Depois de você

Depois de você Jojo Moyes

Resenhas - Depois de você

Sueli 09/02/2016

O Livro de Louisa
Eu andei pensando sobre a vulnerabilidade do leitor...
Aquele leitor que sucumbe aos apelos de um grande título, ou de uma boa história.
Talvez, você não saiba, mas considero o título “Como Eu Era Antes de Você” tão pleno de possibilidades como “O Diabo Veste Prada”, “Cem Anos de Solidão”, “Ruínas do Tempo”, “A Visita Cruel do Tempo”, e por aí vai...
Eu, caso não conheça o autor, sou isca fácil para títulos bacanas, eles me atraem. Muito mais que capas elaboradas, principalmente quando as figuras retratadas nas mesmas não correspondem ao biótipo dos personagens principais.
Eu, leitora, embarco confiante na narrativa onde nem sempre meus anseios e desejos, seduzidos por títulos instigantes, são considerados, mas, que, na maioria das vezes, sou surpreendida favoravelmente. Ainda bem, pois não sou escritora, sou leitora, flutuo feliz nas asas da criatividade dos meus ídolos.
Meu único vício, os livros, além do prazer, me fragiliza, tornando-me vulnerável e saudosa por dias, semanas e até mesmo, meses...
Então, a partir de um bom título, já começo a me preparar para as horas que virão. Com o romance “Como Eu Era Antes de Você”, me preparei para outra história... Algo assim como comprar uma passagem para a Suíça e terminar na Nigéria.
Eu não gosto de sofrer por opção, e eu sofri horrores com a Louisa e com o Will, embora tenha antipatizado demais com ele, e não vai ser o filme que irá mudar a minha opinião. #prontofalei!
As mocinhas são o meu norte. Elas são minhas portas USB para as novelas românticas e, caso essa porta não funcione, o livro já era!
Portanto, apesar de entender e aceitar a decisão de Will, eu não o desculpei pela sua incapacidade de amar alguém tão precioso como Louisa, mesmo entendendo e aceitando a sua decisão.
Eu e a Louisa só precisávamos um pouco mais de tempo, Will!
E, foi pela minha profunda afeição por Louisa que comprei, assim que possível, o meu exemplar de “Depois de Você”, que tardou 48 horas para ser entregue. Praticamente uma vida para alguém tão ansiosa como eu.
Logo nas primeiras páginas senti uma reversão inesperada das minhas expectativas, mas segui em frente, pois compreendi que talvez houvesse uma rebeldia saudável impedindo Louisa de seguir com as diretrizes que Will traçara para o futuro dela, após ele recusar abrir mão de seus planos.
Fui surpreendida por uma Louisa tão perdida ou mais do que aquela garota escolhida para acompanhar os últimos dias de um homem egoísta e cruel. E, a meu ver, foi esta mensagem que Jojo Moyes nos passa subliminarmente – Louisa, de forma inconsciente rejeitou os planos que Will traçou por sentir-se rejeitada. Quando ela finalmente entende que Will não a amava, eu pensei: agora vai!
Mas, não foi...
Louisa, com o seu imenso coração, nos leva por estradas tortuosas, onde o risco de uma tragédia de proporções estratosféricas surgindo a cada passo é cada vez maior.
Então, eu percebi que Jojo Moyes não tinha a menor intenção de escrever “O Livro de Louisa”... Moyes deve ter sido pressionada pelos cinco milhões de outros leitores, inconformados com o destino dessa personagem, bem como por seus editores, ávido por uma continuação. E, não estão todos????
Portanto, somos todos vulneráveis às criações proporcionadas por milhões de sinapses de cérebros incríveis dos autores que amamos. Criadores são seres especiais, capazes de dar o seu sangue por uma obra, mas detestam fazer concessões e, ao fazerem, não nos dão exatamente o que desejamos. Eles nos dão horas de esperança, para em seguida colocar seus personagens exatamente onde queriam.
“Depois de Você” é uma manual sobre as perdas e os seus danos, longo e melancólico. Eu, para falar a verdade, achei cansativo a princípio. Uma história cheia de possibilidades que não davam em nada, idas e vindas, tristeza e idealização... A Louisa que antes sempre me pareceu uma pessoa pró-ativa, agora está titubeante, covarde...
Não posso dizer que não gostei, mas sem dúvida nenhuma, eu não amei “Depois de Você”.
Embora, o romance seja recheado de aforismos perfeitos para quem tenha acumulado perdas ao longo da vida. Mas, se você sabe das perdas, sabe também que elas reafirmam a nossa condição de sobreviventes nesse mundo louco em que vivemos.
E, Viva La Vida!
lourdes 09/02/2016minha estante
Sueli, gostei bastante da sua resenha desse segundo livro, ao contrário de vc eu gostei e compreendi a decisão do Will mas não esperava uma Lou tão perdida no segundo livro, e me decepcionei, achei mesmo uma história para somente ter uma continuação e foi arrastada. O pior é que eu ainda acho que deve ter continuação.
O livro é bom mas não para uma continuação.

lourdes 09/02/2016minha estante
O livro é bom mas não para uma continuação.

Laysa 09/02/2016minha estante
Finalmente achei alguém que tem a mesma opinião que eu sobre o Will... Depois de Você é um livro que ainda não me decidi se vou ler.. Porque eu sempre pensei que era um livro que a autora escreveu só por causa da pressão dos leitores, e também da editora (sempre pensando no lucro). E você meio que confirmou isso.
Como sempre, adorei sua resenha!
Beijinhos

Sueli 09/02/2016minha estante
Pois é, Lourdes, eu também fiquei com a impressão de uma possível continuação... E, eu também compreendi e aceitei a decisão do Will, e, gostaria da possibilidade de ter uma morte digna. O meu problema foi a personalidade do Will, entende? E, ter ficado tão claro que ele não amou Louisa só sedimentou a minha antipatia pelo personagens.
Viu? Acredito que não brigaremos por esse rapaz! ;)
Obrigada por comentar, eu adoro conversar sobre livros!
Beijocas

Sueli 09/02/2016minha estante
Laysa, finalmente encontrei uma opinião como a minha. Obrigada por estar comigo nesse time. ;)
Então, eu fui com toda a sede ao pote e literalmente quebrei a cara. Jojo Moyes não queria escrever a continuação do livro, mas parece que o sucesso falou mai$ alto, não é me$mo?
Contudo, eu acho que terminei a minha "relação" com a Jojo Moyes. Cansei de sofrer! rsrsrsr
Adorei o seu comentário, e apareça sempre para conversarmos, ok?

Ivanete.Bampi 09/02/2016minha estante
Amei sua resenha pq é exatamente o sentimento que eu tive em relação ao livro Como eu era antes de você. O amor não triunfou, infelizmente.

Sueli 10/02/2016minha estante
Ivanete, eu imagino que você seja uma leitora com o perfil semelhante ao meu - Queremos ler histórias que aqueçam os nossos corações, não é mesmo? Já temos realidade suficiente em nosso dia a dia... Acompanhar a trajetória de personagens com finais trágicos é doloroso demais.
Bom dia, obrigada por seu comentário e volte sempre que quiser.
Bjs

Marilda 11/02/2016minha estante
Lady Sueli, ainda bem que você existe pra me contar esses livros da Jojo... hehehe.
Viu? Tá na cara que vem continuação aí. Se vender, vamos ter a vida da Lou até os 90 anos... hahahaha.
Adorei a resenha!
Bjs.

D. 15/02/2016minha estante
Oi, Sueli, só gostaria de dizer que eu adorei sua resenha, parabéns! Estou surpresa com uma resenha tão rica, detalhado e verdadeira. Amei.

