Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Jess 10/01/2022

Os 13 porquês...
O livro conta a história de Hannah Baker, uma menina que comete suicídio e deixa uma caixa com 13 fitas explicando quais foram os acontecimentos que a levaram a cometer este ato.
O livro em si é bom, com uma linguagem fácil e com um ritmo muito bem construído. Ele se passa em dois períodos temporais diferentes e isso torna o livro dinâmico, além de mostrar dois pontos de vista diferentes para os mesmos acontecimentos.
Acredito que apesar de falar sobre assuntos muito sérios, o autor os trata com certa delicadeza.

Mariana Dal Chico 13/12/2009

É o segundo livro que leio onde o tema principal é suicídio, fiquei com medo de ser parecido com o outro mas o autor soube escrever uma história bem diferente das outras, desde o formato, onde há duas narrativas ao mesmo tempo (a da Hannah e do Clay) até o suspense gerado para saber quem é o próximo da lista e o que essa pessoa fez.

Ainda não consegui me decidir se a Hannah era uma completa pirada ou se foi vítima de 'perseguição' típica dos adolescentes, às vezes parece que ela fez tempestade num copo d'água e outras ela teve razão para se sentir magoada.

Mas no fim das contas nos faz pensar em como uma pequena atitude de nossa parte pode influenciar tanto na vida de uma pessoa.

Ami 28/11/2012minha estante
só uma pergunta nada haver, qual foi esse outro livro q o tem é suicidio??

Mariana Dal Chico 29/11/2012minha estante
Ami, o outro é Veronika Decide Morrer do autor Paulo Coelho ;)

Pam 14/08/2013minha estante
Sei lá, acho que a mensagem do livro era justamente essa. Nós nunca sabemos se é tempestade em copo d'água, porque nunca sabemos o que mais se passa na vida da pessoa, ela mesma diz que não vai contar tudo. É um bom livro.
Diferente do Veronika Decide Morrer, me fez querer ser uma pessoa melhor, que presta mais atenção com o que diz e as pessoas ao redor.

"Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros."

Snow4 02/02/2023

"Se vocês está ouvindo isso, já é tarde demais"
Se passa por isso ou já passou, é melhor não ler esse livro.
Esse drama conta as últimas palavras de Hannah Baker, que deixa um 13 fitas contando os motivos de seu suicídio.
Clay Jensen, o protagonista e ouvinte principal, faz parte dessas 13 pessoas que são o motivos do suicídio de Hannah.
É uma história dramática, forte e chocante.
O escritor soube chegar muito perto dos efeitos da depressão na vida de um estudante.
Essa história consegue passar toda a dor que ela passava, e por muitas vezes, te deixa agoniado com as ações humanas.
Para aqueles que viram a série, eu recomendo fingir que ela nunca existiu, porque boa parte dela não estará presente nesse livro.

Fernando 24/02/2022

Necessário.
Eu havia lido esse livro a muito tempo atrás, então não foi uma experiência totalmente nova para mim.

O livro é muito bom e totalmente necessário para aprendermos a perceber alguns sinais e entender que nem tudo acontece de uma hora para outra. Pequenos atos têm consequências.

Eu gosto muito dessa história e vou defender ela até o fim.

Cássia 26/03/2010

Quando ouvi falar sobre esse livro, pensei que era mais uma história sobre um adolescente que sofre bullying na escola e decide dar cabo da vida. Não deixa de ser isso, na realidade, mas não o bullying tradicional. Hannah foi vítima dos mecanismos de opressão de uma sociedade pautada pelo machismo e pela objetificação da mulher. E, inconscientemente, ela se deu conta disso.

As treze razões do título podem parecer insignificantes se vistas isoladamente e sem uma análise aprofundada. É um livro que mostra que não só a mulher feia sofre por não se enquadrar aos padrões de beleza estabelecidos e negociados. A mulher bonita ou, gostosa, também sofre quando se dá conta de que a veem apenas como um pedaço de carne. Some-se a isso as inseguranças típicas da fase da adolescência em que, mais do nunca, o indivíduo sente a necessidade em ser aceito e, claro, os clássicos sistemas de castas nas escolas norte-americanas.

