As Irmãs Romanov

As Irmãs Romanov Helen Rappaport

Resenhas - As Irmãs Romanov

Igor Michel 19/04/2024

Desfecho triste
A história contada nos faz amar as crianças, todas elas. Mas é rasa e até nula em alguns pontos sobre as motivações que levam ao momento derradeiro. A sensação que dá no final da leitura é que não houve motivo claro, que só foram levadas e mortas pela crueldade humana, pelo acaso das causas políticas e difíceis da Rússia. Quem desconhece a história e a motivação dos bolcheviques, fica em um limbo. Isso alimenta a curiosidade do leitor e a pesquisa sobre o assunto, claro. No entanto, deixa o livro em si com uma característica de incompleto e focado em apenas romatizar a família e seu fim.

aslamspaws 29/02/2024

A Família Romanov
Eu tinha vontade de ler esse livro desde os meus 13 anos, quando eu tive uma certa obsessão pelas irmãs Romanov por um tempo. Vi vendendo num sebo no ano passado e precisei comprar, mas não foi bem o que eu esperava. A leitura foi até bacana, fiquei sabendo de vários fatos interessantes, mas senti que o livro contou mais sobre a família real num geral do que sobre as irmãs em si. Senti falta de saber mais sobre cada uma individualmente. Mesmo assim, deu pra entender muito bem a dinâmica da família, como as meninas e seu irmão foram criados, e como chegaram a seu trágico e injusto fim. Talvez por não estar acostumada a ler biografias, achei a narrativa bem maçante, o que me fez demorar muito pra terminar. Também não gostei do livro dar uma boa passada de pano nos atos do Nicolau, mas aí pode ser apenas minha opinião mesmo.

isabelhias 09/11/2023

Bom, mas tedioso.
Acho que a autora não se preocupou nem um pouquinho com o aspecto crítico social do tema. Realmente é como se as meninas fossem coitadas, enclausuradas em um mundo próprio e muito restrito, toda hora descritas por mil adjetivos, e não sobra nenhum espaço pra falar historiograficamente sobre o czarismo ou mesmo sobre algo muito específico de alguma delas de forma menos genérica.

Apesar da proposta ser essa, de dar atenção às irmãs, peca um pouco no contexto pela escolha em não falar sobre certos assuntos como eles foram, de fato.

De resto, é muito bonito, delicado. Um pouco de seda rasgada, mas eu esperava.
(Minha preferida foi a Tatiana)

Ray (@padawanliterario) 31/10/2023

Então,
Eu tenho uma curiosidade genuína em relação às irmãs Romanov.
A leitura do livro foi leve, agradável e em muitos momentos triste.
No entanto, foi incrível poder conhecer mais um pouquinho de como descrevem esse quarteto que marcou a história.

Amanda3913 17/10/2023

Difícil e emocionante!
Mais uma leitura desafiadora que demorei para concluir, em torno de um mês e meio e, sim, me senti perdida em várias partes, ainda mais por não saber nada sobre a família. A riqueza de detalhes do livro junto com os nomes que são extremamente difíceis de decorar, acabou por dificultar o processo.

Ao longo do livro, Rappaport apresenta uma narrativa emocionante e detalhada da vida das irmãs Romanov, que foram vítimas do turbulento período político da Rússia no início do século XX.

A autora realiza uma excelente pesquisa, trazendo detalhadamente as relações da família, o enfraquecimento do Tsar, saúde precária da época e muitos outros aspectos. O ponto culminante do livro é a descrição detalhada da prisão das irmãs Romanov e sua subsequente execução pelos bolcheviques em 1918. Rappaport descreve o último dia de vida das quatro irmãs e oferece uma visão comovente da relação entre elas e com seus pais.

pimelloso 14/10/2023

Os últimos Romanov
Iniciei o livro com o pensamento de que seria abordada apenas a vida das grã-duquesas, mas me deparei com um relato completo dos últimos anos dos Romanov. O livro vai desde a relação próxima de Alexandra com a sua avó, a Rainha Vitória, até o retrato de um Tsar fraco e de grã-duquesas muito humildes e educadas, apesar de serem as princesas mais ricas da Europa. Foi muito interessante descobrir que as irmãs foram dedicadas enfermeiras ao longo da guerra e que se abstiveram de muitas regalias com o início da crise na Rússia. Recomendo muito aos interessados pela história do país e dos Romanov.

