Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Alves 06/12/2021

Rachel Walsh mora em meu coração
Férias foi meu primeiro contato com a autora Marian Keyes e posso dizer que, com toda certeza, esta foi uma das leituras mais marcantes de 2021. Gosto de um bom chick lit (o que não é novidade para ninguém, visto que cresci apaixonada por Cecelia Ahern), contudo acompanhar a história (hilária e muito, muito triste) de Rachel Walsh me fez refletir sobre inúmeros pontos.

Rachel mora em Nova York com sua melhor amiga Brigit, elas dividem um apartamento até que nossa protagonista acorda em um hospital, após passar por uma desintoxicação estomacal depois de ter quase morrido por uma overdose de drogas. Sim, Rachel é uma toxicômana e não admite por nada nesse mundo que precisa de ajuda. Inclusive no começo da narrativa, quase acreditamos na sua ilusão de que, ela é mandada para um centro de reabilitação na Irlanda, pela família, conhecido como O Claustro, por pura capricho de seus pais.

O tempo de Rachel no Claustro é hilário, conhecemos outros personagens importantes com diferentes dependências (drogas, comida, jogos) e ao mesmo tempo entendemos, através dos flashes backs da protagonista o quanto sua vida estava ferrada e triste. Rachel namorava Luke Costello, um irlândes charmoso (do seu jeito único), mas sua insegurança era tão absurda que ela botou tudo a perder. Absolutamente tudo mesmo, desde suas amizades, namoros, empregos, estabilidade financeira e psicológica.

A jornada de Rachel no Claustro me fez querer abraçá-la, socá-la, esgoelá-la, acolhê-la, tudo isso ao mesmo tempo. Rachel despertou em mim inúmeros sentimentos, pois, apesar de não ser uma toxicômana como ela, entendi que “fui Rachel” em muitos aspectos da vida, inclusive no vazio que ela admitia (muito raramente) sentir. O tipo de oco interno que te desespera e te abraça e que não se pode fugir dele.

Férias é um chick lit com um final lindo, realista e humano. Rachel passou a ser uma das minhas protagonistas favoritas da vida e espero revê-la nos outros livros das irmãs Walsh que com certeza lerei.

Renatinhasilvs 08/11/2021

Nome da obra: Férias?
Escritora: Marian Keyes
Avaliação: 5?

Feedback: No começo eu não esperava me interessar pelo livro, mas por algum motivo as 560 páginas cumpriram exatamente o que eu esperava! Foram momentos de sorrisos, gargalhadas, fúria, raiva, vontade de bater na Rachel, mas também de pega-la no colo. Ler esse livro é entender o mundo dos vícios, entender o que leva as pessoas a ser drogar, beber excessivamente ou comer/não comer. A Rachel me ensinou muito, mas principalmente sobre amor próprio. Ah, se forem ler por favor: prepara os lencinhos, um espaço para as boas gargalhadas e um espaço no coração para os ensinamentos. Esse sim vai para meu coração, "Férias" ou não.... I love you???

jessleti 13/09/2021

Chatinho
A Rachel é insuportável.
Não sei como aguentei ler todas essas páginas desnecessárias...

Só vou ler o outro com esperança de ser melhor 🤨

Julia Sutil 01/09/2021

Legal
Eu já li 3 dos livros das irmãs Walsh.

Esse não é meu favorito, é o menos engraçado até agora, mas é o mais maduro, ou que pelo menos mostra mais amadurecimento da protagonista.

Acho que é um livro legal e me fez pensar em vários pontos.

Recomendo!

Letícia 28/08/2021

Conta a história de Rachel, irmã de Claire do livro Melancia, que decide aceitar entrar em uma clínica de reabilitação para agradar a família porque, como ela afirma, ela não tem um problema com drogas e só faz uso social delas.
É uma comédia romântica, de leitura bem leve. A personagem passa por um grande aprendizado na clínica enquanto recorda do seu passado com seu (ex)namorado.
Não sabia como funcionava o processo de reabilitação, adorei ver o quanto é importante o papel do grupo, entender primeiro o caso das outras pessoas e ter empatia torna mais fácil aceitar os próprios erros.

Evelyn Véras - 22/07/2021

"Ninguém pode nos fazer sentir coisa alguma - interrompeu Clarence - Nossos sentimentos são responsabilidade nossa."