Isso não justifica o suicídio. E nem defendo isso. Só chamo a atenção para as reflexões que o livro provoca. No mais, achei interessante o formato, o autor sabe criar um clima de suspense, intercalando as duas narrativas.

Não sei se o texto original é assim ou se somente a tradução para o português levou isso, mas achei estranha a narração de Clay com verbos no tempo presente. Só.

nicoleb 25/05/2021

Eu vi a série, e ela se tornou favoritada.
Então, resolvi ler também.
Confesso que a emoção de ouvir a voz da Hannah e ver todas as cenas em ação na série é muito melhor, mas o livro surpreendeu mesmo assim.
Escrita fácil, temas abrangendo muita coisa necessária e que muitas vezes acontece com muitos de nós, é um livro necessário.
Se eu fosse me matar, com certeza faria essas fitas, pois eu acho genial.
Amei conhecer melhor cada um dos motivos dela, cada pessoa que fez parte dessa jornada e descobrir melhor seus sentimentos.
Chorei lendo inúmeras vezes, não só por me identificar mas por sentir o que a personagem sentia.
Recomendo, porém contém gatilhos!!
(???)??(???)

Maria7976 02/05/2021

É 00:00!
Estou no meu quarto!

Nesse exato momento eu fecho o livro e começo a pensar porque????

O que leva uma pessoa a fazer o que a Hanna fez consigo mesma?????

Provavelmente, eu era muito ingênua para entender, mas agora entendo!

Esse livro trata sobre um assunto que todos deveriam um dia compreender!
Esse livro deveria ser obrigatório a todos!

Esse livro e sobre uma menina chamada Hanna.
Ela acaba de se mudar para essa cidade!
Ela acaba de viver o pior ano de sua vida!
Ela acaba de tirar a própria vida!

Tudo por culpa de uma mentira!
Fofocas!
Boatos!
Por que ela decidiu sair com o cara errado!
Por que ela não percebeu, ou se negava a perceber, que quem realmente se importava, estava a sua frente o tempo todo!

Uma passo em falso que teve uma consequência catastrófica em sua vida, que levou a outra, e outra, outra... E uma bola de neve (como ela mencionava no livro)

O livro e narrado no ponto de vista de Clay.
O seu amor verdadeiro!
Que a amou!
Quem poderia ter ajudado, mas que tinha medo de seguir em frente!

Ela acabou de se matar!
Como uma forma de vingança aos que a fizeram sofrer (menos para Clay, era mais um pedido de desculpas que outra coisa) ela gravou 7 fitas, 6 com dois lados e uma com 1, totalizando 13 pessoas.

Cada uma, uma pessoa!
Cada uma, uma história!
Cada uma, um porquê!

Porquê de a pessoa ter lhe machucado de alguma forma!
Porquê de tudo ter começado!
Porquê de ter tirado a própria vida!

Se as fitas não fossem repassadas para a próxima pessoa, tudo seria revelado ao público!

Nesse livros encontramos romance, fofocas, amor, amizade, falsidade, mentiras...

Todas as coisas que encontramos no mundo real, mas que muitas vezes negamos, por puro e simples, medo...

Eu admito que em um certo momento em minha vida, já penssei sobre isso...
Mas não de uma forma ruim, se é o que está pensando.
Eu pensei sobre como uma pessoa pode chegar a esse ponto!

Eu olho para mim, para o que Deus me deu, para a minha morada, e sou incapaz de me machucar!

Mas agora eu entendo!

As pessoas são cruéis!
Para elas e "só uma brincadeira, deixa ser chata!" E como alguém que sobreviveu ao bullying, eu compreendo!

Elas não entendem. Não entendem que a ação dela, por mais que não pareça, nos faz mal!

Continuam mesmo se pedirmos para parar...

Não respeitam nossos medos...
Nossas inseguranças...
Nossos pontos fracos...

Na verdade, elas usam isso contra a gente!
Por mais que aparentem arrependidos se suas levarem a algo pior, ele realmente não se importam!

