Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

malice_mello 20/01/2022minha estante
Li esse livro no final do ano passado e achei uma leitura super necessária. É um livro pesado e com gatilhos, e deve ser analisado isso antes de dar início a leitura, mas é realmente importante os temas abordados nele. Os sinais de desinteresse na vida que um colega próximo pode estar mostrando, solidão, se desapegar dos pertences (no caso a Hannah dá a bicicleta), ou até buscas mais diretas como no final quando Hannah procura a direção escolar. Achei a série muito visual e realmente preferi o livro.

girlbetweenbooksandcoffee 20/01/2022minha estante
Oi, Maria! Tudo bem contigo? Eu sofri muito com a Hannah, e tive muita vontade de ajudá-la. Uma pena que os colegas dela só a viam como uma ótima fonte de boatos. E é tão a realidade da vida, né? A gente vê isso quase sempre. Eu gostei muito da série (mas só a primeira e segunda temporadas) e vou aproveitar pra assistir novamente por esses dias. Fica bem ??

Larissa Fontes 11/08/2023

Uma ótima leitura uma abordagem de um assunto bem difícil mas importante fiquei sem fôlego lendo ótimo livro

jess 04/07/2021

Os 13 porquês
O livro trata da história de Hannah Baker, uma menina que cometeu suicídio, mas antes de morrer gravou 7 fitas cassete. Em todas as cassetes existem 2 lados e em cada lado ela refere uma pessoa diferente, um "responsável" pela sua decisão de tirar a própria vida.
Tudo começa quando Clay recebe as cassetes e começa a ouví-las. Pensando que foi uma das "razões" que causaram a morte de Hannah, Clay não descansa enquanto não descobre o real motivo de estar naquela lista.
Eu gostei do livro e considero que ele aborda temas muito importantes como depressão, ansiedade, abuso sexual, suicídio, entre outros. "Thirteen reasons why" me fez refletir sobre como pequenas atitudes podem influenciar totalmente a vida de alguém.

"Vocês não sabem o que se passa na vida de ninguém para além da vossa (...) Quando brincam com uma parte da vida duma pessoa, estão a brincar com a vida dela toda. Tudo... afeta tudo"

GioAngelina 20/05/2013

Como eu queria poder salvar Hannah.
Hannah Barker é uma garota como a maioria. Se preparando para mais um ano em uma escola nova, tudo o que ela quer é ter um ano tranquilo e finalmente ter seu primeiro beijo.

Hannah Barker está morta. Você vai ter que se conformar com isso. Eu ainda não me conformei. Nossa história é narrada por uma Hannah triste e sádica. Palavras rodeadas de cinza, angústia e amargura. Nosso comentarista é um garoto que foi tão cego quanto todos os outros. Não o culpe por isso. Hannah enviou 7 fitas, endereçadas a 13 pessoas, as treze razões dela ter tirado a própria vida. “Os 13 porquês” é um livro tão forte quanto “Garotas de Vidro”. Ambos são livros que acho que deviam ser obrigação de leitura nas escolas. Hannah é vítima de boatos maldosos e mentiras. Hannah é usada, ridicularizada e esquecida. Por vezes me peguei sussurrando “Não era motivo suficiente Hannah. É ridículo você ter tirado sua própria vida por isso”. Mas ela nos explica o motivo: era tudo uma bola de neve. Crescendo, devorando tudo pelo caminho, nunca obtendo calor suficiente para derreter. Nunca senti tanta raiva de personagens com senti nesse livro. Meu peito ardia com cada nova fita e foi impossível segurar as lágrimas depois de terminar o livro (em duas madrugadas). Minha vontade era correr e abraçar uma Hannah devorada pela maldade. Minhas mãos tremeram em certos pontos e eu sentia até o frio em que ela se enterrava. Jay Asher é excepcional. Foi como se os boatos fossem sobre mim, foi como se as risadas estivessem me prensando e me machucando cada vez mais. Eu entendia e depois achava tudo uma piada. Eu queria segurar a mão da Hannah e levar ela pra longe. Eu queria segurar a mão de Clay e dizer que se pensássemos juntos, fizéssemos um desejo, podíamos voltar no tempo e ajudar alguém que gritava por socorro. O livro mexeu comigo de uma maneira inexplicável. Aquelas histórias que ficam remexendo sua mente por dias, embrulhando seu estomago e te dando arrepios. Aquelas histórias que te fazem pensar: E se alguém por perto precisar de ajuda? Confesso que nunca prestei atenção nas pessoas a minha volta. Aquelas que não são minhas amigas, aquelas que não têm um cabelo bonito o suficiente para que eu comente sobre elas. Todos os olhares direcionados ao chão, todas as pessoas das quais eu nunca ouvi a voz, talvez elas precisem de mim. O livro é arrebatador de uma maneira terrível e esplendida. O final te dá arrepios que te fazem chorar, pensando em como você queria que as coisas fossem diferentes. Você tem que entender que as coisas não vão ser diferentes. E que você vai carregar um pouquinho dessa consequência com você, assim como todos os personagens. Hannah, eu sinto muito. Eu sinto muito.
Marcelle73 30/05/2013minha estante
linda sua resenha. Esse é o tipo de livro que nem dá pra torcer por um final feliz, pra que tudo melhore porque tudo já tá feito, não há mais nada a fazer =/
só nos resta ouvir tudo que a Hannah tem a dizer e sentir sua dor

