Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

najw 20/04/2024

A leitura desse livro rende tanto e ao mesmo tempo é tão triste você se ver presa e instigada numa história tão triste, e pior ainda saber no final que ela é baseada em fatos verídicos.

Marinakg_ 20/04/2024

Gostei MUITO da escrita, é muito envolvente e eu fui lendo o livro e nem percebi o tempo passar. A Hannah é uma personagem muito "delicada" é difícil ver tudo o que ela teve q passar, ver ela deixar de ser uma menina sociável e alegre pra Hannah que ela se tornou no fim. E conforme as fitas vão avançando eu só ficava com mais raiva das pessoas desse livro. Eu realmente odeio adolescentes (sou adolescente) e os adultos do livro também, que em nenhum momento fizeram nada pra tentar ajudar ela. Mesmo sabendo o que ia acontecer, fiquei muito triste no final.

Sara277 15/04/2024

Livro extremamente necessário aborda assuntos muito importantes, tem cenas que são nojentas mas são necessárias.

Livro com uma narrativa muito boa e bem construída, porém o final deixou tudo muito vago mas para compensar tem a série que explica tudo que fica em aberto com o final, todas as perguntas que me fiz no final são respondidas com a série.

Maria 10/04/2024

Os 13 Porquês
Os 13 Porquês" é um romance de Jay Asher que gira em torno da história de Hannah Baker, uma adolescente que comete suicídio e deixa uma série de fitas gravadas explicando os motivos de sua decisão. Clay Jensen, um colega de escola, recebe as fitas e passa a ouvi-las, descobrindo os eventos e pessoas que contribuíram para o declínio emocional de Hannah. A história aborda temas como bullying, depressão, isolamento social e suas consequências devastadoras. Ao longo do livro, o leitor acompanha a jornada de Clay enquanto ele tenta entender os porquês por trás da tragédia de Hannah.

Inês 05/04/2024

O livro é até legalzinho, mas fiquei um pouco decepcionada, achei a história um pouco parada, cansativa e também enrolada demais.

Carla.Parreira 01/04/2024

Os 13 Porquês (Jay Asher). Ao retornar da escola, Clay recebeu em sua casa um pacote, cujo conteúdo era constituído por sete fitas cassetes. Estas tinham sido gravadas e enviadas por Hannah, com quem ele era apaixonado, antes do desgosto de seu suicídio. Em cada lado destas fitas, a jovem contava suas próprias histórias, direcionando-se especificamente a uma pessoa, com o objetivo de esclarecer o que a levou à sua decisão final e atribuindo a cada um de seus interlocutores a responsabilidade de terem contribuído para essa história.
No total, ela referenciou 13 pessoas - os seus 13 motivos - e cada um iria receber o pacote em ordem de menção nas fitas, sendo necessário ouvir todas as fitas para compreender o papel de cada um das pessoas na decisão de Hannah.
A narrativa é feita tanto a partir da perspectiva de Clay, enquanto ele escuta as fitas, quanto a partir de Hannah, por meio das fitas. No entanto, ao contrário das histórias que trazem tais narrativas alternadas em diferentes capítulos, neste caso, as duas perspectivas se cruzam simultaneamente, permitindo que se possa ver as reações de Clay imediatamente após a exposição de Hannah nas fitas.
Melhores trechos: "...Ah, já que você perguntou, recebi um pacote de fitas cassete pelo correio hoje, de uma garota que se matou. Parece que eu tive alguma coisa a ver com isso. Não tenho certeza que coisa é essa, por isso fiquei imaginando se poderia pegar seu walkman emprestado para descobrir... PERGUNTAS PARA JAY ASHER - 1. De onde veio a ideia que deu origem a este livro? Aconteceu meio que de trás para a frente, com a ideia do formato inusitado aparecendo antes do tema. Por isso, vou contar como ambas ideias surgiram e, então, como elas se juntaram. Em relação ao formato: anos antes de eu começar a trabalhar neste livro, fiz um tour guiado por uma gravação em um museu: cada visitante recebia um walkman com uma fita cassete dentro. Parado diante de cada objeto em exibição, você apertava o play e o narrador descrevia aquilo que você estava olhando. Aí, apertava o stop e seguia para o próximo objeto, tudo no seu próprio ritmo. Sempre me senti atraído por livros com formatos originais e fiquei com essa ideia, do tour gravado em áudio, no fundo da minha mente. Mas durante um tempão eu estava interessado apenas em escrever livros de humor, e não conseguia encontrar uma história engraçada que pudesse ser narrada nesse formato. Em relação ao tema: uma parente próxima tentou se suicidar quando tinha a mesma idade que Hannah. Felizmente (e afortunadamente), ela sobreviveu. Ao longo dos anos, nós discutimos os acontecimentos e as emoções que a levaram a tomar essa decisão. Ela nunca conseguia conversar sobre uma circunstância especifica sem contar o que precedera ou o que se seguira à sua decisão. Essa percepção de que tudo afeta tudo, como Hannah diz no livro, me deixou intrigado. As duas ideias se chocaram num momento em que eu não estava procurando nenhum tema para um novo livro. Algumas semanas depois de me casar, minha mulher e eu nos mudamos do ensolarado litoral da Califórnia para Sheridan, no estado do Wyoming, por seis meses. Eu nunca havia guiado na neve antes, e havia neve no chão o tempo todo que passamos por lá, o que me deixava tenso quando estava dirigindo. Certa vez, enquanto eu guiava por uma estrada extremamente escura, coberta de gelo — as condições perfeitas para inspirar um romance de suspense— , toda a premissa do livro veio a mim: Hannah, Clay, o suicídio, a caixa de sapatos cheia de fitas, a narrativa que avança e recua no tempo. Parei no posto de gasolina mais próximo e fiquei sentado ali (com o aquecedor do carro na temperatura máxima!), rabiscando ideias num caderno espiral. Quando fui para cama, naquela noite, eu já tinha escrito a introdução e uma parte do capítulo..."