Sueli 15/02/2016minha estante
Obrigada, D.
Eu, na verdade, sou incapaz de resenhar de acordo com as regras, então, faço meus comentários de acordo com os sentimentos que determinada obra deixou em mim, entende?
Não vejo sentido em deixar um depoimento que não seja o retrato fiel do que achei sobre determinado livro.
Fico muito feliz por você ter tido a gentileza de me dar o seu retorno!
Por favor, volte sempre para conversarmos sobre os livros que lemos, ok?
Beijão e ótima semana para você!

Mara 16/02/2016minha estante
Sueli que resenha maravilhosa!!Parabéns... ainda não li o "Depois de você" por medo de me decepcionar, e concordo com você em relação à personalidade do Will... ao mesmo tempo estou curiosa também, rsrsrsrs...
Não sei o que fazer, quero ler mas não quero me decepcionar!
Mas sua resenha está perfeita!!!

Sueli 16/02/2016minha estante
Marilda, a Jojo pode até fazer um terceiro livro, mas eu fiquei tão decepcionada que desisti dos romances dela...
Sabe?, paciência de leitor tem limite! É muita falta de consideração...
Mas, nos falaremos pessoalmente sobre isso.
Você é uma querida. Obrigada por comentar!
Beijão!

Sueli 16/02/2016minha estante
Mara, caso você me permita, eu gostaria de dizer que jamais se deixe conduzir por opinião de terceiros, pois gosto é muito subjetivo.
Eu fico muito feliz por você ter gostado do meu comentário, mas eu sou uma leitora apaixonada. Vivo intensamente as histórias que leio e, infelizmente, Depois de Você foi frustante.
Mas, eu adoraria saber a sua opinião sobre o romance. Por favor, volte e comente, promete?
Beijão, simpatia!

Mayra Marques 27/02/2016minha estante
Definiu muito bem o que eu senti ao decorrer do livro. Quando terminei CEEADV, pensei em não continuar, sentei várias vezes à frente do computador para comprar DDV e estava relutante, até que por final vi que não era justo com Lou, eu devia uma chance a ela. A chance que Will não deu. E apesar de não aceitar a escolha dele, percebi que era preciso seguir em frente.
DDV caiu em vários abismos, na minha opinião, e alguns custou muito a escalada. Primeiro Lily, não acho que Lou era obrigada a ter toda aquela responsabilidade com a chatice da menina, tudo bem que Lily representava o Will, morto na história e vivo em Lou. Outro abismo foi o romance entre Lou e Sam, creio que podia ter sido mais explorado. A história patinou muito.
Gostei da narrativa da JoJo, altamente descritiva, mas ainda creio que DDV não foi tão bem planejado assim, ele planejou arrebentar nossos corações com o primeiro livro, mas não planejava uma sequência e leitores pelo mundo todo implorando por uma sobrevida para Lou, porque sim, ela "morreu" junto com Will e custou um livro todo para descobrir que a morte era apenas dentro dela. Comparado ao primeiro, mediano. Foi mais um livro para sairmos do luto.

Gabi 28/02/2016minha estante
Nossa, gostei muito da sua resenha, Sueli. Eu, quando soube que haveria continuação, não fiquei muito animada não. Aliás, não que eu achasse que não precisava de uma continuação, porque bem, o que eu esperava era uma Louisa totalmente diferente, com novas perspectivas de vida, sentindo falta de seu amado Will e chorando, mas decidida a seguir em frente (mas seguir em frente de verdade). Terminei ontem esse livro, e eu amei o Sam. De verdade. E odiei, por muitas vezes, Lili: tudo bem que é adolescente e precisa de colo, tudo bem que Lou se sentia em dívida com Will, tudo bem que ela só precisava de alguém diferente (e foi bonito tudo o que Lou fez por ela, afinal ela, por vez, abriu mão de seu futuro por Lili), só que, o que mais me revoltava, era a falta de censo daquela menina, e a falta de pulso firme de Lou, até porque a casa era dela, a vida era dela! No mais, achei ok, achei engraçado os momentos de discussão de seus pais, senti raiva de Richard (depois senti pena), e Sam foi o melhor que ela poderia ter encontrado, uma pena não ter sido explorando tanto, porque a maior parte da narrativa senti que foi focado em Lili. Eu gostei do livro, mas não amei.

Eve 29/02/2016minha estante
Sueli, eu me pergunto isso o tempo todo. Será que o Will amou mesmo a Lou? Estou começando a pensar como você, que o amor não era tão reciproco, infelizmente.

Rosângela Alves 15/03/2016minha estante
Ai, Sueli, confesso que agora fiquei com medo.
É sempre assim quando minhas expectativas estão lá nas alturas. E depois da tua resenha, sinto que ficarei frustrada com esta continuação. Mas, vamos ver... Logo mais estarei iniciando a leitura. Tomara que eu goste! Beijos!

Mara 28/03/2016minha estante
Gostei muito de sua resenha, Sueli! Mais do que sua opinião, o que me deu imensa satisfação foi a forma a qual você a conduziu. Parabéns!

Sally 01/04/2016minha estante
Os personagens não podem ser nosso alter ego sempre.

Eliane443 14/05/2016minha estante
Sueli, adorei sua resenha!
Moyes sob pressão não deu certo! rs E vc também confirmou isso.
Taí um dos livros dela que me decepcionei.
Parabéns! Sou fã de suas resenhas.

Robs - @biblioteca.paralela 31/05/2016minha estante
Quando li sua resenha eu estava começando a ler este livro, me mantive firme e forte até o final, mas achei de fato desnecessário. mostrou uma garota insegura e uma continuação bem morna.
Parabéns pela sua resenha, gostaria de saber escrever assim rs.
Abs.

Bih 09/06/2016minha estante
Sueli, ainda não decidi se irei lê esse livro. Lê "Como eu era antes de Você" foi doloroso porque desde o começo da história eu ja esperava pelo final e concordo com sua opinião. Não sinto a necessidade de uma continuação e prefiro não lê "Depois de Você" , pois quero guardar todos os preciosos sentimentos que senti com a leitura do primeiro livro e não estragar a minha imagem do mesmo. Talvez algum dia eu leia, mas agora acho que não.

Pri 15/06/2016minha estante
Olá Sueli!
Que delícia ler o seu texto! Terminei de ler o livro ontem e me senti tão perdida quanto a própria Louisa!
Ao finalizar "Depois de Você" tive o sentimento de ter enfrentado mares e tempestades junto com a personagem e depois de tudo ficar na mesma condição inicial.
Certamente comecei o livro em luto. Sério. Odiava e amava Will, então precisava ser respeitada. Mas em algum momento da história, não conseguia mais visualizá-lo fazendo parte da minha vida e muito menos na de Lou, acho que por isso todas as coisas das quais ela abriu mão por ele no segundo livro me deixaram tão arrasadas.
Realmente compreendi um ponto importante: o luto pode durar uma vida - e talvez seja realmente essa a Lou que Jojo quis nos apresentar -, no entanto depois de todos os desafios, não consegui enxergar como sendo uma atitude da mesma Lou apresentada em "Como Eu Era Antes de Você".
Também não odiei o livro, mas em alguns momentos confesso ter me sentido um pouco arrependida de ter iniciado a leitura dele e desejei ter me agarrado apenas ao luto deixado no primeiro livro e engolido o choro.

Tâmara 15/06/2016minha estante
Que resenha encantadora. Duas em uma..rs Então, estou aqui com o depois de vc e sinto que não gostar. Justamente pq obras como o 1 são fechadas, não cabem continuação. Jojo certamente o escreveu por pressão do capitalismo mesmo. Te add..Bjos

Samuel 18/06/2016minha estante
Oi! E oi à cada uma e a cada um . Não pratico estas leituras e não as fiz.
Seriam dirigidos romances tão somente às mulheres que persistem em sonhar e expectar, explorando coautorias em tais romances de terrenas e eternas buscas de conformação, confirmação, consolidação, entendimento, encontro, do macho e amor ideal, eou na esperança das influências midiáticas globais destas sagas de mais belas mulheres?
Por isso então, a mediana experiência das leitoras e leitores ( por quê não? ), propositada em prosseguir para um sublime, apoteótico e duradouro êxtase com o eu neste ou outro meu xará ( ... ). Ou não?

