Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Thaís M. 10/12/2010

Li madrugada adentro na expectativa de tudo se "ajeitar" logo. rsrsr
Como o livro é narrado pela própria Rachel, de fato eu não ACREDITAVA que ela era uma toxicômana e que todos estavam enganados a seu respeito. Conforme ela se enganava nos enganava em dobro!!! Quando ela tinha aqueles Mini flashbacks, lembrando-se de diversas loucuras que vivera ao lado de Brigt e de Luke, me sentia como ela... uma sensação de perda. Como todos puderam ser tão maus,internando-a naquele lugar HORRÍVEL?
Mas em contrapartida ouve passagens em que discordei dela,seu jeito mesquinho as vezes era nauseante... De fato Rachel possuia todas as características de uma vilã, por isso o livro é encantador pois ao passo que ele foi narrado pela "má" da História, vimos algo muito raro em romances e afins: A História do ponto de vista do vilão!
Poderia muito bem se tratar de um livro sobre Brigit uma moça inteligente e em plena ascensão profissional, que possuia uma amiga "drogada e egoista", poderia também ser sobre Luke, um cara que namorava uma drogada.
Acho que essa foi a cartada de Marian Keyes: mostrar o outro lado da moeda, a vida de um toxicômano os estágios de sua eventual melhora. E sobretudo a lição maior deste livro(pelo menos para mim) foi que as vezes fazemos coisas que no nosso ponto de vista é o melhor a ser feito (como Rachel, desde o episódio do OVO de páscoa e etc) várias vezes ela percebe que se tivesse deixado o egoísmo de lado e o egocentrismo poderia ser muito feliz. Mas como nossa "amiga" pode começar a concertar tudo mesmo a principio contra sua vontade, podemos começar voluntariamente.

Super recomendo o livro.
Bah 10/02/2011minha estante
Concordo plenamente, foi o que mais gostei no livro, pois a gente acredita no que ela escreve porque ela mesma acredita. E é assim que é na vida. Amei demais.
Sua resenha está mesmo incrível, parabéns.

Lore 08/11/2011minha estante
Ainda to lendo, mas nao concorco com a visão da Rachel. Pra mim, ela é toxicomana TOTAL. Pelo o que ela narra, ela é completamente viciada em Valium. No pó eu ainda to em dúvida quanto ao vício...

Thaís M. 22/11/2011minha estante
rs Essa minha impressão foi na "primeira parte do livro." Tanto que só percebi de fato que ela era uma toxicômana quando começaram aparecer as versões dos outros! :)
E nessa minha resenha ai na hora de digitar "houve" não coloquei o H rsrs Só agora fui ver.

Mirela 23/01/2012minha estante
Concordo com a Lore, desde o começo minha opinião era que ela era uma toxicomana, e só negava como os outros que estavam internados, quando eu continuei a ler eu percebi que como ela se drogava muito ela fazia coisas com Luke que me fez ficar chateada com ela kkkk, mas o livro é muito bom!

tatielma 14/07/2012minha estante
já eu nunca acreditei nela, achava q ela estava em estado de negação...
manipulando, distorcendo e omitindo os fatos pra ela mesma e pra gente.(quem nunca???)
O que eu achei interessante foi que mesmo sacando isso, ñ deu para não simpatizar com a personagem. Rolou identificação(mas ñ uso drogas, ok?!)

Maria 06/08/2012minha estante
Concordo com vc Thais, o tempo todo pensei "tadinha, é ela contra o mundo". E as vezes, inclusive, eu tentava justificar as ações dela, rs, principalmente porque ainda não li Melancia, de maneira que, era a primeira vez que lia a família dela, me fazendo ficar paranoica sobre porque a família odeia tanto uma pessoa tão legal e alto astral como a Rachel! E, no fim, quando tudo é revelado; nossa, é simplesmente, brilhante!

carolandrade 06/11/2012minha estante
Eu sempre tentava defendê-la também, achava que ela tinha sido levada injustamente. E depois, realmente percebi, que ela era toxicômana.

ana 02/12/2012minha estante
eu amei o livro,especialmente por ser narrado pela ''vilã'' da historia.É muito divertido e inusitado,também super recomendo o livro(e todos os outros da serie família Walsh)Mas não me enganei, desde o início percebi que se tratava de uma dependente química, no entanto adorei a personagem.O livro é muito bom!

