As Irmãs Romanov

As Irmãs Romanov Helen Rappaport

Resenhas - As Irmãs Romanov

Beatriz 16/07/2019

Eu tive o interesse em ler esse livro especialmente pelas meninas, nunca me interessei muito pelos soviéticos e a revolução. Quando me contaram que elas eram as princesas mais ricas do mundo e as mais humildes também a curiosidade já estava ali.
Nesse livro eu conheci essas meninas, suas personalidade, seus sonhos, desde o casamento de deus país e a gravidez delas até os últimos momentos presas e isoladas num local estranho.

É muito louco como a historia real contada assim em um livro com escrita romântica nos faz refletir muito sobre o mundo. A escrita foi leve, as vezes citando nomes que era dicil acompanhar faz parte de ler livros históricos assim que a gente tem que se adaptar para ler.Foi muito intenso acompanhar a mãe delas delirando e sucumbindo à loucura religiosa , como as falhas do tzar e dá tzarina foram gatilhos pra essa grande revolução no meio da segunda guerra mundial.

Algumas partes foram mais pacatas, quando as meninas passeavam com o barco real ou estavam apaixonandinhas por algum oficial. Mas foi uma leitura muito rica que estou muito feliz de ter concluído!

O livro não fala muito sobre o que está acontecendo na Rússia, então muitas coisas tive que pesquisar para entender melhor, a situação era alarmante antes, durante e depois da revolução e as meninas sempre humildes ensinadas a serem bondosas permaneceram ignorante a tudo que acontecia lá fora. Isso cria um misto de pena compaixão mais outros sentimentos a mais como indignação.

É visível que a autora adora as meninas e tem um carinho pela família. Mas pesquisando os acontecimentos vinha um sentimento de revolta contra aquela família que a gente se cativa durante a leitura. O pai que era amoroso e lia para as meninas era o mesmo que mandava matar milhares de pessos. Como não fui criada para adorar e respeitar monarquias isso gerava um grande conflito de sentimentos principalmente quando eu lia sobre as decisões erradas dos pais que ocasionariam milhares de mortes. Isso é a realidade dizendo novamente que as coisas são muito complicadas. (Porque uma vida é mais preciosa que outras?)

O ponto místico, as premonição que a religiosa Alexandra recebia tanto do raputin quanto de outras e os pontos mais místicos da história dão aquele gosto a mais de ler algo muito importante que aconteceu.
Lais 16/07/2019minha estante
UAU!!! Já quero ler...

Bella 15/04/2020minha estante
Amei ! Gosto muito desse assunto e desse momento da história em específico!

Duda 12/06/2020minha estante
Já está na minha lista

Gabriela 22/08/2020minha estante
Adorei a resenha! Lembrando que a grande revolução russa aconteceu durante a primeira guerra mundial.

Súh Queiroz 25/05/2021

Gostei muito desse livro, sempre fui apaixonada pelas irmãs Romanov, depois desse livro minha admiração por elas só aumentou... infelizmente a família teve um triste fim, o assassinato cruel que tirou a vida de todos, já tinha conhecimento sobre, mas ter acesso a cartas e relatos, me fez sentir na pele delas. O final como era de se esperar, me deixou com aperto no coração.

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"As Irmãs Romanov: A Vida das Filhas do Último Tsar" é um livro escrito por Helen Rappaport e publicado em 2016 pela editora Objetiva. Com 523 páginas e escrita em português, a obra se concentra nas quatro filhas do czar Nicolau II e de sua esposa Alexandra Feodorovna, Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, e apresenta um retrato detalhado e emocionante de suas vidas e personalidades.

O livro é dividido em dez capítulos, cada um focado em uma fase da vida das quatro irmãs. A autora utiliza uma vasta quantidade de fontes, incluindo diários, cartas e relatos de pessoas próximas às meninas, para oferecer um retrato preciso e íntimo de cada uma delas. Rappaport descreve a infância das irmãs, seu envolvimento em atividades culturais e religiosas, e seu cotidiano no Palácio de Inverno, em São Petersburgo, onde viveram grande parte de suas vidas.

