Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Isabelle.Catabriga 13/09/2023

Bola de neve
?E isso,mais do que qualquer outra coisa,é o que resume toda essa situação.Eu?abandono?a mim mesma. Não importa o que eu disse até aqui,não importa de quem eu falei,tudo retorna a mim?tudo termina comigo.?

Na maioria das vezes,na adolescência,temos uma fase Hannah,principalmente nós mulheres.Sempre passando por estresses diários de ser tratada como um pedaço de carne.A nossa sociedade faz enxergarmos isso como oalgo ?normal?,assim como o professor Porter fez.Ele pede para Hannah seguir em frente,mas aquilo foi uma ferida,que tem de ser tratada,pq se não ela sangra,e dói!

Temos que aprender a levar mais a sério problemas em escola,?ah mas são brincadeiras?,suas ações vai mudar a vida de uma pessoa,suas ?brincadeiras? tem os seus afeitos.

Vocês acreditam em efeito borboleta?porque todos os acontecimentos giram em torno disso,muitos queriam voltar no passado para mudar algo,mas não podem.Hannah já está morta,ela tomou a decisão errada,porquê muitos decidiram fazer algo por diversão,e sem imaginar o que isso afetaria futuramente,acabaram se arrependendo.

Eu amo a série,e me apaixonei pelo livro,a escrita dele é fluida,temos capítulos bem separados,e ele é curto!
Não li esse livro para me sentir bem ou algo do tipo,li porquê sei que muitas pessoas passam por isso.O pensamento de morte faz seus motivos para viver se apagarem aos poucos.A bola de neve vai ficando maior a cada decida,mas quando você descobre como destrui-lá é libertador(literalmente).Infelizmente a Hannah não conseguiu,mas isso mostra as chances e alternativas que temos,as escolhas e as consequências.

Hannah não sabia mais quem ela era.Ela tentava se achar em poemas,amigos,conversas;todos esses que ela deu uma chance,falharam,foi frustrante para ela,não conseguir sentir sua alma,não saber quem ela é.Porquê outras pessoas acabaram com essa imagem,sem nem se quer perceber.Com as fitas ela quis lembrar,cada trinco na dissociação dela,cada ferida,assim pelo menos deixando todos pensando em suas ações,e até ela acaba se questionando sobre suas escolhas.Ela se perde na própria mente,e não acha ponto seguro.Tenta de um lado,trinco.Tenta do outro,trinco.Ele se decepciona e se sente vazia,oca e sem vida.

Livia963 12/09/2023

Em os treze porquês acompanhamos o Clay, enquanto ele ouve as gravações em que Hannah conta seu sofrimento e o que a levou tirar sua própria vida. Durante a narrativa ficamos envolvidos pela narrativa, que intercala entre as falas de hannah nas fitas e as reações de Clay,e pelo mistério,pela curiosidade de saber o que levou hannah a tomar essa decisão.
Um livro pesado, necessário, emocionante, cativante e triste ao mesmo tempo. Um livro que nos faz emocionar e refletir. Durante a leitura o livro apresenta diversas questões complexas e problemáticas e tive muitos gatilhos. Confesso que grande parte do livro estava triste demais com a história e tinha que parar para conseguir digerir tudo que estava acontecendo no livro. No final fiquei devastada com tudo que aconteceu com a hannah e fiquei imaginando como poderia ser tudo diferente se ela tivesse tomado outra decisão. Esse livro são tão além do que eu imaginava, me trouxe tantos sentimentos e pensamentos diferentes, tantas reflexões e discursões.

Pequininho 06/09/2023

Achei muito imersiva a história, consegui imaginar todos os lugares, os cheiros e as pessoas. Mas o único personagem que eu "simpatizei" foi o principal, o resto parecia meio distante.

Ruan Mattia 02/09/2023

Real, sério, atual
O livro é sobre uma garota que tira a própria vida, mas, antes, envia fitas para as pessoas que a levaram a fazer isso. O livro é ótimo, brutal, e o tema é extremamente importante.

Muitas partes ficaram meio superficiais, sem nexo, meio rasas, mas entendi o conceito e ainda assim fiquei com uma leve depressão ao pensar sobre os problemas enfrentados pela protagonista. A série na Netflix aprofunda mais as histórias, então também aconselho. Todo adolescente, jovem, deveria ler esse livro para entender que sim, toda ação tem uma reação.

sutton0 28/08/2023

Os 13 porquês ?
Esse livro é simplesmente incrível!!
Fazia muito tempo que não lia algo tão bom, a forma como ele foi escrito traz uma imersão muito boa, ele é aquele tipo de livro que te tira da realidade, vc consegue realmente sentir oque a personagem quer passar.
Livros em 1? pessoa é a melhor coisa que existe!

Jullinha :) 23/08/2023

O enredo é bom, os personagens são bons, a premissa é boa, mas a escrita simplesmente não me prendeu e me deixou entediada do começo ao fim! Mal tinha começado a ler e não via a hora de acabar.

lopsluciana 22/08/2023

??4
Bem, vou começar pelo fato de que li esse livro depois de assistir toda a série, que eu amo, o que pode ter me deixado com altas expectativas. De certa forma, a série desenvolve muito mais os personagens, a vida de cada um, o contexto das coisas, enquanto o livro é focado somente nas fitas, sem muitos desdobramentos. Acaba que a série se torna mais dramática, mais pesada, mais triste, enquanto o livro trata a mesma história de forma menos melancólica. Não achei um livro triste em si, achei um ensinamento, algo que deveria ser passado aos jovens, nas escolas.

