O Regresso

Resenhas - O Regresso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cris 17/12/2021

Natureza, sobrevivência e aventura
"Ainda assim, ele pensava, não existe sorte se você não for na direção dela. (...) Se não encontrasse a sorte, ele iria fazer o possível para produzi-la por si mesmo." Pág. 92

Este livro conta uma história inspirada em eventos reais.

Hugh Glass foi um famoso caçador norte-americano, que fazia parte da Companhia de Peles Montanhas Rochosas, por volta de 1823.

Estes homens cruzavam o interior do país em busca de Peles de animais e enfrentavam várias dificuldades em suas viagens, como temperaturas extremas, esgotamento físico, escassez de comida, ataques de índios e de animais selvagens.

E foi justamente por sobreviver a um ataque de um urso cinzento que Hugh Glass ficou conhecido. Este ataque deixou o caçador à beira da morte com vários ferimentos graves, ele nem conseguia falar ou comer devido aos danos causados na sua garganta.

Os homens tiveram que carregar Hugh por alguns dias, mas devido ao estado dele, o comandante da equipe resolveu seguir viagem e deixar dois caçadores para trás para lhe fazerem companhia até que ele morresse.

Acontece que ainda não era a hora de Hugh morrer, e ele permaneceu sobrevivendo dia após dia, mesmo contra todas as expectativas. Os seus companheiros resolveram então deixá-lo para trás e tentar acompanhar o resto da equipe.

A partir daí, vemos uma história incrível de sobrevivência, perseverança e vingança. Hugh consegue sobreviver, encontra pessoas que o ajudam no caminho e percorre, mais de cinco mil quilômetros a pé em busca dos homens que o deixaram para trás.

Gente, esta história é realmente incrível! Hugh passa por tantos perigos, que a gente imagina que o cara é um super herói.

Quando eu peguei este livro para ler, sinceramente, achei que a história seria bem monótona. Eu tinha assistido a adaptação na época do lançamento, e apesar de ter gostado, tinha passagens sem ação que me deram um pouco de cansaço.

Mas a escrita do autor me surpreendeu muito por ser ágil, e não fiquei nem um pouco entediada com a narrativa, mas totalmente presa nos acontecimentos.
O autor usou fatos reais, mas também um pouco de ficção pra contar esta história, e seguiu acontecimentos bem diferentes do filme.

Eu revi o filme depois de ler, e não lembrava também que ele era tão bom. Foi indicado a vários Oscars e ganhou alguns deles, inclusive, o primeiro Oscar como ator principal para o Leonardo DiCaprio que está incrível neste filme. Vale muito a pena tanto a leitura como o filme, mostra uma história de superação e coragem que é inspiradora.

Eu esperava mais do final, mas gostei de o autor ter dado uma nota explicativa contando um pouco mais sobre a história de Hugh, e o que de fato é conhecido só te ele. Também ficamos sabendo o que aconteceu ao longo da vida de Hugh e de outros personagens.

Indicado para leitores que gostam de relatos históricos, aventura, ação, e sobrevivência na natureza selvagem.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Ruan 07/07/2022

Épico
'Uma obra soberba sobre vingança', não há descrição melhor do que essa, encontrada na contracapa. O Regresso é um tremendo livro sobre a história de superação de um homem, enfrentando limites quase insuperáveis enquanto ferido, abandonado e desarmado.

É notável a força de Hugh Glass, embora sua motivação possa ser contestada, fez-se como um herói na luta pela sobrevivência agarrando-se ao anseio de reaver aquilo que um dia tivera.

Michael Punke nos leva por cenários selvagens e deslumbrantes no centro oeste americano, numa época muito diferente da atual, onde o perigo corria a solta. Com uma escrita fluída, torna um cenário improvável em uma interessante leitura. Definitivamente, voltar ao meio oeste norte-americano se tornou uma vontade.

Meias de Abelha 22/09/2021

Emoções e angústia se resume....
Em 1823 a equipe de caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbrava as terras inexploradas dos Estados Unidos.