Giulia143 18/06/2021

Perfeito?
Estou cada vez mais encantada com essa autora! Ela consegue pegar um assunto sério e mesclar humor na hora e na dose certa. Essa serie como um todo tem me surpreendido bastante.
Esse livro conta a historia da irma do meio da familia Walsh, Rachel, que é toxicomana (Então pra quem é sencivel a assuntos como abuso de álcool e drogas pode ser que tenham gatilhos). A trama é tão bem desenvolvia que, no começo, a autora (e a protagonista) conseguem nos convencer de que a ideia de interna-la numa clinica de reabilitação é um grande exagero.Mas ao longo da leitura enquanto a protagonista vai enxergando a sua realidade, e o leitor também, nos pegamos sentindo cada vez mais empatia pela personagem e ficamos cada vez mais envolvidos com a história.
Alem é claro dos personagens tambem serem muito bem construidos. Enfim, muito divertido e tambem muito interesante e profundo nos temas abordados.
E caso voce seja como eu que não lia os livros dessa autora um pouco por medo do tamanho, um pouco por achar que seria muito bobinho, mais um romance agua com açúcar, peço que deem uma chance a Marian Keyes(que vou panfletar muito a partir de agora haha).

aly 15/06/2021

Continuação de Melancia
Achei muito melhor que o 1o livro (Melancia). Tem momentos engraçados e traz assuntos
mais sérios que o primeiro livro.

Leitura boa para distrair e revezar com livros mais pesados.

Marcela.Faria 08/06/2021

Me encaixo totalmente na personagem principal, e mesmo contendo comédia, explica sobre vários vícios, e como voce pode sim vencer. Eu amei tanto ler, é uma pena quando acaba.

Lavinia Teodoro 19/05/2021

@euliv.ros
Resenha • Férias!, Marian Keyes.

Férias!
Lançamento 1998
Páginas 559
Protagonista: Rachel Walsh

Contexto de tudo para vocês: ambos os livros fazer parte de uma série "Irmãs Walsh". Em cada livro conhecemos uma das irmães e seus segredos e problemas. Por mais que façam parte de uma série, os livros não dependem um do outro, a não ser pelo tempo cronológico, já que em cada livro a história de uma irmã Walsh é contada, e as outras são apenas personagens secundárias, quase não aparecem e são apenas citadas para deixar o leitor a par de suas vidas.

Sendo assim, a história de Rachel no livro "Férias!" se passa 2 anos após a história de Claire em Melancia.

Rachel é a filha do meio da Família Walsh e comparando-a com Claire (Melancia) eu até gostei dela, mas não ao ponto de adorá-la. Rachel não mora na casa dos pais em Dublin (Irlanda) desde os 20 anos, e mora em Nova York com a sua amiga de infância Bridgit. Assim como Claire, Rachel também tem uma paixão por livros.

Rachel tem um sério problema com sua imagem e sua auto-estima, quer ser uma pessoa “descolada” nos padrões que ela considera ser da alta elite nova iorquina, chegando a ter várias passagens de uma pessoa muito fútil e frívola, o que me fez não gostar tanto dela.

Apesar de um tema bem pesado, que é abordado nos dois livros, a escritora o trabalha de maneira leve e muito divertida.

Pontos a considerar:
O livro tem aproximadamente 600 páginas, de MUITA enrolação mesmo. Por diversas vezes você se vê numa trama segundaria desnecessária e chatinha, que não te faz querer continuar. Parei por semanas também por estar lendo outros livros ao mesmo tempo, e ficar fascinada por eles (Férias não causou a menor fascinação em mim).
Tudo que eu queria era saber se a Rachel ia ou não sair "curada" do centro de reabilitação. E foi isso que me fez voltar ao livro sempre, a curiosidade e a forma muita divertida com a qual a escritora escreve.
Divertidíssima, mas enche muita linguiça.

paulla.costa.779 13/05/2021

Neste livro gira em torno de Rachel que não quer aceitar ser uma viciada em drogas. Mas depois de uma overdose em que quase teve consequências muito sérias. Ela então se vê obrigada a ir para uma clínica de dependentes químicos. E lá ela vai se conhece intimamente.

Caroline 29/04/2021

Mais de 10 anos depois
Li esse livro pela primeira vez quando tinha 16/17 anos, confesso que na época não consegui me envolver com a personagem, achei tudo meio absurdo e chato.
Hoje, com 29 anos, resolvi reler o livro com uma perspectiva diferente e tudo fez total sentido! O sentimento intenso da Rachel quando se envolvia com as pessoas (embora não fosse o real) a forma que ela evolui durante o livro é sutil.
Amei demais essa experiência

Rah 15/04/2021

Um livro que trata com leveza temas como família, abandono, vício, auto estima.
Férias conta a história Rachel, uma mulher de 27 anos que mora em Nova York, que está sempre sendo demitida de seus trabalhos, é só pensa em festa e drogas.
Até que um dia ela exagera no consumo e é levada ao hospital para uma lavagem.
Depois desse dia a família dela a interna em um centro de reabilitação, e vai contando a luta dela para aceitar que tem um problema.
Livro muito bom, engraçado, me apaixonei pelo Luke tb namorado perfeito!!!