A arte do descaso

A arte do descaso Cristina Tardáguila

Resenhas - A Arte Do Descaso

Alê | @alexandrejjr 03/11/2020

A irresponsabilidade consciente

Livros de não ficção costumam ter ritmo diferente daqueles que se propõem como ficção. É algo comum ao gênero, que vira uma característica acentuada se eles forem mais próximos do estilo jornalístico de contar histórias.

Este “A arte do descaso” é o primeiro livro da jornalista Cristina Tardáguila. E é uma excelente surpresa. A maneira direta e encadeada de narrar os fatos que cercaram - e cercam - o misterioso roubo do Museu Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, é bem convidativa. Puxa o leitor para dentro da história. Além de mostrar a irresponsabilidade consciente e coletiva que nós, brasileiros, temos em relação à arte, Cristina abre novas discussões acerca de como algo tão distante da nossa realidade cotidiana precisa ganhar um novo significado com urgência.

Ao optar por capítulos curtos, ora com ganchos, ora com novas informações que enriquecem a história central, Cristina entrega um importante e competente trabalho que desnuda o descaso brasileiro do título. Mesclando técnicas narrativas emprestadas do thriller com a objetividade jornalística, “A arte do descaso” é uma leitura prazerosa que abre novas portas ao leitor, o que sempre é bem-vindo quando fechamos a última página.

Max 15/05/2020

Uma crítica escancarada sobre o descaso no Brasil
Confesso que comecei a ler o livro sem muito entusiasmo. Não conhecia os fatos que a autora relatava, o que, por si só, já demonstra o descaso no Brasil.
O livro constitui-se num manifesto contra a tamanha displicência do Brasil em relação à valorização da cultura e da arte. Há falhas na segurança pública e na justiça, que, à trôpegos passos, acaba se revelando inútil.
Esse livro é um grito de socorro desesperado e angustiante e que deveria ser lido por todo brasileiro, de modo a refletir o que realmente valoriza-se no Brasil.

Caroles2 29/03/2020

Triste realidade brasileira...
Um ótimo livro do jornalismo investigativo.

Gostei bastante de como a autora abordou esse crime gravíssimo contra a cultura brasileira, e como a mesma desenvolveu o livro, seja buscando relatos das vítimas, contatado a polícia ou até buscando auxílio de pessoas experientes nesse tipo de crime. Acredito que consegui captar o sentido final do livro, tristeza, por esse fato ainda ser considerado um grande mistério.

zoreio 24/03/2016

Simplesmente cativante!
Quando ouvi a entrevista da autora em uma rádio fiquei encantado com a empolgação ao contar a história de seu livro, mesmo sendo ele um relato de um episódio tão triste para o país. Morei 7 anos em Ouro Preto e volta e meia ouvia relatos sobre roubos de artes sacras em meu estado de origem. Isso sem nunca associar tais crimes a práticas ainda mais deletérias, o que despertou ainda mais meu interesse neste trabalho.

O livro " A arte do descaso" me surpreendeu pois transmite em seu texto direto e simples a mesma energia com a qual a autora apresentou a sua obra na entrevista que ouvi. Conseguiu dar um tom amigável e de fácil compreensão a um tema que é alheio a grande maioria dos brasileiros. Consegue ser detalhista, sem ser enfadonho. E no final causa a uma forte inquietação no leitor, da mesma maneira que a arte sempre deve se propor. Arte esta que nos foi privada, quando grandes obras foram furtadas do convívio de todos.

Daniel432 06/06/2020

O Descaso com Tudo
A história relatada é de um "famoso" roubo de arte (não lembro dele!!) ao Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, bairro do Rio de Janeiro, que a autora tentou desvendar o mistério que ainda hoje reina sobre os autores e o destino das peças roubadas.

Não é romance, mas parece!! Não é policial, mas parece!! É um livro de história, mas não parece!!

Não são muitos os livros que ganham, de mim, cinco estrelas aqui no Skoob e esse fez por merecer!!

A autora mesclou a típica narrativa dos livros de história com diálogos comumente usados em romances e policiais, tornando a leitura agradável e fácil. Li 183 páginas em dois dias.

Não vou entrar aqui na discussão (política??) de que no Brasil o descaso não é somente com a arte, onde vimos recentemente a perda total de um museu, o Museu Nacional também no Rio de Janeiro literalmente virou cinzas. É também com a educação, com a saúde, com a ciência, com o saneamento básico, com o transporte e, nos dias atuais, principalmente com a vida!!

Boa leitura, esse com certeza merece o seu tempo!!!

atimo_ 22/09/2020

O descaso com a arte
Leitura obrigatória para entender o triste quadro de descaso e desinteresse pela arte no Brasil.

