My Lady Jane

Resenhas - My Lady Jane

elis194 06/12/2022

ily my lady?
JURO QUE LIVRO FOFO
eu tava esperando q fosse completamente diferente e, honestamente, quando eu li a sinopse (dps de começar o livro) eu até pensei em largar pq eu achei q ia ser uma fantasia histórica ""séria"" e não era exatamente oq eu tava procurando, mas 2 segundos dps eu já tava animada pra ler pq eu AMO essas comediazinha de época, vibe bem The Great
até metade do livro eu li meio assim por cima pq, como eu já conhecia a história, a base do que ia acontecer eu já sabia então foi meio chato, mas msm consegui me divertir
parece um esquete do zorra total sabe e o lance da fantasia não é muito forte (graças aos céus?) e serve mais pra fazer ficar mais bobinho
pulei todos os povs do edward pq por deus que homem chato
jane e g meus protegidos que romance fofo?
AMEI a escrita, nunca tinha lido algo parecido
perdeu uma estrelinha pq em alguns momentos achei q enrolou dms, n precisava de quase 500 páginas

Yara Andrade 07/07/2022

O livro reconta um pedaço da História da Inglaterra, na dinastia Tudor. Esqueça a história real, aqui as autoras vão apresentar uma nova versão cheia de diversão, devaneios e pessoas que podem se transformar em animais, os e∂ianos.
Comecei a ouvir esse livro porque queria um livro bobinho enquanto bordava e galera... me apaixonei! Já nos primeiros capítulos eu estava entregue às personagens, a história, o sistema de magia e os comentários das autoras durante a história!!! Fiquei muito encantada. Não costumo ler muita ficção histórica e romance mas esse livro é muito divertido e cativante.

Lari 22/04/2022

Amo!
Adoro esse livro,e essa releitura foi ainda melhor que a primeira vez que eu li! Acho super divertida a narrativa interativa com o leitor,dei muita risada em algumas partes kkkk os casais são muito shippaveis,sério! O toque de fantasia só deixa a história ainda mais divertida,eu adoro kkkk preciso muito ler os outros livros que essas três autoras escreveram juntas ?

Amanda Mohring 04/02/2022

Me surpreendeu
Decidi ler esse livro em inglês pra poder treinar um pouco. No entanto, comecei receosa de que a linguagem fosse ser muito rebuscado, e no fim me surpreendi com um livro leve e cheio de aventuras. Jane é uma personagem muito divertida e afiada nas palavras e atitudes . O fato de cada capítulo ser contado da visão de um personagem diferente, nos faz ficar próximos não só da nossa querida jane.

Carous 01/10/2021

Tem uns livros que não são popularmente conhecidos e a injustiça disso dói.

Demorei para desencalhar este livro da minha estante, mas não foi por ter dúvidas de que era bom ou se ia gostar ou não. É porque haviam outros livros mais encalhados na frente para ler.

Finalmente a hora chegou para My Lady Jane e não me arrependo nem um segundo de tê-lo lido.

Às vezes as editoras acertam em cheio com o trabalho gráfico de um livro provando que captaram o espírito dele. E isso ocorre com My Lady Jane . Dá pra perceber toda a irreverência da história pela capa.

Dá pra perceber a irreverência da história ao ler o livro também. Se os comentários engraçadinhos das autoras que surgem entre parênteses no meio da narrativa não te atenta pra isso, não sei mais o que irá.

My Lady Jane possui um narrador onisciente que vai externar os pensamentos e sentimentos de Eduardo (o rei), Lady Jane (sua prima e sucessora do trono) e Gifford (marido de Jane), respectivamente. Essa ordem se mantém pelos 30 capítulos sem falha.

Eu gostei de todos os protagonistas e da maioria dos personagens secundários também (uns não foram escritos para que o leitor simpatizasse e eu certamente não fiz isso). Não são personagens complexos com uma enorme psicologia por trás, mas não são rasos também. Os protagonistas foram escritos de forma satisfatória para que se pudesse entender suas personalidades, falhas, inseguranças, motivações e, claro, que a gente gostasse deles e, portanto, torcesse pelo seu sucesso.

