História da Psicologia Moderna

História da Psicologia Moderna Duane P. Schultz...

Resenhas - História da Psicologia Moderna

IngrideGuiga_ 15/06/2023

Pra quem ama detalhes?
Esse é O livro sobre história da Psicologia, como ciência ou como proposta de ciência!
Escrito de uma forma pouco direta, mas com uma linguagem fácil, é um deleite de leitura pra quem quer entender (de forma às vezes não linear) como se deu (e ainda como de dá) o desenvolvimento da Psicologia dentro das mais diversas áreas do saber, especialmente na sua constante luta por pertencer a uma área do conhecimentos quando na verdade, a Psicologia se parece por si só como uma área em si para si!
Aos curiosos e estudiosos da área, vale a pena cada capítulo! Boa leitura

Marafa 14/05/2022

Um bom livro pra conhecer a história da psicologia. Na verdade é uma apostila direcionada ao estudo, já que tem perguntas no final de cada capítulo. Mas como eu já tinha começado resolvi terminar, e não me arrependi. Muita coisa boa, muita informação e pesquisa interessantes, enfim, saí dessa leitura com aprox. 30 pg de anotações e interesse renovado.

Gaby 01/05/2022

Saber um pouco mais...
Eu sinceramente achei que ia fazer uma leitura forçada desse livro, quando comprei, mas me surpreendi gostando muito do jeito que os autores escreveram, dei bastante risada e achei o interessante os pontos que foram trazidos...
Demorei um pouco para ler porque fui fazendo anotações, grifando e tudo o mais, mas ajudou muito, trazendo coisas que iam ser trabalhados em sala (gostei da sensação de saber do que a professora está falando).
Eu comecei a ler por conta de concurso, que eu vi que eu fui um pouco mal em história da Psicologia, mas tentei refazer agora e acertei mais da metade, o que foi muito bom...
Recomendo bastante a leitura, principalmente para quem vai prestar concurso, mas o mais importante, para quem quer saber um pouco mais sobre os assuntos...
A única parte que eu não me interessei muito foi os dois últimos capítulos, que a leitura foi mais arrastada e tudo o mais... Mas de resto, muito bom!

Lavínia Hanna 27/12/2021

Uma boa introdução para adentrar na Psicologia.
Esse livro me acompanhou durante meu primeiro período da faculdade de psicologia na disciplina de ?teoria e sistemas?.
Achei ele bem completo (tendo em vista que é um livro introdutório), pois, ele traz um conteúdo que não é raso e proporciona ao leitor o conhecimento necessário para que ele entenda a evolução da Psicologia como ciência e possa aprofundar mais sobre cada corrente apresentada.
Recomendo a leitura para quem tem curiosidade de conhecer um pouco da psicologia e suas origens também, vale muito a pena.
O único ponto que não gostei muito é que muitas vezes o autor perde muito tempo descrevendo curiosidades a cerca da vida de cada Psicólogo e encurta quando vai descrever a teoria desenvolvida por eles.

Mareufq 10/06/2021

Leitura necessária!
A psicologia científica é considerada uma disciplina de estudo nova, dado que sua organização como matéria de estudo, teórica com suas abordagens, e fisiológica no estudo anatômico humano e sua relação com o comportamento humano, iniciou-se há aproximadamente 200 anos, nos séculos XIX e XX, contudo, a procura pela compreensão de questões naturais e humanas, datam os antigos filósofos da Grécia antiga, como Sócrates, Aristóteles e Platão. Esses aspectos que motivam o estudo da psicologia como o comportamento humano e suas vertentes, traçam uma trajetória filosófica e histórica antiga, perpetuando-se pelos séculos. Durante o Império grego o estudo era fortemente ligada a Psyché (alma), na Idade média com o desenvolvimento do Cristianismo, ao estudo religioso e no período da Renascença métodos científicos são construídos, ou seja, as ideias e análises são moldadas pelo zeitgeist de cada época que consequentemente modificam-se conforme novas descobertas realizadas.

Gabriela 16/11/2020

Excelente!
História da Psicologia Moderna é um livro pra ampliar e melhorar muito seu conhecimento, além de ser uma ótima opção para quem busca um livro acadêmico com uma leitura de fácil entendimento!

Rodrigo 27/05/2015

Foi bom para os estudos.
É um ótimo livro pra quem está iniciando na ciência da psicologia. Recomendo.

Bruna 13/01/2014

Cap 1
Tudo começou com os filosofos que questionavam nossas humanidades.

Cap 2
O Zeitgeist da época era o mecanismo. O expoente era a Alemanha.
Fascínio por maquinários, revolução industrial. Isto fez com que acreditassem que o ser Humano também era uma máquina.

