O Garoto ao Lado

O Garoto ao Lado Laritza Oliveira

Resenhas - O Garoto ao Lado

Rafaela 31/12/2022

Boa leitura
Gostei do livro, um bom romance adolescente fácil, leve e agradável de ler. Fiquei feliz em saber que a história tem continuação, acho que tem muitos personagens e histórias para serem exploradas.

Beatriz2590 14/12/2021

ESSE LIVRO É MUITO FOFOOO
Esse livro é um grande clichê, que eu amooo demais, sou completamente apaixonada por esse livro, foi o primeiro romance que eu li aos meus 11 anos, já li e reli esse livro diversas vezes e não me canso, me lembra muito os livros do John Green, tem romance, drama, comédia, tudo que você espera de um livro romântico. As personagens são muito bem construídas e eu particularmente AMO o Nicholas, é o cara que toda menina sonha em ter, recomendo muitíssimo a todos vocês, é uma leitura muito gostosa de se ter! (infelizmente ainda não li as continuações)

Vinicius.Correa 16/02/2020

Alice recém mudou-se para Palmas após a separação de seus pais. Morando sozinha e cursando o último ano do ensino médio, acompanhamos o desenrolar de um romance entre dois adolescentes tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes um do outro. Tudo isso acontece em mais ou menos 130 páginas, o que automaticamente transforma a história em algo curto e rápido, e ainda assim, bom.

Apesar de eu não ter os romances como meus gêneros literários preferidos, logo quando eu vi a capa deste livro eu já me interessei. A história de Alice e Nicolas desenvolveu-se muito rapidamente, o que por um lado é até um pouco anormal... Enfim, após as aulas começarem Alice notou um garoto estranho que sempre usava moletom e se mantinha isolado dos demais da turma. Esse garoto mexeu com seu psicológico, hora ou outra ela pegava-se olhando para ele, e o mais surpreendente de tudo é que quando isso acontecia, ele também estava olhando para ela.

A relação dos dois, até por parte é um pouco forçada, pois eles recorrem a uma primeira apresentação através de um trabalho do colégio. Alguns pequenos altos e baixos fazem parte da trama, também. Típico de romances... Mas diferente dos outros livros, este tem uma história direta, sem muitas enrolações e suspenses. Você só quer saber o desenrolar da relação dos dois. Simples. Nada de grandioso. E incrivelmente isso por si só já foi o suficiente para mim pegar o livro e não guardar enquanto não terminasse a leitura.

O acabamento do livro é perfeito, a capa foi muito bem feita e ficou muito bonita, entretanto eu não a consideraria como sendo ideal para a história. Eu imaginaria algo mais sublimático, algo que tenha mais a ver com o casal do livro, que ao menos na minha imaginação, foi bem diferente do casal usado para ilustrar a capa. Mas nada de muito sério, a capa é linda, a história é cativante, a escrita é super boa... Então só resta comemorar e apreciar este belíssimo livro.

O legal é que como se trata de um livro pequeno, podemos o ler em apenas um dia. Eu o li em uma tarde que eu passei na minha vó, aproveitei o dia de chuva, deitei na cama e li. Não vi as horas passarem, simplesmente fui hipnotizado pelo som dos pingos espalhando-se pelo chão. A cada página que lemos, nos sentimos ainda mais envolvidos com a premissa, e é claro, cada vez mais querendo saber o final, apesar de sabermos que, com toda certeza, iremos ficar querendo mais após a conclusão. Aliás, o final me surpreendeu, não arrebatadoramente, ou até mesmo perdidamente, mas me senti surpreendido. A história em si poderia ter acontecimentos mais marcantes ao redor dela, mas este não foi o foco, o foco mesmo foi o de um relacionamento bonitinho de um casal típico do ensino médio, e o livro cumpriu isso com muitos méritos. Então se você está querendo encontrar um Best Seller super complexo com cenas mágicas e personagens inesquecíveis, esqueça. Mas se você estiver procurando um livro bom para matar o tempo ou curar uma ressaca literária, esse é uma ótima indicação, pois é uma história simples e divertida.

