Os Homens do Fim do Mundo

Os Homens do Fim do Mundo P.D. Smith

Resenhas - Os Homens do Fim do Mundo

Fábio Valeta 29/04/2012

Livro excelente.
Quando vi esse livro pela primeira vez na livraria, tive uma impressão errada dele. Achava que se trataria principalmente da Guerra Fria e do medo que a Bomba Atômica provocou no imaginário da época.

Na verdade, o livro trata principalmente do período anterior. Da busca incessante pela arma definitiva. De Alfred Nobel com sua dinamite (que segundo ele, era uma arma tão poderosa que acabaria com as guerras devido ao seu potencial destrutivo), passando pelas armas químicas da I Guerra Mundial (cujos criadores pensaram o mesmo), a Bomba Atômica (idem), a Bomba de Hidrogênio (idem) e a teórica e temida Bomba de Cobalto, que segundo alguns cientistas, teria o potencial para destruir todo o mundo devido a sua radioatividade. E mesmo acreditando-se que a tal Bomba de Cobalto poderia destruir o mundo todo, algumas pessoas realmente consideraram produzi-la... mas apenas para que outros não fizessem o mesmo antes.

Mas o livro não se contenta em ser apenas uma História sobre armas. É também uma História sobre os cientistas (sendo o mais citado Leo Szilard, personagem interessantíssimo que nunca tinha ouvido falar antes) e seu complexo faustiano pelo conhecimento destrutivo das armas de destruição em massa e também sobre a cultura do final do Século XIX até meados do Século XX, de escritores famosos como H.G. Wells até outros hoje já praticamente esquecidos. Eu realmente não sabia a quantidade de livros de ficção, contos e filmes sobre como a paz mundial seria alcançada graças a uma super-arma que tornaria a guerra um suicídio coletivo.

Mesmo não sendo uma História do Medo na Guerra Fria - assunto que mundo me interessa mas que simplesmente não consigo achar uma bibliografia sobre o assunto - o livro de P.D. Smith é fantástico para quem quiser entender um pouco mais da História do século XX e além. Uma História tanto política, quanto militar e cultural. E o autor trabalha todos os lados com maestria.

Rodrigo 30/06/2012

Encontrei neste livro exatamente o que queria sobre a hitória atômica. Não somente o lado político ou técnico científico, mas sim o lado da história da ciência. Até o prezado momento o livro é de um agrado fascinante, de leitura fácil e prazerosa.

Alex 08/04/2020

Vale a pena
O livro é denso, mas não cansa. O que inicialmente achei que seria sobre as bombas atômicas, me surpreendeu. O autor fala sobre a vida de todos os envolvidos nos projetos das bombas atômicas, bomba H e C. Narra os acontecimentos da época e os medos causados na população mundial, usando as obras de ficção da época como base.
Particularmente não gosto de ficção, então pra mim o livro fica um pouco chato quando ele se aprofunda demais nos filmes e livros de ficção que ?previam? o futuro pos apocalíptico que as bombas atômicas causariam.
Leitura recomendada.