Nat 25/07/2023

A história tem dois lados. Essa é uma frase muito comum de se ouvir. Só que eu acho que deveriam dizer: a história tem vários lados e esse livro é uma prova disso. Não é errado dizer que sobre a história da Rússia dois assuntos sempre são muito discutidos: a Revolução russa e a queda dos Romanov. Dois pontos de vista sobre o mesmo período histórico. Mas como a história não tem só dois lados, esse assunto já foi abordado por várias perspectivas: a do romance entre Nicolau e Alexandra (o livro do Massie é uma maravilha), a do assassinato dos Romanov e a discussão sobre o reconhecimento dos corpos (também outra obra-prima de Massie), e agora esse, sobre as filhas do último czar.

"Elas são quatro garotinhas. São espertas, inteligentes, mas ninguém na Rússia as quer, com exceção de seus pais."

Esse é um ótimo trecho que define muito bem a situação de Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. Muito amadas pelos pais, isso é fato, mas sempre deixadas de lado em prol de Alexei, o tão esperado herdeiro para o trono imperial. Tanto que Olga, a mais velha, só é considerada para assumir o governo em último caso, quando Nicolau já não tinha mais esperança de ter o filho homem. E depois, quando a saúde de Alexei se revela frágil e consideram Olga no caso de uma possível regência em nome do irmão.
A narrativa de Helen sobre a vida das irmãs, desde o nascimento de Olga até a morte de todas prende a atenção. Eu gostei muito do fato da autora se focar bastante nos menores detalhes das vidas das irmãs, desde seus primeiros aprendizados, passando por gostos particulares e os possíveis interesses amorosos. Um tópico que eu gostaria que tivesse sido mais discutido diz respeito a opinião pública sobre as irmãs, coisa que ainda não havia lido, já que as pessoas tendem a se focar em Alexei e a hemofilia. Uma das melhores leituras do ano.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/07/as-irmas-romanov-helen-rappaport-dll.html

Yasmin.Amaral 29/06/2023

Gostei mas com algumas ressalvas?
Eu amei saber sobre a família Romanov! Sabia pouquíssimo sobre eles, então foi super interessante. O problema pra mim foi que em algumas partes a leitura foi super maçante, algumas coisas se repetiam muito como: Alexandra e Alexei sempre adoentados! Sei que é a vida real mas poderia resumir essas partes.
Outra coisa que deixou muito maçante foi a citação de todos aqueles nomes, muita gente que eu até esquecia que era quem. É muito rico em detalhes mas isso acaba cansando muito.
Também acho que o livro deveria ser mais imparcial, vejo que a escritora gosta muito da família e não citou os erros do Nicolau que levaram à crise na Rússia e consequentemente à execução da família.
No mais, gostei de ter lido e ter conhecido as meninas Romanov!

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"As Irmãs Romanov: A Vida das Filhas do Último Tsar" é um livro escrito por Helen Rappaport e publicado em 2016 pela editora Objetiva. Com 523 páginas e escrita em português, a obra se concentra nas quatro filhas do czar Nicolau II e de sua esposa Alexandra Feodorovna, Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, e apresenta um retrato detalhado e emocionante de suas vidas e personalidades.

O livro é dividido em dez capítulos, cada um focado em uma fase da vida das quatro irmãs. A autora utiliza uma vasta quantidade de fontes, incluindo diários, cartas e relatos de pessoas próximas às meninas, para oferecer um retrato preciso e íntimo de cada uma delas. Rappaport descreve a infância das irmãs, seu envolvimento em atividades culturais e religiosas, e seu cotidiano no Palácio de Inverno, em São Petersburgo, onde viveram grande parte de suas vidas.

O livro também aborda as dificuldades enfrentadas pelas irmãs, incluindo a saúde precária de Tatiana e Anastásia e a luta de Olga e Maria para encontrar um propósito em suas vidas. Rappaport também narra a influência que a guerra teve sobre as quatro irmãs, especialmente sobre Olga e Tatiana, que se tornaram enfermeiras durante a Primeira Guerra Mundial.