Eddie! 01/04/2024

Meu novo livro favorito!
A narrativa é cativante, mesmo que tensa, ela consegue te prender e conaegue ser fluida, mesmo com assuntos tão pesados. Acho que deveria ser um livro mais falado, pq realmente é muito lindo e importante no assunto.
Ja estive na pele de ambos Clay e Hannah, atualmente Hannah, e esse livro me deu o pequeno impulso que precisava pra criar coragem e pedir ajuda, de criar coragem e falar para as pessoas que amo que estou aqui por elas e que podem me contar seus problemas. Confesso que fiquei com medo perto do final, fiquei com medo de concordar com Hannah, em pensar em fazer o mesmo, mas esse livro mostra a verdade nua e crua, mostra os dois lados da moeda de forma impecável. Ele é um livro necessário.

rayzoou 25/03/2024

A primeira leitura do ano foi muito bem escolhida. que narrativa intrigante! ?
esse é um daqueles livros que te dá um soco na cara, que te faz refletir sobre o quão significantes são suas atitudes, por menores que sejam, para outras pessoas.
confesso que pela primeira vez na minha vida eu prefiro a adaptação de uma obra. vemos na série mais diálogo, conseguimos sentir mais o que Hannah passou. mesmo assim, esse livro guarda um espacinho especial no meu coração. o fato de ser uma narrativa ?dupla? aumenta mais a emoção do livro, percebe-se na pele a angústia que Clay sentia ao ouvir as fitas deixadas por Hannah.
ao ler, tudo que eu mais desejava era que Clay e Hannah ficassem juntos. ?

Julczs 24/03/2024

Um gole farto de suspense
? E vocês ? o resto ? repararam nas cicatrizes que deixaram para trás?
Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu?.

Os 13 Porquês, obra de Jay Asher, um ?romance?, tem a capacidade inusitada de nos envolver com a sua teoria da bola de neve. E com pontos se conectando todo o tempo durante o livro, nos faz procurar em nossa própria história suas bolas de neve e pontos conectados que nos fizeram chegar até aqui.

Sentiram a referência? Sim, é isso mesmo. Efeito borboleta.

Vanessa1973 14/03/2024

Um leve gosto amargo na boca
Meio difícil descrever sobre esse livro. Acho que já estou tão acostumado a mergulhar no mundo da fantasia que esquecemos da realidade. Talvez seja por isso que procuramos nos distrair com outra coisa. Esquecer essa realidade tão nua e crua. Esquecer um pouco dos nossos problemas e ir dormir um pouco mais leves para o dia seguinte.