Mas de qualquer forma, mesmo que de forma mais simples ou mais corrida, sinto que a mensagem principal é passada do mesmo jeito. A abordagem de temas tão sensíveis se mostra no sentido de falar sobre esses assuntos que não são falados, mas que precisam ser falados. E acima de tudo, tem a finalidade de nos conscientizar. Se nos identificamos com a Hannah, o livro mostra que seu fim se deu por ela não pedir ajuda enquanto haviam pessoas que se importavam com ela, e uma vez feito não tem como voltar atrás. Mostra como o Clay estava disposto a ajudar se soubesse o que realmente estava acontecendo e como os dois poderiam ter tido algo bonito no final das contas. Ao mesmo tempo também nos instiga a sermos pessoas melhores umas com as outras, pois tudo o que fazemos ou falamos pode repercutir na vida das outras pessoas, por mais bobo ou simples que pareça.

Por fim, creio que o maior acerto desse livro é simplesmente conscientizar sobre o tema, de forma que acaba nos ensinando a notar os sinais de alguém que precisa de ajuda, inclusive se essa pessoa for nós mesmos. O próprio autor fala no final: ?é importante saber que, mesmo quando você sente que não conta com ninguém para conversar, você conta sim?. E essa é a importância desse livro.

Eryken Gabriel 19/08/2023

Tudo lindo
Eu já tinha assistido a série então fui com o medo de não ser igual, tem muitas coisas que não é, mas a parte da Hannah é idêntica!

Clay é igual o da série faz você ficar triste pelo romance não acontecer

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Os 13 Porquês, de Jay Asher
Olá, Guardiões da Leitura ? O resumo de hoje é do livro Os 13 Porquês, do autor Jay Asher. ?? É necessário avisar que esse livro contém gatilhos relacionados a estupro, suicídio, assédio, bullying. É evidente que a obra retrata temas sensíveis, porém, é de extrema importância lê-lo, respeitando sua idade e suas condições para ler ou entender sobre os conteúdos presentes nesse livro.

Clay recebeu fitas numa caixa de sapatos. Fitas já estavam tão ultrapassadas. O jovem roubou o walkman de seu amigo Tony e se guiou pelas ruas da cidade escutando aquelas fitas.

Aquelas fitas da garota que ele amou, mas agora ela estava morta. Ele apertou o botão do play. Agora não podia parar de escutar a voz dela.

Hannah Baker era o seu nome e ela se matou ingerindo muitos, muitos comprimidos mesmo. Mas ela não se matou "do nada", existiram motivos, diversos porquês pra ela ter tirado sua vida. E ela explica todos esses motivos em suas fitas.

Os porquês eram os boatos que inventaram dela, o bullying, os assédios que ela sofreu, desde quando foi considerada "a garota mais gostosa, que tinha a melhor bunda, os melhores lábios do colégio", até o momento em que foi apalpada, estuprada, quando ridicularizaram seus poemas, seus pensamentos, quando ninguém dos seus colegas opinou sobre suicídio, quando presenciou outra garota sendo estuprada.

Clay e as pessoas que eram os porquês receberam as fitas da jovem, agora falecida, todos eles saberiam o que fizeram para arruinar a vida de uma simples garota.

Se você tem os mesmos sentimentos de Hannah, se você se sente triste demais, deprimido, depressivo, procure ajuda, um amigo, um especialista, alguém que te ama ou é confiável. Você não está sozinho.

E nós podemos ajudar essas pessoas, podemos nos conscientizar a não ser um dos porquês de alguém. Conversar, ajudar, procurar ajuda pra pessoa, palestras e discussões sobre suicídio (e diversos outros temas) em ambiente escolar, conscientizar as pessoas desde jovens sobre os sinais que não devem ser ignorados... Não seja um porquê.

RehSgarbi 14/08/2023

Se vc por algum motivo está lendo essa resenha, e ainda n leu esse livro, por favor leia. Larga qualquer livro q vc esteja lendo e pegue esse

Prof Edivânia 13/08/2023

Reflexão
O que fica dessa leitura é a reflexão sobre o modo como as pessoas lhe tratam e principalmente, o modo como você trata as pessoas.
Qual o peso que tuas palavras exercem sobre o outro? Por quantos momentos de dor e tristeza tu fosses responsável?
É um livro, que, se bem refletido, vai nos fazer pensar no que dizemos e como dizemos.

Larissa Fontes 11/08/2023

Uma ótima leitura uma abordagem de um assunto bem difícil mas importante fiquei sem fôlego lendo ótimo livro

nandaa2 06/08/2023

A história é boa, os personagens são cativantes, a trama é pesada e aborda muitos temas que podem ser considerados como gatilhos, a leitura é rápida e te prende. Enrolei muito para continuar o livro mas me arrependo de ter demorado tanto.
Inaiá 06/08/2023minha estante
tô doida pra ler esse!!!!!!!

Marcheli 03/08/2023

Não tenho muitas opiniões
Esperava muito mais com toda certeza, imaginava outros motivos ou outras personalidades de personagens
Não sei se teve que eu gostei mesmo