O Regresso

Resenhas - O Regresso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Myke.Anderson 25/04/2021

Uma história sobre vingança
Se você assistiu o filme e pretende ler o livro, já deixo avisado que o livro é bem diferente do filme, e isso é ótimo!

É uma historia que vai da superação a resistência humana, e pra quem gosta de histórias ambientadas no século XIX é um prato cheio.

Recomendo!

Rogério 06/02/2024

Saga de vingança incrível
Eu não assisti o filme que deu o Oscar a Di Caprio até hoje porque tinha este livro e sempre falava que o leria primeiro.
Certo, e que livro incrível!
Hugh Glass fazia parte de um grupo de caçadores de peles no Vale do Missouri. Ele sofre um ataque de urso que o retalha todo, deixando à beira da morte ( não é spoiler, tem isso já na sinopse). Os dois homens encarregados de cuidar dele até seu fim o abandonam com vida e ainda levam suas armas, não lhe permitindo nem uma condição decente de sobrevivência. Mas o que não contavam é que Glass sobreviveria. E iria atrás deles numa desejada vingança.
Acompanhar Hugh por essa empreitada é impressionante. O ataque do urso é apenas um dos problemas dele. A cada capítulo, você espera que as coisas melhorem mas é só ladeira abaixo, um perrengue atrás do outro.
E, por fim, não deixe de ler as notas históricas, porque você pode ser surpreendido com algumas informações lá como eu fui, acredite ?

Dri Fernandes 10/04/2020

É bom, mas...
Comecei o livro sem saber nada sobre, confesso que achei cheio de detalhes, um pouco arrastado e quase o abandonei. No final quando li o contexto historico e vi que se trata de uma historia real eu entendi. Quem for ler não espere um livro cheio de ação, violência ou uma vingança ferrenha, pois não tem, encaro ele mais como um relato de uma parte da história americana. E por se tratar de uma historia não cabe a mim dizer se é boa ou não. Recomendo a leitura, mas não espere algo extraordinário.

Quecia Fonseca 22/09/2020

Bom.
Um ponto importante da trama é que ele se passa em 1823 e tem bastante fato histórico sobre a população indígena dos Estados Unidos. Além disso, a maior parte do livro se passa numa floresta, o que traz muita informação para quem nunca fez camping, por exemplo.

Os vários pontos de vistas e personagens são interessantes, se não fosse isso eu provavelmente teria abandonado o livro, pois é nessa troca de ponto de vista que a trama realmente fluía.
Além disso, a perseverança do Hugh foi inspiradora, me peguei pensando várias vezes em como ele ainda estava vivo hahaha

Entretanto, a escrita do livro é muito pesada e lenta, o que me fez demorar bastante para terminar de ler. Esse com certeza NÃO é um livro para se ler em um dia, apesar da pouca quantidade de páginas.

Para mim, o final poderia ter sido bem mais desenvolvido e coerente. Tudo terminou de forma abrupta e sem sentido. Esperava mais...

Clarinha 30/09/2020

Simplesmente perfeito!!!
Não sei como vi o filme sem ter lido essa obra de arte antes. Achei muito bem detalhado todos os eventos da história, e a leitura me prendeu do início ao fim.