Minutos depois de começar o reconhecimento, Glass o caçador mais experiente do grupo, foi atacado por um urso-cinzento e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver.
Com isso o capitão da companhia (Henry), exige cuidado máximo com Glass até a sua morte. Porém, carregar um peso morto era uma tarefa árdua, que mostrou muitas dificuldades para prosseguirem. Assim, Henry solicitou dois de seus caçadores, para que fizessem companhia à Glass até sua morte e que fizessem um enterro digno a ele, enquanto o grupo avançaria o rio.

Fitzgerald (o mais encrenqueiro da turma) é um dos que permanece ao seu lado, por escolha do capitão, claro! Até achar uma oportunidade de larga-lo sozinho, ao escutar os Índios inimigos se aproximando, e junto com Bridger (o outro escolhido para cuidar de Glass), correram, deixando Glass achando que seria seu fim. O que eles não esperavam, era que mesmo muito machucado, ele lutava pela sua vida e jurou vingança contra todos que o abandonaram.

O livro foi inspiro em fatos e o autor conseguiu trazer toda aquela emoção à cada descoberta dos caçadores e a angústia ao imaginarmos Glass ferido e lutando pela sua sobrevivência.
Indico a leitura!

Siga nosso Instagram e fique por dentro dessa e muitas resenhas, memes, dicas e muito mais...
www.instagram.com/meiasdeabelha

site: https://www.instagram.com/meiasdeabelha

Mah Mac Dowell 20/12/2021

Assisti o filme há alguns anos e desde então tinha ficado curiosa para ler o livro. O legal do livro é que conseguimos obter mais informações e esclarecimentos do que no filme.
Teve uma parte do livro que achei meio confusa. E algumas partes em que achei o filme mais emocionante.
Mas é impossível ler esse livro e não torcer pelo personagem, não ficar agoniado e sentir as sensações descritas por ele.

Grumpy Readers 22/01/2017

É bom, mas não é ótimo
O autor fez uma pesquisa extensa e abusa nas descrições - não que isso seja ruim, mas contribui para tornar o começo um tanto arrastado.
As cenas de ação, porém, quando acontecem, são excelentes.
O grande ponto negativo para mim foi o final que, em grande parte criado pelo autor (pois ele deixa bem claro que é inspirado na história real de Hugh Glass e não um relato histórico acurado), foi um dos mais astroclimáticos que já li.
No final das contas, é uma história sobre a jornada de um homem para sobreviver muito mais que sobre vingança. Um bom livro, mas esperava mais.

site: http://grumpyreaders.blogspot.com/2017/01/resenha-o-regresso-michael-punke.html

taiz 01/01/2021

Primeira leitura de 2021 concluída!
Bem dizem que o 3 é derradeiro. Tinha iniciado essa leitura duas vezes e abandonei. Mas na terceira tentativa consegui concluir e é uma aventura (baseada em acontecimentos reais) empolgante.

Em vários momentos fiquei ansiosa esperando pelo clímax de toda a história. Infelizmente o final não foi como eu esperava, mas valeu muito a pena ler o livro antes de me desfazer dele, que era meu plano anterior.

Próximo passo, assistir ao filme.

Leila 01/03/2016

A história é bem estruturada, somente o final que achei que faltou alguma coisa. O autor não dá um destino específico para os personagens, simplesmente termina a narração, fica faltando , na minha opinião, um final. Na achei que foi uma história de vingança, inclusive no final o personagem principal perdoa seu desafeto. Considerei o livro como uma história de superação, aí sim, uma luta pela sobrevivência, com muitas dificuldades, transtornos, sofrimento, enfim, uma vida de luta e batalhas para superar cada dia vivido.
Beth 01/04/2016minha estante
Acho que o autor não teve habilidade para desenvolver o tema. Teria dado uma grande história.

Jon 02/07/2023

Vale a pena ler
Como li depois do filme tinha expectativas de ler algo parecido com o conde de monte Cristo, mas o livro é baseados em fatos reais e documentação, portanto, conta a história real. No final apresenta o desfecho real de cada personagem e separa as partes criadas das reais. Mas nada tão emocionante quanto o filme kkkk (são coisas diferentes).