O livro também aborda as dificuldades enfrentadas pelas irmãs, incluindo a saúde precária de Tatiana e Anastásia e a luta de Olga e Maria para encontrar um propósito em suas vidas. Rappaport também narra a influência que a guerra teve sobre as quatro irmãs, especialmente sobre Olga e Tatiana, que se tornaram enfermeiras durante a Primeira Guerra Mundial.

O ponto culminante do livro é a descrição detalhada da prisão das irmãs Romanov e sua subsequente execução pelos bolcheviques em 1918. Rappaport descreve o último dia de vida das quatro irmãs e oferece uma visão comovente da relação entre elas e com seus pais.

Ao longo do livro, Rappaport apresenta uma narrativa emocionante e detalhada da vida das irmãs Romanov, que foram vítimas do turbulento período político e social da Rússia no início do século XX. A autora também oferece insights sobre a vida da família Romanov e a história da Rússia pré-revolucionária.

"As Irmãs Romanov: A Vida das Filhas do Último Tsar" é uma obra de grande valor histórico e humano, que oferece uma visão íntima das vidas das irmãs Romanov e de sua relação com a Rússia do início do século XX. Rappaport é uma escritora habilidosa, que transforma a história em uma narrativa emocionante e envolvente, tornando o livro uma leitura imperdível para quem deseja entender a história da Rússia e a vida da família Romanov.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Aly Valente 22/05/2021

Irmãs Romanov
Eu me decepcionei com o livro na questão que teve praticamente toda a história da família e quase nada sobre as irmãs realmente tanto que eu havia comprado um apenas do Nicolau e da Alexandra achando que esse seria focado nas meninas, foi uma leitura bem carregada e demorada aliás. A escrita da autora é um pouco cansativo, embora eu saiba que é um livro de história pelo visto os do outro autor tem uma escrita mais suave. Também achei que a escritora colocou o ponto de vista dela na hora de escrever, o que achei meio ruim, porque é um livro de história e foi subjetivo.

Carla Reverbel 21/03/2016

Triste e fascinante
O estilo da autora e excelente, a leitura flui naturalmente. E angustiante ir conhecendo e se encantando por aquelas jovens sabendo de seu destino brutal.

Maitê 21/01/2022

sem palavras pra descrever
esse livro me despertou todas as sensações possíveis e muitas opiniões sobre a vida e personalidade das irmas romanov, apesar de ser uma leitura lenta, recomendo demais esse livro pra engrandecimento pessoal. muito provavelmente vai ser um dos melhores do ano.

Nat 25/07/2023

A história tem dois lados. Essa é uma frase muito comum de se ouvir. Só que eu acho que deveriam dizer: a história tem vários lados e esse livro é uma prova disso. Não é errado dizer que sobre a história da Rússia dois assuntos sempre são muito discutidos: a Revolução russa e a queda dos Romanov. Dois pontos de vista sobre o mesmo período histórico. Mas como a história não tem só dois lados, esse assunto já foi abordado por várias perspectivas: a do romance entre Nicolau e Alexandra (o livro do Massie é uma maravilha), a do assassinato dos Romanov e a discussão sobre o reconhecimento dos corpos (também outra obra-prima de Massie), e agora esse, sobre as filhas do último czar.

"Elas são quatro garotinhas. São espertas, inteligentes, mas ninguém na Rússia as quer, com exceção de seus pais."