Maria Cecília 15/01/2013minha estante
Eu adoro este livro. É um assunto pesadíssimo, mas escrito com muito bom humor. Amei!

Tatiane 24/05/2013minha estante
Acabei de ler o livro agorinha e só posso dizer que amei!
Também me senti enganada pela narradora quando percebi (já passado da metade do livro) que ela realmente tinha um problema sério com drogas!
Consegui imaginar Luke perfeitamente (lindo como um Deus) e torci muito para que eles ficassem juntos!
Na verdade eu acho que isso fez toda a diferença, o final foi lindo!

Marcelle73 04/02/2014minha estante
Nossa, eu sempre soube que ela era mesmo viciada. O tanto de cocaína que cheirou e Valium que tomou pra ter aquela overdose, e ela disse que não teve intenção de se matar, ou seja já tava acostumada! Aquela quantidade não é normal pra quem não tem dependência.

Lulukabooks 21/01/2023

Finalmente.
Sinceramente não sei nem por onde começar.
Não é um livro ruim o que mais me incomoda na história é o tanto que a autora enrola pra chegar em algum lugar, comecei achando que iria acompanhar a história da Rachel e no decorrer do livro a autora conta várias histórias sobre personagens secundários que simplesmente não me interessavam. Para mim poderia ter feito um livro bem menor a fim de contar apenas o importante que era a história da Rachel, mas por fim gostei do jeito que a personagem foi descrita e acompanhar a vida dela sendo bastante real e agindo exatamente como uma pessoa real meio que se redimiu um pouco.
Apena não entendi bem por que essa foi a irmã escolhida para a sequência de "Melancia" já que não se teve nenhuma participação efetiva dela no livro.
Para mim mais lógico seria a história da "Anna" ou da "Hellen" em seguida.

Rafael 03/06/2009

Foi o primeiro livro que li dela. Devorei as muitas páginas em três dias. Adorei. Rachel, ao contrário da irmã Claire (protagonista de MELANCIA) é engraçada e faz por merecer ser a "dona" do livro. A história é muito boa, você ri bastante e em alguns pontos, até parece que está diante de uma comédia pornográfica (hehe), mas tudo é válido. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
Luke Costello também é sensacional! E a vida de Rachel no Claustro nos faz repensar muitas coisas! Eu R-E-C-O-M-E-N-D-O
Dani Antunes 08/07/2009minha estante
Falou tudo o que eu queria falar a respeito desse livro. Super recomendo, também!

Mirela 23/01/2012minha estante
realmente Luke é sensacional!! adorei o que vc comentou, o livro é muito bom mesmo!

Elda 30/10/2012minha estante
Relamente e muito bom esse livro ferias, tambem rir muiiito mim identifiquei . Ainda mais na parte dos homens de verdade acho que todo mundo já teve um tipo luke na vida, , livro sensacional

Tayná Pionteke 03/03/2013minha estante
Luke... ai ai

Ligyane 11/06/2014minha estante
Cara, uma das coisas que mais me impressionaram nesse livro foi o crescimento e amadurecimento da personagem. No começo eu antipatizava com ela, com as suas escolhas e odiava a forma como ela maltratava o pobre do Luke, mas ao longo do livro, ela foi tomando consciência da própria situação e eu fui simpatizando com ela e torcendo muuuuito pra ela conseguir sua vida (e o Luke) de volta.

Nina 14/01/2011

Férias! Marian Keys

Hey Peeps!!!
Vcs gostaram de Melancia??? Eu amei, depois que li me tornei fã incontesta de Marian Keys. Mas juro que, depois de Férias! a minha vontade é de erguer um trono para ela! O livro é incrível!!!!

Férias! é o segundo livro de Marian Keys, o primeiro é Melancia e, comparando os dois, há um enorme abismo. Férias! é muito mais leve, flui naturalmente. Em nenhum momento a leitura fica arrastada, como acontece várias vezes com Melancia.

E Rachel é muito mais interessante do que a Claire, que por acaso é sua irmã. Ela é simpatica, engraçada é muito ingênua, e é essa ingenuidade que a leva a negar insistentemente seus problemas com as drogas. Ela só aceita ir para a reabilitação porque acredita que é um spa, pode? E ela ainda acredita piamente que é normal alguém usar cocaína de vez em quando para se sentir melhor. Mesmo que seja pela manhã, antes de ir trabalhar.

