Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Day 13/10/2020

Luke sem defeitos
A sua vida esta otima. Você encontrou um namorado que gosta de você e que é uma delicia (nosso amadinho Luke ?), você e sua amiga se divertem e dão a loca nos roles, e quando você não ta muito afim de trabalhar.. ah, um dia só não vai fazer tanta diferença né. Mas por algum motivo parece que as pessoas estão vendo essa situação de um jeito estranho: eles te acusam de usar drogas e de tentar se matar. Que absurdo! Então seus pais surgem com uma ideia que te interessa: O Claustro, uma clinica de reabilitação que todo mundo sabe que na verdade é um spa onde os famosos vão nas férias não é? Você vai aproveitar massagens e emagrecer, e quando voltar vai rir da cara de quem te colocou nessa situação. Mas parece que no Claustro as coisas também não são como você imaginou.
E é assim que Rachel embarca nessa furada e você não podia se divertir nem se emocionar mais com isso.
Esse é mais um livro da série das Irmãs Walsh, onde a autora simplesmente arraaasa.

Cris Flessak 10/11/2010

Melhora a cada página
É um livro legal. Apesar de a tradução da Best Bolso não ser das melhores, e da história se prolongar demais do início até metade do livro (fase em que a Rachel é completamente alienada), ele vai ficando melhor a cada página que se lê...

Até me surpreendi como me apeguei à personagem! Ficava pensando sobre a história durante o dia, parecia até que ela era uma amiga minha que estava me contando da dificuldade que teve com o problema das drogas!

Dei algumas risadas e me emocionei com o final, digno de filme!

Com certeza valeu a pena a leitura!
Sandra de Oliveira 12/04/2011minha estante
Dos livros que li de Marian Keyes (que adoro), esse é o meu preferido, apesar do tema delicado, tudo tem seu bom humor! Acho fantástico!

beijos

Amanda 12/02/2020

Decepcionante!
Fui levada pelas opiniões que afirmavam que ?Férias!? é um livro hilário e à altura de chick-lits clássicos como as sagas de Becky Bloom e Bridget Jones. O resultado foi uma enorme decepção.
O tema abordado pelo livro é muito interessante: uma dependente química que se recusa a enxergar e aceitar seu vício e vai para uma clínica de reabilitação apenas por acreditar que sua estadia seria algo como um mês de folga em um spa.
No entanto, a maneira como a personagem lida com as coisas tira qualquer leitor do sério; Rachel é uma mulher arrogante que, apesar da baixa autoestima, se acha superior a tudo e todos a sua volta e dona do direito de ridicularizar as pessoas e até emitir alguns comentários fundados em preconceitos. Por isso, ler o livro sob sua perspectiva é algo extremamente maçante. A personagem de recusa s enxergar coisas óbvias sobre sua vida e não poupa comentários sobre sua o quanto ela é diferente de todos os ?viciados? internados na clínica.
É impossível, em 80% do livro, sentir qualquer tipo de empatia pela personagem, muito pelo contrário, me vi desejando que algo acontecesse para que essa ?caísse na real?.
Com isso, a abordagem de um tema sensível como o vício se torna extremamente problemática, pois somos levados a esquecer, em vários momentos, que o vício não é uma escolha de quem o possui e que o precisado de reconhecimento do problema é longo e tortuoso. A arrogância da personagem principal nos leva até a culpabilizá-la por seus problemas e torna difícil a identificação com a situação da mesma.
Foi um livro decepcionante que teve a intenção de garantir risadas e conscientizar sobre um assunto sério, mas que na verdade causou apenas apatia em mim durante a leitura.
Paula 22/04/2020minha estante
Tô nos 80% e me identifiquei bastante com teu comentário.
Eu não consigo ter empatia nenhuma por ela. Parece que ela é mau caráter desde os 3 anos de idade. Ela sempre culpabiliza o outro . Ela sempre ofende o outro.
E como esse livro envelheceu mal. Cada coisa absurda ditas pela Rachel.