Lívia Albuquerque 21/06/2016minha estante
Ai, senti até um pouco de dor de ver essa resenha, já tava pensando que seria assim, mas a verdade não deixou de doer menos kkk, sinceramente... Acho também isso que você falou, quando uma escritora se sente pressionada a fazer um livro por causa do sucesso, parece que foi meio corrido, um trabalho de escola que só deixou pra fazer um dia antes e á noite, não capta a essência dos personagens (ou pelo menos a mesma que foi deixada no primeiro) Enfim queria até ler, mas já tava com um pé atrás e agora me deixe com o meu próprio final da Louisa kkkk

Paula 26/06/2016minha estante
Sueli, que presente esse aqui! Vim aqui buscar uma opinião sobre a continuação, que estou em dúvida entre ler ou não, e acabei ganhando um franco diálogo sobre idéias que antes eu não tinha notado. Belas palavras, obrigada por essa resenha sincera que me tocou bastante.

debora2707 30/06/2016minha estante
Gostei da resenha! Estou lendo o livro e achando ele mediano também. Acredito que p Will não amava a Louisa, se não ele não teria escolhido viver? O amor não nos faz viver? Também fiquei com essa impressão.

laira30stoplan 02/07/2016minha estante
Sueli, li sua resenha e peço com grande urgência sua ajuda.
Como eu era antes de você foi um livro que me prendeu e que até a metade eu ainda acreditava que teria um final feliz. Depois, sem querer, descobri que o Will morreria. Foi aí que tudo começou a dar errado.
Sou uma pessoa extremamente sentimental e sou muita intensa. O livro me fez pensar muitas coisas, enxergar novos horizontes e novas perspectivas, me fez dar valor para certas coisas. Mas quando concluí pude perceber que ele me devastou. Acabou comigo.
Desde então estou fazendo o possível para supera-lo.
Por muitas recomendações estava decidida a não ler sua continuação, mas talvez eu consiga superar melhor essa história ao ler Depois de você.
O que me fez vir até aqui é que li em diversos comentários a afirmação de que Will não amou Louise.
Por favor, conte me por que esse argumento é quase unânime? O que esta sequência mostra, que assegura que ele não a amou?

laira30stoplan 02/07/2016minha estante
Uma moça comentou há algum tempo que ainda não sabia se deveria ler a continuação. Na opinião dela, que também é a minha, o livro foi escrito por pura pressão de leitores e editora.
Eu, humildemente, penso que se o livro teve aquele final, por mais que a personagem fosse interessante, ninguém quer realmente saber o que houve.
Acho que realmente não vou parar para ler esta obra, mas gostaria da sua ajuda para superar o primeiro.

Sueli 03/07/2016minha estante
Uau! Que pressão enorme, Laíra, você me colocou!
Mas, vou tentar respondê-la em poucas palavras, ok, embora, eu não tenha certeza se você ainda está lendo "Como Eu Era Antes de Você"...
então, baseada na informação de que você sabe que Will irá morrer, eu tomo a liberdade de dizer que foi por escolha dele, mesmo que Lou tenha tentado de todas as formas dar um sentido àquela sobrevida de Will.
O que nós, os comentaristas do livro, achamos é que se ele realmente amasse Lou, teria dado um tempo maior a ela, entende?
Mas, ele estipulou um prazo de seis meses em um acordo com sua mãe, e mesmo Lou tendo aparecido em sua vida e ele soubesse que ela o amava mais que tudo, ele decide ir em frente com seu plano inicial. Ele nem sequer titubeou! Nem sequer duvidou por um segundo! Não reavaliou, não pensou nos sentimentos das pessoas que o amavam... Ele não foi generoso o bastante para dar tempo a todos que o amavam de entender que a saída escolhida por ele era a única para a sua condição. Nisso eu estou 100% com ele!
Contudo, ele foi financeiramente generoso e deu a Lou uma opção de vida, já que ela não tinha nenhuma. E, o lemos na continuação foi a negação de Lou. Eu entendi que ela rejeitara o presente de Will por entender que aquilo era uma compensação pelo desequilíbrio entre os sentimentos de ambos.
Porém, nada disso é absoluto. Você poderá ler os livros e ter uma compreensão totalmente diferente da minha, já que cada leitor é um universo com códigos de entendimento e linguagem diversos.
Por favor, faça um enorme favor a si mesma, e leia os dois livros. Eu adoraria fazer as pazes com a Jojo Moyes, já que cortei relações com ela, definitivamente! rsrsrsrsr
Quem sabe você não me faça reavaliar a minha decisão? ;)
Um ótimo domingo para você, querida.
Volte sempre, pois como você poderá perceber, eu amo conversar sobre livros!
Beijão!

Obrigada, Sueli!
Eu precisava conversar com alguém sobre este livro.
Mas eu realmente não acho que conseguirei ler Depois de Você.
Já conclui sim minha leitura de Como eu era antes de você.
Eu também me posicionei assim com relação a decisão de Will, mas tentei me lembrar que ele tinha uma personalidade forte e quando acordou com sua mãe uma data, ele não "poderia" prorrogar.
O que me deixou confusa foi no final do livro quando Louise diz que aqueles foram os melhores seis meses de sua vida e ele diz que para ele também.
Então, eu penso, se ela conseguiu que mesmo com a antiga vida incrível de Will, aqueles foram seus melhores seis meses, porque não se dar uma chance?
Contudo pude concluir outra coisa. Amar é colocar a necessidade da outra pessoa acima da nossa, é fazer da felicidade do outro a nossa. Lou fez isso. Seria capaz de cuidar dele para sempre e dedicar o resto de sua vida para tentar fazer a dele feliz.
Mas ele também fez isso.
Pensou em tudo que ela deveria abrir mão, pensou em como aquela relação, com o tempo, poderia ser desgastada e pensou como seria árdua a vida dela tendo que cuidar 100% dele. Sem falar da parte física em que ele, como homem, achava que não corresponderia Lou.
Não defendo Will porque sou jovem e estou a procura do meu grande amor. E ele ao encontrar o dele, abandona.
Mas a atitude dele foi nobre. Ele pensou em si primeiramente? Num primeiro momento sim!
Mas depois ele pensou em Lou e preferiu deixa-la livre, pois ele se considerava um peso.

Essa foi minha opinião.
Mas continua em completa turbulência devido a este livro.
E não perdôo Jojo!!!

continuo*

Ivanete.Bampi 03/07/2016minha estante
Sueli, eu amo suas resenhas e comentários, vc tem o dom de de saber usar as palavras com uma sensibilidade incrível. Fico mais tranquila em saber que não fui a única que rompeu com a Jojo haha. Na verdade eu só gostei mesmo de Um mais Um. E depois de Como eu era antes de vc, eu desisti dela. Não importa quanta tragédia e tensão emocional um livro traga para mim, no final se não há um desfecho feliz, eu quero um vislumbre de esperança pelo menos, um sentimento de que todo o sofrimento trouxe algo de bom. Grande abraço, e continue escrevendo desse jeito tão seu.

Sueli 03/07/2016minha estante
Laíra, sua opinião tem tudo a ver com a intenção da Jojo Moyes... Mas, quando escrevemos sempre estamos expostos ao universo particular de cada leitor.
Eu entendo a Lou quando ela diz que "aqueles foram os seus melhores seis meses na vida", pois ela descobriu o amor verdadeiro! E, isso é muito importante, não é mesmo?
Apesar de qualquer outro sentimento que eu possa ter em relação ao livro, eu adoraria poder contar com a "saída de emergência do Will"...