Aliás, um ponto muito positivo do livro é a maneira com que Keyes aborda o problema das drogas. Ele não faz o esteriótipo de drogado com que estamos acostumados e nos faz perceber que o problema pode acontecer com qualquer um. Mesmo porque, fica super claro que Rachel usa as drogas para se esconder de si mesma, de sua timidez, e por não acreditar em seu potencial.

Resumindo, o livro é INCRÍVEL! Leitura mais que obrigatória!
Eu ri muito, chorei, me identifiquei com Rachel e suas trapalhadas.
E sabem do que eu mais gostei nisso tudo? Marian Keyes tem livros para cada uma das irmãs Walsh - Melancia, para Claire, Férias!, sobre a Rachel, Los Angeles, de Maggie, e Tem Alguém Aí?, sobre a Anna. Só falta um livro sobre a caçula, Hellen. O que eu acho um pena, porque cá entre nós, eu tenho uma cunhada que é a cópia da Hellen. Juro! Nunca vivi uma coisa tão louca assim, de encontrar um personagem que se indentifique tanto com alguém da minha vida real. É impressionante, kkkkk!

Resenha postada no meu blog: Pronto.Falei!
Elda 30/10/2012minha estante
Relamente e muito bom esse livro ferias, tambem rir muiiito mim identifiquei . Ainda mais na parte dos homens de verdade acho que todo mundo já teve um tipo luck na vida, que não quería apresentar a ninguém , livro sensacional

Flavia 03/04/2012

Muito bom!
Depois de Melancia, Marian Keys surgiu com Férias.

Em Férias, a protagonista é Rachel Walsh, a irmã de Claire e a história se passa alguns anos depois do que aconteceu em Melancia.

Rachel é a "ovelha negra" da família Walsh e por ser usuária de drogas, acaba tendo uma overdose, vai parar no hospital e deixa sua família maluca de preocupação.
Rachel, assim como todos os dependentes químicos, não entende e nem aceita que é viciada e precisa de ajuda e tratamento para essa "doença".
Diante disso, Rachel vai passar "férias" no Claustro, um centro de recuperação para dependentes.
No começo ela não concorda em ir, mas acaba indo acreditando que o lugar se tratava de um spa desregrado, cheio de loosho, gente hyka e famo$a, e que lá poderia continuar fazendo o que bem entendesse de sua vida medíocre...

Mas quando Rachel chega lá, vê que as coisas são bem diferentes do que pensou... Ela conhece gente nova, cada um com sua personalidade e problemas distintos, começa a entender que a vida não é só sexo, drogas e rock'n roll e passa a avaliar sua vida e tudo o que já fez até então de outra forma e com outros olhos...

O livro, apesar de tratar de um assunto um pouco "delicado", também traz muito humor (é sério, ri alto várias vezes rsrsrs), romance, questões sobre autoestima, problemas familiares, e sobre coisas na vida que devemos avaliar se valem a pena ou não...

E ao contrário das lembranças de Claire em Melancia, os flashbacks de Rachel acrescentam alguma coisa à história que na maioria das vezes são importantes pra entendermos o que se passa.

Confesso que fiquei mais de um ano com esse livro parado na estante por causa da minha decepção com Melancia, mas depois que li, me enganei e Marian Keyes subiu no meu conceito! :)
Só achei o livro um pouco grosso... Mas vindo de Marian Keys, é normal hahaha!