Caroline.Weber 18/12/2018

Autora: Laritza Oliveira
Editora: Novo Século
Número de páginas: 160
Classificação:

Sinopse: Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".

Resenha

O Garoto ao Lado é um livro curtinho, que pode ser lido em uma tarde. Com uma capa linda e simples, que retrata bem a história, que é sobre uma jovem que vai morar sozinha em outro estado, e conhece um rapaz, que parece estar interessado nela, mas com quem ela não quer se envolver por questões do passado. A história é curtinha e bem real ao tratar dos dilemas de uma adolescente. É muito fácil se identificar com a protagonista Alice, ainda mais no meu caso, porque ela tem gostos literários bem parecidos.

Sobre Nicholas, o garoto do titulo, não simpatizei muito com ele no começo, porque ele tem atitudes bem bipolares, e algumas nada legais no livro. Quando o livro termina, você até gosta dele, mas não há aquela ligação. O problema talvez seja, porque não há tempo no livro, para que a autora aprofunde muito nos pensamentos e conversas entre os personagens, então acaba ficando aquele gostinho de que faltava algo.

No final das contas, O Garoto ao Lado é uma boa história infanto juvenil, que trata não só de um romance, mas também de questões importantes para essa idade, como as decisões sobre a escolha de uma profissão, a relação com a família e também a busca por Deus.

Priscila 04/09/2018

Amei!!
Esse livro traz a chegada de Alice em Palmas, para morar sozinha, mas também aos cuidados de sua Tia Rose. Ela vai enfrentar uma nova vida, sozinha e serão novos amigos e uma escola nova. E na escola nova ela conhece Maria e elas se tornam amigas, muito amigas.

E nesse sentimento de escola nova, Alice nota um garoto que a olha profundamente e intensamente. Claro que ela se incomoda um pouco, mas também fica curiosa para saber quem é o tal menino. Mas ao entrar na sala aula, ela acaba descobrindo quem ele é. Seu nome: Nicholas.

Mas Alice não quer se relacionar com ninguém, pois tem um passado amoroso do qual ainda não se libertou. Uma decepção profunda, da qual ela quer evitar de acontecer de novo. Mas Nicholas acaba despertando nela um sentimento que ela não queria.

Mas o que ela não sabe que Nicholas tem um passado bem mais pesado do que ela. E ele está interessado nela. Mas foi com um trabalho de escola, que as coisas começaram a “rolar” entre eles. E conforme tudo ia acontecendo, Alice se descobriu apaixonada por ele.
Mas como será que Alice, vai reagir a essa paixão??? Só lendo para descobri (Hahahaah como sou má).

Bom tenho que dizer que essa história é muito amorzinho, mesmo. E tenho, com certeza, que elogiar o trabalho da autora, que, conduziu muito bem a história. Fiquei morrendo de amores pelo casal Alice e Nicholas, e saber sobre o que aconteceu com Alice no passado, me fez lembrar da minha própria decepção amorosa.

E não podia deixar de falar sobre o passado triste de Nicholas, do qual me trouxe uma emoção muito forte. Mas ver o personagem se fortalecer, foi uma das coisas mais bacanas da história. E ver também, nas páginas finais do livro, o que ele sentia pela Alice, foi lindo.

Fiquei desejando encontrar alguém que fosse igual ao Nicholas (hahahah a louca).

No geral: a história é muito boa, com personagens apaixonantes e com um cenário excelente. Toda a composição da história esta excelente mesmo, e o trabalho que a autora teve em poucas páginas (que foram 159 páginas), em que ela pode expor sua história, é excelente.

A diagramação do livro está muito boa, não tem nada que me desagradou. E a capa reflete bem o casal da história, sem contar que ela é lindaaa. Eu amei.

Recomendo essa leitura.

site: http://bresenhando.blogspot.com.br

Ler é Literário 30/12/2017

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Como eu falei para vocês agora irá começar a enxurrada de resenhas e novidades por aqui, afinal fim de ano chegando e as resoluções de ano bem aí batendo a nossa porta para um novo ano que irá se iniciar.

