Highly Illogical Behavior

Highly Illogical Behavior John Corey Whaley

Resenhas - Highly Illogical Behavior

Noah 23/02/2017

"We're just floating in space trying to figure out what it means to be human"
A história gira em torno de dois adolescentes: um agorafóbico que não sai de casa ha anos, Solomon, e uma aspirante a psicóloga, Lisa.
O autor, ao abordar o transtorno mental de Solomon, deixa bem claro que agorafobia é uma doença e não somente um capricho. E eu como psicóloga não sei nem por onde começar a falar sobre a importância desse tema, uma vez que escuto pessoas como a mãe da Lisa com certa frequência.
"Vai passar" e "Pense positivo..." são frases que não ajudam e Highly Illogical Behavior nos faz refletir sobre essa atitude de lidar com transtornos mentais como se fossem menos que um resfriado.
Apesar de ser bem "idealizada", por assim dizer, a relação do Sol com a família é muito bonitinha e a forma como a amizade dele com Lisa e o Clark se desenvolve é muito fofa e gostosa de ler. Desculpe os adjetivos de criança da 4ª série, mas não consigo descrever de outra forma... A leitura é super rápida e o final foi bem satisfatório.
A única coisa que eu tenho a apontar, e aí não é só nesse livro, é o fato do terapeuta ser sempre aquele profissional que não entende ou não ajuda (isso quando não é aquele que usa seus segredos contra você) e acaba dando a impressão de que não adianta procurar ajuda profissional porque, no final, dar umas risadas acaba sendo mais efetivo.
Maria Fernanda 08/10/2017minha estante
Concordo 100% com você sobre a parte da demonização do profissional. Isso precisa acabar.

Gustavo 03/08/2017

Solomon, 16 anos, agorafóbico. Ele não saiu de casa em 3 anos, e está tudo bem para ele. E a ambiciosa Lisa que, desesperadamente quer entrar no segundo melhor programa de psicologia universitário dos Estados Unidos. Mas como provar que ela merece uma vaga lá? Solomon é a resposta. Determinada em "curar" Sol, Lisa é introduzida na vida dele, com direito a maratonas de Star Trek com ele, e apresentando o seu namorado Clark a ele. Logo, os três ficam mais próximos do que eles poderiam imaginar. E quando "as paredes caem", sua amizade entra em colapso também.

É uma leitura bem fluida e rápida (mesmo em inglês!). Com uma história hilária e bastante comovente, é quase que impossível não se encantar com os 3 amigos e não parar de ler para ver no que os segredos iniciais de Lisa poderiam gerar... O livro traz o poder que uma amizade verdadeira pode agir nas pessoas, de como ela têm o poder de transformá-las. Além da agorafobia, Sol tem de conviver com constantes ataques de pânico, que deixa-o com o coração acelerado e dificuldade de respirar, com o passar das páginas, o leitor aprende como ele chegou nesse estágio.

Como todo young adult, é uma leitura em que você espera por triângulos amorosos, tem tudo para acontecer... Mas, não acontece! O livro é muito bem humorado, narrado entre Solomon e Lisa, confesso que queria muito que tivesse ponto de vista do Clark, que é o melhor personagem! Não é preciso dizer que existem vários momentos nerd/geek durante a trajetória dos personagens, pois dois deles são fãs de Star Trek... E ainda, preciso destacar Valerie Reed, mãe do Sol, foi uma das que mais surpreendeu no sentido do humor, espero usar as piadas de dentista que ela usa, futuramente. Eu super recomendo essa leitura!

site: http://scorchbooks.blogspot.com
Maria Fernanda 08/10/2017minha estante
Clark melhor personagem SIM

Gustavo 08/10/2017minha estante
Já to com saudades desse livro askdjalk