Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Ray 02/04/2023

Não assista a série antes de ler
Meu problema foi ter assistido a série antes de ler o livro. Gostei da escrita do autor mais não foi uma leitura muito prazerosa pra mim! Acredito que tenha sido por conta que eu já havia assistido a série, então tudo era muito previsível pra mim.

Rafa 04/02/2015

Típico YA focado em bullying e angústia adolescente
Eu li esse livro aos 14/15 anos, e até hoje, algum tempo depois, minha opinião permanece a mesma.
O livro é extremamente bem escrito, a diagramação é criativa, a premissa é interessante, e os personagens são cativantes, embora muitos deles e as próprias situações narradas sejam bem, bem clichês. Existe uma espécie de suspense (que não é exatamente suspense já que desde o início você sabe qual será o fim da protagonista), mas que de qualquer forma te prende até o fim, o livro não é, de maneira alguma, chato.
Mas muitas vezes foi superficial demais.
Entendo que a intenção do autor é justamente mostrar que "pequenas ações, poucas palavras, efeitos devastadores", mas eu achei a maioria dos motivos superficiais demais, pra não dizer idiotas.
Se bem me lembro, um dos personagens chega a dizer que "Hannah já queria se matar, só precisava de um pretexto" ou algo parecido, e eu, enquanto lia, comecei a concordar com ele. As últimas fitas nos deixam na curiosidade, fiquei imaginando "é agora! vai acontecer uma coisa terrível e lamentável", e realmente acontece, mas não com Hannah! Ela tinha amigos falsos, ela sofreu bullying, ela presenciou acontecimentos tristes, mas também tinha um garoto que gostava dela e que queria ajudá-la (e ela o afastou), tinha uma amiga verdadeira e pais que a amavam, e professores a quem poderia ter pedido ajuda. Ela simplesmente não queria ser ajudada.
Os motivos se resumem à bullying, e nem é bullying a la Carrie, a Estranha, é o bullying clássico, que qualquer adolescente já passou.
Me desculpem, vejo a quantidade de resenhas positivas sobre esse livro, que classifico como BOM, embora ache que o autor poderia ter escrito sobre suicídio na adolescência se utilizando de motivos mais fortes e menos clichês. O que faria o livro mais realista e me afetaria mais.
Érica 04/02/2015minha estante
Boa resenha! Estou lendo esse livro e minha empolgação inicial terminou junto com a primeira fita... Realmente, a história poderia ser boa, se de fato o autor conseguisse criar motivos que justificassem a atitude da Hannah. Mas confesso que até agora, não consigo achar a personagem nada além de problemática, exagerada e superficial.

Leonardo.Heffer 30/01/2022

Leitura forte em alguns momentos, mas o recado foi dado
De uns 15, 10 anos para cá o bullying se tornou um assunto a ser discutido abertamente. Mais precisamente as diversas formas desta prática e os impactos negativos no psicológico e também na formação das pessoas.

Para quem não conhece, bullying são considerados gestos e atitudes que intimidam e agridem pessoas tanto verbal quanto fisicamente. Falando assim parece ser pesado, mas sabe aquela brincadeira de escola, a piada que se tira com o colega e a sala inteira ri - normalmente é bullying.

Dito isso, a história apresentada por Jay Asher, é que já se tornou bastante conhecida das pessoas pela série adaptada pela Netflix é uma tentativa de mostrar os impactos que essa prática pode causar.

Ninguém sabe da vida do outro, quais os problemas que enfrentam em casa e nem pode julgar o peso de um problema (o que é um problema pro outro, pode não ser pra vc e isso não diminui a dor do outro). A história, mto bem retratada, mostra as brincadeiras pela qual a personagem sofreu e que a levaram a uma decisão extrema de tirar a vida. A falta de uma rede de apoio também é retratada aqui.

No entanto senti falta de tratar o relacionamento pais/filhos. Mesmo que saibamos que, qnd adolescente, essa relação se fecha, ela aqui não é retratada e até esquecida (na série isso é meio que sanado).

