A Sereia

A Sereia Kiera Cass

Resenhas - A Sereia

Emy b. 23/08/2021

Interessante...
É um romance clichê e bem escrito,bom para quem quer se distrair e ler um romance leve. Tudo na história acontece muito rápido (especialmente entre o casal principal). Ao todo,não é uma história muito surpreendente (principalmente para quem fica com aquela expectativa depois de ler A Seleção) mas achei gostosinho de ler.
anaclarissasc 02/10/2021minha estante
acho ele tão fofinho

Lore 28/02/2020

A Sereia foi o primeiro livro publicado pela Kiera Cass, em 2000. Mas aqui no Brasil só foi publicado em 2016, depois do lançamento de toda a série A Seleção, também da Kiera.

A protagonista do livro é a Kahlen, uma jovem de 19 anos que estava em um navio com sua família quando uma coisa estranha aconteceu. Várias lindas vozes. Um canto. A curiosidade de saber de onde vinha atingiu a todos naquele navio. De repente todos estavam se jogando no mar, e se afogando e pedindo ajuda.

Kahlen não queria morrer, então a Água a salvou com a promessa de que ela lhe serviria com a sua voz por cem anos. Então, após o trágico naufrágio provocado pela própria Água, ela virou uma sereia. Após o cumprimento do prazo, ela terá sua vida humana de volta.

Ela permaneceu com 19 anos, e por cem anos não vai envelhecer, nem sentir dor ou ficar doente, também não precisa dormir ou comer. Além disso, tem uma beleza encantadora, sua pele é macia e seu cabelo é sedoso e volumoso.

Kahlen vive com outras irmãs sereias, Elizabeth e Miaka, mas de tempos em tempos vivem se mudando. Sempre perto do mar e distante da população. O motivo de se isolarem é porque se os humanos escutarem a voz de uma sereia, eles vão sentir uma vontade incontrolável de se jogarem ao mar e então, pertencerão a Água.

Algo que deixa Kahlen culpada é o fato de que de tempos em tempos, ela e as outras meninas precisam cantar para causar mais naufrágios e alimentar a Água. Oitenta anos se passaram e o sentimento não passa. Ela se sente responsável pela morte de cada um deles. Só faltam mais 20 anos para terminar a sua sentença e se sente totalmente perdida do que fará quando tudo isso acabar.

A jovem encontra refúgio no campus de uma universidade, para espantar os sentimentos que a consomem. Ela não pode se comunicar com os humanos, pois sua voz é fatal, mas ela pode observá-los e fingir por um momento que ela é uma garota normal, mesmo sabendo que enquanto estiver como sereia, nunca será humana.

Ela tenta levar uma vida normal, interagindo o mínimo possível com os humanos, até que um dia tudo muda quando conhece Akinli. Kahlen fica impressionada como os dois conseguem se comunicar, mesmo ela não podendo falar, e o fato dele parecer super interessado em conhece-la. Ele a enxerga além e isso desperta algo em seu coração. Algo que é o seu maior sonho: o de amar e ser amada.

Mas ela sabe que não poderá ter algo a mais com Akinli. Kahlen conhece as regras para todas as sereias e elas são bem claras. A Água não aceita esposas, nem mãe e quem descumprir alguma regra, será punida com a morte. Mesmo ela sendo a favorita da Água por sua obediência, por matar a fome dela e também por cuidas das suas irmãs sereias, a regra também é para ela.

Mas o que Kahlen está sentindo por ele é um sentimento novo e muito forte. Pela primeira vez ela se sente viva e gostaria de continuar com essa sensação. Será que vale a pena arriscar os poucos anos que faltam para ter sua vida humana de volta em troca de poder viver um amor pelo qual sempre sonhou?

O livro começa abordando antes e durante o naufrágio e depois passa oitenta anos e é aí que a história começa. A autora aborda sobre sereias, como vocês já perceberam, mas ela trás coisas já existentes na lenda, como o fato delas usarem a voz para atrair as pessoas e também adaptou outras.

É muito louco, né? Pensar que a Água tem fome, e pra alimentá-la tem que causar naufrágios e servi-la para isso. Eu fiquei chocada e com certeza sempre vou pensar nesse livro quando for á praia. Fora que ela também sabe o que você pensa e pra fugir dela não pode tocar em água alguma. Nem chuva, nem poça, nem nada! Algo difícil mas não é impossível.

Juro que fiquei com medo de não ter um final feliz. Entrei em pânico, não vou mentir, mas chegou em uma parte que eu fiquei sem saber como eles iriam ficar juntos. Eu não via uma saída! Só sosseguei quando chegou o final e eu cheguei até chorar.

Esse não é um dos melhores livros dela, vale lembrar também que esse foi o primeiro livro que ela escreveu, mas gostei bastante da leitura.

Só sei que o mundo mitológico das sereias nunca mais será o mesmo após a leitura desse livro.

Ananda 28/04/2021

Nao sei bem como explicar, pq eu n amei mas tbm n odiei, enfim de todo mal foi mais um livro lido para prateleira

Lets 18/05/2022

Esperava mais
O livro em li é gostosinho de ler, porém, ele é muito raso, algumas coisas não se encaixam. Na mitologia a sereia tem cauda e no livro elas vão ter um vestido feito de sal que em alguns dias se desmancha (?????). Romance fraco e raso, aconteceu tudo muito rápido e foram poucos os momentos dos dois. Enfim, poderia passar o dia questionando vários pontos do livro que poderiam ser melhores. Vou dar 3 estrelas porque ele conseguiu me prender pela parte da curiosidade de como seria o final.