"O importante era me cuidar e manter o foco nos estudos, longe de distrações. Principalmente de relacionamentos."

E hoje mais um post aqui do blog mas dessa vez do livro O Garoto ao Lado, primeiro volume da série de mesmo nome, da minha autora parceira Laritza Oliveira e lançado pela Editora Novo Século.

"Eu fiquei paralisada por um momento, presa à sua voz rouca e aveludada, surpresa com sua proximidade."

O livro traz a história de Alice, mas não a "Alice no País das Maravilhas" mas sim uma outra de mesmo nome que se muda para Palmas após a separação de seus pais para terminar o último ano de seus estudos e ter sua própria independência.

"- Eu nunca me senti parte disso - disse, olhando para munhas mãos.
- Parte do quê?
- Da escola, das pessoas, do meio social."

Alice é uma garota tranquila, com talento nato para escrever (mesmo estando nervosa ela consegue arrancar pequenos versinhos quando se é necessário), porém ela possui um passado que a assombra até hoje e ela está mais do que determinada em focar apenas em seus estudos e não se envolver com ninguém, mas nem sempre os planos que fazemos são os que o destino nos impõe e isso Alice irá comprovar quando reparar que chama a atenção de um garoto totalmente "antissocial" de sua escola.

"Acho que quando o vi andando praticamente só, achei que você fosse como eu: antissocial. Na verdade, eu o apelidei de antissocial."

Nicholas é um rapaz que desperta mistério, por está sempre no seu canto e mal se comunicar com as pessoas a sua volta é visto por Alice como um "antissocial". Porém, talvez não é querer não se socializar com as pessoas, mas ter seus motivos para não se aproximar delas. Com talento nato para música, ele traz as palavras que lhe faltam através de pequenas melodias.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: http://lereliterario.blogspot.com.br/2017/12/resenha-33-o-garoto-ao-lado.html

Daniel 25/06/2017

Um Romance para se apaixonar
O livro narra a tortuosa história de Alice,uma jovem de dezoito anos que após uma série de complicações no passado decide se mudar para Palmas, para cursar o ultimo ano do ensino médio,refazer a sua vida e colocar tudo nos eixos.
Alice se torna uma mulher independente que vive sua vida de maneira normal,Assiste séries,ouve músicas e frequenta a escola,Uma escola comum como qualquer outra,aulas chatas,muita cobrança e outros fatos entediantes.Até que a jovem percebe que em quase todo momento um garoto chamado Nicholas a observa de maneira suspeita,O que atiça a curiosidade da garota para saber o motivo de tantos olhares as escondidas.
Nicholas se torna uma pedra no sapato de Alice,a observa a todo momento,vive de brincadeiras de mal gosto e a trata com indiferença,logo se nota o motivo de tantas atitudes estranhas;O amor que ele sente por Alice.
Simplesmente eu amei esse livro,tanto que li ele logo que tirei do pacote,Acredito que o que me fez amar tanto a história de “Nicile” como o casal é chamado pela autora foi a simplicidade da escrita da Lari e a maneira como os protagonistas enfrentam os fantasmas do passado.
Resumindo,a história de Nicholas e Alice é cativante ao extremo e traz conforto ao leitor que sente que a história poderia ser tão real como tantas que existem por aí,indico para os fãs de John Green que irão se encantar com o romance,acho que posso estar completamente enganado mas acredito Laritza e Alice são bem parecidas,se estiver enganado não importa,tenho o mesmo carinho por ambas♥

site: https://umgarotoentrelivros.wordpress.com/2016/09/01/resenhao-garoto-ao-ladolaritza-oliveira/

Keth | Parabatai Books 30/01/2017

Lindo romance adolescente.
Resenha:

Alice esta no último ano do colégio e esta morando sozinha, longe de sua mãe e próxima de seus tios.

Começam as aulas no novo colégio e Alice nota um garoto que apelida de "anti-social" por estar sempre sozinho. Tempos depois de passar a observar o garoto seus olhares se encontram e ela percebe.. O garoto notou ela.

