O Regresso

Resenhas - O Regresso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mauricio.Alcides 26/01/2016

Muito alem da vingança
Eu não sou um critico literário e sei que pouco entendo sobre o assunto, mas não paro de me perguntar. Como não fui apresentado a essa obra antes de ouvir falar do filme?

O regresso trata de assunto muito mais profundos do que a vingança, é um monumento sobre a superação da vida, sobre os limites de um perdão. É das melhores narrativas que já tive acesso.

Lançado originalmente em 2002 por Michael Punke a historia retrata uma das maiores historias de sobrevivência relatadas, contra tudo e com as menores chances que se possa ter Hugh Glass simplesmente insiste em não morrer talvez por já estar morto e não saber.

O livro é isso, simples assim. Mas só que passou por suas paginas ira poder imaginar o sofrimento e as barreiras derrubadas por Glass em sua jornada. Espero mesmo que o filme de Alejandro González Iñárritu atenda as minhas expectativas (Que estão demasiada altas) e espero que com a chegada desse filme esse livro passe a ganhar um posto entre os Clássicos, pq certamente é lá que ele deveria estar!

Nota: 9,3
Gonçalves 25/10/2016minha estante
Adorei seu comentário foi direto em tudo que eu penso do livro parabéns pela resenha Mauricio.Alcides

Rhuan 25/05/2021

Um livro ok
Quem já assistiu o filme já começa a leitura com uma boa expectativa sobre a história, o que não é ruim. Do mesmo modo, para quem não tem muitas experiências com camping e caça, o filme ajuda muito a direcionar a imaginação do leitor. Mas o objetivo não é comparar livro e filme ou criar alguma ligação entre eles.

Sobre o livro: A leitura densa, não é aquele livro fácil de ser devorado. Em alguns momentos, tive que voltar vários parágrafos para entender tudo, pois qualquer coisa que me desviasse a atenção, me deixava mais perdido que o Hugh Glass. A história traz tantos detalhes que às vezes chega a ser maçante, é como se eu tivesse que estudar a geografia do local, verificar mapas e procurar vídeos no youtube para entender melhor.

O livro acaba de um jeito que pra mim foi bem "nhé". Durante a leitura, a história cria uma expectativa e no fim é frustrante pois acaba de um jeito que fiquei "é isso????" São muitas páginas de leitura pra no final entregar o que foi entregue. Particularmente até entendo, por ser uma história baseada em fatos reais. Nos traz a lição de que nem tudo - ou nada - é exatamente do jeito que queremos. Mas ainda assim acho que foi bem vazio.

Não é perda de tempo ler, mas não me trouxe a mesma sensação gostosa de "caraca, que história!". Enfim, é um livro bom e não mais que isso.
Bruno 25/05/2021minha estante
excelente comentário

Dudu 25/11/2021

Maravilhoso
O livro é incrível, cada detalhe é impressionante. Para quem viu o filme e só depois leu livro, percebe muita diferença na história, mas a base principal é mantida. Ótimo livro.

Fox 29/09/2020

Incrível como uma historia 80% fictícia (já que há poucas informações sobre vários trechos da historia) consegue ser tão impactante mesmo que o assunto já seja batido nas histórias de aventuras do século XIX nos EUA.

Amanda.Monteiro 04/02/2021

Eu to chocada como o livro é bem diferente do filme!

Apesar de ser uma trama baseada em fatos reais dessa lendária figura da história Americana, pouco se sabe com exatidão o que realmente aconteceu com Hugh Glass em 1823 em sua aventura em busca de sobrevivência e vingança. Já antecipo sem spoilers que essa mistura obscura de histórias e lendas que Michael Punke escreveu, foi adaptada de uma forma bem diferente ao cinema. (sim, eu vi o filme antes de ler o livro haha)

Com uma história em uma atmosfera de oeste americano com desbravadores em busca de peles, encontrando e lutando contra tribos indígenas, no Regresso podemos ver que Glass é a prova que a pessoa só morre quando é a hora certa pra ela morrer, porque o tanto de perrengue que esse homem passa... tá doido, quase jurei que fosse imortal! haha

De uma coisa é certa, tanto o diretor do filme com Leonardo DiCaprio quanto o autor do livro fizeram interpretações diferentes sobre um único fato real que se tem prova: a sobrevivência de Glass após o ataque do urso-cinzento e o abandono de seus colegas.

Se você viu o filme e gostou da história, recomendo ler o livro para encontrar uma versão alternativa daquilo que assistiu. Eu particularmente preferi bem mais a do livro... Achei mais rica de informações, tem muito mais aventura, nervoso, perrengue e ação.