Isabela 04/08/2014minha estante
Me senti exatamente assim. Eu queria tanto, tanto poder salvar Hannah.

Gabriela Diples 10/04/2017minha estante
Adorei sua resenha. Foi exatamente o que senti!

Iolanda 08/06/2023

Recomendo, mas não para todo mundo
Minha experiência foi muito boa, a leitura é muito bem fluída e construída, tendo duas narrações ao mesmo tempo, mas sem fica confusa. Em relação ao enredo, é sensacional. Apesar de ter achado muita informação de uma vez, recomendo pra todo mundo, o livro traz uma mensagem necessário, ainda mais sobre adolescência.

Porém tomem cuidado com os gatilhos, o livro é repleto de temas pesado então, por favor, olhem a lista de gatilhos antes.

Claudia 17/04/2021

Dor e tristeza definem esse livro
Não tem como ler sem pensar em minhas filhas. A gente acaba percebendo que os filhos, em sua maioria, não demonstram o que realmente são para os pais. Eu sei... Eu tb fazia isso. E, quando parece estar é termina tudo bem, ok. Mas, e quando acontece algo dessa maneira? Quando não termina nada bem. Quando termina tudo? Um livro com um assunto muito sério e triste, porém necessário para nos alertar. Para aqueles que tinham, como eu, apenas assistido a série.... Recomendo ler. Pois, tanto um quanto o outro tratam de assuntos muito importantes que talvez nos faça observar e entender um pouquinho mais sobre as pessoas que nos cercam. Sobre como tratamos e julgamos demais as pessoas. É que menos histórias terminem como essa.
Reveries 17/04/2021minha estante
É exatamente assim... infelizmente. ? muito precisa sua resenha.

Lavinia166 30/12/2020

O bullying é destrutivo.
Acompanhamos fitas com o relato de uma fantasma, que já viveu e sofreu muito por conta do bullying até tomar a sua decisão final. Nos mostra o quanto devemos observar, sermos cautelosos com um simples apelido ou brincadeira, isso pode destruir alguém.

Angélica 12/08/2020

"Acho que essa é a questão central: Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros"

Acho que esse quote resume bem a mensagem desse livro.

Mario.Gean 10/07/2021

Intenso, triste e tocante...
Apesar de ter um assunto muito delicado e polêmico como tema, continua sendo uma leitura muito jovem e rápida.

Ao passar da leitura conhecemos um pouco mais da Hanna e, é triste vermos por tudo que ela passou até decidir pôr um fim na vida.

É muito interessante sabemos o que se passava na cabeça da Hanna quando ela estava gravando as fitas e quando o que ela narrou aconteceu, enquanto ao mesmo tempo também sabemos as reações do Clay a cada fita ouvida.

Temos centenas de Hanna por aí, por isso devemos ficar atentos com as pessoas a nossa volta, talvez uma delas esteja passando por um momento turbulento e precise do nosso cuidado e carinho.
rafaronda25 10/07/2021minha estante
tenho medo de ler este mas quero muito

Mario.Gean 10/07/2021minha estante
Entendo o seu medo, tbm tinha um pouco

Franciele.Rohr 29/03/2021

Já tinha assistido a série, então já sabia a história, mas gostei muito, uma leitura fluida e é muito interessante perceber como pequenos fatos podem levar a uma grande decisão

xoxoanalu 05/04/2021

Sinto muito
?Alguns ficarão com muita raiva de Hannah, por ela ter se matado e colocado a culpa em todo mundo?.

Eu comecei o livro sem expectativa alguma, apenas queria lê-lo, então assim o fiz. Nunca imaginei que a história me prenderia desde a introdução e que iria mexer tanto comigo, fiquei agoniada, ansiosa e triste lendo, mas valeu a pena cada sentimento.
A cada página, palavra, fala, me sentia como se estivesse me conectando com o Clay e não vou mentir, fiquei com um tantinho só de raiva da Hannah.
Tenho que dizer uma coisa sobre a escrita do Jay Asher: impecável!

tayssa 03/07/2021

ultimamente eu não estou tendo tempo de fazer uma resenha decente mas o livro é bom e quando você começa a ler não para mais, o final me deixou um pouco confusa e me faltou um pouco de representatividade em relação a família da hanna, pelo que eu entendi ela amava os pais mas em momento nenhum eles se pronunciaram durante o livro todo. Nunca assisti a série pra poder fazer uma comparação mas pelo que eu já escutei as temporadas depois da primeira não tem no livro.
leiam!

