A arte do descaso

A arte do descaso Cristina Tardáguila

Resenhas - A Arte Do Descaso

Steffanni 15/02/2024

Alguns incômodos.
A proposta da autora aqui é falar sobre o roubo do Museu da Chácara do Céu, onde 5 obras foram levadas no carnaval de 2006, e sobre a ineficiência da polícia em resolver o caso. Entre as obras estavam quadros de Claude Monet, Henri Matisse, Pablo Picasso e Salvador Dalí, e um livro de gravuras de Picasso, que nunca mais foram vistas.

Eu gostei muito do tema, é um assunto que tem me interessado bastante. Porém, não gostei da narrativa. Não consegui ver um caminho lógico de decisões, a história não é contada de forma cronológica, e nem em blocos (tipo acontecimento principal + desdobramentos). Eu não sabia nada sobre a história, nem sobre roubos de arte no geral, então tudo ficou muito confuso e precisei me esforçar pra entender a linha de investigação da jornalista. Pra mim, que gosto de ler esse tipo de livro sem saber sobre a história, foi penoso, as 200 páginas pareceram muito mais.

Enquanto lia também vi a série documental da Netflix, sobre o roubo no Museu Isabella Stewart Gardner, que a autoria chega a citar. Achei um bom complemento ao livro, trás alguns pontos que a autora acabou não abordando, como o envolvimento das máfias nesse tipo de crime.

Outra coisa que me incomodou foi o excesso (pra mim) de "vira-latismo". Em diveeersos momentos, a autora faz comentários sobre problemas da polícia brasileira, sobre x coisa não ter acontecido por que a polícia brasileira não quis, ou não fez, ou "ah tinha que ser brasil", ou qualquer coisa do tipo. Acho que essa é uma ótima crítica a se fazer, mas que nesse caso não se encaixa 100% a todo momento. A própria autora, e também a série da Netflix, mostram que não é um problema local, e sim uma coisa mundial, que praticamente nenhuma instituição está preparada pra isso.

Apesar de tudo, gostei do livro, achei interessante a história e a tentativa da autora de fazer a investigação prosseguir. Poderia ter mais imagens dos quadros, maiores, durante o livro, vai que alguém durante a leitura percebe que já viu uma das obras em algum local?

Ana Beatriz 17/01/2024

Frustante, não o livro, mas o Brasil
Desde que vi documentários da Netflix sobre falsificações e roubos de arte tenho me interessado sobre esse assunto. Comprei esse livro totalmente por impulso pensando que narraria uma investigação tão impressionante quanto um livro de Lupin ou o roubo do Isabela Gardner.
Entretanto, A Arte do Descaso narra uma série de decepções com a polícia e o governo brasileiro que com sua incompetência fizeram com que esse crime continuasse sem solução até hoje.
A autora fez uma investigação excelente e um ótimo trabalho em mostrar a importância de se investigar roubos de arte, crimes esses que não envolvem apenas a diminuição de uma coleção de museu, mas podem envolver até mesmo a máfia local.
É um livro que deve ser lido principalmente por artistas, políticos, policiais, jornalistas e por qualquer cidadão que ame a cultura. Trata-se de um assunto que é importantíssimo e que quanto mais pessoas o conhecem, mais podem cobrar o governo.
Resumindo, é uma pena saber que a investigação da autora foi frustada pelo descaso político e policial com a arte, mas o trabalho dela não foi em vão. Se cada brasileiro lesse esse livro, poderíamos não apenas recuperar os quadros, mas tratar a arte com a importância que ela merece.

Joshua Amaral 25/08/2023

Esclarecedor!
Livro reportagem que conta com detalhes como funciona o roubo de obras de arte no Brasil e no resto do mundo. A nossa polícia, que já é despreparada para resolver crimes de menor monta, não se empenha e trata com descaso, como bem destacado no título do livro. Eu adorei a leitura.

Braguinha 06/05/2023

Uma grande investigação.
A jornalista autora do livro investigou a fundo o roubo na Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, no carnaval de 2006. É incrível perceber como ela sozinha descobre coisas que a Polícia Civil e a Polícia Federal não cogitaram; como ela fala com especialistas; como ela provoca a Justiça para que aja neste caso. É mais incrível ainda perceber a letargia das autoridades, que desde o início percebemos que tratam roubo à arte como um caso menor. O valor das obras roubadas (que incluem Matisse, Picasso e Renoir) é de 10 milhões de dólares. Se nem esse valor de mercado é capaz de fazer o processo andar e fazer a polícia cair em capo atrás dos bandidos, não se sabe mais o que é roubo de grande monta no Brasil. Estamos falando de um roubo, que levando em conta o câmbio atual, teve o valor de 1/3 do valor roubado do Banco Central de Fortaleza em 2005. É interessante acompanhar cada passo de Cristina em busca da verdade, em busca de fazer Justiça, ou que pelo menos o próprio aparato policial e judiciário funcionem.