Pequod.3 29/06/2021

Ser atacado por um urso, abandonado no meio do nada e com aqueles ferimentos terríveis, nunca pensei que esse personagem Hugh Glass era real, assisti o filme na época sem saber, o livro sofreu modificações, confesso que gostei mais do filme, pois as modificações na minha opinião enriqueceu a história, mas também tem seus méritos, não entrarei em detalhes porque seria spoiler, mas digo que se você que lê este texto, gostou do filme, que diga-se de passagem é um dos meus filmes favoritos, leia o livro, ambos se completam e só gera benefícios ao leitor.

José Vitor - @paginas_literarias 22/05/2020

Leitura: 10/04/16
Essa é a primeira vez que leio um livro desse jeito, tipo, com vingança e no ano de 1800 e pouco, não estou acostuma com livros de ação, por isso demorei um pouco pra ler (1 mês e 3 dias kkkkkk), por que não estava na minha zona de conforto haha
Gostei do livro, não foi o melhor do mundo, mas também não foi o pior.
Achei interessante os detalhes da história, isso que amei na escrita do Michael Punke.
Achei o final meio ??? mas depois que li o "Notas Históricas" eu entendi o que aconteceu de verdade, o que, na história, era fictício ou real.
Vou dar 4 estrelas por que não achei um livro tão ruim. Agora só falta assistir o filme hahaha
Recomendo pra quem gosta de livros de ação, guerra, vingança, entre outros.

Marcela115 11/06/2020

O regresso é uma notável história de obsessão, sobre um homem cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança. A narrativa ficou muito bem contada, sua linguagem é calma e a narrativa é fluente. Assim que terminei o livro, eu fui ver o filme. E vale a pena!

Karime 06/02/2020

Só não dei 5 estrelas por causa da caça, mas que livro! Enrolei pra começar achando que seria monótono e fui surpreendida. Bem rico em detalhes na descrição das cenas e paisagens, e também nas informações sobre a época. Torci contra, torci a favor... é um baita de um perrengue.

Larissa Wilde 28/06/2020

Muito bom!
A adaptação cinematográfica acrescentou alguns fatos que tornam a vingança ainda mais necessária e iminente, nesse caso, prefiro a história contada através dos rumos do filme, mas essa é uma história que vale a pena ver outros percalços tomados na vida de Glass.

Reccanello 15/03/2022

Em 1823, após enfrentar o clima implacável das Montanhas Rochosas, suas feras selvagens e a constante ameaça de confronto com os indígenas que se defendiam da invasão dos homens brancos, Hugh Glass, um experiente caçador integrante da Companhia de Peles Montanhas Rochosas, vê-se frente a frente com um urso-cinzento. Atacado e gravemente ferido pela fera, é abandonado para morrer e roubado pelos mesmos homens que dele deveriam cuidar e, oportunamente, oferecer-lhe um funeral apropriado. Tomado por uma cega e furiosa determinação, Glass não apenas sobrevive ao ataque como atravessa quase cinco mil quilômetros de terras selvagens, enfrenta predadores e sobrevive à fome e à agonia dos ferimentos mais terríveis, tudo para concluir seu objetivo: vingança. Inspirando-se em fatos incrivelmente reais e escrevendo em uma prosa sedutora e extasiante, Michael Punke nos traz, em O Regresso, um romance notável, a história de um homem obsessivo e determinado cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança.

site: https://www.instagram.com/p/CVT0E2ngVjc/

Rafael1829 02/10/2023

Prometeu nada e entregou tudo.
Frases marcantes, enredo interessante e um baita de um protagonista é isso que achamos nesse livro, leiam e desfrutem de um livro que superou ao menos as minhas expectativas.

Gabs. A 12/04/2021

Uma surpresa agradável.
Não têm como resenhar a obra, sem mencionar a adaptação que rendeu o Oscar para o Léo DiCaprio, vulgo Hugh Glass, aqui em sua épica jornada em busca de vingança.

O enredo do filme não bebeu tanto de sua obra mãe, oque não necessariamente é algo ruim, nos permitindo apreciar duas trajetórias bem distintas e talvez até complementares eu diria.

Num enredo envolto de contratempos, costurando ficção com fatos históricos e personagens verídicos, somos Levados a enfrentar junto de nosso herói as mazelas da traição, fome, o frio congelante do Rio Missouri, e o fatídico encontro com à ursa cinzenta

Um grande Obra, capaz de nos transportar para as montanhas de uma America ainda não desvirginada do século XIX. Enquanto nos preparamos para "o regresso" vingativo do Sr.Glass ( e que vingança, meus amigos rsrs).

Hugh Glass um verdadeiro perito em sobrevivência, nível Bear Grylls, que obviamente é do signo de escorpião - única explicação plausível para tanto sangue nos olhos e a vingança como meta de sobrevivência.

NR. Gente, o doguinho não! ?

Beatles 14/07/2022

Achei bem razoável, fui com a expectativa muito alta por ter visto o filme antes e me decepcionei um pouco. Filme muito melhor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6