entender das consequências de nossos atos na forma mais dura possível. Ele te faz sentir angústia, frustação, tristeza e tudo mais. É aquele livro que tu para a leitura e tenta digerir o que leu, tenta colocar os pensamentos e sentimentos no lugar pra voltar a ler. Ele te consome e faz você torcer para que alguém ajude a Hannah e só depois, você lembra que é impossível, pois ela já está morta.
Edu 03/11/2021minha estante
esse livro é tão incrível

Maria 30/05/2021

esse livro me deixou dividida em alguns aspectos, senti falta da representividade e da atenção dos pais perante a situação da hannah, porém em contrapartida, também entendo que não eles não tinham bola de cristal pra adivinhar essas coisas, e que falar era uma coisa extremamente difícil pra hannah visto que ao decorrer da história a menina dizia uma palavra e era julgada.

nandaa2 06/08/2023

A história é boa, os personagens são cativantes, a trama é pesada e aborda muitos temas que podem ser considerados como gatilhos, a leitura é rápida e te prende. Enrolei muito para continuar o livro mas me arrependo de ter demorado tanto.
Inaiá 06/08/2023minha estante
tô doida pra ler esse!!!!!!!

Karolina 04/09/2013minha estante
Gostei do livro, mas tenho que concordar que o que você diz é verdade.

Kaire 29/11/2013minha estante
Concordo com o que você escreveu e ainda acrescento que fiquei p da vida por ela ter abandonado o Clay (ela mesmo diz que se sentia abandonando alguns). E acho que a fraqueza dita aí não significa que a pessoa era uma lixo, ou burra, mas a omissão de várias coisas impediram que ela se ligasse na vida - que ela achava tão ruim - onde havia um pouco de luz; ela meio que deixou toda a vibe ruim levar ela embora. Em suma:resolveu adormecer.

Nat ☆ 03/01/2014minha estante
exatamente, Hanna só queria uma "desculpa" pra se matar. enquanto lia cada fita e via as besteiras eu pensava "ah deve ter algo mais grave na frente" mas n tinha NADA. as coisas graves foram com os outros (como no caso do estupro ou do acidente).
sinceramente? a unica coisa q gostei msm foi no fim qd o clay ajuda a skye (na vdd demorei a entender kk).

parabéns pela resenha, bjos xx

Kat35 22/10/2015minha estante
Ela não morreu virgem, fica claro quando o Bryce toca ela que ele não faz só isso, ela diz "chega de detalhes, mas quando ele terminou, fui pra casa.." algo assim. Enfim, ela também foi meio que estuprada. A última coisa que ela tinha. Eu sei que ela deixou, pq não via mais motivos pra lutar, mas só pra esclarecer, pois foi assim que interpretei essa cena.

Iury 01/05/2018minha estante
Você disse tudo, não tenho nem o que acrescentar.

Rodrigo.Oliveira 05/06/2019minha estante
Acabei de escrever uma resenha! está muito parecida com a sua! eu também concordo! a personagem é muito problemática! não tem propósito! se mata! e ainda deixa fitas gravadas culpando outras pessoas pelo seu suicídio! é bizarro! Ela se vê como uma pessoa intocável! a vítima!

Elle 18/06/2021

Maravilhoso
Eu comecei pela série, então estranhei muito a dinâmica do livro e que ele ouve tudo de uma vez. Acho bem mais realista do que a série em alguns sentidos. Fiquei muito triste lendo a as fitas da Hannah

AnaJu76 03/01/2022

"Mas não dá para fugir de si mesmo"
Me prendeu do início ao fim, diferente da série aqui o personagem não demora para ver as fitas, o que torna a leitura fluída, você acaba uma fita e já quer ver a outra. Nunca tinha visto uma escrita como essa, mas gostei bastante, acho que todos deveriam ler, só cuidado com os gatilhos.

Gabriela Copatti 23/09/2020

Bom!!
"Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros."

Gostei da forma como o autor abordou os temas e o fato de serem duas narrativas simultâneas, nos fazendo perceber os sentimentos por parte dos personagens envolvidos e suas convicções.
Entretanto, senti que a história poderia ter sido melhor desenvolvida em alguns aspectos.

Marcos de Mello 27/03/2021

Primeira vez que considero a adaptação para seriado melhor do que o livro (falando da primeira temporada da série)
O livro narra a parte em que o Clay começa a ouvir as fitas e assim vamos descobrindo os motivos que levaram Hannah a decisão de tirar sua vida.
As fitas são acompanhadas de um mapa com pontos dos acontecimentos que culminaram nessa decisão.
Achei a história rasa já que temos um tema tão relevante como o bullying na escola com uma consequência tão dramática e chocante.
Esperava bem mais do livro.

Joao366 18/12/2023

Os 13 Porquês
Assisti as duas primeiras temporadas dessa série e apesar de ter gostado, eu dei uma pausa porque achava pesadíssima, cheia de gatilhos pra mim, me impactou real mesmo.
Já tinha o livro há um bom tempo e resolvi dar uma lida nele pra ver se era tão pesado quanta a série.
Apesar do conteúdo ser basicamente o mesmo da série, o livro não me impactou tanto quanto, talvez por não ser tão gráfico...
Não foi uma leitura ruim e nem extraordinária, foi rápida, fluída, mas bem morna.
Cada um sabe onde onde dói, longe de mim julgar os motivos da dor de alguém, mas eu acho que o autor poderia ter colocado motivos melhores pra protagonista hein, um dos exemplos que posso dar é a lista de gostosas/não gostosas, isso não me desce manos ksksksk aliás, esse livro é um prato cheio de motivos por eu odiar histórias com adolescente...
Eu acho que o autor deveria ter abordado melhor o tema do livro, a depressão e o suicídio. Na minha opinião foi bem pobre e fútil (claro, nem tudo foi fútil, não posso citar por ser spoiler dos grandes), mas enfim...imagino adolescentes lendo esse livro que talvez estejam passando por problemas parecidos...
raiennes 18/12/2023minha estante
tive a mesma opinião com esse livro!
não que todos os motivos fossem fúteis, mas a boa maioria é algo que acontece com todo adolescente e o perigo de ligar essas situações ao suicídio me deixou enjoada?

Joao366 18/12/2023minha estante
@raiennes, eu fico pensando um adolescente passando pelos mesmos problemas pequenos da protagonista e achando que vai resolver se suicidando... pesado isso, muito mal abordado nesse livro

raiennes 19/12/2023minha estante
sim!!! eu penso o mesmo, associar pequenos conflitos a algo tão permanente como suicidio!
mas vendo a série e livro, acho a série muito mais gráfica e apelativa, então ela é ainda mais perigosa do que o livro

Jess 10/01/2022

Os 13 porquês...
O livro conta a história de Hannah Baker, uma menina que comete suicídio e deixa uma caixa com 13 fitas explicando quais foram os acontecimentos que a levaram a cometer este ato.
O livro em si é bom, com uma linguagem fácil e com um ritmo muito bem construído. Ele se passa em dois períodos temporais diferentes e isso torna o livro dinâmico, além de mostrar dois pontos de vista diferentes para os mesmos acontecimentos.
Acredito que apesar de falar sobre assuntos muito sérios, o autor os trata com certa delicadeza.