O nadador

O nadador Joakim Zander

Resenhas - O nadador

Maria Lucia 20/02/2024

Começa morno, um pouco lento, mas da metade pro final a história flui bem, é uma boa leitura, não tem um super suspense nem uma virada incrível que te engana, mas é um livro interessante.

Luisa1001 10/02/2024

Prometeu tudo e não entregou nada
Cheguei esperando muito e me frustrei completamente. Achei a leitura super arrastada, a escrita do autor não me prendeu, o título não tem nada a ver com a história, a relação entre pai e filha só começa no fim do livro, enfim. Li porque estava no tédio. Serviu para me entreter (tipo aqueles filmes bobinhos que a gente coloca na tv só pra se distrair), mas não vai muito além disso. A história tinha tudo para ser muito interessante, mas a execução deixou a desejar.

Mari 22/01/2024

Esperava bem mais, livro se perde nele mesmo. Confuso.
Você lê a sinopse e pensa "hun... Deve ser um ótimo livro" , mas no final fica com uma sensação de que foi rápida.
Acho que o que mais me chateou foi o fato da relação entre o pai e filha que foi falado na sinopse do livro e que não ocorreu, em todo momento do livro eu pensava, meu Deus cadê o encontro desses dois? Quando pai e filha irão interagir? Pra aí do nada mal interagirem, ou seja, o autor escreveu algo na sinopse e não conseguiu trabalhar nem 1% disso no livro.
Outro fato foi o escritor se perder em várias cenas, ele descrevia uma coisa e do nada ele dizia outra.
Sobre o título, o nadador, era só um hobby? Sério?
Enfeitou muito o pavão que esqueceu de trabalhar os personagens e a relação entre eles, a única relação foi entre Klara e Mahmoud.
Os pontos positivos foram as cenas de perseguição, e algumas partes políticas.

José Eduardo Jordão 19/01/2024

É muito bom
Eu demorei para pegar o ritmo de leitura desse livro, confesso, mas assim que peguei o ritmo ficou viciante.

A escrita é muito boa. Autores suecos tem um q que eu não consigo explicar.

Me surpreende que poucas pessoas conheçam esse livro.

A história tem começo, meio e fim. Todos os detalhes são bem pensados e planejados, e os personagens são muito bem desenvolvidos.

Se você não tem o costume de ler esse tipo de livro, como eu, pode demorar para gostar dele, mas vai por mim, dê uma chance, vale a pena.

A trama envolve conflitos do governo, espionagem e fala muito sobre o que acontece em uma guerra, sem mostrar a guerra em si.

Só leiam.

Ellie 29/07/2023

Instigante
Tipo da leitura que você começa e não quer parar, fica curioso pelo desfecho e quando menos espera já está envolvido com os personagens.

Herbert Beauchamp 18/01/2023

Foi legal
Confesso que não esperava muito desse livro. Ganhei de presente li a sinopse e gostei muito. Quando resolvi começar a ler confesso que achei um pouco massante, mais o fato dos capítulos serem bem pequenos ajudou muito. Como eu não gosto de deixar meus livros de lado ou abandonar a leitura continuei prosseguindo. As páginas foram passando e o livro foi se tornando cada vez mais interessante. Ele é um livro riquíssimo em detalhes e aconselho lê-lo com atenção. Gostei, foi uma leitura bem interessante, não li muito rápido, acho que 7 dias. Os personagens bem elaborados, não eram chatos. Alguns tinham um ar misterioso, o que deixava ainda mais legal. Enfim, gostei mais do que esperava desse Thriller (acho que é um Thriller não sei lkkk)

Uma dica: Muitos livros só ficam interessante a partir do meio. Então sempre de uma chance e tente continuar lendo.

Paula.Schauenburg 27/12/2022

Não entendi...
Esperava por uma história com ação e tramas de espionagem, mas o enredo é arrastaaaado, confuso e nada acontece.
Não recomendo a leitura. Há diversas opções melhores com o tema de espionagem.

Mari 04/09/2022

Muito suspense e ação
Um dos livros que comprei em promoção na Bienal. Não conhecia o autor, mas pelo preço resolvi arriscar e gostei bastante!
História envolvente, com muito suspense e ação. Capítulos curtos e cada um é narrado por um personagem. Da metade para frente não conseguia parar de ler. Valeu a pena!

Ana Ceci 14/08/2022

Não gostei...
Para começo de conversa, até agora não entendi o título. Por mais que o autor tenha citado umas duas vezes que o ex-agente nadava por hobby, essa informação não faz diferença alguma para a trama! Confesso que eu estava esperando mais dessa história e altas emoções não vieram. Por mais que o livro alterne passado e presente e mostre diversos cenários europeus, como Suécia, Síria e EUA, a trama não tem personagens cativantes e segue uma escrita bem linear e com algumas pequenas surpresas durante os capítulos (em sua maioria curtos, ainda bem!), mas que não chega a empolgar. Tirando algumas cenas de perseguição, que foram ótimas, senti falta de mais ação!