Esse é um ótimo trecho que define muito bem a situação de Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. Muito amadas pelos pais, isso é fato, mas sempre deixadas de lado em prol de Alexei, o tão esperado herdeiro para o trono imperial. Tanto que Olga, a mais velha, só é considerada para assumir o governo em último caso, quando Nicolau já não tinha mais esperança de ter o filho homem. E depois, quando a saúde de Alexei se revela frágil e consideram Olga no caso de uma possível regência em nome do irmão.
A narrativa de Helen sobre a vida das irmãs, desde o nascimento de Olga até a morte de todas prende a atenção. Eu gostei muito do fato da autora se focar bastante nos menores detalhes das vidas das irmãs, desde seus primeiros aprendizados, passando por gostos particulares e os possíveis interesses amorosos. Um tópico que eu gostaria que tivesse sido mais discutido diz respeito a opinião pública sobre as irmãs, coisa que ainda não havia lido, já que as pessoas tendem a se focar em Alexei e a hemofilia. Uma das melhores leituras do ano.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/07/as-irmas-romanov-helen-rappaport-dll.html

Ray (@padawanliterario) 31/10/2023

Então,
Eu tenho uma curiosidade genuína em relação às irmãs Romanov.
A leitura do livro foi leve, agradável e em muitos momentos triste.
No entanto, foi incrível poder conhecer mais um pouquinho de como descrevem esse quarteto que marcou a história.

Bella 11/06/2020

As Irmãs Romanov
"Papai me pede para dizer a todos que permaneceram leais a ele e aqueles sobre os quais ele possa exercer alguma influencia que não devem vingá-lo, pois perdoou todo mundo e reza para todos; que eles próprios não busquem vingança; que devem lembrar que o mal que há no mundo se tornará ainda mais poderoso que não é o mal que vence o mal - só o amor" - Carta de Olga Nikolaevna

Durante esta quarentena me dediquei a ler um livro parado durante anos na minha estante, acredito que fiz bem em ter esperado, um livro histórico pode ser considerado cansativo e entediante para jovens adolescentes acostumadas com livros de fantasia, como era o meu caso quando comprei este livro.
Por três meses eu convivi intimamente com a família Romanov, chega a ser engraçado o quanto você pode aprender sobre alguém lendo um livro, meus comentário não vão ser direcionados a política e sim aos seres humanos descritos no livro. A cada capítulo você percebe a evolução de cada uma das garotas, seus gostos, paixões, limitações, medo e a sempre presente esperança.
É difícil imaginar ficar em prisão domiciliar por mais de um ano, em uma época sem nossas habituais distrações como telefonemas, internet, jogos, e-books e livros que podem ser entregues em um curto período de tempo. Tudo o que Olga, Tatiana, Maria e Anastácia tiveram foram inúmeras cartas nunca enviadas, leituras, estudo e a companhia uma da outra, enquanto enfrentavam a ameaça de um futuro incerto.
É inacreditável o laço que você pode criar com essas garotas, tão diferentes entre si e ao mesmo tempo com características similares, a bondade sendo ao meu ver a maior delas. Admito que o final me deixou cada vez mais com um estranho sentimento de claustrofobia, sabendo o que as aguardava e mesmo assim desejando que de alguma forma o destino as poupasse, a sensação que temos no final do livro é um vazio e ao mesmo tempo um aprendizado, afinal somos todos humanos, independente de nossos pecados.

Yasmin.Amaral 29/06/2023

Gostei mas com algumas ressalvas?
Eu amei saber sobre a família Romanov! Sabia pouquíssimo sobre eles, então foi super interessante. O problema pra mim foi que em algumas partes a leitura foi super maçante, algumas coisas se repetiam muito como: Alexandra e Alexei sempre adoentados! Sei que é a vida real mas poderia resumir essas partes.
Outra coisa que deixou muito maçante foi a citação de todos aqueles nomes, muita gente que eu até esquecia que era quem. É muito rico em detalhes mas isso acaba cansando muito.
Também acho que o livro deveria ser mais imparcial, vejo que a escritora gosta muito da família e não citou os erros do Nicolau que levaram à crise na Rússia e consequentemente à execução da família.
No mais, gostei de ter lido e ter conhecido as meninas Romanov!

