Nebulosa

Nebulosa José Bezerra

Resenhas - Nebulosa

Menina.Jasmim 24/05/2023

Meu deus... meu senhor.. me ajude... por favor...
É sempre muito triste ter que dar nota para um livro nacional, ainda mais de autores iniciantes e, por mais que eu sempre busque os pontos positivos, com essa leitura vai ser difícil apontar algum.

Ele foi um combo de péssimas escolhas, seja por parte dos editores, seja por parte do autor, seja por parte dos personagens.

1. A edição foi feita de forma porca. Mal teve revisão, uma preparação de texto passou longe. Sério, acho que muita coisa poderia ter sido melhorada com uma leitura crítica e uma preparação textual, pelo menos para ter melhorado um pouco a história. Espero que o autor não tenha pago para terem feito esse trabalho mequetrefe...

2. A história tem bem cara de amadorismo, o que me dá uma pena, porque todo mundo começa por algum lugar. Se o autor tivesse tido um apoio melhor da editora, o resultado teria sido um pouco melhor. Ele se perde muito, repete muita coisa, os diálogos são todos muito forçados e me deram uma vergonha alheia imensa. O final mistura clichê com um desprendimento da verossimilhança que me deixou ainda mais chateada com a leitura

3. Meu Deus, mas que personagens BURROS. Acho que nunca detestei tanto os personagens de um livro quanto desses. Os caras preferem acreditar que o outro não existe no lugar de pensar que ele tem uma identidade falsa/ usa nome falso. E outras coisas que só estando muito chapado para não questionar.

4. A história não tem um enredo muito definido. A história do casal principal só parece encheção de linguiça e a parte que seria interessante acompanhar (a do governador e do segurança dele), pouco aparecem e no fim não tem tanta força quanto poderia. Os personagens são confusos e pouco trabalhados. Eles falam que são uma coisa, mas na prática são coisas totalmente diferentes. É um amontoado de coisas em todo lugar ao mesmo tempo, que deixa o leitor cansado e me fez querer desistir desde o início (não desisti porque eu sou muito cabeça dura, aparentemente)

Como falei, dá uma pena falar assim de um livro nacional de um escritor iniciante, mas quero pensar que esta é a chance do autor crescer e melhorar com seus erros. (A editora faliu em algum momento do passado, então...) E é isso

Yasmin1677 14/10/2017

Nunca fiquei tão desgostosa com um livro antes.
Nebulosa é um livro nacional e eu sempre tento comprar e ler livros brasileiros para ajudar e crescer o cenário literário, mas não cabe em mim a minha decepção com Nebulosa. Nesse livro, primeiro de uma trilogia ao que parece, nós conhecemos Aurora que é uma garota simples e alegre e que cursa Astronomia. Ela trabalha e com o dinheiro custeia os gastos da faculdade.

Em um dia de sua normal vida, um rapaz bonito e misterioso entra no estabelecimento em que ela trabalha e uma atração entre os dois é quase palpável. Em poucas linhas descobrimos que aquele é Lyon, o par romântico da garota pela história. (O que não é spoiler, vamos combinar, quem não imagina que eles vão se apaixonar?).

Bom, é aqui que começa a enxurrada de decepções que me faziam querer largar o livro a cada página virada. Primeiramente, Suzana. Essa é a melhor amiga de Aurora e a personagem mais chata de todas. Barulhenta, escandalosa e sem noção da hora de parar de falar, ela praticamente joga Aurora para cima de Lyon e depois faz um drama exacerbado quando a amiga começa a sair com o rapaz, coisa que é disfarçada como "proteção de amiga" no livro.

Seguindo com os acontecimentos, Aurora sai com Lyon depois de ele perceguir ela e aparecer em frente a sua faculdade "casualmente" para lhe ofeecer carona. No primeiro encontro dos dois, Aurora atende o celular dele (???? Quem atende o celular dos outros no primeiro encontro???? Eu não mexo nem no celular da minha mãe sem pedir, quanto mais de um desconhecido) e eles tem um breve discussão, em que ela fica com raiva por ele brigar com ela.

Aurora então percebe algo estranho sobre o rapaz e começa a investiga-lo em seu supercomputador que ganhou por ser bolsista, mas como ela não é tão importante assim, pede a um conhecido que busque Lyon no ultrasupercomputador que ele tem, que pode acessar os dados de todas as pessoas do país e do mundo( quê???), e descobri que Lyon não tem documentos nenhum.

Dai temos paginas e paginas de uma Aurora inconsolável, chorando pelas mentiras dele e descobrindo seu grande segredo. Então ela chora mais um pouco, tem um ataque histérico e foge. Algumas páginas depois ele está em sua porta; ele se desculpa, ela aceita e, prestem atenção, dormem na mesma cama. Ao acordar, Aurora senta na cama e Lyon toca seu ombro e, acreditem se quiser, ela se encolhe com medo do seu toque. Mas eles não acabaram de dormir juntos????