Jhaze 27/08/2023

Keyes Surpreendente!!
Não parei pra verificar se existe uma sequência correta de leitura nos livros de Marian Keyes. Até agora li dois, tendo plena certeza que Melancia é o primeiro.
Ao mergulhar em Férias, descobri que era uma história derivada do primeiro trabalho da autora, onde é narrado as "férias" da irmã da personagem do primeiro trabalho da autora.
Marian se mostra uma escritora soberba. A evolução de seu texto é nitidamente notável, trazendo uma certa surpresa a quem leu o seu primeiro trabalho.
Certas situações vistas em Melancia, agora a autora mergulha na descrição, dessa vez sem medo de chocar o público, deixando de lado a timidez de uma iniciante e indo até as últimas consequências nas situações vividas por sua personagem principal, uma drogada internada pra se livrar dos químicos.
O lado cômico de Keyes está transbordante fazendo o leitor ir às gargalhadas inúmeras vezes ao longo dos capítulos, com um texto que flui facilmente, criando um desejo de que o livro nunca chegue ao fim.
É uma Marian Keyes soberba, dona de si (nesse caso do texto) amadurecida como escritora, engraçada na medida certa, com um erotismo despudorado (creio que a personagem exige) mostrando que tinha vindo* pra ficar e ficou!
* Ps: é que o livro foi escrito na segunda metade dos anos 90...essa resenha está sendo feita mais de vinte anos após o lançamento... nessas duas décadas a autora se consagrou! Na época do texto ela era novata no ramo literário.

Stephany 07/08/2020

Está fazendo o quê que ainda não leu Marian Keyes?
Férias! me surpreendeu muito do começo ao fim, e apesar de ter mais de 500 páginas a história envolve de tal maneira que devorei ela rapidinho. Já havia lido Casório?! e o que pude notar é que a Marian não cria personagens para serem cativantes e legais, e sim reais com todos os defeitos possíveis e eu gosto disso, é realista; a Rachel é muito irritante em diversas partes do livro, sem dizer desagradável, egoísta, iludida... vive na bolha de dependente dela. E se você não tomar cuidado cai na conversa dela, porque um dependente nunca vai te dizer que é, são as atitudes que revelam esses comportamentos. Mas nota-se no enredo o crescimento dessa personagem, apesar de todas as suas recaídas, quedas e erros do passado.
E a autora traz um arcabouço muito rico sobre como é a vida de um dependente químico e de alcoólatras também, além de como é estar numa clínica de reabilitação, a importância da psicoterapia (seja ela em grupo ou individual) e da contribuição da Psicologia para compreender as relações humanas e os motivos de fazermos certas coisas, que amei

@jana450 25/08/2020

Leiam Melancia antes
Vou ler os demais... Alguns momentos dei uma pausada meio cansada. Exemplo: muito drama pra um simples corte de cabelos. Ameeeeei o final.

Gabi Saraiva 17/08/2022

Férias
Uma leitura bem forte, acredito que para alguns possa até haver algum gatilho, conta bem a realidade de como funciona a cabeça de uma pessoa viciada (em drogas, álcool ou comida), como é difícil vencer um vício e mudar os mais hábitos e mostra nitidamente como a nossa mente nos sabota. Achei incrível a leitura e toda reflexão.

Bruna 19/03/2021

Melhor que Melancia! Rachel entrega tudo e, apesar da raiva que dá e a demora em reconhecer os problemas que tem em relação as drogas, é humana demais e já deixou saudade por aqui ??