Talvez por estarem machucados também, com alguma problemas em casa, seja lá o que for...
Tudo é descontado no outro...

O que as vezes, só é percebido que é tarde demais!

ANDER CELES 10/04/2023

Polêmico, incompreensível mesmo pra mim
Assisti a série há muito tempo, e me apeguei muito a ela. A história, os personagens, tudo me conquistou muito. As outras temporadas não foram lá essa coisa, mas ainda trouxeram algumas reflexões.

E anos depois leio o livro que deu origem a série. A história é muito idêntica a que assisti, é claro que aqui com menos aprofundamento nos personagens, pelo limite de páginas e mídia diferente. Mas ainda assim, tudo da série está lá (pelo que me lembro)

E as discussões feitas lá se aplicam aqui igualmente. Como disse a um amigo, tenho muita dificuldade de me identificar ou entender os motivos de um personagem quando ele tem uma ação suicida. E claro, no caso da Hannah, também não entendo. Como os personagens falaram no próprio livro, ela poderia ter pedido ajuda e etc. Mas acho que algumas situações de depressão só quem passa deve saber. Como ajudar então? Também não sei, pq sou do time "pq não pediu ajuda?"

Enfim, eu favorito o livro porque acho muito interessante a forma de narrativa escolhida pelo autor, ir dando as informações aos poucos e com foco nos personagens por capítulo, e personagens que não precisam aparecer de novo... Fora a discussão sobre suicídio, acho que no lançamento da série foi um dos momentos onde essa discussão esteve mais presente.

camila 09/04/2012

Quase
O livro tinha tudo pra dar certo e ser uma ótima história, daquelas que não dá pra parar de ler até chegar a última página. Mas o autor foi um pouco infeliz na forma de escrever. Sem muitos artifícios pra prender o leitor, sem um clímax claro.
Um livro meia boca, sem muita emoção. Acho que o maior problema é que o autor definitivamente não conseguiu fazer com que o leitor (ou pelo menos eu) se sentisse dentro da história.

Suuh 16/08/2013minha estante
Amei a resenha e foi exatamento o q achei do livro....beeeeeem exagerado!

Érica 04/02/2015minha estante
Enfim, uma resenha que expressa o que tô pensando desse livro! :/

Alice 03/05/2015minha estante
O que eu desejo: que uma dessas mil pessoas que estão falando que foi exagero tenham em sua vida alguém deprimido e suicida.

analu_ 29/08/2015minha estante
Alice, e eu desejo que você não julgue sem conhecer. Já tive pensamento suicida sim, cheguei bem próximo de fazer, podia te contar os motivos que me fez pensar nisso e/ou os motivos que me fizeram não fazer, mas pessoas como você não merece explicações, é triste ver que você mais do que ninguém deveria saber não julgar já que você tem uma experiencia em relação a isso. É um livro, eu li, achei exagerado pq NA MINHA experiencia eu nunca culpei ninguém enquanto eu pensava em me matar, muito pelo contrario, eu pensei em como eles iam se sentir sem mim. Não confunda depressão com egoismo.
Eu prefiro acreditar que você não quis desejar que eu tenha alguém deprimido e suicida na minha vida, porque se você realmente soubesse o que você esta falando, você não desejaria isso pra ninguém.
"A maldade bebe a maior parte do veneno que produz." -Annaeus Seneca

