La Sirena

La Sirena Kiera Cass

Resenhas - A Sereia

16/04/2024

Kahlen se tornou sereia aos dezenove anos, durante uma viagem marítima com sua família. Certa noite, uma melodia atraiu todos os passageiros para o convés. De tão encantadora, ela desorientou todos a bordo. A chuva torrencial foi se mostrando desimportante na medida em que a vontade de estar envolta pela água aumentava. A necessidade de tê-la preenchendo cada espaço do seu corpo era tão grande que todos pularam na águas.

É o impacto de seu rosto contra a água que desperta Kahlen do transe. Em um ano desesperado, ela promete fazer qualquer coisa para sobreviver e é prontamente atendida pela própria Água. Em troca da vida, Kahlen precisa doar seus próximos 100 anos para a Água. Durante esse tempo, ela não sofrerá com nenhum doença ou machucado. Seu corpo será preservado até que seu tempo de servidão acabe. Sua voz se torna letal ao humanos, mas sempre que a Água chamar, ela precisa cantar para hipnotizá-los até que tenham o mesmo fim que sua família.

Parte mãe, parte carcereira, parte chefe... Era uma relação difícil de explicar.

As oito décadas que se passaram desde aquela noite não foram fáceis para a garota. Kahlen sofre demais com sua missão, tanto que criou diários para não esquecer de nenhuma das vidas que tirou. Só que promessa é promessa e como nada poderia mudar sua situação, ela faz o seu melhor, se tornando a sereia favorita da Água.

Enquanto suas irmãs tiram proveito da juventude e do dinheiro oferecido pela Água, Kahlen prefere ficar reclusa, na companhia de um bom livro. Além disso, interagir com os humanos sem poder emitir um ruído sequer não é algo que a deixe confortável. Isso até conhecer Akinli. O rapaz não se incomoda com sua falta de palavras e ao poucos começa a despertar nela sentimentos adormecidos.
Akinli não sabia direito o que havia de errado comigo, e mesmo assim queria que eu ficasse. Ele não sabia o perigo que eu corria, mas estava pronto para enfrentá-lo por mim.

A Água não transforma mães ou esposas em sereia pois seria fácil para elas lhe desobedecerem. É por esse mesmo motivo que Ela não aceita que suas garotas se apaixonem. Para Kahlen, isso nunca foi um problema, mas agora talvez seja. Ou será, assim que ela para de fingir para si que seus sentimentos por Akinli são maiores do que uma simples amizade.

A Sereia foi o primeiro livro escrito por Kiera Cass e após todo o sucesso com a série A Seleção (que eu devorei loucamente) ela decidiu melhorar leia-se reescrever a história e republicá-la. Como fã da autora, eu criei uma grande expectativa sobre essa leitura - ainda mais por ser uma história única - e acabei me decepcionando. A autora deixou sua marca registrada na narrativa, que é viciante e não te deixa largar o livro mesmo quando você quer fazer isso, só que ficou muito óbvio que essa história foi pensada em um momento menos 'maduro' dela.

Os acontecimentos são lineares, monótonos e um tanto previsíveis. O que manteve minha curiosidade aguçada foi a mitologia criada, que é um tanto cruel, mas bem interessante. Conheci histórias com diversos tipos de sereias, só que nenhuma delas agia em função de uma terceira pessoa. Aqui a Água é uma entidade e ela não se alimenta de vidas humanas simplesmente porque é legal. É como se fosse um ecossistema, mas ainda sim é estranho pensar nisso.

Muito do marasmo da história é por conta da narradora, que é extremamente passiva e submissa. Ela tem medo até seus pensamento! Akinli é quem a faz sair da inércia em que estava vivendo. Sempre bem humorado, ele demonstra sua lealdade nos momentos certos e talvez por isso consiga ser o empurrão que Kahlen precisava para sair da inércia em que estava vivendo. Ela começa vagarosamente, com uma rebeldia aqui, um questionamento lá... mas é melhor do que nada né?