Gostei que Jane é mostrada como uma garota ""diferente das outras""", mas não tão diferente assim e não de uma maneira que você já cria ranço por não aguentar esse tipo de personagem nos livros. Ou seja, não se enaltece os hobbies favoritos dela, mas naturalmente expõe o que ela gosta mais ou menos.
Ela é ela e ninguém precisa diminuí-la nem colocá-la num pedestal por isso.

Assim como Gracie é Gracie e Bess é Bess.

Quis ser este livro porque ouvi elogios. Confesso que sem isso não teria interesse porque esse período da História da monarquia britânica que começa lá com o b*ndão do Henrique VIII e encerra na sua filha Elizabeth sempre me angustiou. É tanta decisão errada respingando em quem não tem nada a ver com a história, mas paga do mesmo jeito (às vezes com a vida) que eu fico triste. E além de tudo isso ainda tem a estúpida briga entre católicos e protestantes que sempre me fez pensar por que as pessoas simplesmente não respeitam as outras e vivem em harmonia (eu sei, é muito mais complexo que isso).

Então gostei como as três autoras reinventaram à subida ao trono de Lady Jane Grey, dando ênfase em outras questões e focando nas relações entre ela e Eduardo e ela e o marido.

Este livro tem todos os elementos que gosto em histórias: romance fofo, aventura, releitura, leveza. Não tem insinuações de violência sexual contra mulher e não tem morte de personagens que conquistaram meu coração. E um elemento que nem curto muito - a monarquia. Mas já peguei livros com esses elementos que não me agradaram. Então só posso concluir que foi a condução das autoras que me fez adorar a leitura.

As autoras certamente souberam dividir bem o espaço que cada elemento ia tomar. Tem a dose certa de romance, de aventura, de intriga de modo que eu aproveitei bem tudo isso.

É uma das poucas vezes que consigo me lembrar da idade dos personagens não me incomodar. Eles têm entre 16 e 19 anos, mas não parecem novos demais para lutarem pelo trono nem velhos demais para serem ingênuos, duvidarem de tudo ou quase colocarem tudo a perder por não se comunicarem direito.

Não sei se a tradução tenha interferiu no estilo das autoras. Vi comentários de que o livro era engraçado, mas não gargalhei em nenhum momento. Mas percebi o clima leve e bem humorado da história. Aí fico na dúvida se o tradutor tentou traduzir o estilo delas ou apenas traduziu as palavras.
Mas eu entendi a história, captei as piadinhas, então tudo bem. Inclusive a revisão está muito boa.
Carmo.leone 01/10/2021minha estante
Gostei da sua sua resenha!
Sempre achei a proposta dessa história muito única.
Agora sim, vou priorizar a compra desse livro.
E espero gostar quando eu ler.

Carous 01/10/2021minha estante
O ebook dele está disponível no kindle unlimited

Carmo.leone 01/10/2021minha estante
Obrigado pelo aviso

Lana 22/04/2021

Jane maravitxosa ?
Não chorei no livro inteiro, chegou nos agradecimentos e estou me acabado de chorar ?????
Amei muito esse livro, meu primeiro contato com ficção histórica e já quero ler mais.
É muito bom ler livro de ficção histórica já tendo conhecimento sobre o que tava se passando naquela época, conhecendo os reis e tudo mais, porquê você sabe o que é real ou não - as autoras de Lady Jane sempre deixou muito claro o que é fato e o que é ficção - e começa a comparar, por um lado até fica triste por ter acontecido o que aconteceu.
Me envolvi muito com a história da Jane e pesquisei bastante sobre ela e todos daquela época. Chateada pelos livros de história não apresentá-la, mesmo que sendo poucos dias como rainha Jane deveria ter mais destaque pelo final tão trágico que teve, junto com seu marido.

Luh 03/03/2021

De uma leitora voraz a rainha por nove dias!
A história não é apenas sobre Lady Jane. A história é sobre pessoas que aceitaram a diferença sutil que pelo jeito todos tinham.

A história é sobre um rei q não queria ser rei, mas soube lutar por sua nação e por sua vida, até entender que outras pessoas poderiam fazer isso melhor que ele.

A história é sobre "quebrar maldições " apenas pra arrumar o verdadeiro lar junto com alguém que é mais do que um lar suficiente.