Em uma das aulas a professora pede para Alice ler seu poema e quando começa a recitar o garoto percebe que aquele poema é para ele.
Nicholas estava com um sorriso no rosto quando ela termina e olha para ele...

Dias depois tiveram que fazer um trabalho em dupla, em que consiste conhecer o colega. Alice forma dupla com Nicholas - escolha feita pela professora - e ambos tentam se conhecer.

Para Alice isso seria um desafio, ela nem precisava admitir que estava 'caidinha' pelo garoto pois era óbvio que se aproximar dele assim não seria bom.

Seu ex-namorado não lhe deixou com boas lembranças sobre o amor e para ela este não seria o momento certo para se apaixonar.

Após descobrirem que eles tem segredos e um passado nada fácil a ligação entre eles se torna maior... Mas o que levaria esses jovens a admitirem o que sentem um pelo outro?

P.S.:

Que livro amorzinho!

No segundo capítulo já me apaixonei pela história, a forma como o amor e o passado sofrido desses jovens que interfere em seu presente me deixou encantada, pois mesmo com medo eles abrem seus corações, criam coragem de contar seus segredos e aceitam o amor que existe entre eles de uma forma tão bela.

"Quando a boca não consegue dizer o que o coração sente, o melhor é deixar a boca sentir o que o coração diz" - William Shakespeare
Simplesmente lindo!
Super recomendo este romance!

site: https://parbataibooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-o-garoto-ao-lado.html
Ray 30/01/2017minha estante
Esse livro é nacional ?

Junior Pokety 03/10/2016

[Resenha] O Garoto ao Lado - Junior Pokety
O Garoto ao Lado é um romance nacional da escritora Laritza Oliveira, conhecemos Alice que depois da separação dos pais decide morar em uma nova cidade, já sendo seu ultimo ano do ensino médio em uma turma nova, ela se sente sozinha em meio a todos, cercada de livros e escritos que vê que não esta tão sozinha assim.

Logo Alice percebe que um garoto ao lado chamado Nicholas esta observando, ela se recusa a ter qualquer relacionamento no momento por fato dos estudos, mas fica intrigada pela presença do garoto.

Como de costume em livros assim bem clichê... Surge um trabalho em dupla e a historia começa a da forma. resumidamente é uma sentimento que os dois personagens sentem um pelo outro e não querem assumir, não quero dizer mais nada se não vira spoiler.

Eu sinceramente gostei da historia em si, mas algumas partes me deixaram desanimado quando a escritora cria momentos ?únicos e originais para o enredo? mas logo surge citações de outras obras ?conhecidas?, o que no meu vê deixa o livro pobre como o livro favorito de Alice ser ?A Culpa é das Estrelas? e Nicholas ser descrição perfeita do ator ?Quentin Jacobsen? do filme cidade de papel. Em momentos a escrita era muito leve e informal devido as mensagens de celular trocadas por Alice em situações, o que deixou interessante o modo de leitura isso foi muito legal.

Por ser um Livro Nacional, e a historia passar em território brasileiro no meu vê foi estanho apenas ter citado livros estrangeiros, apenas no final são citados alguns clássicos por Nicholas o que me surpreende por que em nem um momento no começo foi citado por Alice, principalmente as musicas e frases em inglês que surgiam no texto, Não sei bem, mas isso foi deixando ?pobre a obra?.

O dialogo e as frases entre a conversa foi muito solta e leve o que deixa o escritor à-vontade com as palavras sem muita formalidade, o que achei muito bom, vemos também brincadeiras entre os personagens que sinceramente dei altas risadas confesso, é isso que deixa o livro interessante e diversificado, tentar ser o mais original possível.

Dreh 08/09/2016

O Garoto Ao Lado
Mais uma resenha saindo, e desta vez, o livro é “O Garoto Ao Lado” de Laritza Oliveira. Que história mais fofa!