O que, talvez, eu tenha é muito mais tempo de vida que os meus amigos leitores, Laíra. Então, eu sei que o Will não deu nada de importante para Lou. Ele deu uma pequena parcela da sua fortuna, mas privou Lou de viver a experiência de cuidar de alguém que se ama e ter o tempo necessário para despedir-se dela. Isso, ele não deu, porque era vaidoso demais e egoísta ao extremo.
Lou, generosa e abnegada, com o tempo veria que viver daquela forma era demais para um homem como Will.
Em minha opinião, o grande amor de Will sempre foi a sua ex-noiva... Ele foi um homem arrogante e pernóstico.
Lembra que Lou disse exatamente isso para ele, em algum momento do livro? Ela o lembra que se ele não estivesse naquela situação, jamais olharia para ela...
Laíra, querida, sou uma senhora. Uma senhora que cuidou de vários parentes doentes, e, a princípio, lutou desesperadamente para ficassem curados, mas perdi diversas batalhas, e me despedi serenamente da maioria deles. E, isso só aconteceu quando durante todos os longos dias, percebi que a morte, para os meus entes queridos, era o descanso merecido.
Mas, veja bem, eu tive muito tempo para cuidar e me despedir deles, a Lou, não!
Ela só soube que Will não mudaria de ideia durante a viagem que ela planejou com tanto carinho.
Eu entendo a sua emoção e a sua dificuldade em se despedir desses personagens tão bem construídos e dessa história tão emocional.
Talvez, nunca cheguemos a um consenso, afinal, somos leitores e nossa vivência interfere e muito na forma como recebemos a mensagem do autor.
Eu acho que não irei ler mais nenhum livro dessa autora, pois detesto perder personagens!
Afinal, já tive minha cota de perdas na vida, e eu gostaria de não ter que me despedir de mais ninguém. Contudo, isso eu não posso controlar, mas o que leio, sim! ;)
Obrigada, Laíra, por dividir comigo as suas emoções em relação a esses livros tão intensos. Você nem imaginar o prazer que eu tenho em falar sobre eles.
Eu espero que volte volte sempre, ok?
Obrigada por dedicar um tempinho para conversarmos.

Ivanete, boa noite!
Primeiro, eu gostaria de dizer que não sei como fazer uma resenha... Mas, adoro dividir as emoções que um livro me provoca com pessoas gentis e generosas como você.
Eu tenho "Um Mais Um", aliás, tenho todos os livros da Jojo Moyes, mas perdi o encanto... Não confio que terei uma leitura agradável e leve, mais adequada ao momento que estou vivendo.
E, justamente, quando me preparo para despedir-me de uma das pessoas mais importantes da minha vida, não tenho coragem nem disposição emocional para ler algo tão devastador, entende?
Mas, posso dar uma dica muito divertida, Ivanete, se for possível, dê uma chance para o livro "A Arte de Inventar o Amor". Uma leitura hilariante e recheada de muito amor.
Obrigada por tornar o meu finzinho de domingo muito agradável.
Beijão e volte sempre!

Ivanete.Bampi 04/07/2016minha estante
Sueli, eu tenho esse livro da Kristan Higgins. E Já li. Gosto de livros com humor inteligente é uma história de amor. E, trocando figurinhas, indico todis da autora Susan Elisabeth Philips. Infelizmente só publicaram um livro dela no Brasil, que comprei em um sebo. Mas há alguns anos fizeram uma tradução para fãs da Série Chicago Stars, sendo que o mais divertido para mim é o Natural Born Charmer. A escrita dela é fantástica e as mocinhas que cria são incríveis, fortes. E seus livros sempre tem um humor inteligente.
Grande beijo, e que vc tenha a força necessária para atravessar este momento de vida difícil.

Sueli 05/07/2016minha estante
Ah, vou colocar na fila, Ivanete. Eu adoro gargalhar com histórias divertidas.
Eu sinto muito a falta de novas publicações da Candace Camp. Os livros dela eram impagáveis!
Obrigada pela dica,

Mari Siqueira 19/07/2016minha estante
Ótima resenha!
Só discordo do fato de Will não amar Lou. Ele ter tirado a própria vida não significa que ele não a amou, e na verdade, amá-la foi mais um motivo para privá-la de todo o sofrimento que ele se via infligindo a ela. A decisão de Will já estava tomada e se Lou conseguisse mudá-la, veríamos mais um caso de amor disfuncional em que se ama mais o outro do que a si mesmo. Will continuaria odiando a si mesmo e, fatalmente, faria Lou infeliz. Ele também a poupou, mesmo que de maneira extremamente cruel e dolorosa. :/

Joao.Melo 19/07/2016minha estante
Olá Sueli, ótima resenha!
Terminei agora de ler "Depois de você" e eu digo com veemência que não amei o quanto amei "Como eu era antes de você". No primeiro livro, eu criei uma paixão e alegria pela Louisa e no termino eu realmente senti uma determinada "vontade" de saber o se deu na vida dela...
Porém, o desfecho não me agradou. Achei o livro cansativo. Com poucas emoções. E apenas um único momento realmente divertido, como o momento de "redescoberta" da mãe da Lou. Enfim...agora que terminei, percebo que estava satisfeito com o fim do primeiro livro e não sabia. rsrs.

Gabriela 23/07/2016minha estante
Olá ! terminei de ler "como eu era antes de você" hoje, e vim procurar sobre sua continuação no Google ( estilo Louisa Clark ). Acabei caindo no skoob ( depois de muiiiito tempo longe dele ) e, sem querer, caí na sua resenha ! Ao lê-la fiquei bastante intrigada com suas palavras, e o fato de "não ter amado depois de você". Achei isso praticamente impossível de acontecer, o que me fez ir atrás da história só para provar que você estava errada ! Mas que engano o meu ... estou iniciando o capítulo 6 e, sinceramente, estou detestando essa continuação. Frustrante, desnecessária ... O fato da menina Lilly ter entrado na trama me deu a impressão de estar lendo uma fanfiction escrita por algum adolescente dramático e sem imaginação ( na verdade, parece que estou vendo uma novela do Manoel Carlos ... ). Também, e infelizmente, não consigo olhar para os personagens com os mesmos olhos. Esse "ser" que caiu de paraquedas na vida da Lou me faz parecer que Will era uma farsa e que a história dele com Lou não faz sentido. Estou em dúvida se sigo com a leitura até o final, pois não quero deixar de gostar de Will e Lou como eram no primeiro livro !

larissa_emy 29/07/2016minha estante
Sueli, gostei das palavras que vc deixou em um comentário para Laíra, sobre sua percepção do livro através da sua maturidade e experiência de vida. Aliás, gostei também de outros pontos de vistas que vcs levantaram durante essa troca de ideias. E achei engraçado a parte que vc comenta sobre não gostar de perder personagens, isso é algo tão comum nos livros de George R. R. Martin rsrs, que vc não pode se apegar aos personagens nos livros dele.

Danielle Honorato 31/07/2016minha estante
TAMBÉM FUI COM SEDE AO POTE E QUEBREI A CARA. QUASE NÃO TERMINAVA DE LER ESSE LIVRO. MUITO BLÁ BLÁ. E LOUISA ME DECEPCIONOU; ESTAVA PERDIDA E NÃO SAIA DO CANTO. NO FINALZINHO ABRIU OS OLHOS MAS TAMBÉM NÃO FOI DAQUELE JEITO QUE EU QUERIA. COITADO DO SAM...