Helder 23/02/2016

Um livro de aventura
Primeiro vamos rever a propaganda. O Regresso não é um livro sobre vingança. Isso é o filme, que foi somente “baseado” no livro. Aqui o que importa é a sobrevivência, e como acreditei na propaganda, talvez tenha me frustrado um pouco, pois pela primeira vez, preferi um filme a um livro.
Como uma estória de vingança, o livro é muito fraco, pois não existe um grande motivo para o personagem principal se vingar, afinal, o que você faria no lugar dos “amigos” dele que o abandonam achando que em breve ele estará morto? E tem ainda o final , que no quesito vingança, é totalmente decepcionante para quem espera uma catarse.
Mas como estória de sobrevivência é incrível, e difícil acreditar que tenha um fundo de veracidade naquilo tudo. Diversas vezes pensei que estava lendo sobre o Coiote do Papa Leguas: Putz, este cara não morre nunca??!!
E haja percalços. Hugh Glass é um ex marinheiro cuja maior motivação na vida é conhecer novos lugares. NO começo vê esta chance no mar, onde começa como marinheiro e acaba virando até pirata, mas no fim descobre que sua motivação pode estar em terra, desbravando o interior dos EUA, que ainda era habitado essencialmente por índios, alguns até canibais.
Para isso, Glass consegue um contrato como caçador e guia para uma empresa que caça animais para retirar a pele e vende-la, um negócio aparentemente tão rentável quanto veio a ser o petróleo no futuro. Este grupo é liderado pelo Capitão Henry e possui homens com diferentes estórias, sendo um deles o desajustado Fitzgerald.
Subindo sempre para o norte dos EUA seguindo por rios que até então nem haviam sido mapeados, o grupo tem a intenção de juntar peles e montar postos de comercio pelos rios.
Porém, numa destas expedições, Glass é atacado por um urso em uma cena descrita magistralmente no livro, e fica quase morto. O capitão preza por seus homens e não aceita deixar para trás um homem ainda vivo. Porém o terreno é inóspito e as ameaças são muitas, principalmente as diversas tribos que ainda não aceitam o homem branco, então o Capitão oferece dinheiro a dois membros da equipe para acompanharem Glass até seus momentos finais, que pareciam próximo, e lhe oferecerem um enterro digno.
Porem um destes é Fitzgerald, que está mais interessado no dinheiro do que na vida do companheiro, e logo se cansa daquele cara que insiste em não morrer e simulando a presença de índios, convence o outro rapaz a ir embora e deixar Glass ali sozinho para morrer. E já que este seria o futuro próximo de Glass, Fitz resolve levar também seus pertences principais, que para a época narrada eram como um carro hoje: Suas armas, rifle e facas.
Porém o Coiote, ops, Glass, não morre e com o objetivo de reencontrar Fitzgerald ele começa a lutar por sua sobrevivência. E como sobreviver num lugar onde o inverno se aproxima e sem armas para caçar e se proteger? Ai o coiote mostra seu lado meio MacGyver. Mata cobras com pedras, faz armadilhas para caçar ratos e coelhos, come carcaças de animais mortos, luta com lobos por carne e come muito mato. Tudo isso enquanto se arrasta (Sim, uma de suas pernas foi quebrada) por um terreno inóspito, onde pode sempre haver um índio à espreita.
Lendo assim parece tudo nojento e maçante, mas não é não. O autor tem uma escrita bem interessante e nos faz participar das vitorias de Glass e torcer para que ele consiga seguir em frente, mas são tantas tragédias pelo caminho que diversas vezes pensamos que não vai dar. O livro chega até a ser meio adolescente, de tantas aventuras vividas por Glass. E é muito interessante a versão que traz sobre o início da colonização americana. Difícil imaginar tal passado para um pais tão evoluído como os EUA atual
Por fim, fica um pensamento: Como o homem evoluiu! E o que levava aqueles homens a aceitar aquela vida medíocre e perigosa? Se eu fosse Glass, não tinha livro, pois morria logo no início. Não espere nenhum mega livro, mas se estiver afim de um pouco de aventura, embarque nessa em um sábado à tarde na rede. Dá para se divertir.

Edu harper 28/01/2024

História sobre vingança e sobrevivência
O escritor alcançou com sua escrita me fazer experimentar a narrativa, me sensibilizar com o personagem principal principalmente por toda a tragédia que ele confronta ao longo de toda a jornada. Eu desenvolvi uma admiração pelo protagonista por sua bravura e determinação. Como se as cicatrizes de Glass fossem acessíveis ao nosso toque.

Yamanakas 11/04/2022

devagar?
Leitura devagar, te prende com cada detalhe, alguns desnecessários. Te enche de expectativa, e não entrega tudo. Deixou a desejar no quesito principal?

Livros de Cabeceiras 31/08/2021

Um Romance histórico
O livro se passa em 1823 e narra a história de Hugh Glass, um dos mais experientes caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas que desbravam as terras inesploradas nos Estados Unidos. Em uma dessas caçadas Hugh é gravimente ferido por um urso e abandonado a própria sorte pelos seus companheiros. Tomado pelo único desejo de se vingar daqueles que o abandonaram Glass briga para sobreviver e poder ir atrás desses homens.
O autor mescla ficção com eventos históricos e aqui ele nos mostra uma história de vingança, de um homem as porta da morte abandonado pelos seus companheiros e que seu único desejo agora é se vingar. Também nos mostra uma história de sobrevivencia, de como uma pessoa determinda a buscar uma coisa na vida pode fazer, mesmo estando mortalmente ferido.
O livro tem uma leitura bastante densa, as histórias dos personagens e toda a crueldade do mundo naquela época são narrados nesse livro, mas a escrita do autor é super fluída, ele narra a história de uma forma bastante empolgante. Só achei que o final do livro ficou a desejar, ele narra todos os passos de Glass em busca de sua vingança e quando chega no final eu me perguntei “ele passou por tudo aquilo para isso?”, realmente esse final ficou bem aquem do livro.
No geral foi um livro muito bom, gostei bastante da história que o autor trouxe aqui e também dos personagens, cada um deles com sueus proprios problemas e passado e todos quando mencionados foram de uma clareza na história muito bem conduzida pelo autor.
No final de 2015 o livro foi adaptado para o cinema com os atores Leonardo DiCaprio e Tom Hardy nos papeis principais e o filme foi dirigido por Alejandro G. Iñárritu, mesmo diretor de Babel e Birdman.

site: https://www.instagram.com/p/CRFVn66Lbcw/?utm_source=ig_web_copy_link

Patty 09/02/2016

Nervoso
Quando terminei de ler O Regresso o que me veio a mente foi: quanta sofrência meu Deus!
Mas o que torna tudo mais interessante é saber que realmente o Hugh Glass existiu e boa parte de todo esse drama foi real.
Michael Punke soube exatamente balancear realidade com ficção criando um livro super intrigante que te faz ficar com o coração na mão em vários momentos!!
Ainda não vi o filme, mas se ele for pelo menos metade do que é o livro, já dá pra entender o porque dele ser o favorito ao Oscar desse ano!