Carlos.Henrique 24/04/2021

O Regresso
O Regresso foi uma leitura muito densa, porém, muito empolgante.
Eu li esse livro por causa do filme, mas ainda não assisti o filme kk.
Eu fiquei muito impactado em saber que é baseado em fatos reais. Não, eu não sabia disso.
Tudo que o Hugh Glass passou foi absurdo, inimaginável como uma pessoa consegue sobreviver a tudo isso.
Como ja disse, a leitura foi bem densa, com um excesso de detalhes, mas que me fazia pensar na história mesmo depois de fechar o livro (o que eu acho muito positivo).
É isso! Bebam água.
lio 25/04/2021minha estante
gente, sou louca para ver o filme, mas morro na preguiça KKKKK tenho que superar isso, meu deus

Carlos.Henrique 25/04/2021minha estante
Eu vi o filme depois de ler o livro e fiquei bem puto q o autor cagou pra história e matou um monte de personagens q não morrem kkk

Cris 21/08/2020

Uma história sobre vingança
O livro relata a vingança de Glass, que foi deixado para morrer por dois companheiros, que, inclusive, roubam seus pertences; acontece que, ele sobrevive e tem como objetivo se vingar daqueles que o roubaram
Léo 21/08/2020minha estante
É a mesma história do filme do Leonardo Di Caprio? ?

Cris 21/08/2020minha estante
É o livro que inspirou o filme, mas pelo que estava comentando com uma amiga, parece que a história sofreu algumas mudanças quando foi adaptada pro cinema

Léo 21/08/2020minha estante
Ah, sempre rolam essas mudanças. Mas de qualquer forma, é uma boa história. Não sabia que tinha livro. Até me interessei kkk

Carol 07/04/2022

O que motiva as pessoas?
A motivação pode vir de diversas fontes, o que importa muitas das vezes é usar desse sentimento motivacional para "se chegar lá" . O Regresso é sobre isso: usar um sentimento como motivação para alcançar algo. No livro a vingança é o combustível que o personagem principal utiliza, mas não é só ela. Durante toda a leitura é perceptível, que é muito mais do que vingança que Glass busca. Ele quer sobreviver. E talvez essa seja a principal motivação usada por ele.

O livro é incrível, com uma ótima descrição de cenas, paisagens, personagens e acontecimentos.

Sim, achei a descrição do ataque do urso muito mais agoniante do que a apresentada no filme. Com um final bem diferente do filme, esse livro vale muito a pena.

Fabio 27/07/2022

Muito envolvente!
Apesar de não ser muito grande, o livro é bastante descritivo. Afinal, o livro possui, basicamente, um personagem central. Todo o resto são recursos ou explicações necessárias para entender a origem, o meio e o fim da jornada do protagonista.

Eu gostei muito do livro. Considerando que tem traços de uma história real, ele fica ainda mais interessante e envolvente. O livro consegue te colocar dentro da realidade da época, entender as motivações que levavam os homens para essas jornadas tão intensas e perigosas.

Achei que seria um livro meio chato, monótono, estranho. Confesso que nem lembro como esse livro chegou às minhas mãos. Mas ainda bem que chegou. Foi uma leitura rápida e divertida, já que o autor sabe narrar de uma forma muito clara, objetiva, mas, ainda assim, detalhada.

Só não dei 5 estrelas porque não gostei da forma como o desfecho foi montado. Os três últimos capítulos (que são curtos) destoam do restante do livro, na minha opinião. Uma pena.

Cabe ressaltar que é MUITO diferente do filme. Muito mesmo.

Thunder Wave 10/02/2016

O Regresso é baseado na vida de Hugh Glass, um caçador que foi brutalmente atacado por um urso, abandonado por seus colegas e sobreviveu graças ao seu desejo de vingança. Segundo o próprio autor, Michael Punke, a história foi escrita segundo relatos verdadeiros sobre a vida de Glass e seus companheiros, com algumas liberdades literárias em momentos onde os fatos não eram precisos. Isso tudo é detalhadamente explicado no final da obra, na parte de notas históricas e complementado com a citação das fontes de pesquisa.