Laly 06/08/2016minha estante
Finalmente achei alguém que teve a mesma sensação que eu: não era pra ter continuação. Quando a gente termina o primeiro livro, tem essa noção de que não tem como criar uma história pós aquilo, porque foi tudo dito e acabou ali. Aí, vem o segundo livro e todos com muitas expectativas do que aconteceu e vem o choque com uma história completamente diferente do esperado e até do proposto no desfecho de Como eu era... Lou parada na vida, choramingando por um romance bem mais imaginativo do que real e vários acontecimentos sem muito sentido. Acho que fiquei cansada dele nas cem primeiras páginas, porém, resolvi que tinha que terminá-lo e aí, fluiu, porque canalizei na Lily. Na verdade, acho que a menina ao mesmo tempo que irrita a gente, salva um pouco a história, né? Mas fiquei com a sensação forte de que nem era os planos de Jojo fazer o livro e que ele foi feito às pressas e sem muito planejamento.

Maria.Jesus 15/08/2016minha estante
Sueli, gostei bastante da sua resenha, em relação ao Will, imagino que deveria ser muito difícil estar na situação a qual ele se encontrava, mesmo querendo que ele desse uma chance pra ele e Lou; mais vida que segue RS, só acho que a Lou deveria ficar com o Natan, acredito que fariam um belo casal,... Confesso que não gostei muito do segundo livro, mais espero que se tiver um próximo que seja escrito com mais amor, pois de realidades duras já basta o dia a dia rss, e até o próximo...

Gizeli 01/09/2016minha estante
Achei bem interessante tua resenha Sueli, acho que você conseguiu colocar em palavras muita coisa que eu também senti lendo "Depois de Você". A história do primeiro livro me comoveu, e ainda comove, e também fiquei bem desapontada com o Will porque eu tomei as dores da Louisa com louvor! Mas acho que entendo essa Lou perdida. A dor da rejeição e o luto deixam até as pessoas mais fortes mal, imagina a Lou que é uma personagem tão sensível, mas concordo que ficou meio que explicito que era pra ter continuação mesmo. Esse mercado editorial não é fácil!!!!

Adriana.Ghrayeb 25/09/2016minha estante
Com todo respeito a seu comentário, acho que o Will, amava Lou, ele se iluminou por sua personalidade alegre, do jeito de ser, com suas roupas ridiculas, simples desprovidas de futilidades, britanicas, ele viu um outra lado da vida, de pureza, acho que sua decisão permaneceu por causa das suas condições precárias de saúde que se pode constatar, problemas respiratórios, pneumonia, era um homem mto viril,esportista acho que isto perturbava mto, odie o secundo livro sem noção

Helvania.Ferreira 27/10/2016minha estante
Oi Sueli,
Que belo texto! Eu fui bastante resistente para ler os dois livros. Sempre tenho um pé atrás com best sellers chorosos. Como gostei do filme, acabei lendo "Como eu era antes de você" depois de ter visto o filme. Também gostei do livro e, diferente de você, gosto do Will. Até consigo entendê-lo, talvez por ter um caso semelhante na família. Parece que para as pessoas que sofrem com um problema como o dele, acordar e saber que há um dia inteiro pelo frente sem perspectiva de melhora é como se manter consciente na câmara de tortura. Claro, cada um tem um perfil diferente para aguentar um fardo desses. E acho que o surgimento de alguém como a Louisa na vida dele tinha sim o potencial de reverter aquela decisão, mas não foi essa a opção da autora, e ela devia ter arcado com ela, sem dar continuação à história. Voltando ao "Depois de Você", me pareceu mesmo apenas uma demanda mercadológica: vender mais. Uma continuação desnecessária a meu ver e se for adaptada para o cinema, na minha opinião, corre o risco de ser muito ruim. Prefiro fechar a trama somente em Louisa e Will. A história era deles. Não havia necessidade de continuar. Obrigada por propiciar essa troca de ideias tão interessante. Um beijo e boas leituras para nós!

Rachel Ribeiro 07/12/2016minha estante
Eu acho que a Sueli poderia marcar uma tarde estilo ''Clube do Livro'' para podermos conversar, pegar indicações e falar sobre nossos autores favoritos. Oque acham? Leio toda resenha que ela escreve e sempre descobre novos livros, vou lá me aventurar neles também. É um radar de coisas boas ambulante rsrs Sueli, você definitivamente devia trabalhar em uma editora recebendo manuscritos.

Paula.Andrea 05/01/2017minha estante
Eu gostei muito do livro " Como eu era antes de você", eu discordo quando diz que Will não amava a Lou, acho que amava sim, porém não com a mesma intensidade dela, apenas queria fazer seu papel de homem. Uma das partes que mais gostei foi quando ele tentava abrir os horizontes dela, mostrando mil possibilidade de conquistar o mundo e deixando claro que ela era limitada. A decisão que ele tomou, acredito que seja pelas dores que sentia constantemente, pelas quantidades absurdas de medicamentos que precisa tomar e que em nenhum momento acabaria com o seu sofrimento, apenas minimizaria. O livro Depois de Você, eu gostei, porém deixou a desejar, não gostei dela viver com o fantasma do Will o tempo todo. Como a decisão de partir foi dele, acho que ela deveria ter tocado a vida e se entregado a uma nova paixão logo de início, achei cansativo o livro.

Ca 15/01/2017minha estante
Gostei da sua resenha também, mas é complicado: se por um lado ninguém gostaria de estar no lugar do Will e eu não condeno a decisão dele, por outro, a Louisa realmente se apaixonou por ele e terminou com o Patrick por causa dele. Até agora, to achando natural ela estar perdida e acho que ele podia ter ficado para que ela pudesse conquistar o coração dele. Sei lá

Joelma.Pereira 17/01/2017minha estante
Ainda não li "Depois de você"... mas a sinopse já me deixou um pouco decepcionada com a Louisa e curiosa também... como assim ela continua garçonete depois das possibilidades que Will deixou pra ela?! Gostei muito de "Como eu era antes de você", na verdade eu me apaixonei, terminada a leitura ainda passei vários dias com ela na minha cabeça. E por mais que também desejasse outro desfecho para o grand finale compreendi perfeitamente a decisão do Will, torci muito ao longo das páginas para que ele se rendesse ao amor de Lou. Sofri demais, porque a cada linha que se aproximava do fim da história eu percebia que ele não ia ceder. E mesmo triste, aceitei o Will cheio de resignação mas dono da sua vida até o fim. Certo ou errado ele teve seu livre arbítrio respeitado.

Elais.Gomes 20/01/2017minha estante
Incrível sua resenha, você escreve muito bem! Estou atualmente lendo o segundo livro e dividimos a mesma opinião, não correspondeu as minha expectativas, confesso que esperava mais da Louisa, ela era uma personagem incrível cheia de possibilidades e virou uma borboleta com as assas arrancadas. Aconteceu o que acontece com muitas continuações... perdeu o encanto.

Paola251 01/02/2017minha estante
Adorei sua resenha, uma das melhores que já li. Porém na minha opinião você está equivocada ao afirmar que Will não amou Lou, ele a ama, mas sempre foi uma pessoa egoísta que amava a si mesmo mais do que tudo. O amor que Will sentia pela sua imagem e por sua vida antes de conhecer Lou era algo que ele cultivou durante anos e o que ele sentia por ela era algo que estava começando a florescer. Ele passou muito tempo apegado as lembranças da sua vida antiga, a frustração de sua nova situação e a dor física e psicológica, ele não mudaria sua decisão em apenas 6 meses. Nenhuma pessoa ativa e bem sucedida como ele aceitaria com facilidade sua situação e a certeza que não haveria melhoras, no máximo poderia piorar. Talvez se Lou estivesse com ele dês de começo...quem sabe? Você pode amar alguém e mesmo assim decidir que vida não vale apena, afinal para ele esse sentimento era pequena quando comparado a dor, a frustração e a raiva que ele sentia todos os dias. Pense todos os dias que ele acordava tinha que assimilar novamente a sua nova situação e se resignar a sua total incapacidade de muda-la. Por mais estranho que seja eu consigo compreender Will e gosto dele, mas não gosto do seu lado egoísta e sua escolha. Ele escolheu o próprio fim sem pensar na devastação que causaria na vida das outras pessoas, nunca deveria ter instigado e alimentado os sentimentos da Louisa (que foi basicamente o que ele fez até ela se declarar). O ápice do seu egocentrismo foi pedir que ela participasse daquilo, sabendo quanto sofrimento isso causaria.
Sobre o segundo livro , acho que o comportamento a Lou condiz com o processo de luto, mas sua essência parece ter se perdido na maior parte do livro. Achei a personagem Lily desnecessária, parece que autora a colocou na história só para causar alguma agitação. E gostei de como ela mostrou o efeito devastador que uma morte dessas pode causar nas pessoas que conviveram com o suicida (pode ter sido suicídio assistido, mas Will não deixa de ser um suicida). Contudo ao compara-lo com o primeiro livro ele deixa a desejar em alguns aspectos e não possui aquela mágica que "Como Eu era Antes de Você" tem.