Outro ponto que pra mim me incomodou eh a mudança de ponto d vista entre narrador e personagem durante o processo de escuta das fitas. Sei que foi intencional e o próprio autor fala que queria isso, que o leitor sentisse os impactos das gravações em quem ouve a fita, mas pra quem lê, tem horas que a narrativa se quebra.

No entanto é um livro bacana pra refletir, com uma linguagem acessível. Valeu a leitura

vsc bibliotecária 11/06/2010

Impactante
Em diversos momentos me senti sufocada, deprimida, triste. Lágrimas se encheram aos meus olhos.
Não julgo Hannah pelo seu ato, até pq, acredito no livre arbítrio: cada um escolhe o melhor caminho para si. Hannah se sentia menosprezada, rejeitada, um "entulho" nesse mundo. Porém, sua vida não foi tirada por ela, e sim, pelos outros. Deprimente querer confiar nas pessoas e sempre elas estão a todo momento arquitetando algo para te derrubar.

“Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa. Tudo é... afetado.”

ASHER, Jay. Os 13 porquês. São Paulo: Ática, 2009. p. 172.

Asher, no seu livro de estreia, está de parabéns!!!

RhaianyCorrea 04/06/2021

Os 13 porquês
Eu assisti a série umas 2 vezes e me pergunto de onde eles tiraram as outras temporadas, e mudaram muita coisa importante, como o suicídio da Hannah, na serie e corta os pulsos e tem até uma frase do Clay "...sangrou sozinha ate a morte..."
Ja no livro o suicídio é por remédios. Olha, não costumo achar isso com frequência, mas em várias partes a serie é bem melhor e mais detalhada que o livro.

Pam 07/06/2020

Pensamentos....
O livro é marcante, faz você refletir sobre os seus atos com as pessoas que estão ao seu redor. Leitura rápida e de fácil entendimento.

henrique 15/05/2023

"Vocês não sabem o que estava passando no resto da minha vida. Em casa. Nem mesmo na escola. Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser a de vocês."
Eu li Os 13 Porquês por conta da série da Netflix, 13 Reasons Why foi uma das primeiras séries que eu assisti e por isso eu tenho um carinho muito grande por ela. Mesmo conhecendo a história, o livro me prendeu bastante, é fácil de se ler e a escrita é ótima. A princípio a história é bem interessante mas eu senti que o final deixou a desejar. Talvez eu estivesse esperando o aprofundamento que a série teve, mas de qualquer forma a história do livro não tem aprofundamento em quase nada. Os 13 Porquês realmente nós faz prestar atenção no nosso comportamento em relação a outras pessoas, em que intensidade uma fala mal pensada pode influenciar elas. É interessante que o livro tenha nós motivado a ser mais legais, porém ele tem o mesmo problema da série, são muitos temas delicados que poderiam ser trabalhados de uma forma mais responsável. De qualquer forma 13 Reasons Why fez a minha adolescência, foi legal ter as memórias que eu tinha pela série serem tiradas do fundo do baú pelo livro.

clara3879 31/05/2023

Eu já tinha esse livro há muito tempo, mas nunca tinha pegado para ler. Eu tinha assistido a série e gostava da primeira temporada, o livro é só um pouquinho diferente mas também é bom.

Alysson 27/01/2021

A trama é envolvente e se tiver o coraçãozinho fraco tu chora em algumas partes. Falar de suicídio infelizmente ainda é um tabu, mas o livro realiza bem essa conversa e apresenta pontos para pensarmos se estamos ou não tomando atitudes iguais aos "amigos" de Hannah.

LetAcia.Coimbra 12/08/2021

Admito que li somente pela série, não que fosse a minha preferida mas a uns bons dois anos atrás quando a Netflix espalhou elas pra todas as redes sociais disponíveis acabou chamando minha atenção.