Giacomelli 17/06/2021

Um livro que ninguém gosta mas eu amo
Eu ja vi muitas pessoas falarem mal desse livro, mas eu ja li tres vezes e eu amo ele.
O livro tem umas partes chatinhas sim, mas eu amo essa história e sempre fico feliz com o final, é um dos meus livros favoritos.
Talvez minha opinião mude daqui uns anos, mas esse livro é xodó com certeza hehe

luli 05/04/2021

O que realmente achei
No início o livro consegue prender a atenção da pessoa, principalmente pelo tema tratado que não era o que as pessoas costumavam ver por essa autora, não é O a melhor livro que eu já li mas é bom, recomendaria muito pra quem não gosta muito de livros gigantes mas gosta de sempre estar lendo algo legal

Hedie 19/05/2021

Só é bom...
Não recomendo ler após A seleção, porque decepciona. A escrita faz parecer que é de outra autora. Não é ruim, eu só esperava mais. Eu gosto da história, mas sinto que faltou muita coisa no fim.
rutinha 19/05/2021minha estante
moça n fala isso n, eu ta na minha lista de leitura ?

Hedie 19/05/2021minha estante
pode ler sem medo, amiga. o livro não é ruim, eu que coloquei expectativa demais hahahaha

Duda 16/09/2021

Eu adorei esse livro, menos pelo detalhe de que eu teria amado se tivesse lido a alguns anos antes, gostei da história mesmo achando bem estranho a água "ser como uma pessoa".
Acho que eu indicaria para pessoas de 14 a 15 anos aonde essa história seria mais envolvente, mas de qualquer modo eu amei
Harryeeu 16/09/2021minha estante
Aí eu ameii, pouca gente gosta mas eu li com 20 anos e amei kkfkfk e gostei muito disso da água ser como um 'ser'
Gostei da forma como ela falava com as personagens, pq nunca pensei assim em relação a sereias

Livia 11/12/2020

A história de a Sereia não é só sobre romance, para ser sincera o romance não foi a coisa que mais me encantei no livro, mas sim as amizades da protagonista. É muito bonito ver o quanto as meninas criaram uma relação com os anos e o quanto elas se apoiam.
É um livro muito bom mas acho que o final poderia ser diferente (de um jeito melhor).

Luna 28/04/2021

Me surpreendeu e parece ser ótimo para introdução a leitura
Estava com uma expectativa bem baixa desse livro, e posso dizer que a história acabou se mostrando muito melhor do que esperava, a leitura é bem leve e ficam alguns pontos em aberto, porém não levo tanto em consideração como levo em "A seleção" por se tratar de um livro único.
Li antes da série para ter contato com a autora, e já adianto que provavelmente vai ser decepcionante se ler esperando algo muito parecido.

Giovana748 17/06/2023

Então [?]
Achei o livro só bom(apesar de outros não gostarem a maioria)a leitura foi bem difícil pois tava sem tempo de lê então não fluiu muito bem,porém leitura arrastada TERRÍVEL,o romance?INEXISTENTE SIMPLESMENTE NÃO EXISTE já não tinha gostado de ?a seleção? daí fui ler esse daí só pra tentar,não tento mais?

lumybea 02/01/2021

A Sereia
Gostei da mitologia que a autora trouxe pra esse livro, personificando o mar. Respeito. Mas o romance foi bem instant love e eu odeio isso, porque parece preguiça de desenvolver e aprofundar os personagens.

Kaliandra.Krahl 17/01/2021

Final diferente
Esse livro da Kiera segundo relatos, não foi o melhor, e teve baixa classificação. Mas confesso que eu adorei a história, me envolvi desde o começo, os personagens são muito bem descritos e a relação das sereias com o Oceano vão de doce e fraternal a sombrio e nebuloso.
A protagonista Kahlen com o passar do tempo não queria mais tirar vida de humanos inocentes para poder alimentar o Oceano, ela se perguntava o por que disso e sentia muita falta de sua antiga vida, até que em um certo momento ela conhece Akinli. Sem poder conversar com os humanos, visto que sua voz pode ser mortal, Kahlen se passa por muda (assim como suas irmãs sereias) e mesmo sem poder conversar, Akinli se apaixona por Kahlen e aí começa o romance entre os dois.
O resto não quero relatar pois não quero dar spoiler, mas eu adorei a história e o final é super diferente, você espera uma coisa, mas acontece outra, é um romance que saiu da minha zona de conforto, e acredito que sairá da sua também. Até pode ser por isso que o livro recebeu algumas críticas, pois estamos acostumados com aquele romance clichê, não é mesmo?
Books da Júlia 18/01/2021minha estante
Eu quero muuuito ler! ?

paini 18/01/2021minha estante
eu ameii mtt esse livro, o charme é q é diferente das histórias de sereias que estamos acostumados, e é bom por isso, ela inovou

-natalia 23/12/2021

"O que você daria para continuar viva?"
Achei o livro um pouco previsível, e meio enrolado para atingir o fim que era um tanto óbvio. Uma coisa que me surpreendeu foi que as sereias não têm caudas aqui (!!!!), e na verdade vivem uma vida bem humana. Eu esperava que fossem mais como as sereias típicas, vivendo no fundo do mar e com a "cauda de peixe", e me decepcionei um pouquinho com essa parte da fantasia faltando, porque é o que acho mais legal no mito das sereias. A Kahlen, personagem principal, também me irritou um pouco, porque é super chatinha e fica o livro todo reclamando...
No mais, o romance da história é legalzinho e dá para passar o tempo, além de ser uma história um pouco diferente sobre sereias.

Pequeno Corvo 16/08/2022

Bosta.
Leitura fadigante, o enredo péssimo e sem sentido. O romance é tosco mas não de um jeito fofo, só é chato e melancólico. E o final... (Risos de decepção).