Israel.Costa 14/02/2017minha estante
Nossa, que crítica maravilhosa, eu ainda não comecei depois de você... To finalizando como eu era antes de você e antes da leitura já tinha visto o filme... Me abriu a mente para compreender o amor e a perda que Jojo quis trazer. Obrigado.

Walkiria 23/04/2017minha estante
É isso que o luto realmente faz com as pessoas: "A Louisa que antes sempre me pareceu uma pessoa pró-ativa, agora está titubeante, covarde... "

Sandra 06/06/2017minha estante
Acabei de ler e achei esse livro simplesmente DESNECESSÁRIO.

@meus_livro Estela 10/07/2017minha estante
Eu devorei " Como eu era antes de você " o que não aconteceu com " Depois de você " fiquei um mês presa num livro que me trouxe tantos sentimentos , e por fim agora que terminei acredito que alguém possa amar muito uma pessoa e mesmo assim desejar a morte , e que muitas vezes odiei a Lou por continuar vivendo uma vida sem graça entendi na pele o que é perder alguém e não ter forças pra mudar nada , apenas deixar o barco correr .
As coisas são mais simples quando estamos de espectadores dando opiniões #prontofalei

Lilia Cunha 08/01/2018minha estante
Na nossa cultura, judaica cristã, a escolha do Wil pode, sim, ser vista como egoísta e censurável. Eu conto com um parente que fez a escolha do Wil, após décadas de sofrimento com uma terrível doença mental, a esquizofrenia. A escolha da minha parente pegou a todos de surpresa e enquanto ela esperava o fim na uti, foram vinte dias em coma induzido para que ela não sentisse a dor do veneno que tomou, fomos desculpando o ato, dia a dia, pouco a pouco. Depois, na despedida e nos meses que se seguiram, o sentimento não era de saudade, mas de culpa. A culpa é um sentimento de faz doer muito e dói sem dó e sem piedade. Eu vejo o wil não como um egoista, mas como um corajoso e sincero jovem que perdeu a condição digna de vida. Ele escolheu o fim, assumiu a sua vontade, fez a sua escolha e foi absolutamente honesto com todos. Eu adorei o livro, adorei a história e não vou ler a continuidade, porque o primeiro livro não é a Lou e sim o Wil. Tudo no livro acontece em torno do Wil, ele é o centro do livro. Quem dá os movimentos e quem conta a história é a Lou, mas quem promove e costura tudo, é o wil. O livro termina, quando o wil resolve terminar o livro. Adorei o wil, ele é o cara.

Jean.Pablo @jeanpablorossi 18/06/2018minha estante
Livro péssimo. Infelizmente a autora não honrou o excelente primeiro livro "Como eu era antes de você" e destruiu a história com esta continuação. Os novos personagens não tem a mínima simpatia e suas histórias são muito superficiais. Tive vontade de parar o tempo todo e pouquíssimos aspectos chamaram a atenção. A história não tem nenhuma novidade e é muito previsível. Mais do mesmo! Louisa estava cansativa neste livro e a personagem Lily era um poço de um drama adolescente que já estamos enjoados de saber. Enfim... não sei se continuo agora com o próximo livro...

Aninha 07/08/2018minha estante
Concordo plenamente com a sua resenha. Mas, não vou mentir que eu li os 03 livros.. O primeiro foi uma história única que nos permitiu sentir sensações de amor e ódio ao mesmo. Porém os outros dois acabaram se tornando uma história redundante e sem muito nexo.

herdeira.legitima 31/03/2020minha estante
Ouvi comentários dizendo sobre o romance engatado pela Lou com Sam. Por acaso queriam que ela ficasse sozinha e sofrendo pelo resto da vida? Nem consigo imaginar algo sim.
Adorei tudo sobre este livro. É tão envolvente e maravilhoso.

Sueli 31/03/2020minha estante
Um leitor equilibrado (se é que existe) é alguém que apesar das diversas sinopses e resenhas lidas sempre terá um sentimento próprio sobre os livros lidos. Leia sempre e apesar das opiniões contrárias. Afinal, uma história sempre depende muito de quem está lendo ??

Ariel 18/04/2020minha estante
Sueli, parabéns pela sua resenha linda e pelos comentários. Não tenho a minima vontade de ler esse livro, considerando que como eu era antes de você foi praticamente um trauma emocional na minha vida de leitora. Não tinha essa visão na época em que conclui, mas hoje não posso fechar os olhos para a vaidade e o orgulho de Will (e concordo com seus comentários acima). Enfim, como vc disse não controlo as coisas ruins que acontecem na minha vida, mas oq leio sim... E sinceramente não tenho nenhum desejo de passar páginas e páginas para no final chorar um monte sem nenhum vislumbre de esperança. Obrigada mais uma vez por suas palavras

Maria.Thereza 30/08/2020minha estante
Resenha sensacional! Me identifiquei muito, achei que só eu me sentia profundamente frustrada e irritada com a Louisa que conheci neste livro! Faço das suas palavras as minhas.

MarinAs.Soares 08/11/2020minha estante
Não consegui abrir o livro, não sei do que precisa, alguém pode me ajudar? Obrigada

herdeira.legitima 08/11/2020minha estante
MarinAs,o livro não abre no Skoob. O app é só uma rede social. Compre em sites ou leia em formato digital. ?

Thalia.Silva 19/01/2021minha estante
Resenha maravilhosa, aplausos ?????

Sueli 19/01/2021minha estante
Obrigada, Thalia ????

Thalia.Silva 20/01/2021minha estante
???

Denize.Bueno 29/04/2021minha estante
Sueli, adorei seu mecanismo de resenha, sou mais breve nelas.
Concordo que o livro parece ter sido escrito por pressões, sejam elas quais forem, mas lendo a continuação, Ainda sou eu, acredito, que a Jojo tenha se redimido.
Em Como eu era antes de você, descobrimos uma Lou, guerreira, tentando descobrir como fazer Will

Denize.Bueno 29/04/2021minha estante
mudar de ideia, e a total desolação, ao entender que pra ele o sofrimento, era maior que o amor. Eu acredito que ele amou a Lou, só não teve coragem de viver tanto o amor como a vida em si, devido a sua condição. Em depois de você, ela volta a ser a mesma Lou, mas com a bagagem da tristeza imensa que se abateu sobre ela, e a jornada pra se redescobrir como mulher e descobrir partes do Will, antes do acidente. E na continuação Ainda sou Eu, ela se torna forte e vibrante.
Obrigada por partilhar sentimentos em palavras!