Karina599 10/02/2022

Ótima leitura!
Livro muito bem escrito, trata- se de uma biografia bem detalhada sobre a vida das irmãs Romanov.
A autora foi bem minuciosa em alguns aspectos o que deixou a leitura um pouco arrastada, pelo menos pra mim.
Apesar deste detalhe, quem curte o tema terá em mãos uma leitura de boa qualidade relatando a vida das quatro irmãs baseada em fontes como cartas originais, reportagens jornalísticas da época e fotos dos arquivos pessoais do antigo Czar Russo.

Tati 14/03/2018

Um livro com foco na vida doméstica. Parcial como é de se esperar.
A proposta do livro, em que pese supostamente tratar sobre a vida das quatro filhas do último tsar da Rússia, pode ser entendida como uma visão da vida doméstica de toda esse núcleo familiar formado por Nicolau, Alexandra e seus filhos (Olga, Tatiana, Maria, Anastácia e Alexei).

Durante a leitura, as questões sociais e políticas da época são simplesmente silenciadas, havendo apenas uma breve referência aqui ou ali acerca da constante perda de popularidade da família imperial, sempre buscando deixar um quê de injustiça ou incompreensão.

Nicolau II é retratado como um pai presente, mas pouco ou nada se fala sobre sua atuação política propriamente, havendo alguma sugestão de que teria sido um homem fraco, incapaz de se impor em qualquer aspecto da vida e que teria ficado muito feliz em abdicar e viver em uma fazenda com a família.

Quanto às filhas, são trazidos diversos aspectos interessantes acerca de sua criação, sempre cercadas por oficiais da Escola do Tsar, superprotegidas e alienadas do mundo fora dos Palácios a tal ponto que a rotina de qualquer pessoa de fora lhes parecia fascinante.

A condição de saúde precária do irmão mais jovem e herdeiro (o tsarévich Alexei, que tinha hemofilia) desde cedo foi determinante para a aproximação da família em relação a personagens um tanto quanto místicos, dentre os quais Raspútin teria protagonismo. A repulsa que todos os que o conheciam sentiam sobre ele, todavia, não se abateu sobre a tsarina Alexandra, tendo ajudado a reduzir ainda mais sua aceitação perante o povo.

A maior parte do livro se desenvolve sobre essas relações íntimas e familiares, claramente tentando conquistar a simpatia do leitor - o que pode tornar a leitura enfadonha, além de deslocada do contexto histórico -, até o momento derradeiro.

Claramente não se trata da leitura mais adequada para quem busca conhecimento aprofundado acerca da Revolução ou mesmo sobre a execução dos Romanov, visto que sobre esses pontos a autora deliberadamente silencia. Mesmo assim, para quem tem curiosidade sobre as filhas e sua ingenuidade frente ao mundo, é uma experiência que certamente gerará emoções, apreensões e angústia com a aproximação das páginas finais.
Thaiiiiixxx 16/10/2018minha estante
Eu achei a leitura bem interessante e acho que, mesmo não tendo a intenção, mostra como a Rússia foi se tornando um barril de pólvora, especialmente pelo isolamento da Família Imperial e seu distanciamento do povo. Na minha opinião, Alexandra e Nicolau não nasceram para executar o papel que lhes coube na História (Czarina e Czar "de todas as Rússias). Pessoas que queriam viver as suas próprias vidinhas provincianas. Muito me entristece por eles, que se viram presos em papéis que não queriam executar, e pelo povo russo, que sofreu por falta de seus governantes.

Eclipsenamadrugada 21/02/2020

Mesmo sabendo o que aconteceu com a família Imperial Russa, ler a história, saber dos pormenores da vida de cada um, é algo extremamente pesaroso. Dói o coração estar vivenciando cada momento das 4 irmãs, do sofrimento do único herdeiro do sexo masculino hemofílico. Dos cuidados que Alexandra tinha com suas (o). Realmente é bastante desolador ter na consciência acontecimentos tão desumanos e brutais. Pela vida e pela morte, eu classifiquei a história com 5 estrelas.

Maah.LeAo 20/03/2020

Meu primeiro livro sobre a dinastia Romanov, e sem dúvidas, um livro super especial, além da narrativa maravilhosa, há diversas fotos da família