Acompanhamos cerca de dez meses da vida de Glass, focados principalmente em sua sofrida luta por sobrevivência. Como mencionei acima, Glass é atacado por um urso e por muito pouco não perde sua vida. O ataque destruiu quase todo seu corpo, feridas graves como o couro cabeludo quase completamente separado do crânio, cortes muito profundos nas costas e sua garganta quase inteira aberta pelas garras do animal. O capitão é quem mais tem interesse em mantê-lo vivo, por isso cuidou de suas feridas da maneira que pôde ( vale lembrar que isso se passou em 1823, não existia nenhum tipo de tecnologia ou meio de transporte rápido para resgatar feridos) e tentou levá-lo ao seu forte, mas o caminho não permitiu. Todos imaginavam que Glass iria morrer, por isso o capitão ofereceu uma quantia em dinheiro para duas pessoas ficarem com ele até sua morte e dar um enterro justo. Fitzgerald e o jovem Bridger ficam encarregados disso, mas o medo de sofrer um ataque de índios faz com que fujam e acabam deixando Glass largado, porém, Fitzgerald, que não era uma boa pessoa, rouba tudo que o moribundo possuía, deixando-o completamente indefeso e isso desencadeia um forte desejo de vingança em Glass.
A partir disso o livro se resume em mostrar como Glass conseguiu sobreviver e percorrer o caminho até o forte, assim como as muitas pessoas o auxiliaram. É tudo muito detalhado e explicado, dando ao leitor uma enorme noção de como os atos foram realizados, e uma boa aula de como era o comercio de peles e a relação dos ” Homens Brancos” com Índios na época. É realmente fascinante ver o quanto Punke pesquisou para escrever esse livro. Para ajudar, essa noção toda deixa a obra ofegante, conseguimos sentir na pele o sofrimentos de Glass.

Mas como nem tudo é perfeito, o mesmo fator que impressiona na escrita de O Regresso, consegue também prejudicá-la. A riqueza de detalhes nas lutas, criação de fogueiras e explicação do passado dos personagem pode deixar a leitura um pouco cansativa em alguns momentos.

Veja mais no link

site: http://thunderwave.com.br/resenha-o-regresso-michael-punke/

Jess 12/10/2021

Uma mensagem forte
A história narra um acontecimento trágico na vida do caçador Hugh Glass, da Companhia de Peles das Montanhas Rochosas, um dos responsáveis por manter a economia do Novo Mundo em funcionamento. Glass faz parte da equipe do capitão Henry, que recentemente já havia sofrido um ataque dos nativos e tido perdas substanciais quando de repente Glass é atacado por um urso-cinzento que o deixa gravemente - se não fatalmente - ferido. Por se tratar de um veterano do grupo, Henry faz o máximo para que se trate do caçador ferido, mas transporta-lo se torna impossível com a passagem da estação. Após deixar dois caçadores incumbidos da tarefa de cuidar dele, Glass é abandonado à própria sorte, e surpreendentemente consegue dar uma virada no destino e sobreviver, indo atrás de vingança por aqueles que o deixaram para trás e roubaram seu equipamento.

A narrativa é impressionante: é pesada e realista, mas ao mesmo tempo não te deixa cansado; pelo contrário, te dá mais vontade de seguir. Conta as relações políticas e comerciais entre os brancos e os nativos, como tribos arikaras (ou rees, como são chamados de forma pejorativa) sioux ou mandans, entre muitas outras. Conflitos, ataques, e a necessidade de sobreviver naquela terra sem lei. O passado dos personagens é bem trabalhado e apresentado já ao começo do livro, o que nos deixa cientes e compreender suas atitudes e suas opiniões. Apenas achei o final mais inconclusivo, por mais que haja um tópico de notas históricas no final, contando o desfecho até a morte dos personagens principais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6