Sueli 29/04/2021minha estante
Ah, Denize, obrigada pelo seu comentário. O melhor do Skoob é a oportunidade de conversarmos com outros leitores e trocarmos impressões e sentimentos deixados pelos livros que lemos. Frequentemente sou surpreendida por um amigo literário comentando sobre algo que escrevi há anos após o término de um livro e na maioria das vezes já nem lembro muito bem, nem do livro e nem do comentário, mas sempre adoro conversar e pensar sobre um ponto de vista diferente, assim como o seu.
Sabe, é por isso que sou tão apaixonada por livros, além de me fazerem viajar e viver vidas diferentes, eles me dão oportunidade de conhecer pessoas gentis e simpáticas, como você

Denize.Bueno 29/04/2021minha estante
Obrigada Sueli! Vc é como eu, os livros transportando a lugares, sensações, e emoções diferentes.

Sueli 29/04/2021minha estante
Eles são minhas asas durante os tempos sombrios ???

Laura 20/05/2021minha estante
Ola os livro tem q compra e?

Denize.Bueno 20/05/2021minha estante
Sim Laura, os livros são os que compramos e comentamos conforme lemos.

Dcv 27/05/2021minha estante
Como faço pra ler tô meio perdida

Sueli 27/05/2021minha estante
Dcv, o Skoob não compartilha livros. É um aplicativo social para a interação entre leitores e leituras. ?

Nathan Soares 31/05/2021minha estante
Parabéns pela muito bem escrita resenha, Sueli! E obrigado por compartilhar conosco o seu ponto de vista.
Acabei de ler o livro, que há tempos estava na minha lista de leituras, mas por falta de tempo e por querer fugir da modinha, acabei protelando e me arrependo um pouco por não o ter lido antes. Vim procurar resenhas da continuação, vi a sua e me encantei.
Assim como você, acabo me apegando demais com personagens. Com Lou não foi diferente. Essa garota me fez rir, chorar e sofrer com tudo que passou com seus dilemas pessoais, familiares e seus traumas.
Foi muito bom acompanhar um pouco da história de Lou, mas não pretendo ler a continuação. Não por não querer dar uma chance ao que Jojo preparou para Louise. Sei que posso estar sendo egoísta em relação a história de vida que ela tem, mas por não querer perder a perspectiva que criei de Lou no final do primeiro livro. Para mim, a história acaba ali, nas possibilidades de um futuro brilhante para essa garota tão especial.
Então prefiro imaginar novos rumos, caminhos de descobrimento, crescimento pessoal e profissional para Lou, quem sabe até encontrar alguém que a ame e mereça ser retribuído.
Mais uma vez, obrigado pela resenha maravilhosa e continue contribuindo com suas opiniões incríveis.

Dark 14/06/2021minha estante
Como faz pra ler

Smurfet 17/06/2021minha estante
Como q comeca a ler, aguem me ensinaaa

Denize.Bueno 06/07/2021minha estante
Smurfet, ler é um hábito, uma viagem.
Para começar a ler, te aconselho a ler contos, pois são curtos e não te desanimam. Depois comece a observar, o que mais te interessa nos contos, se estórias mais engraçadas, se estórias de suspense, ou romance e drama.
Aí vc tem vários autores, peça indicação, conforme seu gosto de leitura. Comece com livros com estórias mais curtas, e se vc não desistir, vai ver como os livros enriquecem o vocabulário e a vida.
Contando estórias, vemos as cenas, imaginamos os lugares e personagens e com isso fazemos viagens sem sair do lugar. Procure sempre um lugar confortável e tranquilo, comece com poucas páginas, com certeza conforme o livro for te interessando você irá ler mais. Boa sorte, e boa leitura.

Gabriela.Almeida 05/09/2021minha estante
Não entendi nada desse final! Parece que a autora escreveu o livro por pressão dos leitores? senti falta da história que parecia que o livro iria contar?

Ruiva Misteriosa 27/01/2022minha estante
Apareci aqui por acaso, nem estava interessada nesse livro, nem li o primeiro. Mas que linda resenha, tocante! Parabéns, Sueli!

Emilly800 30/04/2022minha estante
No começo a leitura me deu uma bela de uma ressaca, mas logo foi ficando mais "interessante", o livro em si realmente é muito bom! Ansiosa para ler a próxima sequência.

Emilly800 30/04/2022minha estante

Sueli 02/05/2022minha estante
Emily, eu achei o terceiro muito interessante. Obrigada por comentar.

Cristiane.Manauara 03/08/2022minha estante
Alguém me ajuda a ler o livro..pq até agora não sei onde que abre pra ler no App

Nathalia.Truppel 16/08/2022minha estante
Amei a sua resenha Sueli, e me deu uma perspectiva diferente de Will, e concordo totalmente com você!
Depois de você realmente é um livro muito mais carregado, me senti triste lendo como Louisa de arrastou em seu longo luto, pensei até em abandonar o livro antes da página 100. Mas depois gostei como se desenvolveu e de como terminou, com novas possibilidades! E sobre Sam, como uma fã de romances queria ver mais desse casal junto, achei que eles fazem tanto sentido?

Graziele 16/01/2023minha estante
Suas resenhas são boas demais!

Edilene28 19/03/2023minha estante
Como faz pra começar a ler?

JAlia171 12/10/2023minha estante
Ler esse livro me fez refletir muito sobre o luto, realmente é difícil para ela superar. Eu gostaria que ela tivesse superado nesse livro, mas a continuação mostrou nas primeiras páginas que não.

ketlin17 14/12/2023minha estante
Gente eu realmente abandonei esaio da cegueira não gostei muito to começando esse

Paolla â¨ï¸ð 17/01/2024minha estante
Sendo sincera, gostei muito desse livro. No começo eu neguei a morte de Will assim como a Lou, e me sentia desamparada por ela, confesso que pensei o que seria desse livro sem ele e me senti um mar de sentimentos, mas não posso negar que quando o Sam da ambulância apareceu, ele conseguiu aquecer novamente meu coração, na primeira aparição dele senti que o veria novamente e fiquei feliz ao estar certa, amei ele de primeira!! Porém ainda lembro do Will e fico pensativa sobre a decisão dele, e em como seria se tivesse sido tudo diferente.

Gusmão 21/01/2024minha estante
Gente eu não tô conseguindo ler

Fernanda 24/02/2024minha estante
Nunca saímos inteiros de uma despedida, quer seja de uma criação (livro) ou de um luto. "Depois de você" pra mim foi tão profundo quanto Como eu era antes de você. Louisa em processo de reencontrar consigo, e redescobrir sua identidade após a perda de quem amava me deixou presa e reflexiva em como é mais fácil nos responsabilizarmos pelas ações dos outros do que por nossa própria vida, afinal pra quem tem o vazio da pessoa amada que partiu se apegar as dores inconsciente parece ser melhor do que não ter nada.

Mara.Mares 21/12/2022minha estante
Vai pegar o terceiro? Ri muito com/da Lou. Bem divertido

softstydia 21/12/2022minha estante
Então vou deixar a releitura do terceiro para o ano que vem! Lembro que amei demais o terceiro quando li pela primeira vez ?

Nic 22/12/2023

O primeiro é melhor
Esse livro é simplesmente o oposto do primeiro, começa a ficar realmente interessante nos últimos capítulos.
A Louisa que vimos ao final do último livro, que ia tentar recomeçar e etc, some e aparece do nada, literalmente DO NADA lá pelo cap 20 do livro.
Antes ela só estava em um ciclo de depressão, ferrar com toda a sua vida, sempre colocar os outros como prioridade, esquecer de si mesma, ser ingrata, e ser irresponsável, especialmente em relação ao sentimentos do Sam.
Outro ponto que eu não gostei foi a Jojo Moyes ter alterado a dinâmica da família Clark, estava tudo fluindo bem com a mãe da Louisa sem as correntes feministas, mas novamente do nada, ela aparece aderindo a causa e quase se divorciando, pra mim o livro que era de romance (ou a superação de um), passou a ser um livro com inúmeros tópicos que não foram bem trabalhados.
Então no geral, o primeiro é melhor, claro que teve partes boas como o humor quando a Lou descobriu a verdade sobre quem era o pai de jake, mas no geral foi só uma perda de tempo nessa leitura.
Valeu a pena só quando o livro tava quase terminando.
Recomendo? Não, a não ser que você não veja problemas no meu relato, mas no geral não.
maduð 22/12/2023minha estante
rapaz achei q o livro ia ser mil maravilhas

Gabi 22/12/2023minha estante
Pra mim foi muito esse desnecessário esse livro, fizeram só pra lucrar KKKK se tivesse só o primeiro já tava ótimo

carol.anjolin 22/12/2023minha estante
Esse foi um dos livros que eu mais demorei pra ler pq não engatava de jeito nenhum na leitura, eu ja estava passando por um período difícil quando li ele e os assuntos pesados e mal desenvolvidos que ele abordou só pioraram tudo, e olha que eu tava com bastante expectativa pra ele ?