Lorenzo9 28/05/2023

Rachel
Então depois de ler 2 livros medianos da Marian keyes fiquei com medo de dar uma chance pra ela,li o férias e pra minha surpresa gostei muito,na trama somos apresentados a segunda irmã da família walsh (Rachel)que é internada no centro de reabilitação após tomar muitas doses de taxa preta,e por usar drogas,bom achei muito engraçado esse livro dei risadas em vários momentos e me apaguei muito a Rachel,apesar de em vários momentos ela me estressar muito,o livro só falha pra mim em 2 pontos:Algumas piadas preconceituosas,e na Rachel só pensar no namorado dela Luke,me irritei um pouco com o fato dela demorar a assumir o fato de que era viciada mas no geral recomendo pra quem gosta porém é bem longo e descritivo.

Brenda.Balk 08/11/2022

Um misto de emoções e sentimentos
Esse livro me fez sentir milhares de emoções ao mesmo tempo: raiva, vergonha, compaixão, pena, remorso, desejo, tensão (sexual ou não), ranço, pena de novo... Eu adorei cada página lida! Só não dou mais estrelas porque peguei ranço da Rachel e, mesmo ao final do livro, ainda estava com certa ojeriza sobre o complexo de vitimização da personagem principal. Confesso que adorei as reviravoltas da autora neste livro, e o final foi bastante previsível, mas a história foi "fechada" com chave de ouro - não caberia outro final possível que não fosse decepcionante. Em suma: gostei do final também. Recomendo a leitura.

Dani 06/10/2023

Inesperado
O título do livro nos provoca a mesma quebra de expectativa que Rachel, a protagonista, sente. Achei engraçado, porque nós leitores percebemos que há algo de errado desde o princípio, mas a leitura é arrastada até que ela encare a realidade. Em compensação, depois que isso acontece, é impossível parar!

Julia Sutil 01/09/2021

Legal
Eu já li 3 dos livros das irmãs Walsh.

Esse não é meu favorito, é o menos engraçado até agora, mas é o mais maduro, ou que pelo menos mostra mais amadurecimento da protagonista.

Acho que é um livro legal e me fez pensar em vários pontos.

Recomendo!

jessleti 13/09/2021

Chatinho
A Rachel é insuportável.
Não sei como aguentei ler todas essas páginas desnecessárias...

Só vou ler o outro com esperança de ser melhor 🤨

Tricia 18/04/2012

Segundos de emoção!
Sabe aquele livro que você pega para ler e pensa: sei não, esse livro parece ser mais ou menos.

Mas eu estava totalmente errada! Acho que li ele no momento certo. Tav desacreditada em alguns aspectos da minha vida. (E deixo claro, que não tem nada haver com estilo auto-ajuda) Mas o fato é, a mudança de vida que ocorre com a personagem é ótima, e você com espectador vai mudando junto, sem saber se o que está acontecendo é delírio ou fato que aconteceu/acontece com Rachel.

No começo eu a acha chata, depois escrota, depois doida, depois pena, depois amor, e depois e depois e depois...

Existem momentos em que você se emociona, gargalha, fica p**. Esse é um ponto impressionante neste livro. Amei Melancia (livro da mesma autora, o primeiro da Série Família Walsh), Mas Férias! me levou a um momento perfeito: aquele suspiro ao ler a palavra final.

Existe sensação melhor????!!!!

paulla.costa.779 13/05/2021

Neste livro gira em torno de Rachel que não quer aceitar ser uma viciada em drogas. Mas depois de uma overdose em que quase teve consequências muito sérias. Ela então se vê obrigada a ir para uma clínica de dependentes químicos. E lá ela vai se conhece intimamente.

Vivi 05/01/2021

Denso
Comecei a ler esperando algo completamente diferente. Mas acompanhar a vida e os anseios de um dependente químico e toda a descoberta do que é ser um dependente é bem difícil. Apesar de tudo, a leitura me prendeu bastante.

Marcela.Faria 08/06/2021

Me encaixo totalmente na personagem principal, e mesmo contendo comédia, explica sobre vários vícios, e como voce pode sim vencer. Eu amei tanto ler, é uma pena quando acaba.