E de repente percebi o que me deixava tão desconfortável nas aventuras de Elizabeth. As pessoas que ela atraía ficavam fascinadas com as mesmas coisas que fascinavam todo mundo: nossa pele brilhante, olhos sonhadores e um ar misterioso. Mas esse garoto? Parecia enxergar mais do que isso. Me enxergava não só como uma beleza misteriosa, mas como uma garota que ele queria conhecer.

Graficamente, é possível fazer uma comparação entre esse livro e as demais publicações da autora. As capas originais foram mantidas e todas elas tem esse lance de vestidos e talx. O cenário é brasileiro e ficou lindíssimo, mas eu gostaria que a modelo estivesse usando algo mais parecido com os descritos na história. Os vestidos criados pela Água são compostos de pequenas partículas de areia que grudam no corpo das garotas para que elas não fiquem expostas ao sair da água. É apenas um detalhe, mais deixaria a edição mais encantadora do que já é. A diagramação é exatamente a mesma da série A Seleção, só que temos conchas no lugar de coroas

Apesar de não ter me empolgado com a história, gostei do desfecho criado pela autora. Se você for fã da Kiera ou estiver de precisando de um livro para passar a tarde, pode aposta nesse daqui. Só controle suas expectativas.

Sempre há pessoas cruéis, e nem todas recebem o que merecem.

leh do curintia 13/04/2024

Amei muito!!! história incrível, prende e te deixa vidrado. é um livro calmo e bom. é ótimo pra ler num dia calminho. romance é uma gracinha e o final é incrível. recomendo total

LightOfSouthern 12/04/2024minha estante
Eu concordo

XxIsitaxx_5 11/04/2024

O que dizer sobre esse livro?
Sem sal, odiei o final, teve nenhum acontecimento bem marcante e se teve nem lembro, não recomendo

Mahhnu9 07/04/2024

Outro livro da minha queridíssima autora Kiera Cass (escreveu A seleção) Este livro foi muito bom de ler, me deu uma satisfação muito grande, por se tratar de um livro "simples" problemas simples, soluções simples, história simples e muito bem feita.

Pôde-se ler em apenas uma tarde calma acompanhado de uma chuvinha e chocolate quente :)

Lahanna.Archeron 04/04/2024

Resenha do livro "A Sereia"
É um livro bem fofo e aconchegante de se ler, me diverti bastante acompanhando o desenvolvimento da história, mas não é o melhor da Kiera Cass.

Alessandra1012 04/04/2024

O livro teve um final meio que inesperado e esperado, mais gostei por ser uma das minhas escritoras favorita.

Késsia 04/04/2024

Não é a Seleção?
Apesar de Kiera ter conquistado nossos corações com a Saga da Seleção, esse livro é um pouco diferente. Consigo perceber o tipo de escrita da Kiera, mas a história não tem nada a ver com a saga.
Dito isso, eu preciso confessar que gostei. Apesar de achar Kahlen meio chata, mas isso faz parte tambem. Não sei como seria viver na pele dela.
A amizade das sereias é incrível, e no meio para o final que percebemos como elas são realmente unidas e se apoiam.

Akemi 03/04/2024

É...
Antes de ler eu li vários comentários sobre o livro e todos eram falando mal e ao invés de eu acreditar nos comentários, fui tirar minhas próprias conclusões. E eu concordo KK. Nem parece que eu li um livro da autora da Seleção que eu tanto amei ? Sério, o romance meia boca, sem um pingo de química, se conheceram a uma semana e já se amam? A personagem principal não me cativou nem um pouco, só me dava raiva KK. Enfim, não recomendo!

Julianegreiros 25/03/2024

Esperava mais...
Eu pensei que ia ser bom por se tratar de sereias, mas o livro é um romance extremamente clichê, que chega a ser tedioso.
Se você pensa que sereias são seres legais, nesse livro não são!!!!
Não recomendo??????