Pensadores:
Descartes
Locke: A qualidade primária (sensorial) do objeto existe nele mesmo. Ex: cheiro da flor. A secundária também existe por que eu posso sentir seu cheiro e isso vira uma experiência.
Berkeley: a qualidade primária não existe, o cheiro da flor não está na flor , mas sim nos meus sentidos. Só eu posso ter a experiência do cheiro da flor.
Hume: a sensação e percepção formam ligações complexas formando pensamentos.
Hartley: Todo o comportamento humano é baseado em associção.
James Mill: Acredita que a associação é um processo passivo, não criativo, apenas uma soma de elementos. Somos máquinas.
John Stuart Mill: Mente ativa na associação. Sempre gera algo novo e não algo previsível como dizia seu pai.

Correntes da época:
Positivismo – (XIX – Comte) só o conhecimento produzido pela ciência é válido, o metafísico e ilusório eram rejeitados. Anti-metafísico
Materialismo – Tudo poderia ser explicado em termos físicos e biológicos
Empirismo – Como a mente adquire conhecimento. Experiências sensoriais registradas durante a vida.
Determinismo – Todo acontecimento é determinado por eventos passados
Reducionismo – Método de análise.Redução dos componentes básicos, ver como funcionam e interagem. Como se fosse autópsia.
Associacionismo – associação de experiências sensoriais que se transformam em uma idéia complexa.
Mentalismo – Vai contra o que Locke diz sobre a qualidade primária “ ela está no próprio objeto”. Diz que isso não existe, só existe quando sentimos o objeto ( qualidade secundária)

Cap. 3
Influências fisiológicas.
A natureza subjetiva huimana teve que ser considerada nas ciências, pois um objeto estudado nunca era exatamente descrito por 2 observadores.
E então os fisiologistas começaram a estudar as sençações, isto foi o pontapé inicial para o nascimento da psicologia.
•Descoberta do comportamento reflexo c/ experiências
A visão ainda era mecanicista (corpo máquina). A alemanha tinha o zeitgeist para a experimentação.
•Weber, medição de sensações  Visual usa menos razão do que muscular
Wundt foi fndados, mas várias obras de outros fisiologistas deram base para que se formasse esta nova ciência.
Com testes de laboratório COMPROVAM O SUBJETIVO. O peso para cada um é julgado de um jeito (+ pesado,+leve)
Wundt só foi fundador da psicologia ao invés de Fechner por que divulgou. Queria compreender o relacionamento entre o mundo mental e o mundo material.

Cap. 4
Os estudos de laboratório prosseguiram e mais de um século depois, viram que Wundt estava errado.
Tichner que era aluno de Wundt traduzia seus livros e manipulava o que estava escrito. Então o que foi ensinado nas escolas neste meio tempo sobre o estruturalismo era mais mito do que verdade.

Cassia 28/01/2013

O livro é muito bom, mas historia não é comigo.. não deu! x.x

Thaís 30/10/2012

O tema central deste livro, cuja nova edição foi totalmente revisada e conta agora com cerca de 150 novas referências bibliográficas, é a história da psicologia moderna, mais especificamente do período que se inicia no final do século XIX, concentrando-se nas questões diretamente relacionadas com o estabelecimento da psicologia como um novo e distinto campo de estudo. A obra aborda também a história da psicologia com enfoque nas pessoas, nas ideias e nas escolas de pensamento, enfatizando a sequência evolutiva das abordagens que definiram a psicologia ao longo dos anos. As seções "Texto original", que reproduzem trechos dos textos de importantes figuras da história da psicologia, estão mais claras e abrangentes. São mais de dez nomes que representam todo o período da evolução da psicologia moderna. Os capítulos contêm ainda temas para discussão e listas comentadas de leituras. Os termos importantes estão em destaque no decorrer do texto, assim como suas definições, que também podem ser encontradas no glossário ao final do livro. Esta nova edição traz, ainda, no início de cada capítulo, uma "abertura provocativa", ou seja, uma breve narrativa desenvolvida a partir de uma pessoa ou evento que tem o objetivo de introduzir o tema principal ali tratado. Essas seções definem prontamente o assunto e transmitem ao aluno a ideia de que a história que está sendo contada é sobre uma pessoa verdadeira, em situações reais.

Antônio A 17/04/2011

Lixo.
Este livro é uma porcaria, é cheio de erros e de graves falhas acerca das teorias psicológicas.

Tatiana 27/02/2010

Li no primeiro semestre da faculdade. Foi tão marcante para mim que assim que me formei comprei um exemplar da nova edição. O livro que mais empolgou e impressionou durante a minha formação... Adorei!!!

ninha_=) 11/05/2009

Este livro é muito importante para quem esta começando o curso de Psicologia, pois abordo a história desta ciência, sua origens, quais teorias foram originadas e a aplicação da psico na atualidade. Apesar de ser bem chatinho -detesto historia, principalmente voltada para a filosofia- este é um livro que, sem dúvida alguma, não deve faltar na estante de um estudante de psicologia...