Melhor que ninguém, sabemos que a mesma fez um favor de estragar algo (oq sejamos sinceros, faz com bastante frequência), mas resolvi dar uma chance ao livro quando o vi na biblioteca

E de verdade, não me arrependi nenhum pouco, a história assim como a série te levam pro universo, mesmo que não queira, é fácil ficar entretida e levar as emoções dos personagens muito a sério, de verdade, recomendo bastante, apesar do final ficar em aberto

Calata 15/11/2022

Quanto segredos uma pessoa pode ter? Hannah tem muitos, alguns pertubadores demais para carregar, eles estavam á dilacerando aos poucos, quando o tempo os amenizava outros se colocavam no lugar á sufocando e matando cada vez mais.
Esse livro me fez entender a frase "quando uma pessoa comete suicídio ela n quer acabar com a vida, mas sim com a dor" a Hannah encontrou alívio com a idea q talvez tenha "amortecido" sua dor , mal sabia ela q se tivesse se aberto realmente talvez o Clay seria seu alívio.
Não dava para salvar quem não queria ser salvo....

nomundodesalem 13/02/2024

Os 13 Porquês//Jay Asher// Editora Ática // 256 Páginas //5,0 ⭐️

📼

Ao retornar da escola, Clay Jensen se depara com um intrigante pacote na porta de sua casa, contendo um conjunto de fitas cassetes.

À medida que mergulha na reprodução, ele descobre que as gravações são o testemunho póstumo de Hannah Baker, uma colega de classe que tirou a própria vida há duas semanas.
Emocionantes e impactantes, as fitas revelam treze motivos que a levaram a essa trágica decisão, sendo Clay um elemento crucial nessa narrativa dolorosa.
Agora, Clay se vê compelido a seguir até o último segundo das gravações para desvendar como sua própria história entrelaçou-se com a de Hannah, tornando-se parte desse intricado quebra-cabeça emocional

Eu conheci "Os 13 Porquês" através do Tumblr, pois muitas pessoas compartilhavam quotes, e a cada quote diferente, eu ficava com mais vontade de ler o livro. Até que comecei a pesquisar e descobri que ele tinha sido lançado aqui no Brasil. Não deu outra, lembro até hoje quando fui comprar.

Cheguei na livraria Saraiva para escolher os livros que queria de Natal, e infelizmente, "Os 13 Porquês" só tinha sob encomenda. Então, tive que encomendar, e a espera foi longa.
Junto a ele, também escolhi "A Culpa é das Estrelas". Me recordo bem que poderia ter lido ele, mas resolvi esperar até janeiro, pois eu precisava ler "Os 13 Porquês" antes. No dia 05/01/2013, retornei à livraria Saraiva para buscá-lo, e quando cheguei em casa, devorei-o.

Essa é a quinta vez que releio desde que comprei. Até 2019, todo ano eu pegava ele para ler, e com o tempo acabei deixando de lado - afinal, existem tantos outros livros a serem lidos. Mas em 2023, passei boa parte do ano querendo ler novamente. Por obra do destino, peguei-o para ler novamente no dia 04/01/2024, e dessa vez, resolvi ler com mais calma, marcando - com post-it, pois esse é o único livro que me recuso a usar marca-texto - todas as partes que me trazem sentimentos. "Os 13 Porquês", mesmo sendo um livro pesado, que me faz sentir todos os sentimentos da Hannah, me deixa ansiosa, me faz chorar, é um dos meus favoritos e mais importantes que existem para mim.

Um beijo, Salem🧙🏻‍♀️

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

ultravioletaaa 01/09/2021

quando eu li eu tinha 14 anos e eu achei muito bom, hoje em dia eu percebo a quantidade enorme de gatilhos que tem nesse livro e que simplesmente são ignorados pelo autor kkkk enfim gente não leiam se vocês tem a saúde mental frágil

Lets | @callmealasca 26/05/2020

É um livro extremamente tocante e emocionante, muito melhor que a serie

Mauricio 23/08/2022

FITA 1: LADO A
É um livro necessário, talvez essa seja a palavra. Diferente da série onde vemos pontos de vista e detalhes dos outros personagens, aqui nós temos duas narrativas simultaneamente, a da Hannah Baker e do Clay Jensen.
Eu particularmente gostei da escrita, diferente de tudo que já li.

13 fitas, 13 motivos, 13 porquês levaram Hannah Baker a cometer suicídio.
Tudo que você faz, por menor que seja a intenção, tem uma consequência. Todo mundo a sua volta é muito mais do que aparenta ser.
Dê importância as pessoas que você gosta, isso é uma lição valiosa, esteja lá por elas.