A história é fraca, o enredo que tinha potencial para uma história interessante é sufocado por drama adolescente e os personagens são infantis demais. Não consegui me identificar e criar laços de afeto com nenhum deles. Se todos morressem em uma explosão, eu não ficaria nada sentida.

Entretanto, depois de todas as coisas que me desagradaram, eu tenho que dar créditos pelas partes de Arthur Ferron. Ele é um cientista e governador do Estado, um homem amargurado desde a perda trágica de sua esposa. O livro narra duas histórias ao mesmo tempo, o que acontece com Aurora e os planos de Arthur e ele é fissurado pelo universo ufológico, não mede esforços para te o que quer e aproveita-se mesmo de sua posição na politica para isso. Eu torcia a cada capitulo novo para que esse fosse sobre ele.

Enfim, Nebulosa é um dos poucos livros que eu detestei ao ler e não recomendaria a ninguém. Contudo, sei que gosto é pessoal, então recomendo que procure outras resenhas, veja outros pontos de vista e até mesmo leia para tirar suas próprias conclusões. Obviamente não lerei os livros da sequência.

Estrella 24/08/2016

Cursando a faculdade de astronomia, conheceremos Aurora, uma jovem que trabalha no restaurante/bar do Ben. Ben é um senhor muito gentil que a acolheu no momento mais difícil de sua vida, após ter sido expulsa de sua casa a alguns anos atrás quando tinha 15 anos. Deixando seu passado encoberto, ela vive uma vida simples com seus amigos Suzana, Sergio e Sara. Sua vida ganha um pouco de aventura graças a um homem que a observa de seu carro em frente ao restaurante. Lyon um homem lindo e enigmático que manifesta uma atração intensa por Aurora, sentimento esse que faz com que ele a observe dia após dia em seu trabalho: o jeito ao atender os fregueses o sorriso que oferece a cada um todos os dias, até criar coragem e entrar no estabelecimento para ter algum tipo de aproximação. Após um relacionamento fracassado Aurora permite apaixonar-se por Lyon mas sabe que tanto ele quanto ela guardam segredos que mudaram suas vidas completamente.
“Quando te conheci, eu nasci para o mundo assim como uma estrela nasce em uma nebulosa. Assim como essas estrelas em seu interior nascendo e começando a brilhar”
Conhecemos também, Arthur Ferron, astrônomo e atual governador do estado do Rio de Janeiro. Arthur é um homem de muitas posses e influência. Com um passado marcado por uma tragédia, dedica-se intensamente em seu trabalho para concretizar seu objetivo. Querendo elevar o Brasil a um novo patamar em pesquisas e descobertas astronômicas usa dessa autoridade e seu próprio dinheiro para conseguir. Não preocupando-se com ética ou outras coisas, ele fará tudo para obter cada vez mais poder.
Quer saber mais da uma passadinha no blog bjs.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/08/resenha-nebulosa-jose-bezerra.html#more

Amanda Molina 24/01/2016

Nebulosa
Aurora é uma estudante de astronomia que, quando não esta estudando, está trabalhando no Ben Restaurante e Bar. Tudo na sua vida esta normal, até que Lyon aparece e muda tudo; atraente e misterioso, ele parece atrai-la para sentimentos esquecidos. Entretanto, ele esconde um grande segredo, que pode mudar o rumo de tudo.

Ao mesmo tempo, Arthur, um cara rico e poderoso, está usando todo o poder que tem para mudar o rumo da astronomia, não só no Brasil, mais também no mundo todo. O seu passado; a perda de sua família, parece não abalá-lo mais, e ele só pensa no poder.
Nebulosa é um romance com uma “pitada” de ficção cientifica. O autor nos apresenta Aurora, uma mulher forte e decidida, que luta para sobreviver. Já Lyon um homem lindo, com uma linda BMW prata, e cheio de mistérios. Por sua vez, Arthur é poderoso, rico e ambicioso.

Sobre os personagens, me apaixonei por Lyon, um cara que esta tentando entender seus sentimentos e não percebe o quão romântico é. E Arthur... Bom, não gostei dele, sempre ambicioso, não pensa nas consequências de seus atos. E Aurora é simplesmente incrível! Os outros personagens também foram muito bem construídos; todos com suas vidas, seu passado, seu jeito de ser.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que o enriquece ainda mais, pois assim sabemos os sentimentos e a visão de todos os outros personagens. A escrita do José é maravilhosa! Eu queria ler mais e mais, e saber o que ia acontecer. Ele finaliza os capítulos deixando sempre um gostinho de quero mais, o que eu - particularmente - considero uma característica incrível em um livro.

Sobre a história, é sensacional! O autor não economizou na imaginação; cheio de revelações no decorrer do livro. E o final foi fantástico. Digo a vocês que, quando lerem, vão querer mais, assim como eu. O livro nos leva a pensar sobre os segredos do Universo e sobre o que há além do que podemos enxergar.

Livro mais que recomendado! José fez um ótimo trabalho e já me garantiu que vai ter continuação.

site: http://blogdameninaquele.blogspot.com.br