Holy Cow

Holy Cow David Duchovny

Resenhas - Holy Cow

Renan543 17/02/2024

Eu não sei o que eu li, mas rapaz
Neste livro acompanhamos a querida Elsie, uma vaca que descobriu por acaso que, quando as vacas somem do celeiro, é porque elas são mortas. Elsie então planeja fugir para a Índia, onde vacas são sagradas, e ela teoricamente pode viver em paz.

Esse livro é hilário, pelo menos no começo. Sério, eu tive que parar de ler pra rir em alguns momentos. Tudo isso pela deliciosa narração da querida Elsie. A história é boa, apesar de manjada (vale lembrar que é uma fábula, então a sua suspenção da descrença deve ser bem alta para os acontecimentos nada verossímeis dessa história).

Minha crítica é que mais pro meio a narração perde um pouco do charme, visto que agora ela foca bem mais na história. Leiam, é bem legal, e me tirou de uma ressaca literária pesadíssima.

May | @vidadaleitora 24/01/2024

Em "Holy Cow" eu me senti na fábula de Orwell no meio daqueles animais 'revolucionários'. Achei similar o fato dos animais aqui, especialmente o trio protagonista (uma vaca, um peru e um porco - sempre há porcos!) serem pensantes e agirem como humanos. Trata-se de uma fábula também, não dá pra falar muito sem spoilers, mas esse tem mais alívio cômico e o final é mais feliz haha

Camila.Marques 04/01/2024

"Conta comigo" encontra "O segredo dos animais"
Uma jornada de autodescoberta, acho que é a melhor expressão que consigo encontrar para definir o que está contido na obra. Estimulada por um choque de realidade (brutal, eu diria), a trajetória destes seres incríveis que são Elsie, Shalom e Tom ultrapassa qualquer mero “passeio” puramente aventuresco. David Duchovny apresenta a seus leitores e leitoras críticas ácidas sobre a sociedade tão atuais quanto possíveis em forma de fábula. O que pude sentir durante todo o tempo de leitura é que todos os personagens (até os coadjuvantes) complementam significativamente a narrativa, não estão ali por acaso para preencher elenco (até mesmo o filho mais velho do fazendeiro, quem diria rsrs).
A forte intertextualidade também contribui fortemente para a contextualização e produção de sentido nos leitores. Ler os capítulos já familiarizado com as músicas sugeridas é uma coisa, mas ler enquanto ouve a música simultaneamente permite um novo ritmo, uma sensação de estar presente na cena a uma distância menor do que a de uma leitura “normal” . É uma obra estrangeira, então é claro que muitas referências podem acabar passando batido. Mas quem é de minha geração (final da década de 80), por exemplo, só de ler vai conseguir se familiarizar, uma vez que nosso cultura era e ainda é bombardeada pelas demais, e acabamos por vivenciar muita coisa da cultura pop para além dos trópicos.
Foi uma feliz e hilariante releitura (li a primeira vez em 2015), a primeira de muitas, espero.

Maria16279 29/11/2023

Uma vaca sagrada
Essa fabula, eu diria que foi 100 por cento A N I M A L . Sabe! eu gosto de animais. Amo os animais.

Nay Arca 07/11/2023

Mal lia uma fábula desde a época de escola, sei boas risadas, muito louco, surpreendente e leve, recomendo

Emilly1172 02/11/2023

Fábulas, mas esperava ser mais cômica ou séria. Não sei
Quites que achei legal
" Vocês, humanos, bebem o nosso leite e comem os ovos das galinhas e das patas. Isso já não é suficiente? Não é suficiente darmos a vocês nossas crianças e o que seria destinado a nossas crianças? E se não é, quando será? Tudo que vocês, humanos, fazem é pegar, pegar, pegar da Terra e de suas criaturas magníficas, e o que dão em troca? Nada. Sei que os humanos consideram um indulto Grace ser chamados de animais. Bem, eu nunca faria a um humano a honra de ser chamado de animal porque os animais podem até matar para viver mas não vivem para matar. Os humanos vão precisar reconquistar os direito de ser chamados de animais."
"Os israelenses construíram esse muro gigante para manter os árabes palestinos fora das terras em disputa que eles reivindicavam para si. Isso me lembrou das cercas lá na fazenda, que eram feitas para manter todos nós, animais, em nosso lugar. Ha algo no humano que ama um muro, mas o que os construtores de muros e cercas não entendem é que, ao mesmo tempo que mantém alguém fora da cerca, ficam eles mesmos presos dentro da cerca. Não apenas uma, mas dias prisões são criadas por um muro. Talvez a prisão do lado do construtor da cerca seja um pouco maior, um pouco melhor, mas é só uma questão de escala."

Janaina.CrisAstomo 14/10/2023

História, geografia, costumes, cultura.
Excelente livro que ensina geografia, história, cultura e costumes de quatro regiões diferentes do nosso planeta. Uma vaca, um perú e um porco resolvem fugir dos Esttados Unidos e seguir viagem para países onde eles sabem que são tolerados, pois eles não querem ser mortos para se tornarem alimentos para humanos.

Milla Cinemaniac 16/09/2023

Nunca pensei que fosse rir tanto com uma vaca, um porco e um peru! Kkkkkk

Elsie é uma vaquinha que descobre o que acontece com os animais na fazenda onde mora.

Ela então resolve pegar um avião haha junto com seus amigos, o porco e o peru, pra tentar achar um lugar melhor pra viver.

Obrigada por isso David Duchovny!

Milena loureiro 01/07/2023

Gargalhadas do início ao fim
Um livro que tira sátiras inteligentes de assuntos importantes como :xenofobia, preconceito religioso, misoginia e etc. uma leitura deliciosa para quem quer um bom conteúdo mesmo quando precisa ler algo leve.

Caroline1402 31/05/2023

4/10
É um livro meio que sem história. Conta a história de uma vaca que quer uma vida melhor e junto com mais dois animais fogem da fazenda, pegam aviões, andam pela cidade e ninguém percebe que são animais disfarçados... Chega no local que ela tanto queria e se dá conta de que onde morava não era tão ruim e volta... ponto.
Sem contar que a vaca fica tentando ser engraçada...
Sinceramente, achei um saco e não via a hora de acabar.

rafa 21/05/2023

Muito fofo!! achei um livro contagiante sobre a aventura da vaca elsie. o livro incrivelmente tem muitos temas importantes mesmo que com a linguagem bem simples

Profe Ariely 07/05/2023

Livro muito bom!
Uma crítica social muito divertida e dinâmica. Uma reflexão sobre vários aspectos da sociedade que nos chama atenção para questões muito relevantes na atualidade. Me arrisco a afirmar que é a nova revolução dos bichos em termos crítica social.

mac 01/05/2023

Holly cow
Livro interessante de se ler. Li com meu namorado durante um mês, demos boas risadas e refletimos muito a cerca das questões apresentadas na obra. Recomendo para quem quer uma leitura fácil e rápida, além de engraçada e instigante.