Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Simon 24/12/2021

Gostei, mas...
Nossa como o Clay enrola pra ouvir as fitas, se ele ouvisse tudo de uma vez o livro diminuiria bastante. Mas eu gostei é um tema bem sensível e complexo que necessita ser falado mais.

Gabi 07/05/2023

"Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros"
Formato bem diferente e com um tema importante e sensível de ser conversado. Achei a ideia da história ser contada em fitas de walkman e ter a reação do Clay logo em seguida bem legal, mas sinceramente o livro não me pegou muito não e olha que é difícil eu achar alguma coisa ruim. A dinâmica é legal, mas eu achei que não tem muita profundidade em quase nada. Super entendo a história da Hannah, inclusive passo por isso e me sinto como ela, mas deixar para 13 pessoas fitas dizendo que elas são o motivo do seu suicídio é bem tenso. E entendo também que nossas ações, decisões e atitudes podem e afetam sim a vida das pessoas, a vida da gente inclusive tanto afetam como transformam e tem impacto que muitas vezes levamos para o resto da vida. E eu gostei dessa mensagem para sermos pessoas melhores e ver mais a vida das pessoas que amamos ou só das pessoas ao nosso redor e entender, ajudar, escutar, não julgar e acolher as pessoas.
O coitado do Clay gente não teve culpa de nada, só queria ter chegado em casa sem nada na porta e seguido a vida dele em paz, agora só terá traumas e culpa. Compareço pelo pobre Clay.

beattrrzz 11/03/2021

a série é melhor
Como gostei muito da série fui ler o livro esperando que tivesse mais detalhes que não foram contados na série.

Caí numa pegadinhakjkkkkkkkkkk

O livro é mais a essência da história mesmo, sem muitos detalhes ou trama secundária (como acontece na série). Não sei se eu não tivesse assistido a série antes teria entendido bem o livro.

Apesar da falta de detalhes, é uma boa história e a escrita é bem confortável. Não posso xingar muito ele pq deu origem a uma série incrível.

acho q eu escrevi muito a palavra série mas ninguém liga

Priscilla 11/04/2017

Tema pertinente, história ruim
Pra um tema tão importante e relevante, a história é bem ruim. O escritor aborda todos com os fatos sem muita profundidade, peca no excesso de descrição de detalhes que não fazem muita diferença. Como descrever o Clay mexendo café, pegando num copo suado de água, coisas desse tipo. Me atentei à mensagem do livro em si e tentei ignorar esses detalhes. Mas mesmo a história foi mal produzida, mal conduzida, mal finalizada. A abordagem do ponto de vista da Hannah é tão superficial que me deixou com raiva dela, o que não era pra acontecer. Ela é a pessoa que está sofrendo, não deveríamos sentir raiva dela e sim empatia. Mas não foi possível devido justamente a superficialidade da narração. Os motivos dela, se fossem bem abordados e melhor trabalhados, teriam atingido bem mais fundo o leitor. Querendo ou não, ela mesmo se tornou o que ela queria passar nas fitas: um porquê.
Doug 14/04/2017minha estante
Ótimo comentário, Priscilla. Resumiu perfeitamente tudo que penso a respeito do livro, que abandonei logo no início da leitura.

Nívia 15/04/2017minha estante
Concordo. A impressão que eu tive é que o autor foi escrever sobre depressão e suicídio sem nem saber direito sobre o assunto (e isso se confirmou quando li a entrevista no final, com ele explicando como surgiu a ideia do livro). E outra coisa: além da abordagem superficial, também achei a escrita meio ruim (claro que tem que considerar a tradução e o público-alvo tb, mas ainda assim...). Enfim, não gostei da série, mas foi até melhor que o livro.

Dih Schaberle 20/04/2017minha estante
Ahhhh amei seu comentario, penso exatamente a mesma coisa, o tema é mto bom e importante, mas eu fiquei na duvida em quem era o principal, as sensações do Clay e os pensamentos têm mais profundidade do q da própria Hannah ... acho q ele pecou mto na enfase q ele deu pro Clay...

Ana 11/06/2021

Algumas partes foram dolorosas pra mim.
Mas gostei muito do livro, alguns detalhes fazem a diferença.
Eu tinha visto a série antes de ler o livro e achei a série muito pesada foi difícil pra mim assisti.
Eu sinto que o livro passou a mensagem sem ter um impacto tão doloroso quando a série.

FRAN329 03/10/2021

Os 13 Porquês
Conheci a história de "Os 13 Porquês", através de amigos que estavam comentando sobre a série original da Netflix "13 Reasons Why".

Um dia, na livraria em que eu costumava ir, vi esta edição e fiquei encantado com a arte de capa, acabei comprando e não me arrependo disso, pois, independente da narrativa, livros são a minha paixão.

A história é mais ou menos parecida com o famoso mimimi que todos criticam na internet. Mas, se pararmos para pensar, perderíamos as contas de quantas Hannahs vivem tentando lidar com seus problemas psicológicos.

