O Universo Autoconsciente

O Universo Autoconsciente Amit Goswami

Resenhas - O Universo Autoconsciente

Leka 17/03/2024

Tenho que admitir que quando eu comprei o livro, achei que o assunto seria outro e menos técnico porém fui maravilhosamente surpreendida!
A explicação é maravilhosa, fiz dezenas de marcações e aprendi demais. Recomendo para quem gosta do assunto!

Carla.Parreira 15/02/2024

O Universo Autoconsciente: como a consciência cria o mundo material (Amit Goswami, Richard E. Reed, Maggie Goswami). Melhores trechos: "...Que o universo é 'autoconsciente' e é a própria consciência que cria o mundo físico... Em um universo newtoniano, não há a menor necessidade de Deus! Realismo científico, o que implica que o realismo materialista é essencial à ciência... As vozes da oposição, no entanto, continuaram a protestar: o que dizer do livre-arbítrio? Seres humanos têm liberdade de opção. Os mecanicistas responderam que o livre-arbítrio é simplesmente uma ilusão. E acrescentaram o interessante argumento de que havia um possível modelo físico do ilusório livre-arbítrio... Nossa consciência tem de existir antes de nossa capacidade algorítmica de computador... Na física clássica, todo movimento é determinado pelas forças que o governam... Místicos budistas referem-se frequentemente à consciência para além do indivíduo como o não ser, o que leva à confusão potencial de que a possam estar negando inteiramente... O sonho é uma experiência consciente, embora diferente da que temos no estado de vigília. Os estados que experimentamos na meditação, sob o efeito de drogas, nos transes hipnóticos — todos esses estados alterados de consciência envolvem experiências... Uma consciência que pode produzir instantaneamente o colapso a distância da função de onda de um fóton terá de ser em si não local, ou transcendente. Em vez de considerar a não localidade como uma propriedade mediada por sinais superluminosos, portanto, o idealista postula que a não localidade é um aspecto essencial do colapso da função de onda do sistema correlacionado — e, portanto, uma característica da consciência... As pulgas menores mordem as maiores, mas as maiores jamais afetam o comportamento das menores... Os experimentos de Libet confirmam o conceito de que o ego-self clássico normal surge de processos de percepção secundária de uma experiência consciente... O self separado não tem livrearbítrio, à parte o do self quântico e, em última análise, o da consciência unitiva..."

skuser02844 01/01/2024

Bem explicado, mas meio enrolado
Do meu ponto de vista, poderia ter sido explicado mais objetivamente, foi um livro que me cansou muito de ler porque estou acostumada a ler livros de entretenimento (histórias mesmo) e não livros mais voltados para aprender algo, principalmente física que é bem fora do que costumo gostar.
Apesar disso, a explicação é muito boa, mas algumas vezes senti muita repetição e muitos exemplos pra mesma coisa, o que me fazia querer parar de ler.
Mas para quem gosta de física e quer aprender mais sobre física quântica e sobre a parte espiritual envolvendo ciência, é um bom livro para se ler.

Sidney 28/12/2023

Física quântica para mudar a mente
Este livro é surpreendente de tão original. O autor relaciona física quântica com psicologia e outras áreas de estudo do cérebro e da mente. O mais interessante é que suas explicações fazem muito sentido.

Thiago 22/04/2022

Leitura muito agradável
17º livro lido com o grupo Olhos de Ler
"Os que não ficam chocados quando tomam conhecimento da teoria quântica não podem possivelmente tê-la compreendido." (Niels Bohr)
Leitura com conceitos novos, compreendê-los é um desafio!
Fantástica finalização, onde ele entretece os conceitos de física quântica com a ética de uma humanidade integral.
Este livro expõe o abismo entre o materialismo científico e a subjetividade da espiritualidade e propõe uma ponte: o monismo idealista.

Robson M 01/03/2022

Leitura complexa, porém interessante!
Livro essencial para quem estuda ou tem interesse nesta área que o autor apresenta. Para uma melhor compreensão se faz necessário antes conhecer alguns princípios básicos da física Quântica. Recomendo também assistir o documentário "Quem somos nós".

brunapcorreia 19/04/2021

A mensagem é importante, mas eu tive bastante dificuldade de entender várias coisas. Preciso reler!

Thiago 23/03/2021

A realidade existe através de um observador
O livro é dividido em duas partes conceituais. Na primeira metade, Amit Goswami apresenta uma introdução dos paradigmas da física clássica em oposição à física quântica. De maneira didática, tenta traduzir em conceitos leigos como o entendimento da realidade final de maneira cartesiana/newtoniana é incompatível com as incertezas, dualidades e paradoxos da nova física, altamente probabilística. Nesse ponto, entra a figura do observador, aquele que provoca o colapso das probabilidades com sua observação. Goswami traz muitos insights que questionam uma ciência puramente materialista e que não se sustenta sem um mundo idealista, imaterial. Até esse ponto, temos uma narrativa bem estruturada, com uma linha de argumentação lógica e de complexidade progressiva. Na segunda parte, o autor tenta extrapolar tais conceitos ao universo mental, no domínio da psicologia e filosofia, buscando a natureza da consciência. A meu ver, nesse ponto Goswami adentra em terreno minado, com argumentos menos convincentes, por vezes perdendo-se em elucubrações que objetivamente nada acrescentam ao tema. Tenta delinear conhecimentos psicológicos abstratos e adaptá-los ao arcabouço conceitual da Física Quântica, alternando entre êxito e fracasso. No geral é um livro rico, bem escrito e estruturado, que traz reflexões importantes e inovadoras. O grande êxito de Goswami é demonstrar, a meu ver, de maneira inequívoca e científica, que a consciência e a autoconsciência não podem ser epifenômenos da matéria, pois afinal, a matéria não pode gerar uma autopercepção e o observador é parte do todo e ao mesmo tempo é tudo.

Desperta Luz 20/02/2020

Mecânica quântica para curiosos
Este foi o primeiro livro sobre mecânica quântica que li. Seu nível é um pouco avançado para leigos, como meu caso, então tive que voltar algumas vezes nos mesmos trechos para absorver o conteúdo. Por outro lado, fez várias fichas caírem e me ajudaram a observar a realidade por outras perspectivas. Recomendo paciência e persistência para ler e compreender os conceitos da dinâmica quântica do Universo.

Lucas1429 13/04/2015

Um Livro inicial para o conhecimento e associação física quântica e realidade material
O livro faz um apanhado de diversas teorias quânticas modernas e a base de teorias que regem a realidade material que vivemos, com certeza é um livro inicial para aqueles que se interessam por material científico e filosófico, na parte final do livro o brilhante autor faz um apanhado da sua base filosófica e espiritual com os seus estudo de ph.d.
Leia com uma base prévia de física quântica e recomendo assistir o documentário quem somos nós para ter uma visão do material exposto.