PandaGato 03/01/2024

Que porrada
Pra quem não assistiu a série da Netflix, eu vou explicar esse livro em poucas palavras:
É porrada, atrás de porrada, tapa na cara, e ao mesmo tempo é colo, é pertencimento e compreensão.
Se você foi um adolescente que sofreu qualquer tipo de bullying ou perseguição na escola, vc vai se identificar com a Hannah em algum momento, ou no mínimo entender ela. E se você foi um Clay, vc vai se sentir mal em algum momento. Você pode ter sido os dois. Mas mesmo que vc não tenha sido nenhum dos dois, esse livro vai doer em algum lugar.

Na minha opinião essa deveria ser uma leitura obrigatória pra qualquer aluno ou professor do ensino médio. Nenhum outro retrata e valida o sofrimento adolescente de forma tão completa e tão dolorosa.

P.S. Se vc se identificou com a Hannah, procure ajuda. Você vale a pena.

Lulu 21/01/2022

Sem palavras pra descrever...
O que posso dizer é "Arrebatador" nunca imaginei que um livro podesse me fazer sentir o que eu senti neste,me fez pensar e me colocar mais uma vez no lugar das pessoas ao me redor,nunca se sabe o que passa na cabeça de alguém ou do quanto alguém tá precisando de ajuda, e você muitas vezes percebe isso,quando é tarde demais...Esse livro tem muitos gatilhos em todos aspectos,depois de terminar de ler,até agora estou com um peso no peito e literalmente ao decorrer de toda a leitura do livro você sente como se fosse explodir a qualquer momento,com o coração na mão,e infelizmente nos mostra também o quão real ele pode ser nas nossas vidas,foi assim que me senti.

Letícia 28/06/2012

Um choque de realidade.
Sabe aquele tipo de livro que após você terminar tem que dar um tempinho pra si mesma? Pra aceitar que terminou, e que terminou daquela maneira? Os 13 porquês é esse tipo de livro.

Tenho tanta coisa pra dizer desse livro que não sei nem por onde começar... Mas uma coisa eu tenho absoluta certeza, é aquele livro que TODOS deveriam ler, o livro que te ajudar a melhorar como pessoa e repensar vários atos teus. A história começa com uma digressão que nos dá uma breve perspectiva do que nos espera pela frente, Clay Jasen recebeu um pacote, sem remetente e fica confuso com aquilo. Sete fitas, treze histórias, treze motivos, treze porquês que levaram Hannah a cometer suicidio. Cada pessoa que recebe o pacote é um desses motivos. Clay de ínicio quase vai a loucura com tudo, afinal, ele gostava dela, o que poderia ter feito que contribuisse pra ela cometer tal ato? E é isso que vamos descobrindo com o decorrer de cada fita. A cada fita ficamos mais curiosos, mais sedentos por descobrir os motivos e no final, vemos que coisas que parecem insignificantes a nossos olhos podem ter uma importancia fatal aos olhos de outra pessoa e foi isso no caso de Hannah.

Eu particularmente nunca vi quem comete suicidio com bons olhos, mas passei a entender um pouco mais conhecendo a história de Hannah, ela tentava confiar nas pessoas, tentava acreditar e começar do zero a cada vez que essas mesmas pessoas davam uma rasteira nela, tentava confiar novamente, e com o tempo, desistiu, não viu motivo, não quis se machucar mais. É um livro horrível, mas não aquele horrível de ruim, é um horrível de ótimo, deu de entender? Aquele livro que te faz sentir como Clay, te faz sentir a angustia e a tristeza de cada fita, um livro raro. Não cheguei a chorar com o livro, talvez isso tenha sido o mais frustrante porque toda aquela angustia ainda esta presa no meu peito, dentro de mim prestes a qualquer momento simplesmente sair...

Me tornei amiga de Clay e Hannah através das páginas, desejava a cada segundo, a cada letra que Hannah não tivesse feito o que fez, desejava a cada segundo entrar no livro e dizer a Clay que aquela angustia ia passar, desejava que todo aquele clima se aniquilasse, mas não era possível. Daqui a 50 anos ainda vou me lembrar desse livro, de tudo que aprendi com ele, das lições e ensinamentos que ele me proporcionou e por mais que suicídio seja um tema extremamente forte e por vezes ignorado (como em determinado ponto é citado no livro), é um tema importante, um tema a ser discutido e questionado. Os 13 porquês me ensinou que pessoas, são como diamantes, preciosas, mas tem a fragilidade de um cristal e devem ser cuidadas sempre. Livro perfeito.