Alice, a personagem principal, vai morar sozinha em Palmas – TO. A garota está no último ano do ensino médio. Em sua sala de aula, repara em um garoto que não tira os olhos dela. Este é Nicholas, ou o “antissocial”, como Alice apelida-o. Eu não posso contar mais nada sobre o livro porque se eu falar mais alguma coisa, eu vou acabar dando spoiler. Porém recomendo ler se quiser saber como foi a aproximação dos dois.

É um romance bem lindinho e fofo, que vai cativar seu coração de uma forma que você não vai conseguir largar o livro até terminar de ler.

site: https://coracoesjovens.wordpress.com/

Isabela Assunção 31/08/2016

O garoto ao lado
Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Nao há nenhum Chapeleito Maluci, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudae após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontro-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio. Mesmo tendo parte de sua familia por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece nota-la. Seua únicos companheiros são seus livroa e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto de sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".

Daia @contandocapitulos 30/08/2016

*-*
Mais um novo talento da literatura nacional, o livro é um romance fofo e muito bem escrito.

Alice enfrenta todos os desafios das mudanças que ocorrem em sua vida. Uma cidade nova, nova escola, novas pessoas para conviver.
Morando sozinha, Alice é o retrato da independência, sonho de todo jovem. Porém sua vida está muito longe disso. Cercada por um passado doloroso, por lembranças que a destroem por dentro, ela busca uma segunda chance para seguir em frente.
Em sua nova trajetória, ela conhece Nicholas, e mesmo contra todas as restrições que impõe a si mesma, não consegue parar de pensar nele.
Quanto mais luta contra a atração que sente por este garoto, mais o destino acaba colocando-os no mesmo caminho. O medo é o único obstáculo entre os dois e cabe a Alice vencê-lo para alcançar sua felicidade. Será ela capaz?

Alice é uma menina doce, mesmo estando fechada para o mundo, sua natureza ainda deixa espaço para as pessoas entrarem em sua vida. Ela sofreu grandes traumas, mas está tentando, lutando por uma nova vida, para deixar o passado e o que lhe atormenta. Essa coragem e obstinação são admiráveis.
Nicholas também não teve uma vida fácil. Tem sua cota de sofrimento e por causa dele tende a ser um pouco mais reservado. Não antissocial, como Alice pensa, somente mais cuidadoso com o que ocorre a sua volta.
Gostei muito desse casal. Diferente de alguns romances em que alguém acaba destruindo os nervos dos leitores, este conseguiu manter uma dinâmica diferente, sem frescura. Eles têm suas limitações e dificuldades emocionais, mas este fator só os torna mais carismáticos.

A história se passa quase totalmente em Palmas – TO, que é uma cidade que não conheço. Este foi um ponto bem bacana da leitura, pois com as descrições da autora, me senti passeando pelos locais registrados e conhecendo um pouquinho mais do local, mesmo a distância.
Existe algo melhor que a mágica dos livros, capazes de nos transportar para outros lugares, mesmo sem sair do lugar?
O conflito central da obra é o medo que Alice tem de se apaixonar novamente.
Mesmo que dia após dia os sentimentos que ela tem por Nicholas cresçam, ela luta para interromper isso.

Os motivos para isso são revelados ao longo da história.
Nicholas tem influência nas escolhas dela sobre este assunto. A partir do momento em que ele se abre para ela, e mostra que sua vida passou longe de ser perfeita, ambos começam a buscar juntos as soluções para seus problemas.

O livro é um romance jovem e atual, que trata de temas fortes e tristes.
As revelações são de partir o coração ao conhecer o que eles já passaram.
Eventos traumáticos sempre mudam as pessoas, e no livro podemos observar bem isso, também a dificuldade de superação.
Mas ao mesmo tempo, nos mostra que é sim possível seguir em frente e se dar uma nova chance de encontrar a felicidade.

Recomendo essa leitura linda à todos os fãs de romance.
A escrita de Laritza é uma experiência gostosa e proporciona uma leitura rápida. Li em cerca de 3 horas, não consegui largar antes do fim, e acredito que será assim com vocês também.