Fernanda631 05/07/2023

Férias! (As Irmãs Walsh #2)
Férias! (As Irmãs Walsh #2) foi escrito por Marian Keyes.
A história de Rachel no livro Férias! se passa 2 anos após a história de Claire em Melancia.
Rachel é a filha do meio da Família Walsh e comparando-a com Claire (Melancia). Rachel não mora na casa dos pais em Dublin (Irlanda) desde os 20 anos, e mora em Nova York com a sua amiga de infância Bridgit. Assim como Claire, Rachel também tem uma paixão por livros.
Mas apesar disso, Rachel tem um sério problema com sua imagem e sua auto-estima, quer ser uma pessoa “descolada” nos padrões que ela considera ser da alta elite nova iorquina, chegando a ter várias passagens de uma pessoa muito fútil e frívola.
Raquel tem muitos problemas, e o maior deles é que ela é a única pessoa que não entende isso. Ela acha que tem a vida perfeita e que seu maior problema é calçar o número 40 e o fato de ela beber e se drogar, em todos os momentos possíveis, a faz agir como se ela só fizesse isso para se divertir e curtir a vida aproveitando tudo do jeito que pode. Com sua vida perfeita e um namorado que a adora, tudo isso vem abaixo quando ela tem uma overdose e seu pai decide que o único jeito de resolver o problema é interná-la em uma clínica de desintoxicação. O que para Raquel era algo sem propósito e sem fundamentos.
E como se recusa a aceitar o tratamento é dispensada por Luke, que é quem a encontra desmaiada e chama por socorro e avisa a seu pai. Quando descobre que a clínica já foi frequentada por gente famosa, ela se convence de que essa é uma ótima oportunidade para tirar umas merecidas férias.
Rachel pensa que o centro de reabilitação em que será internada é um verdadeiro spa e acredita que o tempo de 6 semanas que passará no Claustro será o período de férias que ela tanto necessita.
Neste segundo livro da série o foco abordado é a dependência química. Rachel é viciada me drogas, é uma toxicômana, e não aceita que é uma dependente, a situação se agrava após a mulher ter uma overdose. Rachel se vê obrigada a voltar para Dublin e se internar numa clínica de reabilitação, o Claustro.
Esse é um dos livros que mais tem influência da vida pessoal da autora que já sofreu depressão e foi viciada em álcool e drogas. Marian Keyes descreve a passagem de Rachel durante o período em que é internada, tendo contato com outros dependentes não só em drogas, mas também em álcool, jogos, comidas etc. Há vários trechos para mostrar o comportamento dos dependentes: negação, aceitação, raiva, tristeza, medo, e a partir das sessões em grupos com a psicoterapia há uma busca para que esses dependentes consigam entender a raiz de seus problemas e como tentar resolvê-los sem buscar os vícios como saída.
No início estava tudo muito bom e ela se sentia em um SPA. Raquel não está disposta a admitir um problema que ela tem certeza de que não tem. A convivência com os outros internos e com seus problemas a faz ter uma atitude diferente e pensar que talvez sua vida não fosse tão perfeita assim e que talvez seu namorado, sua melhor amiga e colega de quarto e sua família só a internaram porque queriam o seu bem. Então Raquel resolve dar a volta por cima e dar um ponto final nessa confusão que virou a sua vida. Ela custa, mas entende que na vida as coisas nem sempre são fáceis e que fugir da realidade não é a solução.
O livro é uma lição de vida e de superação. Com um final lindo e apaixonante. Luke é um personagem encantador que ela pinta como vilão, mas, aos poucos, vamos vendo que não é bem assim.
O livro apesar de ter várias cenas de humor, típico de Marian Keyes, é muito pesado e triste, pois ver até que ponto o vício consegue mover a vida e as ações de uma pessoa é muito agoniante ver o quanto a pessoa se ilude e não consegue enxergar os riscos à própria vida.

Renatinhasilvs 08/11/2021

Nome da obra: Férias?
Escritora: Marian Keyes
Avaliação: 5?

Feedback: No começo eu não esperava me interessar pelo livro, mas por algum motivo as 560 páginas cumpriram exatamente o que eu esperava! Foram momentos de sorrisos, gargalhadas, fúria, raiva, vontade de bater na Rachel, mas também de pega-la no colo. Ler esse livro é entender o mundo dos vícios, entender o que leva as pessoas a ser drogar, beber excessivamente ou comer/não comer. A Rachel me ensinou muito, mas principalmente sobre amor próprio. Ah, se forem ler por favor: prepara os lencinhos, um espaço para as boas gargalhadas e um espaço no coração para os ensinamentos. Esse sim vai para meu coração, "Férias" ou não.... I love you???

Bárbara 01/08/2020

MARAVILHOSO
Eu já amava Melancia!! Comecei a ler Férias de forma despretensiosa, imaginando-o como um livro leve e bobo, pra relaxar entre os estudos de psicologia e me surpreendi e muito com ele. Me ajudou a elaborar diversas reflexões, principalmente com a vida de Rachel no Claustro. Escrita leve, gostosa, que prende e te ajuda a refletir sobre muitas coisas. Gostei tanto dele, que comprei um recentemente e presenteei uma amiga, que também está amando rsrs... RECOMENDO MUITO!!!

site: www.instagram.com/debemcomvoce.psi
Idma 07/08/2020minha estante
Eu, no caso, sou a amiga que ganhou o livro e também amou! Recomendo!! ????? Obrigada, amigaa!

Evelyn Véras - 22/07/2021

"Ninguém pode nos fazer sentir coisa alguma - interrompeu Clarence - Nossos sentimentos são responsabilidade nossa."