O Gato Zen

O Gato Zen Kwong Kuen Shan

Resenhas - O Gato Zen

dani 24/08/2023

Nascida em Hong Kong, a artista Kwong Kuen Shang utiliza técnicas tradicionais da pintura chinesa para ilustrar temas de seu interesse. Nesse livro ela faz a combinação entre ilustrações fofas de gatinhos e a sabedoria presente em provérbios chineses. Algo que eu precisava e nem sabia!

A ilustradora revela uma curiosidade na introdução do livro. Nem sempre ela teve essa proximidade com os felinos, chegava mesmo a ter medo. Uma situação inesperada colocou um gatinho a seus cuidados, mudando sua opinião sobre os bichanos. Desde então ela passou a trilhar um caminho sem volta, em outras palavras, se tornou uma gateira!

O estilo das aquarelas transmite o carinho pelos gatos, retratando os bichinhos em momentos de tranquilidade e traquinagem. Os provérbios chineses associados às ilustrações refletem sobre amizade, paciência, autoconhecimento e outros temas.

Um livro bonitinho para deixar na cabeceira ou mesa de centro. Depois de apreciar a ilustração de um gatinho e ler um provérbio como reflexão, o dia fica repleto de inspiração.

Cristiane174 04/08/2022

Fofo
Um livro lindo. Pra quem ama poesia e gatos. Rápido de ler, mas que deve ser lido aos poucos. Uma ou duas páginas por dia pra ser bem apreciado

Igor.Banin 11/06/2022

Ótima
Ótima coletânea de pensamentos e reflexos chinesas acompanhadas de lindos desenhos de gatos relacionados a cada passagem.

Soso 11/06/2022

Obrigada pelo livro Marquinhos!
"O homem inteligente entende os outros,
O homem brilhante entende a si mesmo"
Tenho descendência asiática e amo um pensamento que me faça refletir. Esse livro aflorou essas duas coisas em mim, o sangue e a autorreflexão.

@jaquepoesia 26/01/2022

Sabedoria para gateiros(as)!
• O Gato Zen
• Kwong Kuen Shan
• Editora: Estação Liberdade @eeliberdade

🎨📚 Este livro faz parte de uma coleção de trabalhos da artista Kwong natural de Hong Kong. Seguindo um estilo clássico chinês suas pinturas enaltecem os animais domésticos, vida selvagem e flores.
Suas pinturas são acompanhadas por poemas, provérbios e trechos de clássicos chineses.

😻'O Gato Zen' é um apanhado de arte e bons conselhos destacados por Kwong. A artista aqui mais uma vez escolheu frases de sabedoria chinesa para agregar à sua arte.
Com aquarelas delicadas e uma linda paleta de cores esse livro já seria do tipo capaz de causar um quentinho no coração, mas ao ter feito uma seleção de textos para compor este livro a artista dividiu com os fãs de seu trabalho importantes mensagens dos sábios chineses.

💬 Se você ama felinos, e se assim como Charles Bukowski considera que os gatos são verdadeiros mestres, bom esse livro é pra você.
Vale enfatizar que o contato com o trabalho de Kwong também contribui para se obter conhecimento sobre a cultura chinesa, pois a artista é uma apaixonada pela literatura chinesa e principalmente pela forma chinesa de fazer arte. No já resenhado por aqui 'O Gato e as orquídeas' a artista fala sobre os significados de certas flores para os chineses, além de falar sobre os sinetes e como estes trazem ainda mais significado à sua arte.
Como a artista comentou a própria obra, eis um livro para servir se alívio da tensão cotidiana.

📖 Trechos:
"Três homens criam problemas para si mesmo:
Quem é ignorante e segue seu julgamento,
Quem é teimoso e segue a sua vontade,
Quem vive no presente é quer recriar
indiscriminadamente o passado."
☆ CONFÚNCIO

"Não prezo quem rouba ideias e se crê inteligente.
Não prezo quem se gaba e se crê corajoso.
Não prezo quem revela segredos alheios e se crê honesto."
☆ ZI GONG

"As trilhas mais árduas não estão entre rios e montanhas, mas no coração das pessoas."
☆BAI JUYI

Társis 03/09/2021

Uma coleção delicada de frases e ilustrações
Shan não é uma artista brilhante, mas sua arte com gatos e suas traduções de provérbios chineses e frases de autores consagrados funciona demais nesse livro, que tem uma edição linda da Estação Liberdade (uma das minhas editoras favoritas). Paguei 20 pilas na promoção, vale o investimento. Minha biblioteca com livros e quadrinhos sobre gatos está ficando ótima.

Marta 02/05/2021

Um presente para os olhos e coração
Ganhei este livro de uma amiga já tem um tempo, esses dias resolvi apreciar e reler, porque é um livro para isso, para ser de vez em quando relido, principalmente se você for fã de gatos. O livro combina quarenta delicadas e elegantes ilustrações originais com uma seleção de fragmentos da sabedoria chinesa, indo de provérbios antigos às máximas de Confúcio. As pinturas, reproduzidas em cor, são da artista Kwong Kuen Shan, chinesa residente na Grã-Bretanha. Para O Gato Zen, as palavras dos mestres chineses foram cuidadosamente escolhidas pela autora para complementar suas primorosas aquarelas de gatos. O resultado é um livro raro e inspirador, que encantará amantes de gatos de todos os tipos.

Roberto 28/11/2020

Um livrinho bom para meditar, ler e reler com calma. Lindas pinturas.

Danielli.Costa 02/11/2020

Perfeito
Sempre lindo e perfeito, li primeiro o gato e as orquídeas e agora o gato zen.

Adriana Scarpin 06/09/2017

Muito bonitinho, as ilustrações são soberbas e nunca é demais somá-las à sabedoria chinesa clássica.