Tenho certeza que muitas e muitas vezes só queremos desistir. Só queremos uma pausa para respirar. Só queremos um tempo para nos recompor. Sim. Eu chorei muito com esse livro. E fazia muito tempo que uma história não fazia isso, porque de certa forma eu não queria passar por isso de novo. Não vi a série e nem pretendo ver. Pelo menos vou esperar um ano para finalmente vê-la, mas agora isso é meio inviável pra mim.

Lola.dedos 12/03/2024

Ganhei esse livro da minha irmã, tava guardado a muito tempo mas não queria ler, decidi tentar ler e amei tanto.

o livro te prende porque você quer saber oque aconteceu, dá uma triste em certos momentos, mas é maravilhoso. E mesmo sendo um livro pesado, algumas falas do clay sobre a hannah acabam sendo fofas e muito angustiantes. Tem uma série tbm que eu não vi e acredito que o livro seja melhor.

super indico é um livro maravilhoso!!!
gabriellywsc 12/03/2024minha estante
só vi a série e quero muito ler o livro ? o livro conta até que parte da história?

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
@gabrielly eu nao vi a série meu bem, mas o livro termina dps do clay ouvir as 13 fitas, e no final tem indícios que as pessoas que abusaram da hannah vão ser punidas, falando assim parece que um final aberto, mas pra mim deu a sensação de resoluçao, que tá tudo certo!

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
acho que vc deveria ler!! eu amei demais e soube que a série aumenta bastante a história, tipo no livro não mostra tribunal e na série mostra
( desculpa o textão n sabia explicar isso resumidamente)

gabriellywsc 10/04/2024minha estante
nossa então a série realmente aumentou muito a história, pq infelizmente essa parte de ter ficado tudo resolvido não foi muito assim na série não. Eles lidaram ainda com tanta coisa e ainda sofreram com mais perdas ?

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
isso foi oque eu achei, pode ser que eu tenha entendido errado nao sei, acho q é de cada um

gabriellywsc 10/04/2024minha estante
provavelmente o autor do livro quis expressar mesmo que tudo havia se resolvido. Confesso que tem umas partes da série que eu achei meio desnecessário eles acrescentarem sendo que já dava pra acabar a história ali, oq iria com certeza me poupar muito choro KKKKKKKKK

Lola.dedos 10/04/2024minha estante
me falaram a msm coisaKKKKKK

Heyy_Duuda 09/03/2024

Um bom livro
Não é um gênero que estou acostumada, mas achei a história bem intrigante e me prendeu do início ao fim. Só não dou uma nota melhor pois senti falta de mais detalhes e descrições, tirando isso recomendo super.

Jeffez 08/03/2024

O livro prende você de uma forma tão boa, que você tem que optar por não devora-lo rapidamente!
A forma que a narrativa foi se desenrolando e foi introduzindo você aos personagens e melhor ainda, como você se sente sendo o Clay, por estar ansiando saber o motivo da menção dele na fita. Hannah foi muito cirúrgica em como relatar as situações e você fica numa ligação com ela que você não quer que as situações fossem por aquele caminho.
Mesmo já sabendo que o fato já tinha ocorrido.
A carta de um suicida (que nesse caso é a fita) foi muito bem bolado para levar você a um caminho que você normalmente esqueceu, ou na nova geração, nunca nem viu.
não seria interessante simplesmente enviar mensagens via whatsapp ou qualquer mecanismo da atualidade. Isso foi muito bem pensado pelo autor e que traz a originalidade do livro (fitas?? Isso ainda existe hoje em dia??).
Aí, isso leva você para como o tema Suicídio foi abordado e bem desenvolvido, relatar como a personagem se sentia, como coisas que muitas pessoas que não tem o mínimo de empatia, fazem que acaba agravando ainda mais a situação delicada do outro, ela mostra que muita coisa podia e devia ter sido evitada, inclusive por ela mesma. E que a gente precisa ver e agir quando percebemos algo de errado. Que buscar ajuda é muito necessário, para coisas que não estão mais sob nosso controle. Você fica cada vez mais curioso para saber sobre o que e quem cada fita fala. Vale a pena a leitura e o conteúdo é bem profundo.
sarambarbosa 08/03/2024minha estante
????