Não vou falar mais para não dá spoiler, mas, no final da leitura, questionei me sobre muitas possibilidades, pois o autor dá espaço para isso.

Achei interessante os editores deixarem uma lista de endereços e telefones úteis, na última página do livro, caso os leitores se identifiquem com a personagem e precisem de ajuda.

Paulo César 18/04/2021

Ainda é sobre dor
O ruim de você ler um livro depois de uma adaptação, é as expectativas e o receio.
E Os 13 Porquês, não é diferente. Demorei a lê-lo por medo de como eu me sentiria, já que a série me fez ficar mau por dias.
E todo mundo sabe o peso que a série carrega e o quão mau ela fez a diversas pessoas, mas o quanto ela foi necessária para alertar o que realmente acontece todos os dias.
O livro tem uma enorme diferença, em relação a tempo, personagens e àqueles gatilhos.

O livro é sim de tristezas e dor, e você sente isso a cada capítulo. Mas ele é tão necessário quanto a série foi. Se eu puder dizer que ele foi bom em algum ponto, foi na "leveza" que a história prossegue, pois o livro não me fez tão mau quanto a série fez.
É um assunto sério e perigoso, mas foi contada de uma forma suave, muito diferente do que vimos na tela da televisão.
Jully Divulga Livros 18/04/2021minha estante
Se o livro for fiel a série... Não sei nem se a questão é leveza, ou vc já ir preparado para o que vc vai ler. A série realmente é bem pesada, mas necessária como vc disse!!!!

Paulo César 20/04/2021minha estante
O livro tem bastante coisa igual a série. Mas muitas coisas diferente que acontece na série não tem no livro.

Georgia39 21/11/2022

Extremamente necessário
Trata de assuntos extremamente pesados cheguei a pensar em desistir de ler umas 2 Oi 3 vezes
Mas é muito bem escrito e te faz querer saber o q aconteceu, o que o Clay fez pra estar nas fitas
Eu acho q todo mundo deveria ler pq trata de coisas q são até tabus hoje em dia e fala muito sobre a depressão e suicídio e na minha opinião é muito importante a mensagem q o livro trás
É isso recomendo muito mas cuidado com os gatilhos
Georgia39 21/11/2022minha estante
Ignorem q as estrelas foram erradas ali. 4.5 eu avalio

vsc bibliotecária 11/06/2010

Impactante
Em diversos momentos me senti sufocada, deprimida, triste. Lágrimas se encheram aos meus olhos.
Não julgo Hannah pelo seu ato, até pq, acredito no livre arbítrio: cada um escolhe o melhor caminho para si. Hannah se sentia menosprezada, rejeitada, um "entulho" nesse mundo. Porém, sua vida não foi tirada por ela, e sim, pelos outros. Deprimente querer confiar nas pessoas e sempre elas estão a todo momento arquitetando algo para te derrubar.

“Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa. Tudo é... afetado.”

ASHER, Jay. Os 13 porquês. São Paulo: Ática, 2009. p. 172.

Asher, no seu livro de estreia, está de parabéns!!!

RhaianyCorrea 04/06/2021

Os 13 porquês
Eu assisti a série umas 2 vezes e me pergunto de onde eles tiraram as outras temporadas, e mudaram muita coisa importante, como o suicídio da Hannah, na serie e corta os pulsos e tem até uma frase do Clay "...sangrou sozinha ate a morte..."
Ja no livro o suicídio é por remédios. Olha, não costumo achar isso com frequência, mas em várias partes a serie é bem melhor e mais detalhada que o livro.

Calata 15/11/2022

Quanto segredos uma pessoa pode ter? Hannah tem muitos, alguns pertubadores demais para carregar, eles estavam á dilacerando aos poucos, quando o tempo os amenizava outros se colocavam no lugar á sufocando e matando cada vez mais.
Esse livro me fez entender a frase "quando uma pessoa comete suicídio ela n quer acabar com a vida, mas sim com a dor" a Hannah encontrou alívio com a idea q talvez tenha "amortecido" sua dor , mal sabia ela q se tivesse se aberto realmente talvez o Clay seria seu alívio.
Não dava para salvar quem não queria ser salvo....

Carol 08/08/2020

Gostei da dupla narrativa simultânea
Li em dois dias querendo saber logo os porquês. Não acho que sejam bons motivos mas sei que algumas garotas achariam.
O começo do livro me prendeu mais do que a parte final, o que é algo incomum.

lsonkwan 31/03/2021

Leia se gostou da série
Sempre ouvi falar que a série 'Os 13 Porquês' era bem fiel ao livro que a inspirou, não consigo ver onde... A única coisa que a série se forçou a adaptar bem, foram os 13 porquês em si, mas isso é o mínimokkk. Não pense que estou criticando a série, pelo contrário, eu até prefiro ela! Acho que souberam aproveitar os acontecimentos e os dar ainda mais profundidade, com um final mais extenson e mostrando as consequências dos atos anteriormente realizados pelos personagens. O livro é beeem pesado, mas eu recomendo se você se sente confortável com esse tipo de assunto.