Ana 17/03/2021

Não é bem uma resenha e sim um desabafo
Sinto que comecei a ler esse livro no melhor momento possível para minha saúde mental. Tive uma adolescência conturbada, passei por uma depressão pesada, perdi muito peso, sofri bullying durante meu ensino médio e me vi sozinha em vários destes momentos ruins. Hoje eu olho pra trás e vejo que sou outra pessoa, graças a terapia, os remédios e novas amizades. E talvez, se eu tivesse lido esse livro quando estava no hype uns anos atrás (mesmo período que eu estava no auge da minha depressão) poderia ter sido um enorme gatilho destrutivo pra mim, eu teria me visto impressa na Hanna Backer, muito do que ela relata eu me lembro de ter sentido ou vivido naquele momento ruim. Se você está se sentindo mal, sem vontade de viver, o que eu posso te falar é; busque ajuda, sei que dói, sei que quem está te fazendo mal está vivendo a vida plenamente e pouco se importa se você esta mal, mas vai por mim, nenhuma dessas pessoas ruins merecem nem um pingo de sentimento da sua parte, não merecem seu ódio muito menos seu medo ou tristeza, essas pessoas são vazias e querem que você se torne uma pessoa vazia assim como elas são. Diante de tudo isso, hoje lendo o livro com outros olhos eu posso falar que suicídio é apenas uma resposta pra cessar a dor, mas não é a única resposta, a melhor resposta é a vida, sim a vida, a depressão faz com que a gente se sinta um corpo morto que vaga sem rumo, mas se sentir vivo é a libertação desse corpo, é como uma borboleta que se liberta do casulo, é se lembrar que você tem sonhos pra conquistar, pessoas e animais para amar, viver ainda que seja doloroso as vezes, é gratificante se você se permitir.
Flávia Menezes 17/03/2021minha estante
Obrigada por compartilhar sua história ????????

Mary 17/03/2021minha estante
Sua história vai servir pra muitas vidas! ????

Jess 17/03/2021minha estante
Adorei ler seu relato ??

Ricardo Tavares 17/03/2021minha estante
Depoimento corajoso. Realmente, a vida é o mais importante. É um bem precioso demais para ser desperdiçado. A melhor coisa a fazer em um momento de depressão é procurar ajuda e não ter vergonha de falar. Depressão tem tratamento e a vida merece ser preservada para superar os obstáculos e conquistar momentos de júbilo e até redenção. Ler é viver. Vamos ler bastante e viver plenamente conquistando pessoas e viajando no rico universo literário.

Isa 17/03/2021minha estante
Obrigada pelo seu relato??

Gabriel 17/09/2021

Um livro que oscila entre o necessário e o irresponsável
Sabe aquele tipo de história onde um acontecimento x leva a o público a descobrir que todo mundo naquela cidade/escola é fudido da mente? Então, esse livro é bem assim.

Eu já havia assistido a adaptação há alguns anos atrás, então já sabia mais ou menos como as coisas aconteceriam.

O sistema de gravação das fitas é o mesmo, mas o Clay do livro ouve elas de uma vez só e não fica enrolando igual o tapado da série.

O livro aborda um tema muito pesado e necessário de ser debatido na nossa sociedade, mas a maneira como o autor leva as coisas a acontecerem é um pouco superficial, irreal e irresponsável.

Acontecem tantas coisas dentro de um núcleo tão pequeno de personagens que chega a ficar forçado. É óbvio que infelizmente acontecem casos de suicídio, abuso sexual e psicológico, bullying e etc., mas aqui passou do ponto. O autor tentou enfiar tanta coisa na história para tornar ela mais forte que acabou tornando ela meio superficial.

Tirando a Hannah, quase todo mundo passa por coisas absurdas e segue a vida como se nada tivesse acontecido. Os personagens secundários não foram desenvolvidos em nenhum momento, então a participação deles é curta e a narrativa fica rasa.

Senti muito ódio de alguns personagens, assim como na série, mas senti falta de mais aprofundamento tanto na vida da Hannah, na vida do Clay e no relacionamento dos alunos como um todo.

Acho que o autor foi um pouco irresponsável ao pegar o tema suicídio e fazer uma história tão clichê assim. Muita gente sem bagagem emocional e literária pode ler esse livro e interpretar de um jeito ruim.

carolziiiiiiiiiii 03/12/2020

O livro aborda um tema muito interessante mas que pode servir de gatilho pra algumas pessoas então acho melhor deixar isso de aviso!!!
Eu gostei muito de como a história se desenrola e faz o leitor pensar como uma atitude pode influenciar na vida de uma pessoa. Esse livro trás questões como ?E se aquela pessoa tivesse agido de outra forma??, o que acaba trazendo uma reflexão pro leitor.