Em suma. A história é muito boa! Leiam!

Ariana37 12/02/2021

Fantasia, romance e muita comédia. ?
Mesmo sendo baseado em um contexto histórico, Minha lady Jane nos traz uma trama leve e super divertida; e até mesmo clichê quando o assunto é monarquia. Com diálogos cômicos e um toque de ironia que torna impossível não rir.

A trama conta a história do Rei Eduardo, que quase perdeu o seu trono, e a sua vida por conta de uma traição( ou melhor dizendo por traições). Em seus últimos dias como rei da Inglaterra, ele rompe a linha sucessória, passando o seu reinado para sua prima Jane. O que não causa motivo de felicidade para quem seria a próxima na linha sucessória, no caso Maria, que é a irmã mais velha do Rei.
Jane, é uma jovem de 16 anos, apaixonada por livros, e muito habilidosa quando o assunto é se livrar de seus pretedentes.Mas, é obrigada a se casar com um completo estranho, e logo em seguida se torna rainha ( Isso tudo em menos de 24 h). Porém, ela foi rainha apenas por nove dias.
Entre trancos e barrancos o reino é reivindicado por Maria. O que causa preocupação em muitos, pois a mesma é conhecida como Maria Sangrenta. ( E ela gosta de fazer jus o apelido).

A narrativa é dívidida em três partes: Eduardo, Jane e Gifford.

Gifford(ou Gê, como ele prefere) é o segundo filho de um duque. Ele vai ser obrigado a casar com a Jane, e se torna mais um peão no jogo político do pai.
Amante da poesia, é sempre mal interpretado por causa dos seus segredos.

Poderia ser só mais um livro de época, mas aqui as autoras (sim, são três autoras), trouxe uma parte fantasiosa para encher a história de ênfase. Aqui temos pessoas que são conhecidas como Edianos, que era abençoadas(ou amaldiçoadas, dependendo do seu ponto de vista) com a habilidade de transitar entre as formas humana e animal.

Uma das questões interessante retratada no livro, é o machismo presente naquela época, e o empoderamento feminino durante a trama.O rei Eduardo, é literalmente cercado por mulheres fortes e decididas. Como consequência, a visão machista dele, é completamente desconstruída.

( Eu sei que essa resenha deveria ser curta e objetiva, mas considere que, um livro que contém 512 páginas, torna impossível falar dele em pouquíssimas palavras.)

Amanda 11/07/2020

O livro é muito engraçado, em várias partes eu me pegava rindo em voz alta. As autoras fazem um ótimo trabalho quebrando a 4ª parede para aumentar o efeito cômico. Não é um livro que vá causar um grande impacto, mas é uma leitura leve e descontraída, estou ansiosa para ler os outros

Marcella.Martha 05/08/2018

Dessa vez eu posso afirmar com 100% de certeza que o problema não é o livro, sou eu
My Lady Jane oferece uma história alternativa para Jane Grey, que foi rainha da Inglaterra durante nove dias apenas, logo depois de Edward, filho do Henry VIII, morrer aos 15 anos, e antes da Mary (que entrou para a história como Bloody Mary) e sua irmã mais famosa, Elizabeth I. A história real da Jane (que por um acaso eu assisti a um documentário sobre na Netflix outro dia) é curta e triste: ela não queria assumir o trono mas acabou envolvida em uma trama para impedir que a beata fervorosa da Mary chegasse ao trono e desfizesse toda a reforma protestante orquestrada pelo seu pai (Henry VIII). A Jane reinou por apenas nove dias, depois acabou aprisionada e guilhotinada, ao lado do marido, quando a Mary, de fato, assumiu o trono. Pobre Jane.

Aqui, a religião é substituída por uma espécie de condição mágica que aflige uma parte da população. Algumas pessoas têm a capacidade de se transformar em animais, e isso divide o reino entre aqueles que são a favor e aqueles que acham essa habilidade uma perversão da natureza que deve ser extirpada do mundo. O Rei Edward e a Rainha Jane ganham outra oportunidade de enfrentar seus destinos trágicos com uma aventura cheia de reviravoltas.

