O Garoto ao Lado

O Garoto ao Lado Laritza Oliveira

Resenhas - O Garoto ao Lado

Andresa @escritoselivros 16/05/2016

Estante: O garoto ao lado.
Sinopse: Alice acaba de mudar-se após a separação de seus pais. Numa cidade nova, numa turma nova e sozinha em seu último ano do ensino médio. Ela se sente muito sozinha, mesmo tendo uma parte da família no seu novo lar, seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Até que um dia ela passa notar um garoto na turma e ele bagunça um pouco das coisas pra garota que até então se encontrava fechada para relacionamentos, se vê entrando conflito esse interesse repentino no garoto.

"Ele, como um leão
roubou meu coração."

O livro narra a história de Alice uma garota que está passando um drama familiar, os pais acabaram de se separar e ele se mudou para uma nova cidade
para morar sozinha e conta apenas com o apoio dos tios. É uma fase bem difícil pra garota e devido a essa drama a personagem se fecha para os relacionamentos, focando apenas nos estudos, seus livros e em escrever. Ela escreve muito bem, ao longo da história vários trechos de seus escritos são
citados.

No meio disso tudo ela começa reparar no Nicholas um garoto da sua sala que aparentemente nunca havia prestado atenção. O interesse parece mutuo, mas os dois são bem diferente e complicam um pouco essa demonstração de interesse e aproximação dos dois. O Nicholas é um cara interessante, é músico, curte ler, um pouco mais reservado. Típico carinha de romance adolescente que se passa no ensino médio que costuma fazer garotas suspirarem.

Alice é uma personagem muito dramática e inevitável não comprar os dramas vividos por ela com os mesmo pelo que passei no ensino médio. Era engraçado ler o livro e relembrar os momentos de colégio, me identifiquei profundamente com a personagem principalmente na descrição na parte de trás do livro. "Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos" inevitável não lembrar de mim e do começo do blog e do meu antigo blog.

Você usa poesia e eu a rima das canções.

Retirando as questões pessoais, achei uma leitura leve, recomendada sem dúvida pro público infanto juvenil e que curte essa pegada de romances adolescentes. Me lembrou muito aquelas web novelas que existiam na época do orkut sabe? é bem antigo (eu sei), mas antes dos livros físicos eu passava horas na frente do computador lendo essas histórias, tinha muita gente bacana e que escrevia muito bem e sem dúvida algumas seriam uma grande aposta para editoras aquela época. Pode-se dizer que essas web novelas são o novo wattpad e muitos migraram pro aplicativo com o fim do orkut.

O livro acaba com um final esperado por mim, não fiquei surpresa, entretanto mesmo assim gostei do rumo que as coisas tomaram e a sequência já foi confirmada pela autora, inclusive ela já terminou de escrever e está aguardando a resposta da editora para saber vai ser publicado.

Ele segurou-me com todo cuidado, como se nossas rachaduras pudessem colidir e como se pudéssemos quebrar.

Já leram O garoto da casa ao lado? Me contem nos comentários.

site: http://escritoselivros.blogspot.com.br/2016/05/estante-o-garoto-ao-lado.html

Fernanda 29/03/2016

O GAROTO AO LADO:
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/03/resenha-o-garoto-ao-lado-laritza.html

Tainá Rodrigues 08/03/2016

Desnecessário, é o que falaria de 90% dos acontecimentos dessa história. A não ser os personagens se conhecerem e se apaixonarem, como em qualquer romance, todo o resto não faz muito sentido. Para começar, a protagonista tem 17 anos, mora sozinha em Palmas (TO) e seu livro favorito é Cidades de Papel, mesmo quando já leu Orgulho e Preconceito. Já julguei aí. Ela tem um zilhão de tios, que resolvem qualquer necessidade adulta dela, todos com famílias imensas na qual cada membro é nomeado. Aliás, até o zelador da escola tem nome e isso, além de nos confundir, é mais uma coisa desnecessária, pois o livro inteiro gira em torno do "casal", Alice e Nicholas.

Acontece toda a enrolação do mundo para eles ficarem juntos e antes disso, eles já brigam horrores. Todas as discussões e separações são completamente descartáveis e só existem para trazer algum drama a história, o que fica evidente em como as coisas são más elaboradas, se resolvem rápido e sempre da mesma forma: a menina pedindo desculpas, mesmo quando não é culpada.

Apesar de tantos personagens mencionados, poucos têm participação considerável e os que têm, são superficiais. Incluindo os protagonistas. Estranhei o fato de a mãe dela ser quase inexistente e achei forçado o "passado" revelado dos dois como desculpa para se distanciarem. O livro é cheio de gírias que ninguém usa mais (tipo "maninho s2") e a linguagem é fraca no mesmo nível que a história é pobre. Fora isso, também tem um pouco de pregação religiosa e "Deus salvará sua vida". Mal de livro brasileiro? Talvez.