LanNa 01/07/2021

Sufoca
O esforço que Glass faz pra se manter vivo é angustiante. O autor detalha bem os acontecimentos mas não é cansativo e é essencial pra te transportar pra cena. O passado dos personagens principais é tão bem trabalho que vc compreende a atitude que eles tomam. É um enredo simples mas que sufoca e prende.

Ruan 07/07/2022

Épico
'Uma obra soberba sobre vingança', não há descrição melhor do que essa, encontrada na contracapa. O Regresso é um tremendo livro sobre a história de superação de um homem, enfrentando limites quase insuperáveis enquanto ferido, abandonado e desarmado.

É notável a força de Hugh Glass, embora sua motivação possa ser contestada, fez-se como um herói na luta pela sobrevivência agarrando-se ao anseio de reaver aquilo que um dia tivera.

Michael Punke nos leva por cenários selvagens e deslumbrantes no centro oeste americano, numa época muito diferente da atual, onde o perigo corria a solta. Com uma escrita fluída, torna um cenário improvável em uma interessante leitura. Definitivamente, voltar ao meio oeste norte-americano se tornou uma vontade.

Cris 17/12/2021

Natureza, sobrevivência e aventura
"Ainda assim, ele pensava, não existe sorte se você não for na direção dela. (...) Se não encontrasse a sorte, ele iria fazer o possível para produzi-la por si mesmo." Pág. 92

Este livro conta uma história inspirada em eventos reais.

Hugh Glass foi um famoso caçador norte-americano, que fazia parte da Companhia de Peles Montanhas Rochosas, por volta de 1823.

Estes homens cruzavam o interior do país em busca de Peles de animais e enfrentavam várias dificuldades em suas viagens, como temperaturas extremas, esgotamento físico, escassez de comida, ataques de índios e de animais selvagens.

E foi justamente por sobreviver a um ataque de um urso cinzento que Hugh Glass ficou conhecido. Este ataque deixou o caçador à beira da morte com vários ferimentos graves, ele nem conseguia falar ou comer devido aos danos causados na sua garganta.

Os homens tiveram que carregar Hugh por alguns dias, mas devido ao estado dele, o comandante da equipe resolveu seguir viagem e deixar dois caçadores para trás para lhe fazerem companhia até que ele morresse.

Acontece que ainda não era a hora de Hugh morrer, e ele permaneceu sobrevivendo dia após dia, mesmo contra todas as expectativas. Os seus companheiros resolveram então deixá-lo para trás e tentar acompanhar o resto da equipe.

A partir daí, vemos uma história incrível de sobrevivência, perseverança e vingança. Hugh consegue sobreviver, encontra pessoas que o ajudam no caminho e percorre, mais de cinco mil quilômetros a pé em busca dos homens que o deixaram para trás.

Gente, esta história é realmente incrível! Hugh passa por tantos perigos, que a gente imagina que o cara é um super herói.

Quando eu peguei este livro para ler, sinceramente, achei que a história seria bem monótona. Eu tinha assistido a adaptação na época do lançamento, e apesar de ter gostado, tinha passagens sem ação que me deram um pouco de cansaço.

Mas a escrita do autor me surpreendeu muito por ser ágil, e não fiquei nem um pouco entediada com a narrativa, mas totalmente presa nos acontecimentos.
O autor usou fatos reais, mas também um pouco de ficção pra contar esta história, e seguiu acontecimentos bem diferentes do filme.

Eu revi o filme depois de ler, e não lembrava também que ele era tão bom. Foi indicado a vários Oscars e ganhou alguns deles, inclusive, o primeiro Oscar como ator principal para o Leonardo DiCaprio que está incrível neste filme. Vale muito a pena tanto a leitura como o filme, mostra uma história de superação e coragem que é inspiradora.

Eu esperava mais do final, mas gostei de o autor ter dado uma nota explicativa contando um pouco mais sobre a história de Hugh, e o que de fato é conhecido só te ele. Também ficamos sabendo o que aconteceu ao longo da vida de Hugh e de outros personagens.

Indicado para leitores que gostam de relatos históricos, aventura, ação, e sobrevivência na natureza selvagem.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Anderson.Leonardo 13/04/2020

Positivo
Leitura agradável, ótimo início e desenvolvimento cativante, porém falha com um final no meu ponto de vista fraco, esperava mais !

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6