(yoongi version's) 22/12/2023minha estante
concordo! aliás, o romance desse livro é tenebroso.

Rafa 22/12/2023minha estante
Já li a trilogia inclusive tenho os três mas super concordo contigo os dois últimos livros são completamente desnecessários embora o terceiro seja melhorzinho. O primeiro livro teve começo, meio e fim ele já bastava.

Lind Bezerra 22/12/2023minha estante
O 3 eu não consegui passar do capítulo 2 kkk

Bruna3409 22/12/2023minha estante
Esse é bem ruim, realmente só no final que fica bom. Demorei quase um ano para terminar ele. Agora o último é incrível como o primeiro, li em 3 dias pq não tinha muito tempo para ler. Vale a pena ler o ultimo.

Joyx 14/02/2024

Importância de viver o luto.
Louisa mostrou a todos nós, leitores de "depois de você" o que é viver o luto de perder alguém que você amou incondicionalmente mas, por "obra do destino" acabou perdendo-o.
Muitas vezes, não queremos viver essa dor, pois achamos ela "egoísta" ou até mesmo desnecessária, mas vemos que não é. Viver o luto é importante, tentar seguir em frente é importante, até por que qual o sentido de não seguir em frente?. "Seguir em frente, não significa que você amou menos o meu pai".

Não me prendeu como gostaria que prendesse, porém, dei várias gargalhadas, tive bastantes crises existenciais durante a leitura, mas cá estou eu, firme e triste kkkkkkk.
nessaaaa 14/02/2024minha estante
queria ter terminado, mas abandonei porque não tava me prendendo :(

CondeVaider 14/02/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Joyx 14/02/2024minha estante
@nessaaaa eu não julgo, ano passado abandonei ele umas 3 vezeskkkk mas é realmente bom, algumas partes chatinhas mas né, é magnífico!

Joyx 14/02/2024minha estante
@CondeVaider SIMSIMSIM, a forma como ela superou tudo, incrível!

CondeVaider 14/02/2024minha estante
Eu aviso logo que o próximo é péssimo. A Jojo claramente estava com preguiça de escrever. Nem parece os mesmo personagens.

Bia 09/09/2020

É bom, mais achei desnecessário.
A leitura é parada, não acontece nada , no começo é bem chato . Eu não conseguir enxergar a Lou do primeiro livro ( talvez por causa luto) .

Enfim , é bom, só não ler com muitas expectativas( não superar o primeiro ) .
Deni Cruela 09/09/2020minha estante
Acho que só o 1 livro era o suficiente!!!

Bia 09/09/2020minha estante
Concordo .

veronica.fausto 30/04/2021

É o mais "meio termo" da trilogia e o que menos me prendeu, mas mesmo assim não tem como não elogiar a história e não tem como deixar de acompanhar. JoJo é fantástica!!

Ana Paula Moreira 20/09/2023

Gostei, traz muitas reflexões
A vida pacata de Louisa acabou tendo uma reviravolta com uma adolescente que acabou me estressando, mas ao recorrer da leitura a gente descobre a maneira totalmente errada que os jovens lidam com os problemas. A autora desenvolveu bem o processo de cura do luto e de uma forma muito bonita. E nesse livro a Louisa nos deixa indignadas com umas escolhas nada a ver, mas no fim da tudo certo.
Eu gosto de mais da escrita da Jojo Moyes

Gigi 03/08/2022

Louisa
Eu amei o livro, a Louisa realmente merecia um final feliz, porque o que ela passou com o Will não foi fácil, tanto é que ela precisou entrar em um grupo de apoio.

Livro muito bom, apenas :)

Marcella 15/05/2022

Gostei mais do que o primeiro?
Achei esse segundo livro mais forte, triste. Seguimos com a Louise seu período de depressão e superação do luto da morte do Will. O crescimento da personagem foi bacana.
Evander.Silveira 15/05/2022minha estante
Nunca consegui terminar ele....

Analu. 04/10/2021

Quem diria?
Comecei esse livro sabendo que muitos não leram a continuação porque depois do fim do primeiro parecia que não necessitava de uma. Mas depois de ler ele vejo que precisava sim.

O livro é basicamente a Lou superando seu luto tentando seguir em frente. O começo é bem devagar e dramático chorei muito, ainda tava sensível porém em alguns momentos me peguei rindo com as loucuras da família da Lou. Então acabou equilibrando bem o drama com cenas leves.

A Jojo sabe envolver a história muito bem e todos os plots lançados foram bem desenvolvidos. Me vi presa nesse livro cheia de emoções e quando vi tava emocionada no final de novo por conta de tudo que a Lou amadureceu no decorrer dele. Senti que assim como ela, vivi as fases do luto e no fim nem tava mais sentindo falta do Will e sim tava sorrindo como boba pro Sam da ambulância.
Enfim é lindo, eu amei e recomendo!

Dani 22/01/2021

Recomeçar
Algumas perdas nos entristecem profundamente, mas é necessário seguir em frente

Jennifer 09/02/2016

Decepcionante.
Sendo continuação de um livro de tão alto nível como foi "como eu era antes de você", minhas expectativas com relação a este livro foram bem altas. E como dizem por ai, quando mais alto se está, maior é a queda. E essa foi uma grande queda. Esperava que o livro fosse não apenas envolvente, mas que ele tocasse meu coração, como aconteceu no anterior, mas este livro me decepcionou grandemente, pois acreditei que a Lou tivesse crescido e se tornado uma grande mulher com uma grande capacidade e tudo o que pude ser foi um menininha perdida e fracassada que voltara para sua zona de conforto (tudo pelo que Will lutou para tira-la de lá). Então um livro que para mim tinha uma grande capacidade de me emocionar, que poderia ter uma história brilhante,que poderia nos inspirar, que poderia mexer com os nossos corações e almas, foi apenas uma grande decepção.

@serrarebeca 26/12/2021

Haverá momentos que você se sentirá perdido e está tudo bem.
É uma narrativa sobre a jornada da Lou de autodescoberta, sua independência e sua forma de lidar com o luto.
De início, a leitura é bem arrastada e, por muitas vezes, maçante. A história começa a fazer sentido já nos 75% do livro, quando começamos a ver alguns sinais de amadurecimento e crescimento da personagem. ?
?Como eu era antes de você ?, poderia, tranquilamente, ser um livro único. A sequência tem potencial sim, mas se perde muito no decorrer da história. Achei o livro bem estilo ?a editora quer lançar mais um livro da sequência? e ponto. ??
Thalita382 26/12/2021minha estante
Estou nessa leitura e sentindo exatamente o mesmo, quase nos 50% mas pensando oq tem no próximo livro

@serrarebeca 26/12/2021minha estante
Vou começar a ler o próximo livro na expectativa do milagre ?

Luana.Caroline 21/10/2023

Aprendemos a conviver com a perda, com as pessoas que nos deixam...
Este livro: doce e instigante, consegue trazer emoções esquecidas. Nos traz o amor na sua melhor forma, um sentimento intangível, vale muito a pena ler.