Ao longo do livro, Rappaport apresenta uma narrativa emocionante e detalhada da vida das irmãs Romanov, que foram vítimas do turbulento período político e social da Rússia no início do século XX. A autora também oferece insights sobre a vida da família Romanov e a história da Rússia pré-revolucionária.

"As Irmãs Romanov: A Vida das Filhas do Último Tsar" é uma obra de grande valor histórico e humano, que oferece uma visão íntima das vidas das irmãs Romanov e de sua relação com a Rússia do início do século XX. Rappaport é uma escritora habilidosa, que transforma a história em uma narrativa emocionante e envolvente, tornando o livro uma leitura imperdível para quem deseja entender a história da Rússia e a vida da família Romanov.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

paolafeitosa 15/10/2022

Sensacional
Sem palavras para esse livro, um trabalho
jornalístico e histórico fenomenal. Os detalhes e
as reproduções de textos retirados dos diários
pessoais de todos os envolvidos enriquece ainda
mais a leitura.

Leitura obrigatória para quem se interessa pela
família Romanov (apesar do livro levar o nome
das irmãs, aborda toda a família).

Gostei e me encantei tanto que este livro entra
para a minha seleta lista de livros 5 estrelas.

Sensacional.

Maria 29/04/2022

figuras históricas tbm eram seres humanos
Até o momento, essa foi minha top 1 leitura de 2022! Eu sempre amei biografias e adoro ler sobre a nobreza, então já estava esperando gostar, mas me surpreendi bastante.
O que eu mais gostei sobre o livro foi ter uma outra visão da família Romanov. Eu sigo pensando que, naquele contexto, a revolução foi mais do que justificável, mas ainda assim é interessante perceber que Nicolau não era um monstro. Ele foi um péssimo gestor e não tinha nenhuma noção da realidade enfrentada pelos seu povo, mas ao mesmo tempo era um pai amoroso e filho dedicado.
Por isso que, apesar de tudo, foi impossível não sentir um aperto no coração no momento em que eles foram fuzilados. Acho que isso ocorreu principalmente porque eu acabei me apegando às meninas Romanov. Olga, tinha uma personalidade muito interessante e até mesmo (aparentemente) parecida com a minha, Tatiana era dedicada a sua família, Maria era resiliente e compreensiva, enquanto Anastácia era mto mais do que somente engraçada.
Foi isso galera, adorei a leitura e gostei mto de entender um pouco do outro lado da revolução!

Frase que eu gostei:
"e ele esperou 'que as três jovens, ao menos momentaneamente, perceberam que o que estava estampado em meu rosto não era apenas a fria curiosidade e indiferença em relação a elas"

Karina599 10/02/2022

Ótima leitura!
Livro muito bem escrito, trata- se de uma biografia bem detalhada sobre a vida das irmãs Romanov.
A autora foi bem minuciosa em alguns aspectos o que deixou a leitura um pouco arrastada, pelo menos pra mim.
Apesar deste detalhe, quem curte o tema terá em mãos uma leitura de boa qualidade relatando a vida das quatro irmãs baseada em fontes como cartas originais, reportagens jornalísticas da época e fotos dos arquivos pessoais do antigo Czar Russo.

Maitê 21/01/2022

sem palavras pra descrever
esse livro me despertou todas as sensações possíveis e muitas opiniões sobre a vida e personalidade das irmas romanov, apesar de ser uma leitura lenta, recomendo demais esse livro pra engrandecimento pessoal. muito provavelmente vai ser um dos melhores do ano.

amandinha 25/11/2021

Arrepiante
Sempre fui apaixonada pela família Romanov, o filme de desenho animado Anastácia (mesmo sendo sobre a história da Anna Anderson quando roubou a identidade da antiga grã-duquesa) me encantou desde a infância pela história de uma família muito unida com um fim extremamente trágico.
Obrigada Helen Rappaport por escrever esse livro e tornar viável estar tão próxima de uma vida com mais de 100 anos desde o seu desfecho.