Stella Paul 05/07/2021

Genial
É gostoso de ler, de acompanhar os passos da autora na investigação, tem muitas referências e informações sobre o mundo da arte e do crime e eu recomendo demais! Maravilhoso mesmo.

Daniel Muniz 21/03/2021

A arte do descaso
Gostei muito da leitura, além da investigação em si, feita pela autora, o livro nos mostra outros casos de roubos de artes e como foram solucionados. Nos apresenta a investigadores tidos quase como figuras de extrema fama devido a sua forma de agir com relação a esse tipo de roubo. Uma leitura rápido, que se seguiu fácil e me entretendo até o fim da mesma. Vale a pena ler, para realmente ver e sentir o descaso que se tem pela arte no Brasil em comparação ao resto do mundo...

xlarasp 01/01/2023

o livro conta sobre o maior roubo de arte no brasil que aconteceu em Rio de Janeiro.
fico impressionada que ninguém fala sobre isso ou ao menos tenta saber mais sobre,enfim coisa de brasileiro.

Cibele 31/12/2020

Impressionante
Impressionante perceber como a cultura não é valorizada no nosso país assim como nossos bens culturais.

@leitora.si 10/12/2021

Este livro é fantástico, prende o leitor, conta fatos corridos no Brasil, descaso do governo para tentar resolver crime contra nosso patrimônio: quadros que fazem parte da história e que foram roubados, e que não tiveram solução.

Joshua Amaral 25/08/2023

Esclarecedor!
Livro reportagem que conta com detalhes como funciona o roubo de obras de arte no Brasil e no resto do mundo. A nossa polícia, que já é despreparada para resolver crimes de menor monta, não se empenha e trata com descaso, como bem destacado no título do livro. Eu adorei a leitura.

Braguinha 06/05/2023

Uma grande investigação.
A jornalista autora do livro investigou a fundo o roubo na Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, no carnaval de 2006. É incrível perceber como ela sozinha descobre coisas que a Polícia Civil e a Polícia Federal não cogitaram; como ela fala com especialistas; como ela provoca a Justiça para que aja neste caso. É mais incrível ainda perceber a letargia das autoridades, que desde o início percebemos que tratam roubo à arte como um caso menor. O valor das obras roubadas (que incluem Matisse, Picasso e Renoir) é de 10 milhões de dólares. Se nem esse valor de mercado é capaz de fazer o processo andar e fazer a polícia cair em capo atrás dos bandidos, não se sabe mais o que é roubo de grande monta no Brasil. Estamos falando de um roubo, que levando em conta o câmbio atual, teve o valor de 1/3 do valor roubado do Banco Central de Fortaleza em 2005. É interessante acompanhar cada passo de Cristina em busca da verdade, em busca de fazer Justiça, ou que pelo menos o próprio aparato policial e judiciário funcionem.

Bea 01/09/2020

A arte do descaso, escrito pela jornalista Cristina Tardáguila em 2016, discute o maior roubo a museu no Brasil. Em fevereiro de 2006 homens armados invadiram o Museu da Chácara do Céu no Rio de Janeiro e levaram cinco obras, dentre elas um Dalí, um Matisse, um Monet e dois Picassos.

Dez anos depois e ninguém sabe quem roubou ou onde elas foram parar. O livro tem uma narrativa estilo thriller policial, onde a Cristina vai atrás de respostas e até mesmo interroga ex-prisioneiros. No entanto, ele acaba se transformando numa crítica ao sistema brasileiro.

É nítido que o roubo de uma arte não desperta o mesmo grau de euforia dos policiais que um homicídio. No entanto, é necessário entender que isso não é um crime pequeno. Por isso, cabe uma reflexão de quem se beneficia com esses roubos atualmente.

Eu amei o livro e consegui entender perfeitamente a crítica da autora, aqui vemos uma prova de que a polícia brasileira não é preparada para caso algum! Por diversos momentos eu tive raiva e não conseguia aceitar tanto descaso. Testemunhas que não foram ouvidas, suspeitos que não foram investigados e inquérito perdido. INQUÉRITO PERDIDO.

É triste saber que essa história não teve um final feliz até hoje, só ficamos com o questionamento: onde estão as obras roubadas naquele carnaval de 2006?

"[...] este livro [...] havia se transformado numa espécie de manisfesto. Um convite às instituições brasileiras para que, finalmente, acertem o passo e consigam fazer justiça, recuperando obras que precisam ? urgentemente ? voltar ao convívio do público, exibindo toda a sua preciosidade. Caros senhores, o Brasil merece."