Ma Andreotta 26/02/2023

Mistério, roubo e arte.
Achei esse livro aqui pelo Skoob e automaticamente fiquei interessada, já que falava de um caso de roubo de arte que realmente aconteceu e que não possui respostas até hoje.
Devorei ele, achando incrível como um crime tão mal planejado deu tão certo e pensando sobre como houveram diversas falhas que simplesmente passaram ignoradas pelas forças policiais.
É um livro para quem real tem interesse em mistérios, roubos e arte. No final, você acaba se questionando sobre as faltas de respostas que pairam pelo ar até hoje e fica incrédulo com tamanho absurdo que foi o descaso com esse caso.

xlarasp 01/01/2023

o livro conta sobre o maior roubo de arte no brasil que aconteceu em Rio de Janeiro.
fico impressionada que ninguém fala sobre isso ou ao menos tenta saber mais sobre,enfim coisa de brasileiro.

moacircaetano 10/10/2022

Interessante reportagem sobre o maior roubo de arte da história do Brasil, e que ninguém nem ao menos conhece.

JL Marcal 01/10/2022

O retrato nu e cru do descaso com a arte que há no Brasil
O livro é curto, mas expõe objetivamente a realidade do Brasil: a arte é algo menosprezado aqui. A autora conta sua trajetória ao longo dos anos tentando desvendar o paradeiro de cinco obras roubadas em 2006 durante o carnaval. Achei sensacional. Recomendo demais!!

Gabimirandda 09/08/2022

Meu livro nacional favorito
Um livro que é na verdade um documentário sobre o caso do maior roubo de artes que teve no Brasil, na chácara do céu Rio de Janeiro. É extremamente bom, te faz entrar na história e sentir que é você mesmo que está investigando e juntando os pedaços do quebra cabeça para entender sobre o roubo, o que aconteceu com as obras, e te faz entender sobre outros casos de roubos de artes, citando no livro até mesmo as vezes em que a Monalisa foi roubada (coitada). No livro entendemos muito os motivos que levam alguns a roubar obras de artes, alguns motivos citados: os donos da obra forjam roubos para que ela se torne mais valiosa e preciosa por conseguir sobreviver a um roubo (caso da Monalisa que hoje fica trancafiada como um diamante), para vender a colecionadores fanáticos no ?mercado negro?, vender em leilões ilegais? e outras variações de tipos de roubo são explicados. E um ponto alto do livro, é o fato da polícia simplesmente esquecer o caso e praticamente dizer que não vai perder tempo procurando ladroes de desenhos, desconsiderando o valor e importância das obras furtadas, por isso o belo título ARTE DO DESCASO!!!

jully 23/07/2022

Um livro True Crime para amantes de arte...
A autora escreve esse livro de um jeito magnífico, que faz com que, em certos momentos, a história nem pareça real, pareça uma ficção. Ela permeia a história principal com personagens bem explicados e ao mesmo tempo enigmáticos.
É um livro rápido, ótimo pra quem quer começar a ler sobre Crimes Reais, Investigações e quer começar a estudar Arte. Desde a primeira página à úlima não da vontade de parar de ler. Recomendo esse livro pra quem gosto de livros como "O Código da Vinci".

Caroline.Carvalho 08/04/2022

Que este roubo não caia no esquecimento...
No Carnaval de 2006, quatro pinturas e um livro de gravuras foram roubados da Chácara do Céu, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro. É muito descaso e ineficiência relatados num livro de 192 páginas. A autora, que é jornalista, fez sozinha muito mais do que todo o trabalho desenvolvido pela Polícia Federal. O livro é bem escrito e a leitura é fluida. Além disso, é também extremamente revoltante e intrigante acompanhar todo o caso.

Brasil Vermelho 03/02/2022

Nota 10
Leitura muito boa. Não dá vontade de parar de ler.
É o que já sabemos de como funciona as coisas no Brasil, principalmente a justiça. Por isso chega a dar, até mesmo, raiva pelos acontecimentos narrados no livro.

Livro está o tempo todo contando fatos, o que é muito bom
Recomendo muito

Wayner.Lima 31/12/2021

Promessa não cumprida
Mais um dos meus livros comprados por causa da capa bacana, uma sinopse atraente e o módico preço de 10 reais. Por falar em sinopse, a desse livro promete, assim como a capa também, que no interior do livro será contada a 'história do maior roubo a museu do Brasil'. Fui nessa crença. Acontece que, para a surpresa dos incautos leitores, a narrativa do roubo se limita ao dia do ocorrido. chegando ao fim no episódio de 'pistas' encontradas em um morro do Rio algum tempo depois do assalto. A partir daí, a autora conta sua busca por informações, a ida à outros países para conhecer especialistas em roubo de arte, seu encontro com membros de uma entidade organizada com fins de estudo e formação de investigadores na área. Todo o processo é interessante mas o fio da meada se perde em meio à esses relatos e fatalmente o livro se encerra sem sequer uma indicação do fim que as obras roubadas tiveram.

É interessante, vale o tempo investido, mas não vá ler esperando a solução do caso ou qualquer coisa equivalente.