Porém, adorei que a obra é cheia de referências literárias e musicais. Desde Shakespeare a Florbela Espanca ou de Ed Sheeran a Vinicius de Morais. Todo capítulo é iniciado com alguma citação relacionada aos acontecimentos que nele irão acontecer. Achei inovador. E fora isso, tem alguns poemas e músicas na própria história que podemos nos dar ao luxo de recitar ou cantar enquanto lemos.

Então, O Garoto ao Lado é exatamente aquele livro sem grandes exigências de esforço mental, próprio para se ler num domingo de preguiça.

site: https://www.instagram.com/cafedecabeceira/
Vivis 07/04/2016minha estante
Concordo plenamente com você, esse livro me decepcionou e muito

Aline 26/02/2016

Alice tem dezessete anos e acabou de se mudar para Palmas, no Tocantins. Após a separação dos pais, resolve morar na cidade onde moram seus tios e primos, deixando todo seu passado para trás.

Último ano do ensino médio, nova escola, ela se vê sozinha, tendo como companhia apenas Maria, que estuda em sua sala e é o mais próximo que ela tem de uma amiga. Um determinado dia ela nota alguém a observando, o garoto ao lado. A partir de então, ela começa a reparar mais nele e fica intrigada com o garoto de poucos amigos, que ficava sempre quieto no seu canto. E assim, aos poucos, ela foi se interessando cada vez mais pelo "antissocial"parecido com Quentin, de Cidades de Papel.

"(...) Eu não estava preparada, mas resolvi enfrentar tudo." (p. 11)

"(...) Dizem que os olhos são o espelho da alma, mas os de Nicholas nada pareciam revelar." (p. 26)

Alice é a típica adolescente, do tipo que bola planos para manter um garoto afastado, tem suas inseguranças, dúvidas e não sabe muito bem o que quer, mas por outro lado, é independente e apresenta certa maturidade com relação à alguns assuntos. Se culpa por alguns acontecimentos e por conta disso os fantasmas do passado estão sempre lhe assombrando. Adora ler e escrever é sua válvula de escape.

"(...) Algumas coisas no passado me impediam de amar alguém. Não queria me entregar à ninguém. Preferia controlar meus sentimentos a ficar em uma corda bamba de emoções." (p. 70)

"- (...) Eu sou uma garota mimada? E você, hein, Nicholas? Você age comigo como um menino com seu brinquedo. Uma hora trata com carinho, em outra ignora ou simplesmente pisa nele. Agora, eu sou mimada? Fique sabendo que eu já passei por coisas piores que você soube lidar com tudo, mas agora não quero ser seu brinquedo ou brincar, Nicholas! Então cresça!" (p. 66)

Nicholas, o garoto ao lado, é quieto e tímido. Está sempre com seus fones de ouvido por perto, pronto para ignorar tudo ao seu redor no momento que bem entender. Com um passado difícil e muitos traumas, prefere ficar na dele e assim viver sua vida. Em certos momentos me irritou com algumas atitudes bipolares, mas me chamou atenção por seu jeito misterioso e solitário, e acabou se tornando o meu personagem preferido da história. Ele é fofo de uma maneira única. ♥

"(...) Eu cresci em meio a pessoas horríveis, Alice. Eu vi o mundo terrível. Por mais que eu busque melhorar, e que Deus me ajude nisso! Eu ainda tenho as cicatrizes do passado." (p. 118)

O Garoto ao Lado tem muitos personagens, Maria, Dante, Benhur e Enzo são os que mais se destacam na trama. Cada um com sua personalidade singular, deram o toque adolescente necessário para o enredo criado pela autora.

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Alice, O Garoto ao Lado apresenta uma narrativa simples e fluída, que fez com que finalizasse a leitura em apenas algumas horas. Laritza possui uma escrita envolvente que nos leva a torcer pela protagonista e vivenciar suas angústias e dúvidas.

Adolescência, escola, amizade, romance, traumas, são alguns dos elementos que compõem o enredo de O Garoto ao Lado. É uma leitura leve e descontraída, com um leve toque dramático. O tipo de livro ótimo para ser lido após uma ressaca literária.

(+) Leia a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-garoto-ao-lado-laritza.html

Luana Freiire 25/02/2016

O garoto ao lado
Alice é uma garota comum que vai morar sozinha em Palmas, aos 17 anos ela se vê em uma cidade sem seus pais e somente com tios. Os pais dela se separaram e cada um seguiu seu caminho, Alice não quis escolher um e por isso resolveu ter sua independência.
Nicholas é um garoto calado e com poucos amigos. Alice só nota o "anti social" por que ele fica encarando e logo eles se odeiam, se gostam e todo esse clichê juvenil. Cada um tem um trauma e isso faz com que eles se guardem e machuque um ao outro. E é perceptível a ligação de Nicholas e Alice.
Gostei do livro mas acho que a narração poderia ser mais lenta, o romance poderia acontecer aos poucos e que o livro poderia ser mais longo.

site: https://www.instagram.com/castelodeleitura/