Leo mendes 28/10/2020

Férias! da @marian_keyes . ⭐⭐⭐⭐⭐ É um livro que surpreende agente. No inicio vc pensa naqueles besteirois americanos , tratando como normal o uso excessivo de drogas, e álcool e o sexo. Mas logo agente percebe a mensagem do livro é totalmente contraria. Quando vc para para conhecer Rachel e vemos de cara que ela é o tipo de amizade que c tem que manter distancia mas que vc não consegue ficar longe. Agente se encanta por seu génio forte e extrovertido , e se encanta por ela não levar a VIDA TÃO A SÉRIO. Mas ao longo do livro vamos vendo como esse não levar A VIDA TÃO A SÉRIO não tem nada de encantador. O livro mostra como a VIDA DEVE SER LEVADA A SÉRIO. E como ver o livro cheio de piadas bobagentas e leves se torna um livro denso, inteligente importante, triste e nos leva as lágrimas a cada página. E como se parece real quando um amigo ou familiar se envolve nisso. Não tem graça, é triste e é importante mostrar que tudo tem um recomeço.

Se a autora não tivesse escrito o epílogo. Eu teria escrito.

Gabi Dal-Bó 02/09/2020

Férias - Marian Keyes
Em Férias conhecemos Rachel Walsh, uma garota Irlandesa de 27 anos que mora em Nova York e é toxicômana. Depois de uma overdose por uso excessivo de substâncias químicas, ela volta para sua cidade natal e é internada pela família em um centro de reabilitação para dependentes - o Claustro. Rachel recusa-se a acreditar na sua condição e só não cria objeções, pois acredita que o centro é uma especie de Spa onde ela poderá tirar uma “mini” férias (daí o nome do livro). Ao longo da história, acompanhamos o tratamento da garota e flashbacks de sua vida, além de conhecermos também outros pacientes do Claustro.

Apesar da leitura do livro ser um pouco lenta, a escrita da Marian Keyes é tão impecável, que faz com que a gente se sinta como um familiar da personagem que está passando tudo aquilo com ela, além de apresentar com clareza todo o processo do tratamento de um toxicômano, nos mostrando como o vicio é uma doença e que ninguém escolhe estar nessa situação. Cada um tem suas batalhas e a dor do outro, por mais pequena que pareça para você, deve ser respeitada.

Um cuidado que vale ter durante a leitura, é entender que tudo é visto sob a perspectiva da Rachel, ou seja, coisas problemáticas são banalizadas pela personagem, cabendo ao leitor pegar nas entrelinhas as consequências das suas escolhas.

Um personagem que não posso deixar de comentar é o Luke, que pessoa incrível, fiquei chateada de não acompanhar mais o relacionamento deles e o conhecer melhor. Muito amorzinho!

Enfim, recomendo muito o livro!

TRECHOS DO LIVRO

"Esse era o grande barato da cocaína. Sempre acontecia alguma coisa maravilhosa quando a gente cheirava. Ou conhecia um homem, ou ia à festa de alguém, ou alguma outra coisa. A coca impulsionava a minha vida. E, quanto mais eu cheirava, mais excitantes os resultados." (págs. 239 e 240)

"Sempre detestei ouvir o que as pessoas pensavam de mim. Minha vida inteira fora uma tentativa de fazer com que as pessoas gostassem de mim, e era difícil ouvir a extensão do meu fracasso." (pág. 384)

"Não passava mais o tempo todo me consumindo de preocupação, pensando em quando teria outra oportunidade de me drogar, ou onde conseguiria a droga, ou com quem. Não levava mais uma existência pautada numa sucessão de mentiras. As drogas haviam erguido uma muralha entre mim e os outros — uma muralha não apenas química, mas composta por um misto de clandestinidade, desconfiança e mau-caratismo. Pelo menos, agora, quando eu estava com as pessoas, podia olhar nos seus olhos, pois, ao contrário do que acontecera no ano anterior com Brigit, eu não tinha mais nada a esconder."(pág. 517)

"Já provamos e passamos por tanto, amada, atravessando uma fenda tão larga, que nada nos surpreende mais."(pág. 518)

site: https://www.instagram.com/p/CIWYfMyjmiU/