Os pontos altos para mim foram as intrigas políticas, os trechos que remeteram à espionagem e as estratégias criadas nas perseguições, juntamente com a construção dos cenários. Por fim, o final é sem graça e bem previsível. Recomendo apenas se você não tiver outra leitura mais interessante para o momento!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Guilherme k 29/06/2022

E bom
Livro de espionagem e suspense, final fica devendo mas a o desenvolvimento e bem bom?para quem gosta do estilo vale a leitura.

Guilherme Dehon 11/04/2022

Um Thriller básico...
A estória é boa, prende o leitor, em parte pela curiosidade do desfecho, em parte pelo clima de "suspense" da obra...

É um livro bem escrito, com personagens interessantes, uma trama legal, porém demora muito para engrena - lá pela página 180 e não é algo assim que faça o coração acelerar - (creio seja mesmo o estilo do Joakim Zander)...

Ainda assim, foi uma boa estória...

Gian 31/03/2022

No começo estava achando um livro chato e um tanto quanto confuso, mais um que não iria gostar! Porém a trama foi tomando rumo, os pontos começaram a ser ligados e o suspense e a correria tomaram conta da história, gostei bastante do livro, mas o final esperava ser melhor!

Bel 16/05/2021

vale o preço
por ser um livro de baixo custo acho que vale a pena, mas todo o enredo é bem razoável

Vivi 04/04/2021

A família de Klara desmoronou depois de uma perda quando criança na Suécia. Depois de 20 anos. Há segredos tão perigosos que para ser mantido algumas mortes aconteceram. Por que um bombardeio em Damasco em 1980 reflete tantas coisas no decorrer dos anos?
Klara pelo seu jeito ágil e safo em momentos tão tensos me fez gostar muito dela .
Aqui temos um trillher político com alguns dramas pessoais que até nos leva a algumas emoções. Achei muito bem construído a ponto de ficar ansiosa para saber no que ia dar. Quem é bom ou mal? Quem esta do lado de quem? E as reviravoltas ? quem era pra viver... enfim indico!!!
Sinopse: Damasco, Síria, início dos anos 1980. Um agente secreto norte-americano abandona a filha recém-nascida em meio a um bombardeio, entregando-a a um destino incerto. A incapacidade de se perdoar o faz fugir do passado, levando-o ao Líbano, ao Afeganistão, ao Iraque ? a qualquer lugar onde o perigo e a tensão o permitam esquecer seu erro.
Klara Walldéen foi criada pelos avós em uma ilha remota na Suécia. Assessora em início de carreira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, ainda está aprendendo a navegar pelo ardiloso mundo da política quando acessa informações que não deveria, e se torna alvo de uma perigosa perseguição pela Europa. Apenas o ex-agente secreto poderá salvá-la. Mas, para isso, os dois precisarão revelar quem são. E o tempo está se esgotando.
Alternando habilmente entre passado e presente, entre Suécia, Síria e Estados Unidos, Joakim Zander tece uma rede de intrigas e suspense em um estilo sofisticado e descritivo que transformou O nadador em um estrondoso sucesso.

Leo Ferreira 08/09/2020

Chato e Presumível.
Para um thriller ser um bom thriller é preciso uma boa história e um bom personagem principal.
O nadador, thriller de suspense sueco, falha neste dois aspectos.

Normalmente, histórias de espiões e espionagem envolvem uma trama complexa e um personagem central pelo qual a gente torce, apesar de muitas vezes não seguir a cartilha do bom mocismo.

Apesar da trama do livro acontecer toda em volta de Klara Walldéen , uma jovem assessora do Parlamente Europeu, faltou aqui um personagem realmente cativante e pelo qual pudéssemos torcer.

Além disso, a trama central de O Nadador me pareceu dispersa e, para ser sincera, desinteressante. Aliás, mal pude perceber uma ?trama? em si, mas uma série de eventos com um denominador comum.

Apesar da narrativa direta e da linguagem fácil, achei a leitura morosa, quase entediante. Simplesmente não me cativou.

O ponto positivo, devo dizer, ficou pelo fato dos EUA não serem exatamente os mocinhos. Neste ponto, o autor saiu do lugar-comum.

Não recomendo, mas acho que cada um deve ter a sua própria opinião.

[??Palavras retiradas de um blog que não consegui encontrar a autora, mas que descrevem perfeitamente minha avaliação sobre o livro.]

[??Minhas palavras para o livro.]

Extremamente chato.
Apenas uma cópia de diversos filmes de guerras no oriente médio que existem por aí.
Não apresenta nada novo, apenas mais do mesmo.
Personagens rasos, impossível simpatizar com algum, impossível gerar sentimentos por qualquer um deles.
Horrível.
Previsível, chato e raso.