Quote :" Na verdade, isso é o que todos nós fazemos: julgamos a pessoa e depois descobrimos que ela é totalmente diferente. "

site: http://www.livrosemrabisco.com/2016/05/o-garoto-ao-lado.html

Dan 30/05/2016

Leitura leve e absurdamente cativante
“O Garoto ao Lado” é aquele livro companheiro, que você não sabe largar, que você o devora ferozmente sem perceber, que você termina a leitura e fica chocado porque já são duas da manhã! A personagem principal, Alice, é a fofura em pessoa ao mesmo tempo em que é forte e independente. Nicholas, por outro lado... tive sentimentos mistos por ele o tempo todo, mas não tem como não torcer por eles! O final (sem spoilers!) é diferente do que esperamos para histórias como a deles e isso foi brilhantemente pensado pela Laritza, tornando tudo mais interessante. E me deixando ansioso para o próximo, claro! Arrasou, Lari!

Andresa @escritoselivros 16/05/2016

Estante: O garoto ao lado.
Sinopse: Alice acaba de mudar-se após a separação de seus pais. Numa cidade nova, numa turma nova e sozinha em seu último ano do ensino médio. Ela se sente muito sozinha, mesmo tendo uma parte da família no seu novo lar, seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Até que um dia ela passa notar um garoto na turma e ele bagunça um pouco das coisas pra garota que até então se encontrava fechada para relacionamentos, se vê entrando conflito esse interesse repentino no garoto.

"Ele, como um leão
roubou meu coração."

O livro narra a história de Alice uma garota que está passando um drama familiar, os pais acabaram de se separar e ele se mudou para uma nova cidade
para morar sozinha e conta apenas com o apoio dos tios. É uma fase bem difícil pra garota e devido a essa drama a personagem se fecha para os relacionamentos, focando apenas nos estudos, seus livros e em escrever. Ela escreve muito bem, ao longo da história vários trechos de seus escritos são
citados.

No meio disso tudo ela começa reparar no Nicholas um garoto da sua sala que aparentemente nunca havia prestado atenção. O interesse parece mutuo, mas os dois são bem diferente e complicam um pouco essa demonstração de interesse e aproximação dos dois. O Nicholas é um cara interessante, é músico, curte ler, um pouco mais reservado. Típico carinha de romance adolescente que se passa no ensino médio que costuma fazer garotas suspirarem.

Alice é uma personagem muito dramática e inevitável não comprar os dramas vividos por ela com os mesmo pelo que passei no ensino médio. Era engraçado ler o livro e relembrar os momentos de colégio, me identifiquei profundamente com a personagem principalmente na descrição na parte de trás do livro. "Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos" inevitável não lembrar de mim e do começo do blog e do meu antigo blog.

Você usa poesia e eu a rima das canções.

Retirando as questões pessoais, achei uma leitura leve, recomendada sem dúvida pro público infanto juvenil e que curte essa pegada de romances adolescentes. Me lembrou muito aquelas web novelas que existiam na época do orkut sabe? é bem antigo (eu sei), mas antes dos livros físicos eu passava horas na frente do computador lendo essas histórias, tinha muita gente bacana e que escrevia muito bem e sem dúvida algumas seriam uma grande aposta para editoras aquela época. Pode-se dizer que essas web novelas são o novo wattpad e muitos migraram pro aplicativo com o fim do orkut.

O livro acaba com um final esperado por mim, não fiquei surpresa, entretanto mesmo assim gostei do rumo que as coisas tomaram e a sequência já foi confirmada pela autora, inclusive ela já terminou de escrever e está aguardando a resposta da editora para saber vai ser publicado.

Ele segurou-me com todo cuidado, como se nossas rachaduras pudessem colidir e como se pudéssemos quebrar.

Já leram O garoto da casa ao lado? Me contem nos comentários.

site: http://escritoselivros.blogspot.com.br/2016/05/estante-o-garoto-ao-lado.html

Fernanda 29/03/2016

O GAROTO AO LADO:
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/03/resenha-o-garoto-ao-lado-laritza.html