Vejam bem, eu ADORO ficção histórica, e achei muitíssimo inteligente a história dos animais em substituição pelas religiões. Mas o livro é só muito, muito, muito bobo. Não chega nem a ser um YA, é uma coisa mais infanto-juvenil mesmo. As interrupções do narrador no meio da história são bobas, algumas das coisas em determinados momentos (o urso???) são bobeira das mais brabas, e eu não cheguei a esboçar um sorrisinho sequer durante todo o livro (que supostamente é HILÁRIO).

Mas a culpa é do livro? Não. A culpa é minha, que fui ler mesmo sabendo que não ia gostar. Já imaginava de partida que as chances do meu santo bater com My Lady Jane eram bem pequenas, mas caí pra dentro porque olha essa capa. É das coisas mais lindas que eu já vi, o capista tá muito de parabéns.

Eu acho que você precisa ter um certo tipo de gosto, estar num certo tipo de clima ou simplesmente ser muito mais de boa e menos cri-cri do que eu para gostar de My Lady Jane. Eu tenho certeza de que a Marcella de uns 12 ou 15 anos atrás (me dói pensar que essa Marcella já sabia ler) teria AMADO esse livro e colocaria ele para sempre entre os preferidos. Mas essa Marcella cresceu e virou uma chata, a barca já passou e agora não dá mais para entrar.

Pra história na verdade eu dou uma estrela só, a outra é inteiramente para a capa.

Layla l @bookdipity 12/06/2018

4.5

Nanda 24/05/2018

Um livro que conta a história da rainha Jane e traz um final diferente do real, com um toque de fantasia delicioso e personagens bastante cativantes. Amei! Super recomendo!

Adrya.Ribeiro 29/06/2017

Como me divertir com a leitura desse livro. A situação em que eles se colocavam, as narradoras fazendo adendos hilariantes tornaram o livro simplesmente delicioso!
Quero saber mais sobre o Eduardo!!!!

Nati 19/06/2017

"Do any of us have a choice where destiny is concerned?"
Um dos melhores livros que li esse ano, e um favorito quase que instantâneo. Escrito por 3 autoras famosas no meio YA, "My Lady Jane" vai recontar um pouco da história inglesa de uma maneira bem diferente. Com comentários hilários das nossas narradoras, que alternam entre si para escrever os POVs dos nossos três protagonistas, iremos acompanhar o rei Edward, filho de Henry IV, e a conspiração política para tirá-lo do poder, levando Lady Jane Grey a assumir o trono. O tumulto do cenário da época - a 'guerra' entre cristãos e protestantes - é reimaginada aqui com toques de fantasia e magia, o que traz leveza para a história e torna-a mais interessante de ler. Os personagens são cativantes e o leitor acaba torcendo muito por eles. Adorei o romance fofinho entre a Jane e o G, a cumplicidade e o senso de parceria entre eles, e é o tipo de romance que gosto em livros - primeiro eles meio que se detestam, depois se tornam 'amigos' relutantes e por fim se apaixonam. Achei muito legal o respeito que se desenvolveu entre eles, mas no início a confusão de Jane sobre a "situação" de G foi simplesmente hilária, e os trocadilhos com cavalos foram sensacionais. Edward no início era meio babaca, mas gostei da evolução dele durante o livro e na verdade aquele pensamento meio machista dele era fruto de sua criação, e ao longo da história vemos ele entrando em contato com mulheres fortes e inteligentes, e ele aos poucos aprende a respeitá-las e encará-las como iguais. Os 'tapas na cara' que ele leva da Gracie e da avó são os melhores. Aliás, mulheres fortes temos de sobra nesse livro - heroínas ou vilãs, todas as personagens femininas aqui comandam a situação.

Enfim, não tem como NÃO amar esse livro, e a união dessas três autoras deu SUPER certo. Fiquei feliz em saber que seria uma trilogia de livros, cada um focando em uma época histórica diferente e uma Lady Jane diferente. Já quero "My Plain Jane" pra ontem!
Suelen 19/06/2017minha estante
Tô ansiosa pelo lançamento em português desse livro! Quero muito ler.

Nati 19/06/2017minha estante
Tomara que lancem logo, porque é muito legal mesmo!